Pesquisar
Close this search box.

Templo de Luxor: uma das maiores relíquias do Antigo Egito

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Templo de Luxor

Depois de conhecer o Templo de Karnak, o maior de todo o Egito, é hora de visitar o Templo de Luxor. Ele também fica na margem leste do Rio Nilo.

Considerada a obra-prima do faraó Ramsés II, sua imagem está espalhada por todos os cantos. Logo na entrada estão quatro estátuas dele, sendo que uma foi danificada restando apenas a cabeça.

Na porta principal, há um gigante obelisco construído em uma única peça. O outro, que deveria estar à esquerda, foi oferecido ao governo francês como presente.

Foi a forma de agradecer por ter ajudado na reconstrução dos templos de Abu Simbel e, atualmente, está na Place de la Concorde, em Paris.

O Templo de Luxor

Descoberto enterrado nas areias do deserto do Saara em 1884, as escavações e buscas arqueológicas do Templo de Luxor duraram até 1960.

Os resultados dessas muitas pesquisas mostram que ele resistiu a vários períodos históricos, e que a sua construção só foi concluída já no período muçulmano. Por isso, aqui dentro funciona uma mesquita que foi construída nas próprias ruínas do templo, fato único em todo o país.

Templo de Luxor

Construído em grande parte durante o reinado dos faraós Amenhotep III e Ramsés II, desde 1979 o complexo de Karnak, incluindo as ruínas do templo de Luxor e a necrópole de Tebas, é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, e uma visita aqui vai rapidamente lhe conduzir ao passado.

Com a ajuda da explicação de um guia, você vai entender que o templo era cercado de casas e comércios. Estes estabelecimentos agora estão soterrados sob a cidade moderna.

Embora seja menos complexo do que Karnak, é no Templo de Luxor que vemos com mais clareza o que restou da avenida de esfinges que ligava os dois templos. São três quilômetros de distancia.

Todo o Templo de Luxor é realmente fantástico. Eu considero o pátio onde estão as colunas de Amenhotep III a parte mais bonita e impressionante, digna de sua apreciação por alguns minutos.

E, claro, as esfinges da avenida que ligava os templos também merecem ser ser vistas com calma, sem pressa.

Templo de Luxor

Planeje sua visita ao Templo de Luxor

Quanto custa

A entrada no Templo de Luxor custa, atualmente, EGP 60. Estudantes pagam EGP 30.

Quando ir

A visita pode ser feita todos os dias do ano, das 6h às 21h. Entretanto, eu aconselho você a visitar o Templo de Luxor no início do dia, quando ainda está mais vazio. Ou, no final da tarde, quando as luzes são acesas.

Templo de Luxor

O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas. Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito.

As temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus. Isso acontece principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país. Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado. Os turistas europeus chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Templo de Luxor

Como chegar

Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Todos os detalhes eu conto neste post: O trem para Luxor e Aswan.

O Templo de Luxor fica na margem leste do Rio Nilo, e daqui partem micro-ônibus que fazem o trajeto até o Centro. Basicamente usado por moradores locais, esses veículos não têm muito conforto, e por isso são bem baratos: a passagem custa EGP 0,50.

Templo de Luxor

A maneira mais cômoda de fazer a visita é contratando um passeio com traslado e guia incluso, mas avalie bem o preço que vão lhe cobrar. Uma boa opção é consultar a recepção de seu hotel.

Onde ficar em Luxor

Para decidir onde ficar em Luxor, o primeiro passo é escolher entre a parte ocidental ou oriental da cidade. Lembra que eu falei que Luxor é cortada pelo Nilo? Pois, é isso.

A parte Oriental – Chamada de East Bank – é que está a estrutura da cidade, os principais templos e a maioria dos hotéis. Eu considero essa parte da cidade  a melhor área para ficar em Luxor. 

Do outro lado do Nilo – no West Bank –, ficam as acomodações mais baratas, mas você pode ter a sensação de estar em um lugar abandonado.

Independentemente da área que escolher, um fator que vai interferir no preço é a proximidade com o rio: quanto mais perto dele, mais caro.

Como falei, eu considero melhor ficar na parte Oriental da cidade, que tem mais atrações e serviços como restaurantes, lojas, shoppings e etc.

Na lista abaixo estão as melhores opções de hospedagem nas duas áreas para você avaliar com calma antes de decidir onde ficar em Luxor.

Sofitel Winter Palace Luxor

O Sofitel Winter Palace Luxor tem uma localização excelente, com vista para o Rio Nilo com seus segredos milenares. Os quartos são extremamente confortáveis, limpos, arejados e decorados como se fossem de uma realeza – a sensação é de estar em um palácio.

Onde ficar em Luxor

O jardim é muito bem cuidado, a piscina é fantástica e o atendimento de toda a equipe é super elogiado. Vale cada centavo e pode ser sua escolha de onde ficar em Luxor.

Onde ficar em Luxor

Steigenberger Resort Achti

O Steigenberger Resort Achti tem uma estrutura linda, com quartos amplos, limpos e muito bem decorados e os banheiros são excelentes, espaçosos e ótimos também. Todos os funcionários são muito atenciosos e o café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Luxor

A área da piscina é maravilhosa e os restaurantes servem comida boa e fresquinha, com muitos pratos da culinária árabe feitos por quem realmente entende do assunto.

