Como chegar a Ushuaia

2

Atualizado em 5 de março de 2018

Quando chegar a Ushuaia, você já pode dizer para todos que pisou no Fim do Mundo. A Terra do Fogo é famosa por ser o ponto mais ao sul do planeta. Apesar do nome, o que você encontra por aqui é, basicamente, frio e neve.

Reserve já o seu hotel em Ushuaia e garanta os melhores preços.

Mas, não deixe isso lhe assustar, já que esse clima faz parte do charme da região. Para escolher a melhor época de conhecer o Fim do Mundo, eu sugiro que você leia: Quando ir a Ushuaia. Para quem quer incluir o destino nas próximas viagens, é preciso saber que é possível chegar a Ushuaia voando, por terra ou em navios de cruzeiro.

Antes de prosseguir, dê uma olhada no post do blog Volto Logo com sete dicas para sua viagem à Patagônia. Leia também o relato publicado no Mapa na Mão, sobre a viagem a Ushuaia.

Como chegar a Ushuaia

De avião | De qualquer forma, saindo do Brasil, você irá parar em Buenos Aires. Da capital Argentina, são 3h45 de voo até o Fim do Mundo. A Aerolíneas Argentinas tem voos diários para lá. Alguns são com escala em El Calafate, e a Latam também tem um voo todos os dias.

O Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas (USH) é pequeno e tem um fluxo reduzido de voos, além disso, a estrutura também não é grandes coisas. Lá dentro, você encontra o mínimo necessário, como um free shop, uma lanchonete, balcão de informações e locadores de carro.

Do aeroporto até o centro são apenas sete quilômetros de distância, que você pode percorrer de carro ou de táxi.

Como chegar a Ushuaia

Vista aérea do aeroporto de Ushuaia. Foto: Wikipédia

De carro e ônibus | Chegar a Ushuaia de carro ou de ônibus saindo de Buenos Aires significa percorrer três mil quilômetros. Ou seja, é para quem está com tempo e quer encarar uma longa aventura pela estrada.

Como a viagem é comprida, não há uma única empresa de ônibus que faça esse trajeto, sendo necessário fazer várias conexões no caminho. Isso deixa o percurso cansativo, mas são vários os viajantes que escolhem chegar a Ushuaia por terra simplesmente porque isso faz parte da aventura.

Se você estiver dirigindo, saiba que não há mistérios no caminho: existe uma rota única de acesso ao Fim do Mundo por via terrestre, Ruta Nacional 3, que se inicia em Buenos Aires. Durante o inverno, você precisa estar preparado para encarar a neve e o gelo na estrada.

Quem estiver no lado chileno, de Punta Arenas e de Puerto Natales, há voos operados pela Sky Airline durante o verão. Para quem estiver em Punta Arenas, as principais empresas de ônibus que fazem essa rota são Tecni Austral e Bus Sur.

Como chegar a Ushuaia

A rodovia que vai de Buenos Aires a Ashuaia.

De navio | Há cruzeiros de expedição que chegam a Ushuaia. Eu fiz a viagem no navio de cruzeiro Stella Australis, que faz a rota entre Punta Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina, passando pelo mítico Cabo de Hornos, o pedaço de terra mais ao sul do mundo, antes da Antártica. Há vários roteiros e os preços podem chegar a USD 10 mil.

Como chegar a Ushuaia

O navio que viaja pela Patagônia chilena e chega a Ushuaia.

Veja todos os posts sobre Ushuaia

Minha viagem teve o patrocínio de Cruzeiros Australis.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário