Pesquisar
Close this search box.

Trem para as Nuvens: viagem pelas montanhas da Argentina

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Como a maioria dos viajantes, eu sou fascinado por lugares emblemáticos e desafiadores. Por isso, resolvi fazer a viagem no Tren a las Nubes – Trem para as Nuvens, em português –, que começa em Salta , no norte da Argentina, e chega a 4.200 metros de altitude.

Trem para as Nuvens

Trem para as Nuvens é, reconhecidamente, um dos percursos ferroviários mais altos do mundo. Ele passa por paisagens belíssimas, cruza vilarejos pitorescos e chega ao viaduto la Polvorilla, uma ponte de ferro considerada a maior obra da engenharia argentina no século 20.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Salta é, certamente, a cidade mais famosa dessa região. Ela é, também, a mais desenvolvida – mais que San Salvador de Jujuy – e está no roteiro de, praticamente, todo viajante que vem para essas bandas.

Há, basicamente, duas opções para quem quer fazer a viagem no Trem para as Nuvens: um percurso combina ônibus e trem e, o outro, apenas trem. Eu fiz o roteiro mais completo, que vai até San Antonio de los Cobres de ônibus para, depois, embarcar no Trem para as Nuvens.

Qual opção escolher?

Eu escolhi esta opção porque queria conhecer os vilarejos no caminho de Salta a San Antonio de los Cobres. Para isso, eu precisei reservar um dia inteiro – saí às 7h da estação de Salta e só voltei depois das 19h.

A empresa que opera o trem é controlada pelo governo e o serviço é muito bom, seguro e confortável, mas, caro.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Quem escolhe fazer apenas a viagem de trem precisa saber que ela é bem rápida: o trem sai de San Antônio de los Cobres, chega ao viaduto la Polvorilla e retorna para o ponto de partida. Tudo isso é feito em cerca de duas horas, sendo que o trem para por meia hora sobre o viaduto, onde você pode descer para tirar fotos.

Essa opção é mais barata, mas você terá que chegar a San Antonio de los Cobres por meios próprios.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Paisagens de tirar o fôlego

No caminho, a gente cruza o Parque Nacional de los Cardones, área ambiental criada para proteger uma espécie de cacto muito emblemática dessa região: há plantas com mais de 600 anos.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

O cardón – cacto, em português – é muito valioso por causa da madeira, que já foi bastante usada na construção de casas. Hoje, a extração é controlada e feita, praticamente, apenas para a produção de peças de artesanato.

Outro grande atrativo dessa região são as montanhas coloridas, que também aparecem em outras regiões da América do Sul. Por aqui, elas foram identificadas pela primeira vez em Humahuaca, na província de Jujuy.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

A viagem segue pela Quebrada del Toro. São 25 comunidades pequenas, simples e cheias de curiosidades. Em uma delas, El Alfarcito, paramos para tomar café da manhã.

Chamado de desayuno campestre, a gente para na praça do povoado e pode escolher o que deseja comer entre algumas opções básicas: eu peguei pães e chá de coca, para ajudar na luta contra a altitude.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Depois do café – que na verdade foi chá –, eu aproveitei para conhecer um pouco mais de El Alfarcito e, sendo bem sincero, poucos lugares no mundo me emocionaram tanto quanto este aqui.

Na verdade, tudo está ligado à história de padre Chifri, que dedicou sua vida para que essas comunidades tivessem uma “vida mais digna e cheia de amor”, como diz a placa pregada na frente da igreja. Eu conto mais sobre isso em: A emocionante história de El Alfarcito e padre Chifri.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Bienvenidos a Los Cobres

O ônibus vence as muitas curvas da estrada enquanto a paisagem vai mudando lentamente: já estamos na Quebrada de las Cuevas, em áreas bem mais altas, superiores aos 3.000 metros.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Nesta região, há alguns sítios arqueológicos dos incas, império que dominou grande parte dos países andinos. Aliás, até hoje, não se tem notícias de uma civilização que tenha construído em lugares tão altos.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu
Vista de San Antonio de los Cobres.

Pouco antes do meio-dia, o ônibus chega a San Antonio de los Cobres, de onde parte o Trem para as Nuvens. Ele é considerado o povoado mais alto da Argentina e a capital nacional da mineração.

É hora de partir

Apesar de pequeno – são apenas cinco mil habitantes –, San Antonio de los Cobres tem uma boa infraestrutura turística, considerando as peculiaridades dessa região: pequenas pousadas, restaurantes com preço justo, serviço bancário e sinal de celular e internet são um conforto a mais quando estamos a 3.760 metros acima do nível do mar.

