Pesquisar
Close this search box.

Vale dos Reis: a impressionante morada dos faraós em Luxor

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Vale dos Reis
Foto: Francisco Anzola

No lado oeste do Rio Nilo, na cidade de Luxor, fica o Vale dos Reis. Esse imenso sítio arqueológico é, na verdade, um conjunto de 63 tumbas.

→ Onde ficar em Luxor

Elas foram construídas sob uma imensa montanha rochosa que tem o cume em forma de pirâmide. E foi justamente por causa desse detalhe que ela foi escolhida para ser a morada eterna dos poderosos imperadores egípcios.

Vale dos Reis

Debaixo do solo árido do deserto, estão escondidos os retos mortais de dezenas de faraós e importantes figuras da antiguidade egípcia. Eles descansaram em paz até que as escavações começassem no final do século 18 e não parassem mais.

Vale dos Reis
Foto: Cattan2011

Como as pesquisas são contínuas, pode ser que, de um dia para o outro, esse número de 63 aumente. Isso não significa que a gente poderá conhecer a nova descoberta da arqueologia assim tão rápido.

Para você saber, nem todas as tumbas do Vale dos Reis estão abertas para visitação.

Algumas ficam fechadas periodicamente para serem restauradas ou para obras de manutenção, por causa do grande número de turistas que chega  todos os dias.

Ah, e não é permitido fotografar dentro das câmaras mortuárias.

Vale dos Reis
Foto: 2H Media

O esquema da visita é bem simples.

Depois de comprar a entrada, você caminha por uns dez minutos até chegar ao ponto de visitação. Se o sol estiver muito quente ou se simplesmente você não quiser caminhar, dá para pegar uma condução interna pagando por fora.

Eu considero muito importante estar acompanhado de um guia para entender melhor tudo o que você está vendo. A entrada desses profissionais nas tumbas não é permitida.

Vale dos Reis
Foto: Cattan2011

Ainda assim, eles podem explicar detalhadamente o que há no interior de cada uma delas.

Dentro das tumbas é um pouco escuro.

Eu vi algumas pessoas usando lanterna e até a luz do celular, mas não acho legal porque pode prejudicar esse grande patrimônio.

Mas não se preocupe, pois há áreas mais bem iluminadas e dá para ver tranquilo o que é mais interessante.

Todas as tumbas são vigiadas, e há um certo limite de visitantes para cada uma delas por vez.

Esse controle é uma das exigências da Unesco, que incluiu o Vale dos Reis com toda a necrópole na lista de Patrimônios da Humanidade em 1979.

A história de Tutancâmon

No Vale dos Reis, foi encontrada a mais famosa múmia do antigo Egito: a tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1922 por Howard Carter.

Além do corpo do jovem faraó que assumiu o trono ainda na adolescência e morreu aos 19 anos, também estavam parte de seu tesouro.

Vale dos Reis
Foto: Axp Photography

Isso inclui sua preciosa máscara mortuária moldada em ouro, cravejada por pedras semipreciosas e adornada de vidro colorido. Ela pode ser vista no Museu Nacional do Egito, no Cairo.

Quando eu estava pesquisando sobre os lugares que queria conhecer no Egito, eu li algo sobre a maldição de Tutancâmon.

Há uma série de fatos inexplicados que ainda hoje são alvo de especulações sobre a violação da tumba. Veja o que eu encontrei sobre esse assunto na Wikipedia.

Em torno da abertura do túmulo e de acontecimentos posteriores, gerou-se uma lenda relacionada com uma suposta “maldição” ou “praga da morte”, lançada por Tutancâmon contra aqueles que perturbaram o seu descanso eterno. O mecenas de Carter [patrocinador], Lord Carnarvon, faleceu no dia 5 de abril de 1923, não tendo por isso tido a possibilidade de ver a múmia e o sarcófago de Tutancâmon. No momento da sua morte, ocorreu na capital egípcia uma falha elétrica sem explicação e a cadela do lorde teria uivado e caído morta no mesmo momento na Inglaterra.

Nos meses seguintes, morreram o meio-irmão do lorde, a sua enfermeira, o médico que fizera as radiografias e outros visitantes do túmulo. Além disso, no dia em que o túmulo foi aberto oficialmente, o canário de Carter foi engolido por uma serpente, animal que se acreditava proteger os faraós dos seus inimigos. Os jornais da época fizeram eco desses fatos e contribuíram de forma sensacionalista para lançar no público a ideia de uma maldição. Curiosamente, Howard Carter, descobridor do túmulo, viveu mais treze anos.

Como visitar o Vale dos Reis

Quanto custa

A entrada no Vale dos Reis custa, atualmente, EGP 160.

O ingresso lhe permite visitar três das 63 tumbas, exceto a de Tutancâmon, que requer um ingresso adicional que custa EGP 100.

Vale dos Reis

Embora a visita seja merecida, os pertences do antigo faraó não estão mais na tumba, mas no Museu Nacional do Egito, que fica no Cairo.

Na área onde estão as tumbas, não há exatamente nada além delas.

Quando ir

A visita ao Vale dos Reis pode ser feita todos os dias do ano, das 6h às 17h.

No inverno, os portões são fechados uma hora mais cedo.

O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito e as temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país.

Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Como chegar

Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem, e eu já contei como é o trem para Luxor e Aswan.

O Vale dos Reis fica na margem oeste do Rio Nilo e não há transporte público.

A melhor maneira de fazer essa visita é contratando um passeio em  Luxor, mas avalie bem o preço que vão lhe cobrar – de forma geral é barato e vale a pena.

Uma boa opção é consultar a recepção de seu hotel.

Onde ficar

Para decidir onde ficar em Luxor, o primeiro passo é escolher entre a parte ocidental ou oriental da cidade. Lembra que eu falei que Luxor é cortada pelo Nilo? Pois, é isso.

A parte Oriental – Chamada de East Bank – é que está a estrutura da cidade, os principais templos e a maioria dos hotéis. Eu considero essa parte da cidade  a melhor área para ficar em Luxor.

→ Onde ficar em Luxor

Do outro lado do Nilo – no West Bank –, ficam as acomodações mais baratas, mas você pode ter a sensação de estar em um lugar abandonado.

Independentemente da área que escolher, um fator que vai interferir no preço é a proximidade com o rio: quanto mais perto dele, mais caro.

Cruzeiro no Rio Nilo

A grande maioria dos viajantes independentes que planeja sua própria viagem para o Egito se esbarra em uma questão: vale a pena fazer um cruzeiro no Rio Nilo?

Como você pode imaginar, esta é uma escolha que, de fato, depende do estilo de cada um, mas eu reuni algumas informações que podem ajudar na decisão. E o melhor é que você vai ver que é muito mais fácil fazer as reserva do que, talvez, você estivesse pensando.

É que, hoje, dá para fazer a reserva do cruzeiro como se fosse a de um hotel. A gente escolhe a data, a cabine e pronto. E ainda tem a possibilidade de cancelar sem pagar taxas extras. Não é uma maravilha?

A primeira coisa que você precisa saber sobre os navios é que eles seguem basicamente o mesmo padrão. Então, esqueça aquela ideia de navios enormes, com milhares de pessoas e infinitos ambientes e opções de entretenimento.

O grande ponto positivo de fazer um cruzeiro é ter a comodidade de ter tudo à disposição durante a viagem: cama boa, restaurante com várias opções, piscina e um certo sossego que algumas cidades não têm.

Outra coisa que é comum a todos os navios é que eles funcionam no sistema all inclusive. Isso significa que as refeições – café da manhã, almoço e jantar – e as bebidas estão incluídos no preço.

Eu selecionei três opções para você ter uma ideia de como são os cruzeiros e, claro, já garantir a sua reserva.

Jaz Crown Jewel

O Jaz Crown Jewel faz a viagem entre Luxor e Aswan, uma rota super tradicional, rodeada por achados arqueológicos que deixam tudo ainda mais especial.

