Onde ficar em São Luís: melhores hotéis, pousadas e apartamentos – com preços

5

Atualizado em 24 de julho de 2021

Onde ficar em em São Luís

Chegou a hora de escolher onde ficar em São Luís e você ainda não sabe se vai ficar dentro ou fora do Centro Histórico, certo?

Esta dúvida é muito comum e muitas pessoas me perguntam qual é a melhor opção. Por isso, vou detalhar minhas dicas de hospedagem em São Luís e, assim, vai ficar mais fácil decidir.

→ Melhores apartamentos de São Luís

Para começar, quero dizer que a lógica para escolher um hotel em São Luís é essa mesmo: ficar dentro ou fora do Centro Histórico.

Onde ficar em São Luís

Para entender São Luís, veja esse mapa com todas as opções de hospedagem da cidade.

Centro Histórico

O Centro Histórico de São Luís é Patrimônio da  Humanidade reconhecido pela Unesco, mas alguns prédios precisam de reparos.

→ Centro Histórico de São Luís

É verdade que muita coisa já mudou nos últimos anos, mas ainda há muito o que ser feito para que o Centro seja uma opção agradável e segura.

ENTENDA O CENTRO HISTÓRICO
Pouco cuidado e com vários prédios precisando de restauro, o Centro Histórico de São Luís – um Patrimônio Mundial – nem sempre é visto com bons olhos.

Talvez, isso tenha uma explicação: as peculiaridades das diferentes regiões brasileiras não podem ser ignoradas, e comparar qualquer lugar com outro é um erro primário. Para entender um pouco como isso funciona é preciso saber, por exemplo, que no Maranhão há apenas duas estações no ano: a da seca e a da chuva.

Assim, expostas ao vento e à chuva por quase seis meses, as construções históricas se degradam num ritmo muito mais rápido do que a burocracia exigida para seu restauro e manutenção. Apesar disso, caminhar por essas ruas estreitas e ver os prédios que guardam parte da história da cidade – e do nosso país – é uma experiência prazerosa.

Durante o dia ou à noite, o Centro Histórico de São Luís sempre tem uma atração para nos entreter.

Ficar hospedado no Centro Histórico pode ser uma boa escolha, principalmente se você vai ficar pouco tempo na cidade e quer explorar esta parte de São Luís e fazer um bate-volta em Alcântara.

→ Bate-volta em Alcântara

O problema é que a maioria dos hotéis funciona em casas antigas – que nem sempre estão com a reforma em dia – e, mesmo assim, a oferta é pouca: eu encontrei apenas dez opções de hospedagem em todo o Centro Histórico.

CASA LAVINIA

A Casa Lavinia nos proporciona uma verdadeira experiência de ficar em uma casarão do Centro Histórico, que conseguiu preservar seu estilo e se adequar para dar conforto e aconchego a viajantes do mundo inteiro.

Onde ficar em São Luís:

Os quartos são realmente muito amplos, super bem cuidados e decorados com móveis antigos, cheios de história. Isso tudo deixa o ambiente ainda mais acolhedor. O atendimento é precioso, tanto do dono da pousada quanto dos funcionários e o café da manhã é ótimo. É o melhor lugar para ficar no Centro Histórico.

Onde ficar em São Luís:

CASA FRANKIE

A Casa Frankie é do dinamarquês Frankie e funciona num casarão centenário que ele faz questão de cuidar, com a ajuda de sua equipe. Talvez, por isso, ela seja a melhor opção do Centro Histórico: limpeza, organização e atendimento têm notas altas na avaliação dos hóspedes.

Onde ficar em São Luís:

A pousada fica na Rua de Giz, pertinho do Convento das Mercês, uma área ótima para quem gosta de caminhar sem ter hora para voltar. No fim do dia, ainda dá para curtir a piscina e pensar no roteiro do dia seguinte.

Onde ficar em São Luís:

PORTAS DA AMAZÔNIA

A Portas da Amazônia é uma ótima escolha para quem quer ficar na área mais vibrante do Centro Histórico. A localização, o atendimento e o café da manhã são sempre muito elogiados.

Onde ficar em São Luís:

Os quartos seguem o estilo colonial – as camas têm dossel e o conforto básico para quem vai ficar por uma ou duas noites. Como a pousada fica em uma área muito movimentada, talvez não seja a pousada mais silenciosa da cidade.

Onde ficar em São Luís:

Hostel no Centro Histórico

Eu encontrei dois hostels no Centro Histórico que valem a pena ser avaliados com mais atenção: Reviver Hostel e Palma Hostel.

REVIVER HOSTEL

O Reviver Hostel funciona em um casarão antigo e tem quartos compartilhados e privativos com diárias a preços justos. Os quartos são espaçosos, o café da manhã é bom e a área externa é fantástica, com uma piscina ótima.

Onde ficar em São Luís:

A localização é excelente, de fácil acesso e segura. Os hóspedes elogiam muito o ambiente e o atendimento, dois itens que fazem muita diferença para quem gosta de ficar em hostel.

PALMA HOSTEL

O Palma Hostel é outra excelente opção para quem quer economizar umas pratas. Ele tem bons quartos compartilhados e privativos, áreas comuns arejadas, e a localização é ótima.

Onde ficar em São Luís:

No geral, é um bom lugar para ficar em São Luís, pois remete a período áureo do Centro. A decoração é bem harmoniosa, com móveis rústicos e confortáveis. Vale a pena dar uma olhada com mais calma.

Onde ficar em São Luís:

Fora do Centro Histórico

Se o seu negócio é modernidade, apartamentos novos, hotéis com presença e segurança, é melhor ficar fora do Centro Histórico.

Você tem, então, as seguintes opções para ficar em São Luís:

  • Ponta d’Areia: bairro mais novo, perto do mar e da lagoa;
  • Jardim Renascença: entre o Centro Histórico e as praias;
  • Praia de São Marcos: área tranquila, com bom acesso;
  • Praia do Calhau: de frente para o mar e boa para curtir a noite.

Ponta d’Areia

O Ponta d’Areia tem o maior polo hoteleiro da cidade, mas as opções não são tantas assim.

O bairro é uma área mais nova, bem pertinho do Centro Histórico – a cerca de 15 minutos de carro – e de outras atrações da cidade, como a Lagoa da Jansen, uma área boêmia perfeita para quem quer esticar as noites.

O bairro é bem bonito, arborizado, tem jardins bem cuidados, variedade de comércio e acesso fácil ao transporte público.

As melhores opções para se hospedar no Ponta d’Areia são estes:

BRISAMAR HOTEL & SPA SÃO LUÍS

O Brisamar Hotel & SPA São Luís é um hotel grandão, com uma boa estrutura e localização. Os quartos seguem padrões internacionais, com conforto e praticidade. O atendimento é bastante profissional e a localização é ótima, de frente para o mar.

O hotel tem uma piscina boa, alguns quartos têm banheiras de hidromassagem – peça para ficar em um dos que foram reformados – e alguns serviços de SPA estão disponível com agendamento.

Onde ficar em São Luís:

STOP WAY HOTEL

O Stop Way Hotel é um hotel voltado para o turismo de negócios. Então, não espere muitas opções de entretenimento, como piscina, por exemplo. O ponto positivo é que ele fica mais vazio nos finais de semana e feriado, quando é possível conseguir diárias a preços interessantes.

Onde ficar em São Luís:

Os ambientes são organizados e limpos os quartos são bons, especialmente os com cama grande, o café da manhã está dentro do esperado e o atendimento de todos os profissionais é sempre elogiado. É um hotel com bom custo-benefício para ficar em São Luís.

TEMPORADA LITORÂNEA

O Temporada Litorânea é para quem está procurando um apartamento para passar alguns dias em São Luís. Ele fica na parte mais nova da cidade, numa área bastante residencial, calma e perto da Ponta do Espigão, um píer ótimo para caminhada.

Onde ficar em São Luís:

São várias unidades que acomodam até oito pessoas – você pode dar uma olhada nas opções e escolher a que mais lhe agrada. Todas são muito bem cuidadas, limpas e super organizadas. è uma ótima opção para ficar em São Luís.

Onde ficar em São Luís:

Jardim Renascença

O Jardim Renascença fica do outro lado da Lagoa da Jansen. É um bairro novinho, que tem uma estrutura boa, mais voltada para o mundo corporativo.

Se você vem com pouco tempo ou a trabalho, as melhores opções são o Ibis São Luís, e o Bristol Express, duas redes que têm qualidade de serviço garantido. Não tem erro!

IBIS SÃO LUÍS

O Ibis São Luís tem a garantia de que não teremos surpresas desagradáveis, já que todos os hotéis da rede seguem o mesmo padrão de quarto, com conforto e praticidade, sem luxo ou mimos.

Onde ficar em São Luís:

O mesmo vale para o atendimento, que sempre é muito profissional e para o preço da diária, que vale pelo que oferece. O café da manhã e o estacionamento são pagos à parte.

Onde ficar em São Luís:

BRISTOL EXPRESS SÃO LUÍS

O Bristol Express São Luís é outro hotel de rede, mas o conforto e a preocupação com o bem-estar dos hóspedes são sensivelmente maiores. Os quartos são amplos, bem planejados e aconchegantes.

Onde ficar em São Luís:

O serviço também é super qualificado e o café da manhã está incluso na diária – para mim, isso faz muita diferença. A localização é boa, em uma das principais avenidas da cidade, o que facilita a locomoção para todas as áreas.

Praia de São Marcos

Outra zona hoteleira muito interessante para quem quer conhecer os dois lados de São Luis: o histórico e o contemporâneo.

Se você faz questão de acordar e dar de cara com a praia, esse bairro é uma boa opção – e ele nem fica tão longe do Centro Histórico.

Nessa região eu indico o Hotel Luzeiros, que fica na Ponta do Farol.

HOTEL LUZEIROS

O Hotel Luzeiros é para quem quer curtir a cidade com calma e aproveitar as comodidades do hotel. Ele é um daqueles cinco estrelas imponentes, que têm de tudo para nos fazer ter dias de folga inesquecíveis.

Fica de frente para a praia – a vista para o mar é fantástica –, tem uma piscina ótima e atendimento super elogiado. Há várias opções de quartos, com capacidade para acomodar até três pessoas com bastante conforto.

Onde ficar em São Luís:

O café da manhã é muito bom, com bastante variedade e tem iguarias nordestinas que amamos, né? A limpeza de todas as áreas é super criteriosa e isso é um ponto muito positivo. Sem dúvida, é uma excelente opção para você escolher onde ficar em São Luís.

Onde ficar em São Luís:

Praia do Calhau

Também dá para se hospedar na praia preferida dos viajantes.

A Praia do Calhau não fica muito longe do Centro e tem a brisa boa que vem do mar. Na região, há muitos bares, restaurantes e quiosques onde você pode comer o melhor da gastronomia maranhense.

BLUE TREE TOWERS SÃO LUIS

O Blue Tree Towers São Luis é outro hotel maravilhoso para quem quer ficar na orla de São Luís. Tem serviço de primeira, piscinas fantásticas, jardim amplo e bem cuidado, e várias opões de entretenimento para adultos, adolescentes e crianças.

Onde ficar em São Luís:

O café da manhã é extraordinário, sempre com muita variedade e tudo é fresquinho, sabe como? Colocando na ponta do lápis, é um hotel com um excelente custo benefício para ficar em São Luís.

CALHAU PRAIA HOTEL

O Calhau Praia Hotel é um basicão que pode ser interessante para quem quer ficar na praia sem gastar muito. Sem luxo, ele tem bom serviços, quartos básicos e café da manhã dentro do esperado para o padrão.

Onde ficar em São Luís:

A piscina na cobertura é bastante agradável par aos fins de tarde e a localização é realmente muito boa, de cara para a praia. Vale a pena dar uma olhada com mais calma!

POUSADA LITORÂNEA

A Pousada Litorânea é mais uma opção para ficar pertinho da praia, mesmo que as praias de São Luís não sejam lá grandes coisas, né? Mas vale a ideia de ficar em uma área mais arejada e a poucos passos do mar.

Onde ficar em São Luís:

Super bem avaliada, aconchegante e com atendimento muito elogiado, a pousada tem de tudo para agradar, principalmente se você estiver procurando um lugar sem luxo, com conforto e bom preço.

Faixa de preço de São Luís

Para completar a sua busca, você pode dar uma verificada na lista por faixa de preço. Assim, fica mais fácil encontrar um lugar que esteja dentro do seu orçamento.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e, para saber mais,  é só clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Onde comer em São Luís

Decidiu onde ficar em São Luís? Espero que eu tenha ajudado na escolha, mas, agora, eu vou dar algumas dicas de onde comer na cidade.

Claro que existem muitos bons restaurantes e com diferentes faixas de preço. Então, eu vou citar alguns que gosto muito para você já chegar com boas referências.

A primeira e imperdível é a fantástica Cabana do Sol. Ela tem duas unidades na Litorânea, de frente para a Praia do Calhau e na Ponta do Farol. Você pode consultar o cardápio para ver os preços.

Tem, também, um restaurante da franquia Coco Bambu, para quem gosta, e o Armazém do Chef, que tem o melhor da culinária maranhense – todos na região das praias.

No Centro Histórico, eu indico o imperdível Restaurante SENAC, que é tradicionalíssimo, e o Cafofinho da Tia Dica, que tem comida de verdade da melhor qualidade.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Maranhão

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Maranhão.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

5 Comentários

  1. Priscilla Reis on

    Oi! Irei para São Luís em junho, estarei indo sozinha e ficarei 2 dias antes de seguir para os lençóis, e pretendia ficar no centro histórico, mas uma amiga esteve lá no começo de março e disse que achou o centro histórico muito perigoso, com vários mendigos e usuários de drogas. Você saberia me dizer se de fato a situação é essa? Se seria seguro se hospedar nesta região?

Escreva um comentário