Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Santa Cruz de la Sierra: atrações imperdíveis

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Ao contrário do que você, talvez, pense, há muito o que ver e fazer em Santa Cruz de La Sierra, a segunda cidade mais importante da Bolívia.

Santa Cruz é, também, a principal porta de entrada de muitos brasileiros que chegam aqui para estudar ou para turistar: com uma economia pujante e em vigoroso crescimento, Santa Cruz de La Sierra é o ponto de partida para conhecer o resto do país sem gastar muito.

Além disso, fácil encontrar opções baratas de hospedagem, alimentação e transporte. Isso porque suas rodovias e seus aeroportos nos ligam facilmente a cidades como Potosí, Uyuni, Sucre e La Paz.

Seguro viagem para a Bolívia

Apesar de não ser obrigatório, viajar para a Bolívia sem um seguro viagem não é uma boa ideia.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Entenda Santa Cruz de la Sierra

A lógica de Santa Cruz de la Sierra é muito simples e encontrar-se em suas ruas não será complicado.

São doze bairros conectados por quatro principais vias que são chamadas de anéis. No centro está a Plaza 24 de Septiembre.

Aliás, tudo acontece ao redor da praça e, aqui, no Centro Histórico, estão os principais prédios públicos, alguns museus, a Catedral Basílica e ainda alguns bares e restaurantes.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Praça Principal: seu ponto de partida

Com isso claro, siga avante na doce tarefa de descobrir o que fazer em Santa Cruz de la Sierra que, embora seja percebida por muitos como uma cidade de negócios e de passagem, tem um roteiro que inclui opções culturais, de visitação do patrimônio histórico, de contato com a natureza e para saciar a fome com pratos tipicamente reconhecidos.

Sem falar, é claro, no povo receptivo e simpático que vive aqui.

Se tiver tempo e um pouco mais de dinheiro, planeje conhecer os arredores da cidade. Descansar nos balneários e parques aquáticos, como o Biocentro Güembé, ou visitar povoados e ruínas ancestrais, como Samaipata, pode ser uma opção interessante.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Basílica de San Lorenzo

Com uma arquitetura que se destaca facilmente em meio a outros prédios, a catedral é a construção mais emblemática da cidade. Aqui, visite o museu com peças sacras e suba até uma das torres da igreja para ver Santa Cruz de la Sierra do alto.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

A Basílica fica na Plaza 24 de Septiembre, e as visitas acontecem diariamente das 8h às 21h. A torre fica aberta das 8h às 12 e das 15h às 18h30, e a entrada custa BOB 3. O museu abre das 15h às 18h.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra width=

Manzana UNO

Esse espaço cultural interativo é muito interessante, especialmente se você estiver com crianças ou sentir-se uma. Quando estive aqui, havia uma mostra sobre histórias infantis, e os visitantes podiam fazer parte dos cenários.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

O Manzana UNO fica na Calle Independencia e abre de segunda a domingo, das 10h às 12h30 e das 16h às 21h. A entrada é gratuita.

Casa de la Cultura

Esse lugar é imperdível para quem gosta de arte. Funcionando há quase 50 anos, ele abriga exposições de artistas bolivianos e estrangeiros. Durante minha visita à cidade, eu vi uma fantástica mostra com esculturas sensacionais.

A Casa de la Cultura fica na Calle Libertad, 65, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 16h às 21h. Nos sábados e domingos, das 16h às 21h, e a entrada é gratuita.

Zoológico

Antes de torcer o nariz para essa atração, vá conhecê-la. Com o objetivo de ser um centro de educação ambiental e conscientização da população sobre a importância de preservar o ambiente, o zoológico abriga e cuida de animais que foram vítimas de maus-tratos, sendo que alguns correm sério risco de extinção.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Em seus corredores arborizados estão antas, onças, ursos, lontras, jacarés e muitas aves, como araras, flamingos e gaviões. O zoo fica na Tercer Anillo Interno Radial, 27, e funciona diariamente, de 9h às 18h. A entrada custa BOB 15.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Parque el Arenal

No agitado centro de Santa Cruz de la Sierra, esse parque é, na verdade, o resultado da urbanização de um antigo lago que existia aqui. Apesar de pouco arborizado, ele é um ponto de encontro e de descanso dos moradores e trabalhadores da região.

Evite ostentar objetos de valor e caminhar por aqui durante a noite.

Balada

Se quiser curtir a noite boliviana, vá à mais famosa balada da cidade: a Pink. A casa é legal, mas não estranhe se ninguém dançar. Diferentemente do que acontece no Brasil, as pessoas vão à boate para ficar em grupinhos conversando e movimentando levemente o corpo. É meio sem graça, para falar a verdade.

Outra coisa estranha é que a boate tem garçons. Você faz o pedido a eles e só paga na hora em que for embora. O pagamento da entrada é feito exclusivamente em dinheiro, mas as bebidas podem ser pagas com cartão.

Como visitar 

Quando ir a Santa Cruz de la Sierra

Santa Cruz de la Sierra tem o céu ensolarado o ano inteiro, exceto em dois períodos: as duas primeiras semanas de janeiro são regadas com muita chuva e, em julho, o frio dura cerca de 15 dias.

A temperatura média é de 24 graus e os meses mais quentes estão entre outubro e março.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Há voos direto do Brasil para Santa Cruz de La Sierra. As principais companhias aéreas são a Gol e a BOA. A Latan também chega ao aeroporto de Viru Viru, mas geralmente faz escalas em Lima ou em Assunção.

Muitos brasileiros escolhem, ainda, o temido trem da morte para chegar até aqui. O trem parte da fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Foto: Russland345

Onde comer em Santa Cruz de la Sierra

Eu tenho duas dicas para você comer bem e gastar pouco em Santa Cruz de la Sierra. Em uma de suas noites na cidade, vá jantar na Casa del Camba para comer os melhores pratos típicos.

Nos outros dias, se não quiser gastar muito, vá ao restaurante G77+China. O nome é estranho, mas a comida é boa e barata: a refeição custa BOB 28 e acompanha uma sopa de entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Se quiser saber mais sobre a comida boliviana, leia Comidas da Bolívia: o que comer e beber no país.

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra

Na hora de escolher onde ficar em Santa Cruz de La Sierra,  a lógica é bem simples:  são doze bairros conectados por quatro principais vias, chamadas de anéis, como você pode ver no mapa abaixo.

No centro dos anéis, está a Plaza 24 de Septiembre, e é nos arredores dela que tudo acontece.

Esta região é chamada de Centro Histórico e nela estão os principais prédios públicos, hotéis, museus, a Catedral Basílica e ainda alguns bares e restaurantes.

É a melhor área para ficar em Santa Cruz de la Sierra, mas você também pode dar uma olhada nos hotéis que ficam um pouco mais afastados. Eles têm uma infraestrutura ótima.

Centro Histórico

Eu realmente acho que  o Centro Histórico é a melhor opção  para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Perto do comércio, dos pontos turísticos e com mais opções de transporte, você vai aproveitar melhor os seus dias.

De dia, você pode visitar a Catedral Basílica, alguns museus e comer bem, pagando pouco – bem pouco mesmo. À noite, é comum ter festas e encontros na praça – especialmente durante as férias escolares.

Estar mais perto do Centro não significa que a diária será mais cara. Isso acontece porque há muitas ofertas de hotéis, hostels e de casas particulares também.

Eu acho os preços bem justos, considerando o que é oferecido em termos de conforto, segurança e mobilidade. Por isso,  o Centro ainda ganha no meu ranking.

Estas são as melhores opções do Centro Histórico e arredores.

Cosmopolitano Hotel Boutique

O Cosmopolitano Hotel Boutique é lindo. Com uma decoração caprichada e moderna ele tem ainda a simpatia dos funcionários que sempre são muito elogiados, fazendo com que o atendimento seja uma dos itens mais bem avaliados do hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são ótimos, grandes e muito confortáveis. O café da manhã é formidável, sempre com bastante variedades e pãezinhos bolivianos – eu adoro. A área da piscina é ótima, perfeita para os dias mais quentes. É, sem dúvida, um ótimo lugar para ficar em Santa Cruz de la Seirra.

Hotel Misional

O Hotel Misional é super bem avaliado e para muitos, tem a melhor localização da cidade, uma quadra atrás da Catedral Basílica. É, realmente, uma excelente localização, segura e perto de tudo.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele tem uma decoração mais colonial, com pinturas e tecidos dos povos originais da Bolívia, e isso é um atrativo a mais para quem gosta de conhecer a cultura local. Os quartos são grandes, têm varandinhas e são super práticos.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Hotel Arenal

O Hotel Arenal tem quartos bons, com camas grande e roupa de cama de qualidade. Todos os quartos estão sempre limpos e bem cuidados e isso nos dá a garantia de conforto e tranquilidade. Itens ideais em qualquer hospedagem.

A localização é excelente, a poucas quadras da Plaza 24 de Septiembre, em uma área mais tranquila. O hotel tem uma vista linda da cidade e o café da manhã é bom, se tivesse mais variedades seria melhor. O atendimento é muito elogiado e as piscinas são perfeitas para o calor que faz na cidade.

House Inn Apart Hotel

Para quem gosta de mais espaço e privacidade, o House Inn Apart Hotel é um apart-hotel com suítes bem decoradas, aconchegantes e tem, ainda, serviços de hotel: limpeza diária e café da manha, por exemplo.

Ele fica a uma curta caminhada do Centro de Santa Cruz, em uma área mais residencial. O pátio externo é muito agradável, tem uma piscina grande e toda a equipe do atendimento é muito simpática, nos faz sentir em casa.

Urban Suites Apart Hotel 

O Urban Suites Apart Hotel é perfeito para quem quer passar uns dias a mais na cidade. Ele fica em uma área residencial, perto do Centro e com acesso fácil a todas as partes de Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

São duas opções de apartamento com um ou dois quartos. Todos são muito bem decorados, com camas boas, móveis novos e cozinha bem equipada. O prédio tem uma piscina maravilhosa e o atendimento é sempre muito elogiado.

La Siesta Hotel

A apenas 400 metros da Plaza 24 de Septiembre, o La Siesta Hotel é uma ótima opção para ficar em Santa Cruz de La Sierra. Ele fica No Centro, pertinho do Museu de Arte Sacra e tem muitas opções de restaurante no entorno – você vai caminhar menos de 200 metros.

Além de facilitar suas andanças pela cidade, o café da manhã é bem elogiado e garante energias para o dia. Os quartos são confortáveis, têm televisão e internet boa. Se estiver calor,  fique à vontade para usar a piscina.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Nomad Hostel

O Nomad Hostel é uma ótima escolha para ficar em Santa Cruz de La Sierra. A decoração é clean e todos os ambientes têm uma vibe descolada, com detalhes que fazem a diferença, como móveis em madeira rústica.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hostel tem um bar local, então, diversão não vai faltar. Nas proximidades do hostel, você encontra restaurantes e, se quiser economizar, pode fazer compras no supermercado e preparar suas refeições na cozinha compartilhada.

Bairros mais afastados do Centro

A apenas algumas quadras mais distante do Centro Histórico, onde está a Plaza 24 de Septiembre, a gente encontra hotéis grandões, com aquele conforto característicos das rede internacionais.

Para quem gosta e pode pagar por uma acomodação deste nível, as melhores opções são estas:

Buganvillas Hotel Suites & Spa

O Buganvillas Hotel Suites & Spa é perfeito para quem quer passar um tempo incrível em Santa Cruz de la Sierra. Os quartos são amplos, muito limpos e e super aconchegantes. Tudo fica ainda melhor com a simpatia dos funcionários, que dão um show.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hotel tem vagas de estacionamento, piscinas maravilhosas, academia completa, serviços de SPA, um ótimo restaurante e um bar muito legal. Vale cada centavo, e olha que o custo-benefício é muito interessante.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Hotel Cortez

O Hotel Cortez tem um excelente custo-benefício e é perfeito para quem quer começar ou terminar as férias em grande estilo: relaxando em uma bela piscina. Ele é super bem cuidado, limpo com critérios rígidos, com manutenção em dia e conforto em todas as áreas, dos quartos às áreas de lazer.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

É um excelente hotel para ficar em Santa Cruz de la Sierra, principalmente porque fica em uma área muito agradável da cidade, longe do burburinho, mas com acesso fácil a todas as outras áreas. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Marriott Santa Cruz de la Sierra Hotel

O Marriott Santa Cruz de la Sierra Hotel é o melhor hotel da cidade. A atenção dos funcionários, o conforto dos quartos e os itens de lazer, como a piscina que é maravilhosa, são alguns pontos positivos dele que o fazer ser tão bem avaliado.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele fica em uma excelente área, mais afastada do Centro, mas com uma linda vista da cidade e da natureza que a cerca. Além disso, fica perto da Equipetrol, no quarto anel, uma área cheia de lojas, shoppings e com acesso fácil a toda a cidade. É um lugar incrível para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Novotel Santa Cruz de la Sierra

O Novotel Santa Cruz De La Sierra está novinho e é uma maravilha. Estrutura grande, moderna, arejada e bem iluminada. Decoração impecável, serviços de altíssima qualidade e tudo que a rede internacional tem como padrão.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são magníficos, têm uma vista agradável da cidade, o café da manhã e os pratos do restaurante são ótimos e tudo é muito limpo. Tem brinquedoteca e várias área de convivência. É mais uma excelente opção para ticar em Santa Cruz de la Sierra.

Faixas de preço em Santa Cruz de la Sierra

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Santa Cruz de la Sierra.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro .  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

62 respostas

  1. Oi, Wagner.

    Acho que você nem se deu ao trabalho de ler o texto sobre o trem da morte, né?
    Eu explico exatamente isso.

    Um abraço.

  2. Gente o tal “trem da morte” não existe mais, ele tô tinha esse nome porque transportava pessoas com febre amarela pra ter atendimento e muitas morriam ainda no caminho
    Hoje o trem é moderno com assentos leito e semi leito, procurem no YouTube.

  3. Eu fui a Samaipata sim é achei um lugarejo muito pitoresco e interessante. O clima é bastante agradável e frio à noite e você pode se hospedar em alguns chalés charmosos que existem por lá. As cachoeiras de Samaipata também são imperdíveis para um bom banho e contato com a natureza. Samaipata fica próxima à Santa Cruz, é localizada em uma região de altitude e o melhor acesso a esse lugar é de táxi, com preço a negociar. Vale muito à pena. Recomendo.

  4. Oi, José.

    Santa Cruz não tem uma criminalidade como no Rio de Janeiro, por exemplo.
    O que acontece são pequenos furtos, mas assaltos a mão armada são raríssimos.
    Claro que o país é pobre e tem muita gente necessitada, mas tendo os cuidados básicos dá pra se virar legal.

    Um abraço.

  5. Olá.tudo bem
    Tenho um filho que quer estudar medicina em.Santa Cruz. Como é a questão de segurança? É uma boa opção?

  6. Show de bola seu blog amigo parabéns. Estou de mudança para corumbá e estava querendo iradio de trem mais você disse aí o temido trem da morte, tem algum perigo ou é só história RS.

  7. Olá boa tarde, estou planejando ir até Cusco pegando o trem da morte. Gostaria de alguns dicas sobre a trocar de moeda, pois nunca saí do país. Minha intenção é fazer a percurso completo em 08 dias. Saindo de Corumbá até o Peru. Obrigado

  8. Oi tudo bem. Galera alguém sabe dizer se em Santa Cruz de La Sierra tem algum trem que vai até Buenos Aires e depois até a província de Santa Cruz na Patagonia? Já agradeço…

  9. Olá!! Gostaria de saber como está a estrada de Corumbá(MS) à Sucre. Pois pretendo sair da minha cidade (Ponta Porã (MS), no dia 11/10/2017. Pretendo ir até Sucre, Potosi y Uyuni.

  10. Legal estive lá a duas semanas e em relação a dançar nas casas de show eles dançam sim,lá também tem um sambódromo que eles chamam de cambodromo como são conhecidos como cambas eis o nome diferente do nosso.
    Sobre a violência se você vive no Rio qualquer cidade da America do Sul você tira de letra.
    Como gosto de aventuras na próxima me arrisco no trem da morte se tivesse lido antes ,talves iria nele kkk
    Valeu e esse artigo ajudará muito quem quiser conhecer a cidade

  11. Oi, Douglas.

    Não acho perigoso, já que esta é uma rota bastante turística. Fiz um trajeto semelhante em janeiro de 2015, só acho que você deve observar alguns pontos:
    1. A altitude em alguns trechos pode causar enjoo, vômito e dor de cabeça;
    2. É preciso se hidratar bastante por causa da baixa umidade do Atacama;
    3. Não faça jornadas longas demais, pois pode ser cansativo para os menores;
    4. Fique atento quanto a documentação exigida para o carro e para os passageiros. veja isso: Bolívia de carro: tudo o que você precisa saber.
    5. Esteja preparado para o frio e sempre use protetor solar.
    6. Se quiser saber mais, veja este guia: Guia Bolívia: lugares incríveis.

    Um abraço e boa viagem.

  12. Bom dia!! Estou programando uma expedição para o mês de novembro de 2017 que cortará a Bolívia, saindo de Corumba até Santa Cruz de La Sierra depois para Sucre em seguida Uyuni finalizando em Iquique no Chile, nos vamos em dois carros, você acha arriscado levar meus filhos um de 17 anos e uma menina de 5 anos nesta expedição?

  13. Muito Boa Reportagem.
    Uma dica a todos, vão para as regiões do terceiro e quarto anillos, muitos mercados gigantescos a céus abertos, comida tipicas a preços viáveis, e muita coisa diferente para conhecer.
    fiquei um ano lá e posso afirmar, o lugar é incrivel e muito acolhedor.

  14. Estive em Santa Cruz em 2013 e gostei bastante da cidade, pequena e acolhedora… Infelizmente não visitamos todas as atrações pois era o começo do nosso mochilão pela América do Sul e usamos a cidade como início somente… Belo post cara! 🙂

  15. Oi, JK@arlo.

    O aeroporto não fica tão perto do centro, mas dá tempo suficiente para você conhecer um pouco do centro. E, como o táxi é realmente muito barato, dá pra fazer um bate-volta nessas doze horas.
    Se você ficar na área histórica – nos arredores da Plaza 24 de Septiembre -, não terá problema com segurança. Os índices de criminalidade contra turistas na Bolívia são baixos. O que tem por aqui é gente querendo nos passar a perna. Fique esperto.

    Um abraço.

  16. Oi, Altier! Antes que nada, muito, muito legais e úteis tuas postagens! MUITO OBRIGADO!!!
    Cara, minha esposa e eu vamos pegar um voo daqueles cheios de conexões partindo de Natal/RN (BRA) com destino a Cartagena de Indias (COL); uma delas será justamente no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra – ficaremos do meio-dia até a meia-noite na cidade.
    Como serão muitas horas sem fazer nada, você acha que dá pra deixar o aeroporto e ir dar uma volta pelo centro da cidade? É seguro? É perto do aeroporto? O que recomenda fazermos nesse tempo?
    Desculpe o excesso de perguntas – ansiedade pré-viagem! 🙂

  17. Oi, Luiz.

    Eu ainda não fiz essa viagem de trem, mas tenho muita vontade.
    O que tenho ouvido é que é uma viagem cansativa, desconfortável e um pouco insegura – principalmente em relação a bagagem. Mas, tudo isso é compensado pela experiência e pela paisagem.
    Já está na minha lista.

    Um abraço.

  18. Olá, Altier, tudo bem?

    Sabe me informar sobre o trem que parte de Porto Quijarro até Santa Cruz, se é uma viagem tranquila e segura? Sou de Campo Grande e estou querendo ir de ônibus até Corumbá e de lá atravessar e seguir a viagem de trem. Apenas para aventura. A volta farei de Avião… rs.

    Abraços.

  19. Oi Silvia,

    Sim, dá tempo. Acredito que em, aproximadamente, 30 minutos você faça esse trajeto.

    Um abraço.

  20. Parabéns pelo blog. Estou planejando passar um mês na Bolivia , pretendo chegar de avião em Santa Cruz as 12.20 e pegar um vôo pra Sucre as 17.45.Nesse intervalo você acha que dá tempo de eu ir de taxi até a praça principal tirar umas fotos fazer um lanche e voltar ? Quanto tempo de taxi nesse percurso?

  21. Muito obrigada pela gentileza em responder tão prontamente!
    Seguirei assim suas dicas!
    Valeu! Abraço!

  22. Oi Carolina,

    Jamais troque dinheiro com cambistas de rua – isso vale para outros países também. Você tem duas opções mais seguras: trocar em lojas oficiais ou sacar direto nos caixas automáticos usando o cartão do seu banco. Mas lembre-se que é preciso desbloquear o cartão para uso no exterior. Assim o risco de receber notas falsas na hora do câmbio é zero. Já no dia a dia… aí são outros quinhentos. 😉

    Um abraço e vá com fé!

  23. Olá Altier,

    Primeiramente gostaria de elogiar seu blog, os posts são ótimos. Informativos, sucintos e bem humorados.
    Farei um mochilão agora em Agosto. Destinos: Bolívia, Peru e Chile. Vi em outro post seu sobre dinheiro falsificado, o que me deixou bastante preocupada. Qual seria sua sugestão para evitar uma situação como esta?
    Podemos “cambiar” em casas de câmbio ou é mais fácil pelas ruas de Santa Cruz.
    Desculpe enche-lo de perguntas desta forma, mas será meu primeiro mochilão e a ansiedade está no máximo.
    Obrigada e continue nos ajudando com seus posts!

  24. Meus parabéns pelo seu post. Me esclareceu varias duvidas. Se Deus quiser, estarei indo a Santa Cruz no dia 13 de Junho.

  25. Muito legal seu post, estou planejando um roteiro que engloba Santa Cruz de La Sierra, as informações estão claras e objetivas.

  26. Oi Priscila,

    Como estive apenas nos lugares turísticos, não tive problemas com segurança. Geralmente essas áreas são mais vigiadas e isso inibe a ação de bandidos. Portanto, não posso lhe dar uma informação sobre a situação geral da cidade. Assim como sobre educação, já que meu foco é escrever para quem vai passear na cidade.

    Um abraço e sucesso na nova casa. 😉

  27. Altier, bom dia!

    Adorei seu post, muito útil.
    Eu estou de mudança para Santa Cruz de la Sierra com meu marido e dois filhos (1 ano e 5 anos). Gostaria que pudesse me falar algo sobre a educação lá e os perigos da cidade. Não falo espanhol muito bem e estou insegura com relação à cidade.

    Obrigada.

  28. Oi Altier! Gosto muito de ler e com certeza esse será uns dos blog que lerei sempre. Parabéns. Fala muito bem do meu país, sou Boliviano e moro em Santa Cruz, assim que precisar qualquer coisa estarei sempre ligado no seu blog. Parabéns mais uma vez. Abrazão!

  29. Olá meu amigo, adorei seu post. Voce saberia me informar quanto que custa mais ou menos o parque aquatico Biocentro Güembé? Agradeço desde já!

  30. Opa Leozinho,

    Cara, você pode fazer a viagem de ônibus. A rota que passa por Cochabamba e La Paz te mais opções. Depois cruze a fronteira em Copacabana-Puno e, então, suma para MaPi. Os ônibus são ótimos e as tarifas não são caras (há várias opções, para quem quer pagar pouco ou mais caro um pouco). Veja esse post: https://www.penaestrada.blog.br/empresas-de-onibus-no-peru/

    Você pode também se informar lá por transporte clandestino, mas eu não me responsabilizo se ficar sem um rim (brincadeira)

    Um abraço.

  31. Bom dia Altier,

    Gostei muito de sua pagina de guia, estou com muito interesse em ir a Bolívia – Santa Cruz, porém não conheço a região, vou a procura de ingressar na faculdade de UNIFRANZ, processo seletivo 2016,
    Peço a você referência para esta viagem,

    Saída de Altamira-PA,

    Desde já agradeço,

  32. Olá, muito bom o site.
    Estarei partindo de São Paulo em janeiro com alguns amigos, chegaremos de pinga-pinga até Corumbá e de lá pegaremos o trem da vida até Santa Cruz, mas temos como destino final Cusco e Machu Picchu, gostaria de saber rotas alternativas de Santa Cruz para o Peru e que sejam abaixo do preço convencional kkkkk…

    Abraços e parabéns.

  33. Oi Marcela, adrenalina aumentando a cada dia. Tb desembarco em Santa Cruz dia 9/set pra ficar 2 dias e conhecer Samaipata, podemos ir juntas nessa descoberta, que tal? Sobre hostels, além do Loro Loco e do Residencial Ikandire, vi tb o Hostel Los Aventureros e La Jarra Backpackers Hostel, ambos próximos à praça. Se tiver afim manda msg no face, Renata Guaranha, ok!? Abraços e boa viagem.

  34. Oi Marcela,

    É difícil dar minha opinião sobre o LoroLoco porque não o conheço. 🙂 Não, eu não fui a Samaipata. 🙁

    Um abraço e boa viagem.

  35. Oi Altier, tudo bem?
    Estou indo para Bolívia agora no dia 9 de setembro e queria umas dicas suas. Já salveis seus posts no e-mail para me socorrerem na viagem, caso precise.
    Ficarei dois dias em Santa Cruz, em seguida passo mais um em Sucre e desço pro Salar.
    Queria duas ajudinhas.
    1. Reservei o hostal LoroLoco, porque vi indicações dele no mochileiros.com e muita gente falou de lá, mas fiquei pensando se lá não era vibe balada demais. Achei um charme este albergue que você indicou, embora um pouco mais caro que o LoroLoco, mas queria tua opinião se vale a pena pagar um pouco mais e ficar nele mesmo. (se achar chato responder isso, podes me mandar um e-mail?)
    2. Como só ficarei dois dias em Santa Cruz, pensei em conhecer Samaipata. Tu fostes? Vale a pena? Se fosse escolher um passeio para me indicar, qual seria?
    Obrigada.

  36. Oi Rômulo,

    Você terá apenas quatro dias na região, certo? Acho muito corrido porque o Salar fica a 865 quilômetros de Santa Cruz. Assim, você corre o risco de não aproveitar nem um dos dois e passar a maior parte do tempo na estrada.

    Pense direito. Um abraço.

  37. Olá, parabéns pelo site.
    Estou indo em setembro a Santa Cruz (02 a 06/09) e gostaria de saber se da tempo ir conhecer o deserto de sal? e como faço pra chegar lá. Obrigado.

  38. Oi Fabricio,

    Nos locais turísticos de Santa Cruz eu não vi perigo, mas é sempre bom ter os cuidados habituais que temos em qualquer parte do mundo. Eu não lhe aconselho a andar por ruas menos movimentadas, escuras e mais distantes do Centro Histórico. Sempre é bom, também, evitar ostentar objetos mais caros.

    Eu já fui a Santa Cruz duas vezes e não me senti inseguro.

    Um abraço.

  39. Gostei do seu post, mais uma cidade que talvez entre na minha lista. Mas me diz uma coisa, é uma cidade perigosa para andar sozinho a noite? Já ouvi falar algumas coisas não muito agradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26