Pesquisar
Close this search box.

Celular na Argentina: como comprar o chip e ativar internet

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como comprar chip para celular na Argentina

Não importa se sua viagem vai ser rápida ou se são aquelas férias para relaxar e se desligar do mundo virtual. O fato é que, em vários momentos, estar conectado vai deixar tudo mais fácil e até mais barato. Por isso, eu explico como comprar e usar um chip para seu celular na Argentina.

Com o telefone conectado à internet – isso é o que realmente precisamos –, você vai poder chamar o Uber, ver uma rota no Google Maps, consultar os horários de uma atração que deseja visitar e até escolher onde almoçar.

Mas, antes de prosseguir, é importante que o seu aparelho esteja desbloqueado para o uso de outros chips, e isso você sabe consultando a sua operadora aqui no Brasil.

Como comprar chip para celular na Argentina

Como comprar e ativar o chip

Quando fui á Argentina, eu comprei um chip da Personal, uma das empresas que operam no país, e fiquei conectado o tempo todo. Os chips são bem fáceis de encontrar: você vai ver propaganda em todos os cantos e até em banquinhas de rua mesmo.

Ele é baratinho, custa ARS 10, e você pode fazer recargas nos kioskos, os mercadinhos que estão por todos os lados no país, e em outros comércios como farmácias e supermercados.

Depois de comprar um chip, você terá que ativá-lo. Isso é feito com um cadastro, que é uma regra do governo para quem quiser usar o celular na Argentina – a mesma regra do Brasil.

O cadastro pode ser feito de duas formas: nas lojas físicas das empresas de telefonia ou pelo celular mesmo, ligando para um número gratuito que elas oferecem. Você vai precisar do número do seu documento para fazer isso.

No caso da Personal, você só precisa ligar para *234# e seguir as instruções, que são dadas em espanhol. Para consultar o saldo e até fazer recargas online, você pode baixar o aplicativo da operadora ou acessar o site.

Como comprar chip para celular na Argentina

Conexão de celular na Argentina

Eu andei por várias regiões do país e achei a velocidade da conexão bem compatível com a que temos aqui no Brasil.

Claro que em lugares mais remotos o sinal oscila bastante, mas, em Buenos Aires, por exemplo, funcionou perfeitamente.

Antes de colocar créditos no seu celular na Argentina, tenha em mente que você pode economizar os dados usando as redes públicas da cidade e, claro, do hotel onde vai ficar.

Além disso, hoje me dia, cafés, bares, restaurantes e até atrações turísticas disponibilizam o acesso gratuito à internet.

Então, a minha dica é fazer as recargas aos poucos e deixar para usar o 4G só mesmo nos casos de necessidade: espere para postar as fotos quando tiver um sinal de wi-fi por perto.

Eu fazia recarga de ARS 50 quando precisava e, pelo chip que comprei, o acesso ao Whatsapp não abatia do meu saldo. Uma maravilha!

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

O peso argentino, identificado pela sigla ARG, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde de 1º de setembro de 2022, não há mais restrições ou requisitos de entrada na Argentina relacionados à pandemia de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar para a Argentina sem o seguro viagem não e uma boa ideia.  Sem ele, você poderá ter que pagar caro, caso precise de uma consulta médica ou de atendimento hospitalar.

Ter um seguro viagem é ainda mais importante se você for viajar para áreas mais remotas do país, como a Patagônia e o norte argentino – na região de Jujuy e Salta, muitas pessoas se sentem mal por causa da altitude.

Além disso, o custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

36 respostas

  1. Oi, Luciane.
    Qualquer novo chip terá outro número, tanto o Internacional quanto o Argentino.
    Mas hoje os celulares aceitam dois números (chip digital) e não precisa trocar no Whatsapp.
    Um abraço.

  2. Olá, bom dia.
    E para os casos de celular que o chio é virtual? O meu é um 14 pró max e não tem onde colocar o chip físico.

  3. Ola. tenho uma duvida, se puder me ajudar. Estou vendo as dicas, e tentei ver algumas pra comprar antes no brasil, porem, meu celular iphone é 7 e nao tem o item Adicionar Plano Celular, pra nele inserir o codigo sim.
    Comprando esses cartoes lá, é só eu colocar eles no celular e dá tudo certo?

  4. Olá, tenho dúvida quanto a Internet. Se eu comprar um cartão internacional no Brasil, apesar de ser mais caro, é mais vantajoso pela questão de não trocar meu nr não é? Ou não é necessário é posso comprar em BA? Tenho medo de comprar o cartão internacional e jogar dinheiro fora!

  5. Oi, Paola.
    Geralmente as lojas de shopping funcionam nos finais de semana.
    Dá para fazer o cadastro por telefone também, mas você precisará da ajuda de um argentino. 🙂
    Um abraço!

  6. Olá! Você se lembra de ter visto lojas próprias com horário mais flexível? vi que a maioria das lojas próprias só abre sábado de manhã e não abre domingo, mas meu vôo chega sábado de manhã, não teria tempo hábil para ir numa loja própria ainda cedo e não queria esperar o final de semana todo para poder cadastrar (mesmo que eu compre em um kiosko, preciso fazer o cadastro).. obrigada!

  7. Oi, Bruno.
    Isso depende do uso. A maioria dos chips têm acesso ilimitado para Whatsapp por exemplo.
    As recargas pode ser de ARS 10 a 2.000. Eu sugiro que você compre o chip com a carga mínima e faça um teste nos primeiros dias. 🙂
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  8. Olá. Ótimas dicas 🙂

    Será a minha primeira vez na Argentina e não faço ideia de quanto $ recarregar para usar a internet. Você tem alguma sugestão para 6 dias lá?

  9. Olá Altier! Vc nos trouxe ótimas dicas!
    Tenho uma dúvida, estaremos visitando por 13 dias
    agora em agosto Uruguai e Argentina, achei caros os Chips internacionais oferecidos pela internet aqui no Brasil, vc tem alguma sugestão de como resolver de forma mais econômica. Será q conseguiríamos assim q chegarmos em Montevideu um chip válido para os dois países por um melhor preço?

  10. Olá Altier! Vc nos trouxe ótimas dicas!
    Tenho uma dúvida, estaremos visitando por 13 dias
    agora em agosto Uruguai e Argentina, achei caros os Chips internacionais oferecidos pela internet aqui no Brasil, vc tem alguma sugestão de como resolver de forma mais econômica. Será q conseguiríamos assim q chegarmos em Montevideu um chip válido para os dois países por um melhor preço?

  11. Oi, Roberto.
    Não é obrigatória, mas indicada. Sem a vacinação é preciso mostrar exame negativo de covid-19 feito até 24h depois da entrada no país.
    Um abraço.

  12. Oi Altier! Super obrigada pela suas valiosas dicas!
    Vou a Mendoza e chego lá dia 17 de junho , 6af, às 20h00. Consigo comprar o chip da personal no aeroporto ao chegar?

  13. Altier,

    Pretendo fazer uma Trip de Bike até Antofagasta, saindo do Brasil, pretendo comprar um Chip de alguma operadora de celular da Argentina em Puerto Iguazu, com a documentaçao brasileira eu consigo fazer o cadastro e utilizar o celular normalmente?

  14. Oi, Emanoel.

    Nesse caso, você deve ir a uma loja da operadora e pedir que façam o seu cadastro.

    Um abraço.

  15. Eles aceitam cadastrar o documento brasileiro por telefone? foi assim q vc fez?
    sabe se no aeroporto de Buenos Aires, tem loja ou quiosques da personal?

  16. Oi, Sandro.

    Consegue sim. Eu fiz isso em Jujuy, que também fic ano norte.
    Leve pesos ou dólares. Considero a melhor opção. O real é mais fácil de ser trocado em Buenos Aires.

    Um abraço.

  17. Alteir, você acha que consigo comprar o chip e habilitar os serviços em Salta? Minha passagem por Buenos Aires será durante a madrugada só para trocar de avião. Não terei como comprar lá ou fazer a habilitação. Também não conseguirei fazer câmbio em Buenos Aires. Devo levar dólares ou real para trocar em Salta? Ou já levo pesos do Brasil mesmo?

  18. Oi, Cristian.

    Como em qualquer país, há áreas em que o celular não funciona bem.
    Certamente, você passará por regiões assim.

    Um abraço.

  19. Ola!! Quero fazer uma viajem de carro pela argentina e chile,utilizo o celular como meio de trabalho,praticamente uso 24 horas por dia!! Tens alguns locais que possa nao pegar o whatsapp ao longo do caminho?

  20. Parabéns pelas dicas, o chip da Movistar não é bom? vou comprar um em Buenos Aires e usar também em Mendoza, as recargas são fáceis? tem que cadastrar em lojas oficiais certo? vou comprar dois um para mim e outro para a esposa, também é legal colocar em modo avião para tirar fotos que não gasta o wifi nem 4g. Grande abraço. Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1