Quando ir à Chapada das Mesas

0

Atualizado em 15 de fevereiro de 2018

Com atrações infinitas, quem curte natureza não pode deixar de ir à Chapada das Mesas, no Maranhão. Só que, para que esse passeio aconteça da melhor forma, é preciso escolher bem quando ir a Carolina. A cidade é base para quem quer explorar mais esse paraíso brasileiro.

Por aqui, existem 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes, o que rendeu à cidade o apelido de Paraíso das Águas.

Na região da Chapada das Mesas, há duas estações bem diferentes. Porém, o calor se mantém presente o ano inteiro, até no inverno, com temperaturas em torno dos 26 graus.

Quando ir à Chapada das Mesas

O Morro do Chapéu é o maior símbolo da Chapada das Mesas.

Quando ir à Chapada das Mesas

O clima nesta região do Nordeste se divide, basicamente, em estação chuvosa e seca. A melhor forma de diferenciar uma da outra é mesmo a quantidade de chuva que cai do céu, já que, como falei, o calor reina o ano inteiro.

Durante o período chuvoso, fica mais difícil aproveitar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. Algumas trilhas ficam alagadas e a água das cachoeiras e dos lagos fica mais turva.

Quando ir à Chapada das Mesas

Do Portal da Chapada você tem uma vista incrível do Parque.

Verão | A estação seca vai de maio a setembro, e é considerada a melhor época para ir à Chapada das Mesas. Nesse período, a chuva quase não aparece, por isso, se divertir nas cachoeiras fica mais fácil e agradável, com o céu azul complementando a paisagem.

Se possível, tente ir à Chapada das Mesas em julho. Na primeira semana do mês, acontece o aniversário de Carolina e as festividades tomam conta desta pequena cidade. São muitas fantasias folclóricas e representações clássicas da cultura maranhense.

Quando ir à Chapada das Mesas

Na estação seca as águas ficam mais limpas, como as do Poço Azul.

Inverno | A estação chuvosa vai de outubro a abril. Nesse período ir à Chapada das Mesas pode se transformar em estresse. Além da chuva atrapalhar os passeios – especialmente se tiver raios – , para chegar até alguns pontos é preciso atravessar estradas de terra e trilhas que, depois de muita chuva, podem ficar perigosas.

Os três primeiros meses do ano – janeiro, fevereiro e março – são os piores no quesito pluviosidade, por isso, não é aconselhado ir à Chapada das Mesas neste período.

Quando ir à Chapada das Mesas

Trilhas e estradas ficam mais perigosas na Chuva.

Minha viagem à Chapada das Mesas teve o apoio da Cia do Cerrado e da Pousada do Lajes.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.