Pesquisar
Close this search box.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer: lista de destinos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Henrique Pontes

O estado mais ao sul do Brasil tem personalidade forte e todo mundo é capaz de citar pelo menos cinco características dele. Mas, será que você sabe quais são os principais destinos do Rio Grande do Sul? Por isso, eu fiz esta lista com 10 cidades gaúchas para você conhecer.

Talvez você já tenha até explorado a parte do Rio Grande do Sul que é mais famosa, como a Serra Gaúcha, a região das Missões Jesuíticas e os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, mas a lista de cidades e regiões interessantes é bem mais longa.

Então, se você nunca parou para olhar a terra dos gaúchos com ‘outros olhos’, eu vou mostrar alguns bons motivos para você começar a se planejar para fazer um roteiro pelo Estado.

Foto: Buenas Dicas

Mas, como eu estava falando, o Rio Grande do Sul tem uma identidade muito forte e é riquíssimo em história, cultura, paisagens naturais e tem uma culinária de dar água na boca: basta citar o famoso churrasco e o arroz de carreteiro, que nosso paladar se aguça, não é mesmo?

A origem do Rio Grande do Sul

No começo de tudo, a região onde hoje é o Rio Grande do Sul era habitada por índios guarani, tapes e charruas.

O primeiro nome, Rio Grande de São Pedro, foi dado por navegadores portugueses, mas a verdade é que essa parte do Brasil ainda era terra sem dono e, por isso, a Espanha começou uma empreitada de ocupação do território com as missões jesuíticas.

Foto: Laridra

Foi nessa época que surgiram alguns povoados no interior do Estado e foi, também, quando o gado foi introduzido como alternativa de alimentação – tanto o leite quanto a carne.

Depois de um acordo feito entre Portugal e Espanha, os jesuítas foram embora e os bandeirantes avançaram no território. Os índios que não fugiram, foram feitos escravos ou mortos.

O gado que vivia nos acampamentos fugiu para a floresta e passou a ter hábitos selvagens, daí o nome chimarrão, que vem do castelhano cimarrón, usado para se referir aos bois selvagens.

Foto: Jossiano

Oficialmente, o primeiro povoamento do Rio Grande do Sul aconteceu nos arredores de Porto Dorneles, em 1740, com a chegada de um grupo de imigrantes as Ilha dos Açores. Assim, surgiu Porto Alegre.

10 cidades gaúchas para você conhecer

Esta é a lista que vai fazer você enxergar o Rio Grande do Sul com outros olhos. Com informações básicas, eu destaco o diferencial da cidade e o motivo pelo qual você deveria conhecê-la.

Fique esperto, porque dá para montar um roteiro e conhecer várias delas ao mesmo tempo. Veja só:

1. Porto Alegre

A capital gaúcha tem uma certa timidez e para descobrir o que ela tem de bom você precisa explorar seus parques – que ficam ainda mais lindos com o sol que se põe sobre o Rio Guaíba – suas ruas arborizadas e saborear as delícias de sua culinária, que reúne um pouco de cada parte Estado.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer
Foto: Sabri Bagetti

O verão é bem quente e o inverno pode trazer temperaturas bem baixas. Então, se você não gosta de extremos, prefira viajar no outono ou na primavera, quando os dias estão claros e a temperatura é agradável.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer
Foto: Jossiano

→ Veja mais sobre Porto Alegre

Como Porto Alegre é a principal porta de entrada para quem quer explorar o Rio Grande do Sul, vai ser fácil conhecer um pouco da cidade. O Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) é o principal e se conectam com facilidade a destinos famosos como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

2. Gramado e Canela

É o roteiro mais romântico do país – pelo menos está entre os primeiros – e é considerado por muita gente um pedacinho da Europa dentro do Brasil.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

Guardando as devidas proporções, podemos dizer que é um destino para turistas que gostam de fazer turismo – visitar lojinhas, cafés e bons restaurantes, curtir o frio no inverno e as festas de final de ano – como o famoso Natal Luz.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre  Gramado e Canela

Mas, não se engane achando que Gramado e Canela são apenas isso: há muitas atividades na natureza e é totalmente possível montar um roteiro combinando os dois mundos – o dos turistas e o dos viajantes, se é que isso ainda existe.

3. Caxias do Sul

Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha – ao todo, são 17 cidades – e tem a agitação de uma cidade de médio porte, com bastante vocação para a indústria.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

Mas, se por um lado a cidade respira trabalho e progresso, o lado festeiro dos colonos italianos deixa o ar mais leve, mais de bem com a vida, com comida boa e bebida farta: a começar pelas galeterias da cidade. Um dos muitos pontos turísticos da cidade é o Monumento Jesus Terceiro Milêni0.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul

A Festa Nacional da Uva – que, normalmente, em fevereiro e lota a cidade – faz parte da história da cidade e une muito bem os seus dois lados, pois além de ser uma enorme festa popular, é uma grande oportunidade de produtores apresentarem seus produtos ao mercado.

4. Torres

É verdade que o Rio Grande do Sul nunca foi uma referência em praia, mas uma cidade, em especial, se destaca como destino de veraneio dos gaúchos: Torres.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer
Foto: Marcos Alexandre

Ela fica  a 197 quilômetros de Porto Alegre, já na divisa com Santa Catarina. Para falar a verdade, a cidade em si não tem muitos atrativos, mas as praias da Guarita – que fica dentro de uma área protegida –  e a Prainha valem a visita.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

Sem falar que dá para visitar a Ilha dos Lobos – que serve de descanso para lobos e leões-marinhos – e participar do Festival de Balonismo, o maior da América do Sul.

→ Veja mais sobre Torres

5. Cambará do Sul

Cambará do Sul é a cidade base para quem quer conhecer os Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, que ficam na região da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

As grandes atrações dessa área são os cânions Fortaleza e Itaimbezinho, que formam uma paisagem única no Brasil. Por esse motivo justa, Cambará é definitivamente uma das 10 cidades gaúchas para você conhecer.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

Para conhecer essas maravilhas da natureza, o ponto de partida é a cidade de Cambará do Sul, a 195 quilômetros de Porto Alegre e a pouco mais de 135 quilômetros de Gramado, na Serra Gaúcha.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre Cambará do Sul

Cambará do sul é uma cidade bem pequena – para você ter uma ideia, ela tem menos de 6.500 moradores – e o comércio se concentra na Avenida Getúlio Vargas, mas as experiência que podemos viver nessa região são inúmeras.

6. Santa Cruz do Sul

Cravada no coração do Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul é a sede da terceira maior Oktoberfest do planeta. Mas, claro a ela não se reduz a isso: a beleza é uma das características naturais da cidade, e não está restrita apenas às pessoas.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

Arborizada, bem organizada e salpicada de casarões que datam do início do século passado, Santa Cruz do Sul tem aquele clima de cidade pequena, onde todo mundo se conhece, mas nem por isso as opções de diversão – de dia ou à noite – são poucas.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre Santa Cruz do Sul

Se incluir as cidadezinhas ao redor, então, você vai poder visitar um museu com fósseis de dinossauros, escalar o monte Botucaraí, mergulhar no Rio Pardo e comer uma comida saborosa que mistura muito bem as heranças da culinária alemã e italiana com o tempero brasileiro.

7. Santo Ângelo

Quem não conhece Santo Ângelo, a 432 quilômetros de Porto Alegre, pode até achar que ela é uma cidade como outra qualquer do interior do Rio Grande do Sul, mas essa primeira impressão muda ao passo que a gente começa a explorar a cidade. Aí, as descobertas começam e não param mais.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

É que a história de Santo Ângelo começa no tempo dos jesuítas, quando Portugal e Espanha brigavam por toda essa região rio-grandense e parte da Argentina e do Paraguai. É por isso que ela entra na lista das 10 cidades gaúchas para você conhecer.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre Santo Ângelo

Santo Ângelo era uma dessas missões e, apesar de ser a mais nova de todas, foi a que mais se desenvolveu. Hoje, é considerada a capital das missões no Rio Grande do Sul e é a base dos passeios que levam até São Miguel das Missões, no lado brasileiro, e San Ignácio Mini e outras ruínas jesuítas, no lado argentino.

8. São Miguel das Missões

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar dos Sete Povos das Missões, certo? É que para entender a importância dessa cidade, é preciso voltar um pouco na História. De forma simples, as missões foram povoamentos jesuítas que, apesar do cunho religioso, eram uma forma de ocupar o terreno disputado entre Espanha e Portugal.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

São Miguel das Missões fica a 475 quilômetros de Porto Alegre e, para falar a verdade, tem poucos atrativos. Nas ruas calmas, onde o calçamento é de pedra, o tempo parece passar mais devagar, e quase todo mundo que chega querer mesmo é visitar as famosas ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre São Miguel das Missões

O que restou da maior e mais importante missão jesuítica é, desde 1983, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está protegido em uma área de 37 hectares.

9. Vespasiano Corrêa e Muçum

Muçum é uma cidadezinha pequena e carinhosamente chamada de Princesa das Pontes. O apelido se dá por causa da série de pontes e viadutos construídos na época em que os militares comandavam o Brasil.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

As impressionantes construções fazem parte da Ferrovia do Trigo, que liga as cidades gaúchas de Roca Sales e Guaporé. Mas, embora a maior parte dos viadutos fique em Muçum, é em Vespasiano Corrêa que fica o mais famoso de todos eles, o Viaduto 13.

10 cidades gaúchas que você precisa conhecer

→ Veja mais sobre Vespasiano Corrêa

Também chamado de Viaduto do Exército, o Viaduto 13 tem 143 metros de altura e 509 de extensão e é o viaduto ferroviário mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo.

10. Bento Gonçalves

Famosa pela produção de vinhos, Bento Gonçalves tem um roteiro exclusivo para os amantes da bebida de Baco: o Vale do Vinhedo, e, por isso, está na lista das 10 cidades gaúchas para você conhecer. São mais de 30 vinícolas que produzem os melhores vinhos brasileiros.

Foto: Nath Segato

A paisagem é fortemente influenciada pela colonização italiana – dizem que até se parece um pouco coma região da Toscana, na Itália – e isso também se percebe na culinária e na forma que os moradores têm de receber o turista.

Foto: Bruno Cruz

É um roteiro bem típico de casal, já que tem uma pegada bem romântica. Mas, claro, a cidade não se reduz a isso. O Caminhos de Pedras, por exemplo, nos conduz ao tempo da chegada dos primeiros colonos italianos e é um complemento a toda a experiência que a gente vive em Bento Gonçalves.

Outras cidades para conhecer

Claro que toda lista é incompleta e injusta. Eu digo isso porque a tarefa de selecionar apenas 10 cidades gaúchas – ou até um pouco mais  – é muito difícil.

Na minha seleção poderiam estar ainda Pelotas, conhecida como Princesa do Sul, Uruguaiana, na divisa com o país vizinho, Argentina, Garibaldi e Farroupilha, e a emblemática Chuí, a cidade mais ao sul do nosso encantar país.

Tem ainda Alegrete, o maior município do sul brasileiro, Vacaria, com todas as suas peculiaridades e São Borja, terra dos ex-presidentes João Goulart e Getúlio Vargas, que saiu da vida e entrou de vez para a História.

De qualquer forma, eu espero que essa lista de cidades gaúcha sirva como inspiração, como um pontapé para você conhecer mais o Rio Grande do Sul e, claro, a riquíssima paisagem do sul do Brasil.

Veja mais dicas do Rio Grande do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio Grande do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

20 respostas

  1. Oi, Luciane.
    Muito obrigado pelo convite e pela informação.
    Assim que puder, vou conhecer.
    Um abraço.

  2. Prezado Autier
    Como rio-grandina, gostaria de pontuar que o Rio Grande do Sul nasceu aqui, a Cidade do Rio Grande é a mais antiga, inclusive dando origem ao próprio nome do Estado.
    Aproveito para te convidar a visitar nossa cidade, que recentemente recebeu a chancela de Capital Nacional das Águas.

  3. Oi, Juliana.
    Realmente, há várias outras cidades interessantes.
    Esta lista é apenas um incentivo. 🙂
    Um abraço.

  4. Olá, na minha opinião Pelotas é uma cidade bem legal pra turismo,tem muitos lugares para visitar, te Rio Grande, São Lourenço do Sul, cidades encantadoras.

  5. Alvorada também poderia estar na lista.
    É cidade onde se dorme e cada família têm uma penca de filhos .

  6. Obrigado, Vera.
    É difícil escolher só 10 cidades, né?
    Tem muita coisa boa para ver no Rio Grande do Sul.
    Um abraço.

  7. Não deixem de conhecer a cidade do Rio Grande e a “maior praia do mundo”, segundo o Guiness. Refiro-me à praia do Cassino.
    Rio Grande foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul e sua primeira capital. É uma cidade riquíssima nada artes e com seu enorme PIB. É também a principal cidade gaúcha no comércio e agro-negocio…

  8. Não deixem de conhecer a cidade do Rio Grande e a “maior praia do mundo”, segundo o Guiness. Refiro-me à praia do Cassino.
    Rio Grande foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul e sua primeira capital. É uma cidade riquíssima nada artes e com seu enorme PIB. É também a principal cidade gaúcha no comércio e agro-negocio…

  9. Puxa vida, senti falta por não estar nesta relação de cidades gaúchas maravilhosas, Ametista do Sul que conheci recentemente e vai ficar eternamente lembrada pelas belezas ocultas em minas onde são extraidas estas pedras.
    O restaurante e hotel com uma linda piscina térmica dentro da mina, são também inesquecíveis!

  10. E minha terra, Santa Maria? Centro geográfico do RS, polo geoeducacional com duas universidades, sendo a federal considerada das melhores do país. Polo militar – Exército e Aeronáutica – com o segundo maior contingente do Brasil, cidade referência em saúde, o que atrai pacientes de todo Estado. Com paisagens belíssimas da serra que a abraça ao Norte. Antigo centro ferroviário do Estado, ligando N, S, L, O. Conhecida por escavações encontrarem muitos fósseis de dinos… Com a cidade da Mata e suas árvores petrificadas. Com a 4° Colônia e sua gastronomia… Enfim, já muito para ver!

  11. Olá. Seria interessante acrescentar a cidade de Rio Grande uma das mais antigas do estado com sua arquitetura portuguesa e o Porto que é o segundo maior porto brasileiro além dos molhes da barra, cartão de visita da cidade. Também lembraria a cidade de Derrubadas na divisa com a argentina. Lá encontraremos o Salto do yucuma no Parque do Turvo. É a maior cachoeira longitudinal do mundo com 1800 metros, um verdadeiro espetáculo para os amantes da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1