A viagem de San Antonio de los Cobres até o viaduto la Polvorilla – o ponto mais alto da ferrovia – dura cerca de uma hora, sem paradas. A exatos 4.200 metros de altitude, os vagões param por meia hora e, depois, voltam para o ponto de partida.

Este é o lugar onde queria chegar. Aliás, é esta paisagem que recompensa o esforço – físico e financeiro – de viajar para um lugar tão exótico e, por isso, tão inesquecível: eu tive a certeza de que tudo valeu a pena.

Depois de voltar a San Antonio de los Cobres, aproveitei para almoçar e para andar um pouco pela cidade. Mais tarde, começamos a viagem de volta e fizemos mais duas paradas rápidas, pois o cansaço já tinha batido em todo mundo.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Como é o Trem para as Nuvens

O Trem para as Nuvens é uma composição com cinco vagões de passageiros, mais um vagão restaurante e outro para enfermaria: você já vai entender por quê.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Os vagões destinados a passageiros são confortáveis, têm sistema de calefação, banheiros e as poltronas são espaçosas. Nos monitores, aparecem informações sobre o percurso e as explicações são complementadas por guias que, volta e meia, aparecem com o microfone.

O restaurante é simples e sempre fica lotado. Como a viagem é curta, só são servidos lanches rápidos – industrializados – e bebidas. Uma garrafinha de águas custa ARS 35.

O trem viaja em uma velocidade média de 35 km/h, mas pode chegar a 60 km/h. O legal disso é que a gente vai admirando a paisagem com calma. Afinal, esta é uma viagem contemplativa, uma experiência, e não, apenas, um deslocamento.

Quando chega ao viaduto, a velocidade cai para 10 km/h até que o trem para totalmente. Ele fica aqui por 30 minutos, tempo que temos parar tirar algumas fotos e apreciar a estonteante e exótica beleza do lugar, antes de voltar aos vagões.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

O QUE NINGUÉM CONTA
Se você não ficar em um assento privilegiado na ida, não se preocupe, porque, na volta, eles orientam que todos troquem de lugar: quem foi no lado esquerdo passa para o direito e vice-versa. Assim, todo mundo tem a mesma oportunidade.

Na parada sobre o viaduto a concentração de pessoas é grande, o que tira um pouco do que a gente espera do lugar: paz e tranquilidade. Claro que isso é totalmente compreensível, pois, além da euforia natural de ter chegado até aqui, todos têm pouco tempo para garantir a foto perfeita.

Ah! Não se esqueça de levar o passaporte, porque o trem tem um carimbo exclusivo para os viajantes que concluírem essa jornada. Você também pode mandar um cartão-postal de dentro do trem para qualquer lugar do mundo. Para o Brasil, o preço é ARS 90.

Cuidados com a saúde

O vagão enfermaria é uma medida de segurança recentemente adotada pela empresa que opera o trem. É que, no passado, muitos casos de turistas que se sentiam mal por causa da altitude deixaram a viagem no Trem para as Nuvens com uma imagem ruim.

Hoje, além de um vagão exclusivo para atenção médica, em todos os outros há um enfermeiro de plantão e balões de oxigênio para casos de emergência.

Isso é importante porque, quando a gente viaja para lugares com altitudes superiores às que estamos acostumados, é muito provável que nosso corpo reclame.

Na verdade, o mal de altitude é mais comum em lugares acima dos 3.500 metros, mas pode acontecer em lugares mais baixos, e é importante que você esteja ciente disso. Para saber mais, leia: Aprenda como prevenir do mal de altitude.

Quando ir

Dá para fazer essa viagem em qualquer época do ano, mas é preciso consultar o site do Tren a las Nubes para confirmar as partidas, já que elas variam de acordo com a demanda.

Como você pode imaginar, não é por acaso que o trem tem este nome. É que, por causa da altitude, em dias nublados, a paisagem pode ficar totalmente coberta pela neblina, atrapalhando um pouco visual. Para saber mais, leia: Quando ir a Salta.

Quanto custa o Trem para as Nuvens

Essa viagem não é barata, mas talvez isso se justifique pela experiência de viajar em um dos trens mais altos do mundo. Atualmente, custa ARS 17.600, preço cobrado para turistas estrangeiros que querem fazer o percurso de ônibus e trem.

