Templo de Luxor: como visitar uma das maiores relíquias do Egito

Atualizado em 13 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Templo de Luxor

Depois de conhecer o Templo de Karnak, o maior de todo o Egito, é hora de visitar o Templo de Luxor. Ele também fica na margem leste do Rio Nilo.

Considerada a obra-prima do faraó Ramsés II, sua imagem está espalhada por todos os cantos. Logo na entrada estão quatro estátuas dele, sendo que uma foi danificada restando apenas a cabeça.

Na porta principal, há um gigante obelisco construído em uma única peça. O outro, que deveria estar à esquerda, foi oferecido ao governo francês como presente.

Foi a forma de agradecer por ter ajudado na reconstrução dos templos de Abu Simbel e, atualmente, está na Place de la Concorde, em Paris.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

O Templo de Luxor

Descoberto enterrado nas areias do deserto do Saara em 1884, as escavações e buscas arqueológicas do Templo de Luxor duraram até 1960.

Os resultados dessas muitas pesquisas mostram que ele resistiu a vários períodos históricos, e que a sua construção só foi concluída já no período muçulmano. Por isso, aqui dentro funciona uma mesquita que foi construída nas próprias ruínas do templo, fato único em todo o país.

Templo de Luxor

Construído em grande parte durante o reinado dos faraós Amenhotep III e Ramsés II, desde 1979 o complexo de Karnak, incluindo as ruínas do templo de Luxor e a necrópole de Tebas, é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, e uma visita aqui vai rapidamente lhe conduzir ao passado.

Com a ajuda da explicação de um guia, você vai entender que o templo era cercado de casas e comércios. Estes estabelecimentos agora estão soterrados sob a cidade moderna.

Embora seja menos complexo do que Karnak, é no Templo de Luxor que vemos com mais clareza o que restou da avenida de esfinges que ligava os dois templos. São três quilômetros de distancia.

Todo o Templo de Luxor é realmente fantástico. Eu considero o pátio onde estão as colunas de Amenhotep III a parte mais bonita e impressionante, digna de sua apreciação por alguns minutos.

E, claro, as esfinges da avenida que ligava os templos também merecem ser ser vistas com calma, sem pressa.

Templo de Luxor

Planeje sua visita ao Templo de Luxor

Quanto custa

A entrada no Templo de Luxor custa, atualmente, EGP 60. Estudantes pagam EGP 30.

Quando ir

A visita pode ser feita todos os dias do ano, das 6h às 21h. Entretanto, eu aconselho você a visitar o Templo de Luxor no início do dia, quando ainda está mais vazio. Ou, no final da tarde, quando as luzes são acesas.

Templo de Luxor

O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas. Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito.

As temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus. Isso acontece principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país. Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado. Os turistas europeus chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Templo de Luxor

Como chegar

Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Todos os detalhes eu conto neste post: O trem para Luxor e Aswan.

O Templo de Luxor fica na margem leste do Rio Nilo, e daqui partem micro-ônibus que fazem o trajeto até o Centro. Basicamente usado por moradores locais, esses veículos não têm muito conforto, e por isso são bem baratos: a passagem custa EGP 0,50.

Templo de Luxor

A maneira mais cômoda de fazer a visita é contratando um passeio com traslado e guia incluso, mas avalie bem o preço que vão lhe cobrar. Uma boa opção é consultar a recepção de seu hotel.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

7 Comentários

  1. Márcia

    Fantásticas dicas, vou usá-las quando chegar no Cairo….

    Responder
  2. Eugenia Zonzini

    Boas dicas …é maravilhoso …quero conhece…

    Responder
    • Altier Moulin

      Vale muito a pena, Eugenia.

      Um abraço.

      Responder
  3. Matheus Wilkens

    Eu super me interessei pra conhecer Luxor, como ainda não conheço um País árabe , achei bacana seus relatos, fiquei fascinando por tudo.

    Responder
    • Altier Moulin

      O Egito foi o meu primeiro país árabe também, Matheus. Você vai curtir.

      Um abraço.

      Responder
      • Eliana Lima

        Meu primeiro país árabe tb foi o Egito. Conheci tb Jordânia, Israel e Turquia.

        Responder
    • Eliana Lima

      Conheci o Egito em final de fevereiro e início de março 2018. Foram 18 dias naquele fantástico país. Fui com agência de viagens (três guias – um, brasileiro, saiu do Brasil conosco, os outros dois eram egípcios – um deles fala Português fluente). Recomendo ir com guia de viagem ou agência. Sozinho, mesmo com inglês fluente, não é recomendável, pois em muitos locais, cidadelas e ruínas arqueológicas as pessoas só sabem falar o árabe e aí, complica, se vc precisar de algo e vai precisar. Também é perigoso, pois pode se perder. Taxistas e uber podem dizer que não sabem inglês qdo tiver algum problema com eles qto aos locais visitados e ao valor da corrida. Muito cuidado com a água (só tome de garrafa lacrada) e à comida (tem locais totalmente sem higiene e vc pode ficar doente). Todos os museus e locais de visitação cobram ingressos. Não perca o show das pirâmides (noturno) e a casa/loja de papiros no Cairo. Faça um cruzeiro pelo rio Nilo (Aswan a Luxor). Muitos templos pelo caminho. Imperdível! Visite também as praias do mar Vermelho (resorts maravilhosos). Eu voltarei um dia para conhecer o novo Museu do Cairo inaugurado em 2020. Qdo fui ainda estava em construção (março 2018). Ah vá na época fria e amena (fevereiro/março e abril/maio). Junho/julho e agosto são meses quentes e no deserto faz mais de 40 graus). Outubro e novembro tb são bons. Meses final novembro/dezembro e janeiro e início de fevereiro são frios (inverno). É um país barato pra gastar, pois um dólar equivale a 17 libras egípcias.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo
Share to...