Pesquisar
Close this search box.

Passeio de balão no Egito: tudo que você precisa saber

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Passeio de balão no Egito

Se você vai viajar para a terra dos faraós, não deixe de incluir em sua lista de atividades um passeio de balão no Egito

Ele acontece em Luxor, região onde está o maior conjunto de descobertas arqueológicas do Antigo Egito. E imagina ter a inesquecível chance de ver lá do alto o deserto do Saara, as terras férteis banhadas pelo Rio Nilo e os templos históricos dessa terra tão especial.

Tudo começa bem cedo, antes mesmo dos primeiros raios de sol aparecerem. De barco, é feita a travessia para a margem oeste do Rio Nilo, onde acontece o passeio de balão.

Não demora muito para que os primeiros balões fiquem prontos para serem embarcados.

Passeio de balão no Egito

São dezenas de turistas que chegam sem parar em vans lotadas. O meu – um enorme balão nas cores verde e amarelo – é o terceiro a deixar o solo.

Mas, antes, eu preciso confessar que dá aquele frio na barriga. Principalmente para quem ainda não superou totalmente o medo de altura como eu. Ainda bem que a subida é suave, quase imperceptível e isso me deixa mais calmo.

Passeio de balão no Egito

Passeio de balão no Egito

A certa altura, o sol começa a nascer.

Todos paramos, quase sem respirar, para apreciar a beleza majestosa da grande estrela.

Poucas vezes, eu vivi cenas tão impressionantes assim: eu estava no deserto mais quente do mundo, sobrevoando uma terra cheia de segredos milenares e sendo presenteado por um céu que se tinge de dourado a cada segundo.

No contraluz, os balões ficam pequenos. Diante da majestade solar, as cores desaparecem, e a atenção se volta exclusivamente para os raios de sol que começam a desvendar os detalhes de tudo o que vemos: montanhas, imensas plantações e até algumas pequenas vilas estão sob nossos pés.

Enorme, o deserto não parece ter fim – pelo menos meus olhos não alcançaram onde ele termina. Sobreviver nessa região só é possível graças à fertilidade trazida pelo Rio Nilo.

Por algumas vezes, eu podia ver todos os outros balões como pequenos pontos no horizonte: éramos nós os mais altos entre todos, a mais de 1.500 metros distantes do chão. Mas nessas horas o tempo passa muito rápido e já é hora de descer.

Começa, então, o processo de aterrissagem. O piloto do balão reforça as instruções de segurança e começa a procurar um lugar seguro para descer. Pousamos em paz, sem solavancos ou qualquer outro imprevisto. Segundo a tradição árabe, isso merece música e dança como forma de gratidão.

Passeio de balão no Egito

Como fazer o passeio de balão no Egito

Oferecidos por companhias sérias e com vasta experiência, como a Dream Baloons, os passeios duram entre 45 e 60 minutos e custam em torno de USD 100.

O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas. Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito e as temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país.

Passeio de balão no Egito

Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Todos os detalhes eu conto neste post: O trem para Luxor e Aswan.

O traslado de seu hotel até o local do passeio de balão no Egito geralmente está incluso no valor cobrado pelas empresas que fazem o sobrevoo.

Onde ficar em Luxor

Para decidir onde ficar em Luxor, o primeiro passo é escolher entre a parte ocidental ou oriental da cidade. Lembra que eu falei que Luxor é cortada pelo Nilo? Pois, é isso.

A parte Oriental – Chamada de East Bank – é que está a estrutura da cidade, os principais templos e a maioria dos hotéis. Eu considero essa parte da cidade  a melhor área para ficar em Luxor. 

Do outro lado do Nilo – no West Bank –, ficam as acomodações mais baratas, mas você pode ter a sensação de estar em um lugar abandonado.

Independentemente da área que escolher, um fator que vai interferir no preço é a proximidade com o rio: quanto mais perto dele, mais caro.

Como falei, eu considero melhor ficar na parte Oriental da cidade, que tem mais atrações e serviços como restaurantes, lojas, shoppings e etc.

Na lista abaixo estão as melhores opções de hospedagem nas duas áreas para você avaliar com calma antes de decidir onde ficar em Luxor.

Sofitel Winter Palace Luxor

O Sofitel Winter Palace Luxor tem uma localização excelente, com vista para o Rio Nilo com seus segredos milenares. Os quartos são extremamente confortáveis, limpos, arejados e decorados como se fossem de uma realeza – a sensação é de estar em um palácio.

Onde ficar em Luxor

O jardim é muito bem cuidado, a piscina é fantástica e o atendimento de toda a equipe é super elogiado. Vale cada centavo e pode ser sua escolha de onde ficar em Luxor.

Onde ficar em Luxor

Steigenberger Resort Achti

O Steigenberger Resort Achti tem uma estrutura linda, com quartos amplos, limpos e muito bem decorados e os banheiros são excelentes, espaçosos e ótimos também. Todos os funcionários são muito atenciosos e o café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Luxor

A área da piscina é maravilhosa e os restaurantes servem comida boa e fresquinha, com muitos pratos da culinária árabe feitos por quem realmente entende do assunto.

