O arroz de cuxá maranhense

0

Atualizado em 16 de julho de 2016

O mais tradicional prato maranhense tem como principal ingrediente um dos itens que nós brasileiros mais amamos: o arroz. Mas, aqui, onde a mistura de etnias fez fartura na mesa, o arroz de cuxá ganhou sobrenome e um gostinho bem típico.

Estudiosos da culinária do Maranhão contam que esse prato teve influência de diversas culturas: indígenas, portugueses, franceses, holandeses e árabes deram a sua contribuição para que ele ganhasse o sabor que hoje conhecemos.

O arroz de cuxá maranhense

O delicioso arroz de cuxá maranhense.

Mas, originalmente, a palavra cuxá vem da língua indígena tupi e significa o que conserva azedo. Traduzindo isso em forma de ingredientes, o molho é feito com ramos de vinagreira, gergelin,  camarão seco e pimenta de cheiro. Itens que você encontra com fartura na Casa das Tulhas, um mercado que funciona no Centro Histórico de São Luis.

RECEITA DO ARROZ DE CUXÁ

Ingredientes: Vinagreira (erva verde meio amarga), um tomate picado, uma cebola picada, um pimentão picado, pimenta de cheiro a gosto, 150 gramas de camarão pequeno seco, gergelim a gosto, 1/2 quilo de arroz branco cozido e azeite.

Modo de fazer: coloque a vinagreira para cozinhar até murchar. Depois, retire do fogo e escorra toda a água. Refogue todos os temperos no azeite, coloque o camarão seco, um pouco do gergelim e a vinagreira, mexendo sempre. Depois, acrescente o arroz já cozido aos poucos.

O arroz de cuxá maranhense

Na Casa das Tulhas, um mercado em São Luis, você encontra todos os ingredientes.

A receita parece simples: depois de cozinhar o arroz com água e sal, o molho é acrescentado e o prato é servido. Mas se, assim como eu, você prefere não se envolver com a cozinha, um bom lugar para experimentar o arroz de cuxá é o famoso e requintado restaurante do Senac, que funciona em um casarão do Centro Histórico.

Aqui, além desse prato, você poderá experimentar muitas iguarias locais e regionais como frutos do mar e comida nordestina, mas é bom consultar o cardápio com antecedência, porque o menu é temático e varia de um dia para o outro.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário