Quando ir a Ushuaia, na Argentima: explore o mítico Fim do Mundo

0

Atualizado em 29 de julho de 2020

Quando ir a Ushuaia

Decidir quando ir a Ushuaia é um passo amais para riscar de nossa lista de destinos o mítico Fim do Mundo.

Considerada a cidade mais ao sul do planeta, essa pontinha da Argentina atrai muitos turistas durante o ano todo. Eu, claro, não poderia deixar a cidade de fora e passei por lá quando fiz um cruzeiro pela Patagônia.

Localizada na região conhecida como Terra do Fogo, muita gente organiza um roteiro incluindo, também, El Calafate, cidade turística da argentina.  Mas, antes disso, a atividade principal é admirar a grandeza da natureza, as paisagens e, inevitavelmente, o gelo que chega com força no inverno.

A temperatura média da água em dezembro A Águia fica mais quentinha de novembro a janeiro, cerca e 90 graus

Quando ir a Ushuaia

Graças a essa localização tão especial, o clima por aqui é um tanto peculiar. As estações não são definidas como estamos acostumados, por isso, a melhor época para você ir a Ushuaia vai depender, claro, do que você quer ver.

O clima é instável em qualquer época do ano, e tende a mudar muito de um dia para o outro. A temperatura média anual é de seis graus, mas, mesmo com esse frio todo, a neve não aparece sempre. Além do termômetro, é preciso considerar o vento em Ushuaia, que faz a sensação térmica ser ainda mais baixa.

Quando ir a Ushuaia

Verão

Mesmo que as fotos da chamada Terra do Fogo sempre remetam ao frio, a melhor época para ir a Ushuaia é no verão. Isso porque, nesse período, o frio não é tão intenso e você consegue aproveitar mais as atividades ao ar livre.

A temperatura média do verão é dez graus, com máximas de até 18. É durante a estação mais quente do ano que os dias têm cerca de 17 horas de sol, sendo também a melhor época parar observar os pinguins.

Quando ir a Ushuaia

As chuvas são bem distribuídas o ano inteiro e se mantém leve, por isso não deixe os chuviscos lhe assustarem na hora de aproveitar os passeios.

Inverno

É aqui que você encontra a mais longa temporada de frio da América do Sul. Apesar de o verão ser ideal para as atividades de caminhada e para explorar a região, o inverno é a melhor estação para quem quer se jogar nos esportes de neve.

A temperatura está quase sempre abaixo de zero e a neve se faz bastante presente nessa época. Compensando as 17 horas de sol do verão, se escolher ir a Ushuaia no inverno, você vai pegar dias com apenas seis horas de claridade.

QUANDO IR A USHUAIA
Mês Mínima Máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 5 13 39  14
Fevereiro 5 13 45  13
Março 3 12 52  14
Abril 2 9 56  13
Maio 0 6 53  12
Junho -1 4 48  12
Julho -1 4 36  11
Agosto -1 5 45  12
Setembro 0 8 41  12
Outubro 2 10 35  12
Novembro 3 12 34  12
Dezembro 4 13 42  14
 
Informações Básicas
Visto | Brasileiros  não precisam de visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias. 
Documentos | Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de 10 anos.
Moeda | O peso argentino (ARG) é a moeda local. Para sua viagem, leve reais ou dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem, mas é indicado ter um seguro viagem.

Veja mais sobre a Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário