Um inesquecível passeio de balão no Egito

5

Atualizado em 15 de março de 2018

Se você vai viajar para o Egito, não deixe de incluir em sua lista de atividades um passeio de balão em Luxor. Este é a terra onde está o maior conjunto de descobertas arqueológicas do Antigo Egito. É onde você terá a inesquecível chance de ver lá do alto o deserto do Saara, as terras férteis banhadas pelo Rio Nilo e os templos históricos dessa terra tão especial.

Tudo começa bem cedo, antes mesmo dos primeiros raios de sol aparecerem. De barco, faço a travessia para a margem oeste do Rio Nilo. É aqui que acontece o passeio de balão.

Não demora muito para que os primeiros balões fiquem prontos para serem embarcados. São dezenas de turistas que chegam sem parar em vans lotadas. O meu – um enorme balão nas cores verde e amarelo – é o terceiro a deixar o solo. Mas, antes, eu preciso confessar que dá aquele frio na barriga. Principalmente para quem ainda não superou totalmente o medo de altura como eu. Ainda bem que a subida é suave, quase imperceptível e isso me deixa mais calmo.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Preparando os balões para o voo.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Contemplando o nascer do sol a bordo de um balão.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Os raios solares vão revelando tudo o que está sob o balão.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

A paisagem apaixonante do deserto vista do alto.

A certa altura, o sol começa a nascer. Todos paramos, quase sem respirar, para apreciar a beleza majestosa da grande estrela. Poucas vezes, eu vivi cenas tão impressionantes assim: estou no deserto mais quente do mundo, sobrevoando uma terra cheia de segredos milenares e sendo presenteado por um céu que se tinge de dourado a cada segundo.

Na contraluz, os balões ficam pequenos. Diante da majestade solar, as cores desaparecem, e a atenção se volta exclusivamente para os raios de sol que começam a desvendar os detalhes de tudo o que vemos: montanhas, imensas plantações e até algumas pequenas vilas estão sob nossos pés. Enorme, o deserto não parece ter fim – pelo menos meus olhos não alcançaram onde ele termina. Sobreviver nessa região só é possível graças à fertilidade trazida pelo Rio Nilo.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

O Saara parece não ter fim mesmo visto do alto.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

As imensas plantações que brotam da fertilidade trazida pelo Rio Nilo.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Uma das pequenas vilas que sobrevoamos.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Um dos monumentos que sobrevoei.

Por algumas vezes, eu podia ver todos os outros balões como pequenos pontos no horizonte: éramos nós os mais altos entre todos, a mais de 1.500 metros distantes do chão. Mas nessas horas o tempo passa muito rápido e já é hora de descer.

Começa, então, o processo de aterrissagem. O piloto do balão reforça as instruções de segurança e começa a procurar um lugar seguro para descer. Pousamos em paz, sem solavancos ou qualquer outro imprevisto. Segundo a tradição árabe, isso merece música e dança como forma de gratidão.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

O momento em que o balão se aproxima do chão.

Voo de balão em Luxor

Música e dança para agradecer pelo pouso tranquilo.

Programe seu passeio de balão no Egito

Quanto custa | Oferecidos por companhias sérias e com vasta experiência, como a Dream Baloons, os passeios duram entre 45 e 60 minutos e custam em torno de USD 100.

Quando ir | O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas. Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito e as temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país. Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Vivendo uma das mais inesquecíveis aventuras da minha vida.

Um inesquecível passeio de balão no Egito

Beduíno, morador de um vilarejo local.

Como chegar | Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Todos os detalhes eu conto neste post: O trem para Luxor e Aswan. O traslado de seu hotel até o local do passeio de balão geralmente está incluso no valor cobrado pelas empresas que fazem o sobrevoo.

Onde ficar | Luxor é destino de muitos turistas do mundo todo – principalmente europeus e asiáticos –, e a oferta de hospedagem aqui é bem ampla: vai de resorts à beira do Rio Nilo até hostels baratinhos. Veja as melhores opções disponíveis na cidade.

Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no Egito. Mas o processo é simples e rápido. Todos os detalhes que você precisa saber estão aqui: Como solicitar o visto para o Egito.

Comida e Costumes | Se você nunca viajou para um país árabe, é importante saber um pouco da cultura para minimizar o impacto. Eu escrevi sobre algumas experiências que tive no post Costumes e comida do Egito.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

5 Comentários

  1. Avatar
    André Sant Ana on

    Estou me organizando para fazer Egito incluindo Cairo e um cruzeiro de fluxo a Aswan, Você acha que vale a pena incluir um dia a mais para conhecer a cidade ?

Escreva um comentário