Como chegar a Ushuaia: as possíveis rotas para encontrar o Fim do Mundo

2

Atualizado em 12 de abril de 2021

Descobrir como chegar a Ushuaia é a mesma coisa que querer ir para Fim do Mundo, já que a Terra do Fogo é famosa por ser o ponto mais ao sul do planeta. E, apesar do nome, o que você encontra por aqui é, basicamente, frio e neve.

Para escolher a melhor época de conhecer o Fim do Mundo, eu sugiro que você leia: Quando ir a Ushuaia. Para quem quer incluir o destino nas próximas viagens, é preciso saber que é possível chegar a Ushuaia voando, por terra ou em navios de cruzeiro.

Como chegar a Ushuaia

De avião

De qualquer forma, saindo do Brasil, você irá parar em Buenos Aires. Da capital Argentina, são 3h45 de voo até o Fim do Mundo. A Aerolíneas Argentinas tem voos diários para lá. Alguns são com escala em El Calafate, e a Latam também tem um voo todos os dias.

Como chegar a Ushuaia

Foto: Alexander Klink

O Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas (USH) é pequeno e tem um fluxo reduzido de voos, além disso, a estrutura também não é grandes coisas. Lá dentro, você encontra o mínimo necessário, como um free shop, uma lanchonete, balcão de informações e locadores de carro.

Do aeroporto até o centro são apenas sete quilômetros de distância, que você pode percorrer de carro ou de táxi.

De carro e ônibus

Chegar a Ushuaia de carro ou de ônibus saindo de Buenos Aires significa percorrer três mil quilômetros. Ou seja, é para quem está com tempo e quer encarar uma longa aventura pela estrada.

Como a viagem é comprida, não há uma única empresa de ônibus que faça esse trajeto, sendo necessário fazer várias conexões no caminho. Isso deixa o percurso cansativo, mas são vários os viajantes que escolhem chegar a Ushuaia por terra simplesmente porque isso faz parte da aventura.

Como chegar a Ushuaia

Se você estiver dirigindo, saiba que não há mistérios no caminho: existe uma rota única de acesso ao Fim do Mundo por via terrestre, Ruta Nacional 3, que se inicia em Buenos Aires. Durante o inverno, você precisa estar preparado para encarar a neve e o gelo na estrada.

Quem estiver no lado chileno, de Punta Arenas e de Puerto Natales, há voos operados pela Sky Airline durante o verão. Para quem estiver em Punta Arenas, as principais empresas de ônibus que fazem essa rota são Tecni Austral e Bus Sur.

De navio

Há cruzeiros de expedição que chegam a Ushuaia. Eu fiz a viagem no navio de cruzeiro Stella Australis, que faz a rota entre Punta Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina, passando pelo mítico Cabo de Hornos, o pedaço de terra mais ao sul do mundo, antes da Antártica. Há vários roteiros e os preços podem chegar a USD 10 mil.

Como chegar a Ushuaia

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros  não precisam de visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias. 
Documentos | Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.
Moeda | O peso argentino (ARG) é a moeda local. Para sua viagem, leve reais ou dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | Nenhuma vacina é obrigatória, mas é indicado estar vacinado contra covid-19 (veja abaixo).

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

A Argentina tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país. Desde o dia 07/04/2022, é necessário atender às seguintes exigências:

  1. Preencher a Declaración Jurada Electrónica para el Ingreso al Territorio Nacional pelo menos 48 horas antes da viagem;
  2. Apresentar seguro de saúde covid-19 com cobertura para hospitalização, isolamento e transferência médica;

Recomenda-se que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país.

Se um caso positivo ou suspeito de covid-19 for detectado ou relatado no ponto de entrada, poderá ser necessário fazer quarentena.

Para saber mais, acesse o site oficial da Dirección Nacional de Migraciones da Argentina.

SEGURO VIAGEM

Desde que reabriu as fronteiras,  o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório.  Sem ele, você será impedido de entrar no país.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais sobre a Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.