Quando ir aos Lençóis Maranhenses

0

Atualizado em 9 de julho de 2018

Dá para ir aos Lençóis Maranhenses o ano todo, já que esse Parque Nacional é lindo em qualquer época. Mas, o mais legal é encontrar as lagoas cheias, o que transforma essa região em um verdadeiro oásis.

Eu já estive duas vezes nos Lençóis – na segunda, percorri a Rota das Emoções – e posso dizer uma coisa: é impossível não se apaixonar por esse paraíso brasileiro. São 155 mil hectares de dunas com até 40 metros de altura e diversas lagoas de água doce, quentinha e cristalina.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

O ideal é ir aos Lençóis Maranhenses depois da época das chuvas, preferencialmente entre junho e agosto. É nessa época que as lagoas estão mais cheias.

Isso é importante porque as lagoas que vemos entre as dunas se formam com a água da chuva. Ou seja, se você chegar aqui em outra época do ano, só vai ver as dunas. Mas, isso não deixa de ser maravilhoso também, principalmente no pôr do sol.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

O calor se faz presente o tempo todo, com uma temperatura média anual de 27 graus. Mas, não se assuste, por aqui venta bastante, o que acaba dando uma aliviada. Ah! A areia dos Lençóis não tem aquela quentura insuportável, justamente por causa da umidade trazida pelas chuvas.

Estação chuvosa | O período de chuvas vai de dezembro a abril e é durante esses meses que as lagoas começam a encher. Nessa estação, chove bastante e, caso isso não aconteça, é um sinal de que a temporada de turismo não será tão movimentada.

Lagoas cheias | O período em que as lagoas estão cheias vai de maio a setembro, mas eu indico ir aos Lençóis Maranhenses nos meses de junho a agosto, quando elas estão no auge.

Como já expliquei, o volume vai depender de como foi a estação chuvosa. Ah, e isso também influencia no quão cristalina estará a água.

Na segunda vez que estive em Barreirinhas – uma das cidades dos Lençóis Maranhenses –, havia chovido muito nos primeiros meses do ano e as lagoas estavam parecendo o mar do Caribe. Uma coisa linda e até inacreditável.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

Eu dei a sorte de encontrar as lagoas cheias e nesta cor.

Estação Seca | A maioria das lagoas desaparece entre outubro e dezembro. Nesse período do ano, o tempo ainda é bom, com céu azul e muito sol, mas para encontrar uma lagoa cheia – como a do Peixe, que nunca seca – você terá que andar bem mais.

Então, se quiser encontrar os Lençóis Maranhenses em todo seu esplendor, programe sua viagem para o meio do ano. Não tem erro.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

Na estação seca, muitas lagoas desaparecem ou reduzem drasticamente seu volume.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.