Hilton Luxor Resort & Spa

Para falar do Hilton Luxor Resort & Spa é preciso fazer uma lista de elogios. Localização muito boa – afastado da parte mais agitada da cidade –, funcionários sempre profissionais e carismáticos, quartos extremamente confortáveis e café da manhã muitíssimo bom. Precisamos de mais alguma coisa?

Onde ficar em Luxor

As duas piscinas são ótimas, têm ambientes diferentes e uma tem borda infinita com vista para o Nilo. Se quiser um momento romântico, é só combinar para jantar à beira da piscina. Sua viagem será inesquecível.

Onde ficar em Luxor

Pavillon Winter Luxor

O Pavillon Winter Luxor fica em uma área bem central, perfeita para quem pretende explorar Luxor e a região. O café da manhã é servido no jardim, perto da piscina que é excelente para o dias quentes do verão, quando a gente só quer sombra e água fresca.

Os quartos são bastante espaçosos e os banheiros são muito bons também. Toda a decoração clássica dá a ideia de que estamos em um palácio. O atendimento é sempre muito elogiado e o custo-benefício é vantajoso.

Onde ficar em Luxor

Pyramisa Hotel Luxor 

O Pyramisa Hotel Luxor tem uma vista linda para o Nilo, com direito a pôr do sol sobre o Vale dos Reis. Os jardins e toda as áreas comuns são muito bem cuidadas e sempre estão muito limpas.

Onde ficar em Luxor

Os quartos são bem amplos e aconchegantes. Não é exatamente um hotel novo, mas carrega história e tradição que se traduzem em bom atendimento e preços justos.

Sonesta St. George Hotel 

O Sonesta St. George Hotel fica na área dos principais hotéis, e isso garante mobilidade e agilidade na hora de sair para os passeios. Os quartos são muito espaçosos, com camas excelentes e tudo de primeira. A decoração é impecável e você vai notar isso.

Onde ficar em Luxor

Os funcionários são muito bem treinados, a limpeza é criteriosa e o pessoal da cozinha capricha no café da manhã. Meu destaque vai para os quartos com banheira e vista para o Nilo. Sensacional, não acha?

Iberotel Luxor

O Iberotel Luxor tem uma localização ótima, de frente para o Rio Nilo, e os quartos são amplos, extremamente confortáveis e decorados com muito bom gosto. O restaurante serve pratos da culinária internacional e é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Luxor

O jardim é enorme e super gostoso para desfrutar a tranquilidade do fim de tarde, longe da agitação da cidade. A piscina que flutua sobre o rio é sem dúvida outra maravilha deste que é um dos melhores lugares para ficar em Luxor.

Djorff Palace

Do outro lado do rio, na parte ocidental, a única opção que acho que realmente vale a pena é o Djorff Palace. Como expliquei, esta parte é menos estruturada e você pode acabar se sentindo perdido se ficar em outro lugar.

Onde ficar em Luxor

Isso não acontece no Djorff Palace porque ele é uma ilha, tem de tudo que você precisa com muita personalidade e serviços super elogiados, com altíssimo padrão de qualidade. Vale a pena dar uma olhada com calma.

In Luxor Nile Apartments

Para quem quer alugar um apartamento para ficar mais tempo na região, o IN LUXOR Nile Apartments é uma boa ideia. Ele fica na parte ocidental, numa área tranquila e menos turística.

Os apartamentos são modernos, bem equipados e satisfazem bem nossas necessidades. Eles acomodam até quatro pessoas, e todo mundo elogia o atendimento dos proprietários. Quem sabe você não decide chamar um deles de casa?

Onde ficar em Luxor

Faixas de preço em Luxor

Agora que você já viu quais são as minhas sugestões para escolher onde ficar no Luxor, vamos dar uma olhada nos preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e  você só precisa clicar nos pins azuis para ver os detalhes.  



Booking.com

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Respostas de 7

  1. Conheci o Egito em final de fevereiro e início de março 2018. Foram 18 dias naquele fantástico país. Fui com agência de viagens (três guias – um, brasileiro, saiu do Brasil conosco, os outros dois eram egípcios – um deles fala Português fluente). Recomendo ir com guia de viagem ou agência. Sozinho, mesmo com inglês fluente, não é recomendável, pois em muitos locais, cidadelas e ruínas arqueológicas as pessoas só sabem falar o árabe e aí, complica, se vc precisar de algo e vai precisar. Também é perigoso, pois pode se perder. Taxistas e uber podem dizer que não sabem inglês qdo tiver algum problema com eles qto aos locais visitados e ao valor da corrida. Muito cuidado com a água (só tome de garrafa lacrada) e à comida (tem locais totalmente sem higiene e vc pode ficar doente). Todos os museus e locais de visitação cobram ingressos. Não perca o show das pirâmides (noturno) e a casa/loja de papiros no Cairo. Faça um cruzeiro pelo rio Nilo (Aswan a Luxor). Muitos templos pelo caminho. Imperdível! Visite também as praias do mar Vermelho (resorts maravilhosos). Eu voltarei um dia para conhecer o novo Museu do Cairo inaugurado em 2020. Qdo fui ainda estava em construção (março 2018). Ah vá na época fria e amena (fevereiro/março e abril/maio). Junho/julho e agosto são meses quentes e no deserto faz mais de 40 graus). Outubro e novembro tb são bons. Meses final novembro/dezembro e janeiro e início de fevereiro são frios (inverno). É um país barato pra gastar, pois um dólar equivale a 17 libras egípcias.

  2. Eu super me interessei pra conhecer Luxor, como ainda não conheço um País árabe , achei bacana seus relatos, fiquei fascinando por tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *