Quando ir a Buenos Aires: veja qual a melhor época para sua viagem

0

Atualizado em 29 de julho de 2020

Escolher quando ir a Buenos Aires depende, puramente, do seu gosto pessoal. Isso porque a capital argentina pode ser aproveitada durante todo o ano.

Mas, é importante saber o que vamos encontrar em cada época do ano, não é mesmo?

As estações são bem definidas, mas, além de levar em conta a temperatura, é preciso considerar a época de alta estação, quando os hotéis e os atrativos turísticos ficam mais lotados – e mais caros.

Isso porque a capital da Argentina é um destino muito procurado por brasileiros. Não só porque a cidade é muito agradável – com aquela arquitetura europeia –, mas porque ir a Buenos Aires acaba saindo barato: as promoções de passagem aérea estão aí para nos ajudar.

Eu ainda lembro que o câmbio sempre nos favorece: mesmo com a inflação galopante que a Argentina enfrenta nos últimos anos, ainda vale a pena se planejar para esta viagem – especialmente com a alta do dólar.

Quando ir a Buenos Aires

Quando ir a Buenos Aires

Verão

A estação mais quente do ano vai de dezembro a fevereiro. Se escolher ir a Buenos Aires no verão, você encontrará uma cidade mais tranquila, com pouco trânsito e menos filas nos teatros e museus. Isso se deve ao fato de que, durante as férias, boa parte da população migra para as cidades praianas.

A calmaria pode ser um ponto positivo, mas é preciso lembrar que os dias são, de fato, quentes, podendo chegar a 36 graus e se mantendo, quase sempre, nos 30 graus.

É nessa época que acontece o festival Verano en la Ciudad, com shows em diversos bairros de Buenos Aires, exibindo diferentes estilos de música e – para ficar ainda melhor – com todas as atividades gratuitas.

Inverno

O frio chega por aqui entre os meses de junho e setembro. Durante o inverno, assim como no verão, a cidade fica mais calma, mas por um motivo diferente: raramente as temperaturas vão superar os 10 graus. O ar fica seco e gelado, mas a neve não dá as caras por aqui.

Nesse período, o frio é mais forte de manhã cedo e à noite. Os únicos momentos em que você pode apreciar um calorzinho de quase 15 graus é quando o sol aparece e a sensação térmica sobre um pouco. Julho é o mês mais frio.

Quem escolhe ir a Buenos Aires no frio pode aproveitar o Festival Mundial de Tango, que acontece em agosto.

Como você sabe, esse ritmo musical é um dos elementos mais tradicionais do país e, nessa época, 15 dias são destinados a exibições e concertos em várias áreas da cidade, com a garantia de encontrar um lugar para aprender a dança a qualquer momento.

Quando ir a Buenos Aires

Primavera e Outono

Março, abril, outubro e novembro são, na minha opinião, os melhores meses para ir Buenos Aires. É que, nas chamadas meias-estações, a capital da Argentina tem temperaturas agradáveis, com mínima de 15 e máxima em torno dos 20 graus.

Nesses meses, as programações culturais estão no auge, mas, o ponto negativo desta época é o maior movimento e número de pessoas na cidade.

Quando ir a Buenos Aires

No final do mês de abril, por exemplo, acontece a Feira Internacional do Livro em Buenos Aires, evento que muitos consideram imperdível. Em outubro o Festival Internacional de Buenos Aires chama atenção com muita dança, música, teatro e artes visuais exibindo as novas tendências do mundo das artes cênicas.

O Festival Internacional Buenos Aires Jazz é o destaque de novembro, considerado uma tradição, com diversos músicos locais e internacionais realizando concertos nos principais teatros a ao ar livre.

Mais um motivo para ir a Buenos Aires durante as meias-estações é para aproveitar o Festival Internacional de Cine Independente de Buenos Aires, que acontece em abril. Este é um festival de cinema reconhecido no mundo todo, com prêmios para os melhores filmes em diversas categorias.

Agora que você já sabe quando ir a Buenos Aires, dê uma olhada nos hotéis que eu recomendo. Você encontra várias opções em: Onde se hospedar em Buenos Aires.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros  não precisam de visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias. 
Documentos | Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de 10 anos.
Moeda | O peso argentino (ARG) é a moeda local. Para sua viagem, leve reais ou dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem, mas é indicado ter um seguro viagem.

Veja mais sobre a Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em