Há partidas de Luxor, com pacotes de sete ou quatro noites, e de Aswam, com pacote único de três noites.

PARTIDAS DE LUXOR
Todos os sábados
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as quartas-feiras
Pacote de 3 noites
Estrutura do cruzeiro

O navio tem uma piscina que fica no terraço, onde há várias espreguiçadeiras, e é onde, provavelmente, você passará boa parte do tempo.

Na verdade, você vai revezar entre a cabine, a piscina e o restaurante – é basicamente isso, já que enquanto o navio estiver atracado no porto, você poderá explorar as cidades, visitando os monumentos e tudo mais.

Cruzeiro no Rio Nilo

O restaurante serve pratos da culinária egípcia e internacional e, se precisar de algo fora dos horários de funcionamento, dá para pedir na cabine, pois a cozinha funciona 24 horas.

O bar serve drinques, cervejas e outras bebidas. Não é o melhor bar que vai conhecer na vida, mas dá para relaxar antes de ir para a cabine – melhor é curtir o bar da piscina no fim da tarde.

Cruzeiro no Rio Nilo

Além disso, tem uma lojinha de souvenires, que você só deve visitar – não vale a pena comprar nada – e tem alguns tratamentos de SPA que você pode agendar na recepção. Também dá para usar a sala fitness, que tem equipamentos básicos.

Cruzeiro no Rio Nilo

Como na maioria dos cruzeiros, há uma programação de entretenimento que funciona à noite e em parte dos dias, dependendo do pacote que você comprar.

São basicamente shows de dança e apresentações de grupos locais. Essas apresentações acontecem no lounge e podem ser um bom passatempo. O navio tem internet sem fio, mas é cobrada uma taxa extra por diária de utilização.

O Jaz Crown Jewel é operado pela Travcotels e tem cinco andares, que estão organizados assim:

Se preferir, você pode baixar o arquivo com todas as especificações.

Opções de cabine

O Jaz Crown Jewel tem, basicamente, dois tipos de cabines: Individual Standard e Chalé Standard.

São 76 cabines duplas e apenas quatro cabines individuais. Todas têm varanda com vista externa, tevê via satélite, ar-condicionado, frigobar, armário e cofre. Estes são os itens básicos.

Cruzeiro no Rio Nilo

Na prática, o tamanho das cabines muda muito pouco: elas medem cerca de 19 metros quadrados e têm banheiro com chuveiro – algumas têm banheira também.

A cabine Individual Standard tem uma cama de solteiro, que é maior do que a tradicional, mas é individual.

O Chalé Standard pode ter uma cama de casal ou duas de solteiro, depende do que você escolher.

O pacote de quatro noites custa entre R$ 3.500 e 5.000 e o de sete noites fica entre R$ 6.500 e 9.500.

Cruzeiro no Rio Nilo

Jaz Crown Prince

O Jaz Crown Prince também tem partidas de Luxor e de Aswan, com opções de sete, quatro e três noites dependendo de qual for a sua base.

Cruzeiro no Rio Nilo

PARTIDAS DE LUXOR
Todos os sábados
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as quartas-feiras
Pacote de 3 noites
Estrutura do cruzeiro

O navio segue o padrão da maioria dos cruzeiros, com uma piscina que fica no terraço e várias espreguiçadeiras ao sol, mas também há uma parte coberta onde funciona um restaurante, que também serve bebidas.

Cruzeiro no Rio Nilo

A recepção fica no segundo andar e funciona 24 horas. O restaurante principal funciona no primeiro andar e, como em todos os navios que fazem o cruzeiro no Rio Nilo, ele serve pratos da gastronomia internacional. Ou seja, de tudo um pouco.

Cruzeiro no Rio Nilo

O quarto andar tem um lounge onde também funciona um bar. O único andar que não tem cabines é o terraço.

O Jaz Crown Prince é operado pela Travcotels e tem cinco andares, que estão organizados assim:

Cruzeiro no Rio Nilo

Se preferir, você pode baixar o arquivo com todas as especificações.

Opções de cabine

O Jaz Crown Prince também tem dois tipos de cabines: Individual Standard e Chalé Standard.

São 76 cabines duplas e quatro cabines individuais. Todas têm vista externa, tevê via satélite, ar-condicionado, frigobar, armário e cofre.

A cabine Individual Standard tem 19 metros quadrados e uma cama de solteiro.

Cruzeiro no Rio Nilo

Chalé Standard tem o mesmo tamanho. A única diferença é a arrumação e a cama, que pode ser de casal ou duas de solteiro, depende do que você escolher – na prática, eles só juntam ou separam as camas.

O pacote de quatro noites também custa entre R$ 3.500 e 5.000 e o de sete noites varia entre R$ 6.500 e 9.500.

Cruzeiro no Rio Nilo

Nile Monarch Nile Cruise

O Nile Monarch também faz a rota entre Luxor e Aswan e tem pacotes de sete e quatro noites, saindo de Luxor, e de três noites, saindo de Aswan.

Cruzeiro no Rio Nilo

PARTIDAS DE LUXOR
Todas as segundas-feiras
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as sextas-feiras
Pacote de 3 noites
Estrutura do cruzeiro

O Nile Monarch é um pouco menor e, por isso, dá a impressão de ser mais aconchegante e acolhedor.

No terraço há uma piscina pequena, uma área com espreguiçadeiras e um lounge com um bar. É uma área boa para os períodos de navegação.

Cruzeiro no Rio Nilo

O restaurante funciona no primeiro andar e tem muitas variedades, talvez pudesse ter mais pratos da comida egípcia, mas como ele recebe pessoas do mundo inteiro, a aposta é na gastronomia internacional.

Cruzeiro no Rio Nilo

Não há nada de luxuoso ou soberbo. Tudo é na medida e eu diria que tem até uma simplicidade, o que reflete no preço: bom para quem quer  fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo sem estourar a fatura  do cartão de crédito.

Cruzeiro no Rio Nilo

A recepção e a cozinha funcionam 24 horas, tem uma lojinha pequena com alguns itens que você pode precisar e a internet também é paga à parte.

O Nile Monarch também é operado pela Travcotels e tem quadro andares, que estão organizados assim:

Cruzeiro no Rio Nilo

Se quiser, você pode baixar o arquivo com todas as especificações.

Opções de cabine

O Nile Monarch tem três opções de cabine: Individual Standard, Chalé Standard e Suíte.

São 35 cabines duplas, seis cabines individuais e apenas quatro suítes. Todas com vista externa, tevê via satélite, ar-condicionado, frigobar, armário e cofre.

Cruzeiro no Rio Nilo

Como o nome deixa claro, a Individual Standard tem cama de solteiro e é, portanto, individual: ela tem cerca de 17 metros quadrados.

O Chalé Standard tem o mesmo tamanho e a diferença é que ele pode ter uma cama de casal ou duas de solteiro, dependendo do que você contratar, já que comporta até duas pessoas.

Cruzeiro no Rio Nilo

Já a Suíte é bem maior. Com 32 metros quadrados, ela tem uma cama de casal grande e uma salinha de estar com sofá e pode acomodar até três pessoas. É, portanto, a mais indicada para quem viaja com criança.

O pacote de quatro noites  custa entre R$ 2.900 e 9.500 e o de sete noites varia entre R$ 5.00 e 16.000, dependendo da cabine.

Cruzeiro no Rio Nilo

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Gostaria de saber se vc conheces o cruzeiro pilo Nilo a bordo de Sonesta St. George da Memphis Tours???

    Estou tentando buscar tb conhecimento da idoneidade da empresa Memphis Tours…pois gostaria de realizar minhas ferias com eles.
    Como já fui LEZADA!!!!! por uma empresa de turismo Portuguesa em minhas ferias passadas…Não gostaria de realizar o mesmo…
    Desde já agradeço sua atenção
    Att Moema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *