Atualizado em 12 de abril de 2021
Uyuni é uma cidade pequena e bem básica. Então, não espere encontrar grandes hotéis e restaurantes glamorosos por aqui. Claro, isso não significa que comer em Uyuni será ruim. Mas, é bom saber que tudo aqui é simples – o que eu realmente adoro.
A verdade é que comer em Uyuni será uma experiência secundária perto de tudo que você vai vivenciar e conhecer por aqui. É que essa região é famosa pelo maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, que atrai milhares de turistas todos os anos.
A culinária da Bolívia é muito saborosa e minha história de amor com essas comidas é antiga. Até durante meu passeio de um dia no Salar de Uyuni, quando achei que as refeições seriam improvisadas, o sabor não decepcionou.
Onde comer em Uyuni
Como já falei, a cidade é realmente muito simples. Ainda assim, você consegue encontrar os pratos típicos da região da Cordilheira dos Andes. Não deixe de provar o filé de lhama e churrasco de costeleta de lhama.
Há muitos restaurantes pequenos e baratos por aqui. Para lhe ajudar, eu listei alguns dos mais queridos por nós, viajantes.
Quem chega muito cedo a Uyuni e precisa de um café para se esquentar, o Breakfast Nonis é um dos poucos lugares que você vai encontrar aberto. A comida é ótima, os preços excelentes, e o atendimento surpreende.
O Restaurante Cactus é um lugar para você comer pagando pouco. Uma refeição completa, com sopa, prato principal e fruta de sobremesa custa cerca de BOB 40.
Muita gente vem ao Minuteman Pizza para fechar a viagem com um happy hour. Mas, é bom saber que os preços estão acima da média da cidade: você vai gastar de BOB 80 a 130 em uma pizza. O ponto positivo é a variedade de cervejas nacionais, internacionais e artesanais.
O pub e restaurante El Loco é um bom lugar para jantar e beber. Ele fica em frente à praça principal de Uyuni e é o ponto de encontro de turistas de várias partes do mundo.
Quem vai fazer a viagem de um dia ou de três dias pelo Salar de Uyuni, provavelmente, vai conhecer poucos restaurantes no caminho. Isso porque, além da pouca variedade, as refeições estão inclusas no pacote.
INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19
As regras para viajantes vacinados e não vacinados são um pouco diferentes. Por isso, é preciso ter atenção na documentação exigida pela imigração boliviana.
Além de todos os documentos básicos de uma viagem internacional, como passaporte ou carteira de identidade, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem, por exemplo, é preciso ter em mãos os seguintes comprovantes:
- Seguro viagem com cobertura para covid-19, obrigatório para todos os viajantes – faça uma cotação do seguro viagem;
- Certificado de vacinação contra covid-19 com, pelo menos, duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada, no mínimo, 14 dias antes da viagem – exigido apenas de viajantes vacinados;
- Resultado negativo de teste RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem, ou antígeno (teste rápido), feito até 48 horas antes da partida para a Bolívia – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de cinco anos;
- Formulário de Localização de Passageiros, disponível no site da Direção-geral de Aviação Civil – apenas um por família.
De forma geral, viajantes brasileiros não precisam fazer quarentena na chegada ao país, mas é importante estar preparado para que restrições que afetem viagens internacionais entrem em vigor com pouco ou nenhum aviso prévio por parte das autoridades bolivianas.
Você pode acompanhar atualizações no site da Embaixada do Brasil em La Paz.
Apesar de não haver restrições nacionais para covid-19, os departamentos e municípios têm a autonomia para impor restrições em nível local.
Acesse o site oficial para acompanhar os números de casos de covid-19 na Bolívia.
SEGURO VIAGEM
Desde que reabriu suas fronteiras, o seguro viagem com cobertura para covid-19 passou a ser obrigatório para a Bolívia. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Veja mais dicas da Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.