Os ônibus são confortáveis e somos acompanhados por guias bem treinados durante todo o tempo. Apenas o café da manhã e o lanche da tarde estão inclusos no preço. O almoço é pago por fora.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Eu almocei em um dos restaurantes que funcionam no Centro de Informação Turística de San Antonio de los Cobres e paguei ARS 180 por um filé de lhama empanado com batatas.

Quem decidir fazer somente a viagem de trem vai pagar ARS 1.590, mas terá que chegar a San Antonio de los Cobres por meios próprios. Em todos os casos, eu recomendo fazer a reserva com antecedência pelo site do Tren a las Nubes.

Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu

Como chegar

Salta é a cidade mais importante do norte da Argentina. Para chegar aqui, você pode voar até o Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Güemes (SAL), que fica a sete quilômetros do Centro. Como você pode imaginar, não há voos diretos do Brasil para cá.

De ônibus, você pode se conectar facilmente a outras cidades da região, como San Salvador de Jujuy, e até mesmo com a capital, Buenos Aires, mas a viagem é longa: são mais de 18 horas dentro do ônibus.

Um site muito utilizado pelos argentinos para consultar horários, preços e comprar passagens de ônibus é o Plataforma 10. Para saber mais, leia: Como chegar a Salta.

Onde ficar em Salta

Como você deve imaginar, Salta tem muitas opções de hospedagem. Aqui, o melhor lugar para ficar é no centro, nos arredores da praça 9 de Julio. Especialmente, se você vem à cidade para fazer a viagem no Trem para as Nuvens, essa localização é uma mão na roda, porque você pode até ir para a estação a pé. Veja todas as opções de hospedagem em Salta.

Onde comer em Salta

A carne argentina é muito famosa e você tem que experimentar isso aqui em Salta. Um bom lugar para comer uma parrilla é o La Casona del Molino, um tradicional restaurante que tem apresentações voluntárias de música tradicional: são vários ambientes e qualquer pessoa pode levar seu violão para tocar e cantar. É sensacional.

Jamais vá embora de Salta sem comer as tradicionais empanadas salteñas e sem degustar os ótimos vinhos produzidos na região: as vinícolas que mais ouvi falar aqui são a El Porvenir e a El Esteco.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

O peso argentino, identificado pela sigla ARG, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde de 1º de setembro de 2022, não há mais restrições ou requisitos de entrada na Argentina relacionados à pandemia de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar para a Argentina sem o seguro viagem não e uma boa ideia.  Sem ele, você poderá ter que pagar caro, caso precise de uma consulta médica ou de atendimento hospitalar.

Ter um seguro viagem é ainda mais importante se você for viajar para áreas mais remotas do país, como a Patagônia e o norte argentino – na região de Jujuy e Salta, muitas pessoas se sentem mal por causa da altitude.

Além disso, o custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

36 respostas

  1. Oi, Ricardo.
    Salta é o ponto de partida e San Antonio de Los Cobre o ponto de chegada.
    Você não vai conseguir alugar carro em San Antonio de Los Cobres. :/
    Um abraço.

  2. Oi, Altier.

    Bom dia.

    Excelente, a sua viagem.

    Eu irei para Mendoza e, agora, quero subir mais um pouco e fazer essa viagem de trem, mas quer esclarecer dois pontos:

    O trem sai de Salta ou apenas de San Antonio de Los Cobres, fazendo ida e volta?

    Saindo de San Antonio de Los Cobres, o traje de Salta até lá pode ser feito em carro alugado?

    Muito Obrigado.

    Abraço,

  3. Avatar photo Estou em Salta, e vamos fazer o passeio.de do trem das nuvens pagamos 35.000,00 na passagem e nos onibus de ida e volta, achamos bem caro, porém, vale um gosto.0 disse:

    Oi pessoal, eu e marido vamos fazer o passeio do trem nas nuvens, o valor está 35.000,00 pesos, ou seja bem caro, este valor da direito a passagem do trem , mãos o translado de ida e volta do ônibus.

  4. Estou procurando no site para o mês de janeiro de 2023 mas não encontro. Só até dezembro. Ele não opera no mês de janeiro? Sonia Luyten

  5. Não, Nelson.
    Quem vai do lado esquerdo precisa trocar de lado para ver outra paisagem.
    É que o trem não dá meia-volta, ele anda de frente pra trás e de trás pra frente.
    Entendido? rs
    Um abraço.

