Se você vai viajar para a terra dos faraós, não deixe de incluir em sua lista de atividades um passeio de balão no Egito
Ele acontece em Luxor, região onde está o maior conjunto de descobertas arqueológicas do Antigo Egito. E imagina ter a inesquecível chance de ver lá do alto o deserto do Saara, as terras férteis banhadas pelo Rio Nilo e os templos históricos dessa terra tão especial.
Tudo começa bem cedo, antes mesmo dos primeiros raios de sol aparecerem. De barco, é feita a travessia para a margem oeste do Rio Nilo, onde acontece o passeio de balão.
Não demora muito para que os primeiros balões fiquem prontos para serem embarcados.
São dezenas de turistas que chegam sem parar em vans lotadas. O meu – um enorme balão nas cores verde e amarelo – é o terceiro a deixar o solo.
Mas, antes, eu preciso confessar que dá aquele frio na barriga. Principalmente para quem ainda não superou totalmente o medo de altura como eu. Ainda bem que a subida é suave, quase imperceptível e isso me deixa mais calmo.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Passeio de balão no Egito
A certa altura, o sol começa a nascer.
Todos paramos, quase sem respirar, para apreciar a beleza majestosa da grande estrela.
Poucas vezes, eu vivi cenas tão impressionantes assim: eu estava no deserto mais quente do mundo, sobrevoando uma terra cheia de segredos milenares e sendo presenteado por um céu que se tinge de dourado a cada segundo.
No contraluz, os balões ficam pequenos. Diante da majestade solar, as cores desaparecem, e a atenção se volta exclusivamente para os raios de sol que começam a desvendar os detalhes de tudo o que vemos: montanhas, imensas plantações e até algumas pequenas vilas estão sob nossos pés.
Enorme, o deserto não parece ter fim – pelo menos meus olhos não alcançaram onde ele termina. Sobreviver nessa região só é possível graças à fertilidade trazida pelo Rio Nilo.
Por algumas vezes, eu podia ver todos os outros balões como pequenos pontos no horizonte: éramos nós os mais altos entre todos, a mais de 1.500 metros distantes do chão. Mas nessas horas o tempo passa muito rápido e já é hora de descer.
Começa, então, o processo de aterrissagem. O piloto do balão reforça as instruções de segurança e começa a procurar um lugar seguro para descer. Pousamos em paz, sem solavancos ou qualquer outro imprevisto. Segundo a tradição árabe, isso merece música e dança como forma de gratidão.
Como fazer o passeio de balão no Egito
Oferecidos por companhias sérias e com vasta experiência, como a Dream Baloons, os passeios duram entre 45 e 60 minutos e custam em torno de USD 100.
O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas. Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito e as temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país.
Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.
Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.
Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Todos os detalhes eu conto neste post: O trem para Luxor e Aswan.
O traslado de seu hotel até o local do passeio de balão no Egito geralmente está incluso no valor cobrado pelas empresas que fazem o sobrevoo.
Quanto que eu gastaria se eu ficar 1 mês no Egito , viajando pelas cidades. Uma média que dê pra se hospedar em lugares bacanas, fazer passeios legais e ainda sobrar um dinheiro rs
Nada luxuoso mas 1 mês confortável no Egito.
Oi, Nicole.
Que tarefa difícil você meu, hein? hehehehe
Fica difícil fazer as contas sem saber mais informações sobre você e sobre seu estilo de viajante.
Também precisaria saber o seu roteiro com detalhes, porque o custo de vida varia de acordo com a cidade.
O que você pode fazer é usar os valores que eu falo nesse post e fazer um orçamento no seu estilo.
Desculpa não poder ajudar como esperava.
Um abraço.
Sabe me dizer se eles permitem que gestante faça esse tipo de passeio?
Oi, Kamila.
Infelizmente, não tenho nenhuma informação sobre isso.
Um abraço.
Estou me organizando para fazer Egito incluindo Cairo e um cruzeiro de fluxo a Aswan, Você acha que vale a pena incluir um dia a mais para conhecer a cidade ?
Oi, André.
Só vale incluir um dia a mais se for visitar Abu Simbel. Não achei Aswan uma cidade imperdível.
Um abraço.
É imensurável o valor quando se pode conhecer outras culturas, lugares, pessoas, enfim, sentir emoção do conhecer….