Hilton Luxor Resort & Spa

Para falar do Hilton Luxor Resort & Spa é preciso fazer uma lista de elogios. Localização muito boa – afastado da parte mais agitada da cidade –, funcionários sempre profissionais e carismáticos, quartos extremamente confortáveis e café da manhã muitíssimo bom. Precisamos de mais alguma coisa?

Onde ficar em Luxor

As duas piscinas são ótimas, têm ambientes diferentes e uma tem borda infinita com vista para o Nilo. Se quiser um momento romântico, é só combinar para jantar à beira da piscina. Sua viagem será inesquecível.

Onde ficar em Luxor

Pavillon Winter Luxor

O Pavillon Winter Luxor fica em uma área bem central, perfeita para quem pretende explorar Luxor e a região. O café da manhã é servido no jardim, perto da piscina que é excelente para o dias quentes do verão, quando a gente só quer sombra e água fresca.

Os quartos são bastante espaçosos e os banheiros são muito bons também. Toda a decoração clássica dá a ideia de que estamos em um palácio. O atendimento é sempre muito elogiado e o custo-benefício é vantajoso.

Onde ficar em Luxor

Pyramisa Hotel Luxor 

O Pyramisa Hotel Luxor tem uma vista linda para o Nilo, com direito a pôr do sol sobre o Vale dos Reis. Os jardins e toda as áreas comuns são muito bem cuidadas e sempre estão muito limpas.

Onde ficar em Luxor

Os quartos são bem amplos e aconchegantes. Não é exatamente um hotel novo, mas carrega história e tradição que se traduzem em bom atendimento e preços justos.

Sonesta St. George Hotel 

O Sonesta St. George Hotel fica na área dos principais hotéis, e isso garante mobilidade e agilidade na hora de sair para os passeios. Os quartos são muito espaçosos, com camas excelentes e tudo de primeira. A decoração é impecável e você vai notar isso.

Onde ficar em Luxor

Os funcionários são muito bem treinados, a limpeza é criteriosa e o pessoal da cozinha capricha no café da manhã. Meu destaque vai para os quartos com banheira e vista para o Nilo. Sensacional, não acha?

Iberotel Luxor

O Iberotel Luxor tem uma localização ótima, de frente para o Rio Nilo, e os quartos são amplos, extremamente confortáveis e decorados com muito bom gosto. O restaurante serve pratos da culinária internacional e é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Luxor

O jardim é enorme e super gostoso para desfrutar a tranquilidade do fim de tarde, longe da agitação da cidade. A piscina que flutua sobre o rio é sem dúvida outra maravilha deste que é um dos melhores lugares para ficar em Luxor.

Djorff Palace

Do outro lado do rio, na parte ocidental, a única opção que acho que realmente vale a pena é o Djorff Palace. Como expliquei, esta parte é menos estruturada e você pode acabar se sentindo perdido se ficar em outro lugar.

Onde ficar em Luxor

Isso não acontece no Djorff Palace porque ele é uma ilha, tem de tudo que você precisa com muita personalidade e serviços super elogiados, com altíssimo padrão de qualidade. Vale a pena dar uma olhada com calma.

In Luxor Nile Apartments

Para quem quer alugar um apartamento para ficar mais tempo na região, o IN LUXOR Nile Apartments é uma boa ideia. Ele fica na parte ocidental, numa área tranquila e menos turística.

Os apartamentos são modernos, bem equipados e satisfazem bem nossas necessidades. Eles acomodam até quatro pessoas, e todo mundo elogia o atendimento dos proprietários. Quem sabe você não decide chamar um deles de casa?

Onde ficar em Luxor

Faixas de preço em Luxor

Agora que você já viu quais são as minhas sugestões para escolher onde ficar no Luxor, vamos dar uma olhada nos preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e  você só precisa clicar nos pins azuis para ver os detalhes.  



Booking.com

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Oi, Nicole.

    Que tarefa difícil você meu, hein? hehehehe
    Fica difícil fazer as contas sem saber mais informações sobre você e sobre seu estilo de viajante.
    Também precisaria saber o seu roteiro com detalhes, porque o custo de vida varia de acordo com a cidade.
    O que você pode fazer é usar os valores que eu falo nesse post e fazer um orçamento no seu estilo.
    Desculpa não poder ajudar como esperava.

    Um abraço.

  2. Quanto que eu gastaria se eu ficar 1 mês no Egito , viajando pelas cidades. Uma média que dê pra se hospedar em lugares bacanas, fazer passeios legais e ainda sobrar um dinheiro rs
    Nada luxuoso mas 1 mês confortável no Egito.

  3. Estou me organizando para fazer Egito incluindo Cairo e um cruzeiro de fluxo a Aswan, Você acha que vale a pena incluir um dia a mais para conhecer a cidade ?

  4. É imensurável o valor quando se pode conhecer outras culturas, lugares, pessoas, enfim, sentir emoção do conhecer….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2