  6. Uma observação: se vc vai no lado esquerdo e troca de lado na volta, continuará vendo a mesma paisagem! Ficar no mesmo lado é que permite ver os dois lados, não é? (Um na ida e outro na volta…)

  7. Boa tarde.
    Na sua postagem sobre Trem para as Nuvens, vc informa que o preço do pacote completo é ARS 2.570, mas qdo acesso ao link q vc tb indica,Tren a las nuves, o preço médio é ARS 17.500. Saberia informar o motivo de toda essa diferença nos valores? Obrigado.

  8. Olá Altier! Amigo, fiz esta viagem inteira, ida e volta, em outubro de 2010. entre Salta e o Viaduto La Polvorilla. É simplesmente deslumbrante!!! Sua descrição do trajeto é exata e perfeita. As cores das montanhas, a vegetação que vai rareando, tudo maravilhoso. Excelente!

  9. Oi, Silvia.
    Três dias em Salta.
    Gostei muito e ficar em Purmamarca. Dela, dá para fazer outros passeios pela região.
    Um abraço.

  10. Oi, Altier
    Vou para Salta dia 7 março e retorno dia 15 de março. Quanto tempo acha que devo ficar em Salta a fim de aproveitar bastante e qual seria o outro local para ficar (Jujuy, Purnamarca, Cachi)? Muito obrigada e adorei encontrar o seu blog.

  11. Oi, Criatiano.
    Olha, não conheço relatos e não vi nada relacionado a isso. Talvez, no verão, seja possível. Mas lembre-se da altitude e de seus perigos.
    Um abraço!

  12. Oi Altier, tudo bem? Sabe dizer se o pessoal costuma fazer trekking nessa região?(fazendo o trajeto do trem), temos camping pela cidade? ou apenas pousadas….

    Parabéns pelo blog.

    Cristiano

  13. Por favor qual o nome ou site para comprar passagens desta maravilhosa viagem
    Pois antes de morrer quero fazer a viagem grato Angelo.gomes

  14. Oi, Fabiola.

    Pode ser uma boa ideia sim, especialmente se tiver tempo.
    Como falei, eu fui de ônibus, mas acredito ser uma boa.
    Tenho uma conhecida de Salta que, na época, comentou comigo já ter feito.
    Aproveite.

    Um abraço.

  15. Oi, Rafael.

    Retorna tarde, umas 20h.
    Você pode conferir no site da agência Tren a las Nubes.

    Um abraço.

  16. Altier, bom dia!!!

    Muito legais tuas fotos e o relato da viagem… No passeio com o onibus saindo de Salta + o trem, qual horário o ônibus retorna para Salta? Estava vendo uns voos a noite para Buenos Aires, mas tenho receio de perder devido ao horário do onibus..

    abraços!

  17. Oi, Priscilla.

    Eu comprei no site o passeio que sai de Salta, há esta opção lá.
    Sai de alta de ônibus, vai até San Antonio, entra no trem e retorna pra Salta de ônibus.

    Um abraço;

  18. Olá, Altier! Vou para Salta agora em outubro. Você comprou o trem com antecedência? Vou sozinha. Estou vendo passeios que incluem a saída de Salta, a parada no vilarejo e o trem. Você comentou que comprou direto no site do trem, como se deslocou até Santo Antônio de los cobres? muito obrigada!

  19. Olá Altier!
    Você comprou o bilhete antecipadamente e pela internet? Porque não consigo comprar diretamente pelo site deles, acho que não aceitam cartão internacional.
    Obrigada

  20. Oi, Carolina.

    Eu fiquei três dias (duas noites) e vi o básico, porque a minha prioridade era o trem para as Nuvens.
    Tem mais coisas nessa região que eu não conheci. Se tiver tempo para explorar tudo com calma, acho que cinco dias.

    Um abraço.

  21. Oi, Altier! Boa noite!
    Adorei seu relato sobre o passeio no Trem das Nuvens.
    Estive em Salta a uns 4 anos e não consegui ir, o trem não estava operando (naquela época, acho que ele partia de Salta e voltávamos de ônibus).
    Agora estou me programando para retornar em março e já estou colocando o dia para o Trem das Nuvens, inclusive já verifiquei tudo no site, só não comprei o bilhete ainda.
    Gostaria que me falasse o lado do trem que seria mais interessante para a viajem de ida, mesmo que vá trocar de lugar na volta. Mas já queria ir na janela, observando a paisagem e fotografando.
    Agradeço e parabéns pelas informações e fotos!
    Denise

  22. Altier, boa tarde! Qual empresa vc contratou para fazer os passeios em Salta? Vou para lá esse mês e não sei qual empresa contratar para fazer os passeios, a maioria oferece os mesmos passeios.
    Agradeço a atenção, Regina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1