Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Gramado: melhores pousadas, hotéis e apartamentos

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Gramado

Se você ainda não decidiu onde ficar em Gramado, veja todas essas dicas. Elas vão esclarecer suas dúvidas sobre localização, preços e, claro, você vai saber quais as melhores opções de hospedagem da cidade.

A escolha de um bom lugar para ficar é muito importante para quem sonha em conhecer a Serra Gaúcha da melhor forma. Então, não ache que é perda de tempo.

→ Melhores hotéis de Gramado

Gramado é uma cidadezinha cheia de charme. Sem prédios altos – todos têm, no máximo, quatro andares – e quase tudo segue o estilo da arquitetura colonial alemã.

Aliás, a presença das culturas alemã e italiana são bem marcantes na cidade e isso se reflete nas festas, na comida, na religião e nos hábitos de quem vive em Gramado. Eu vou explicar isso melhor.

Entenda Gramado

Gramado fica na Serra Gaúcha, a 120 quilômetros de Porto Alegre. A cidade tem cerca de 35 mil moradores e é uma das mais turísticas da região.

Por isso, está em movimento constante: a programação de festejos e eventos dura o ano inteiro e há atividades de contato com a natureza, por exemplo, que são ideais para o verão.

No inverno, é um dos destinos mais tradicionais para curtir o frio, que atinge com mais intensidade esta parte do Brasil. É, sem dúvida, quando tudo ganha ares mais intimistas e românticos.

No final do ano, a cidade celebra o Natal Luz Gramado, que dura meses – de outubro a janeiro – e tem várias apresentações.

Tem, ainda, o Festival de Gramado, um festival de cinema brasileiro que acontece em agosto no Palácio dos Festivais, no Centro.

Mas, claro, a história da cidade tem outros fatos muito interessantes e você não pode se esquecer disso quanto estiver em Gramado.

Onde ficar em Gramado

Aliás, nem que você quisesse isto seria possível, porque há traços da colonização alemã espalhados por todos os lados: na arquitetura, na culinária e em algumas festas também. Há, ainda, muitas heranças da colonização italiana na região.

Só que, antes disso tudo, eram os índios caingangues que habitavam todo este território. E, muito antes dos colonos italianos e alemães, que se estabeleceram na região, chegarem, outro grupo de imigrantes percorriam essas terras: os tropeiros, de origem açoriana.

Eu fiz questão de escrever esta parte para que você perceba como Gramado é um caldeirão cultural incrível, que vai muito além dos pontos turísticos mais básicos. Então, se você busca ter experiências mais autênticas, eu vou dar algumas dicas no final do texto. Combinado?

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER
A maioria dos turistas chega a Gramado de carro próprio ou alugado no aeroporto de Porto Alegre (POA).

De fato, essa é a melhor opção para conhecer bem a região da Serra Gaúcha e não gastar muito dinheiro com táxi e Uber, que também funciona na cidade.

O transporte em Gramado e cidades vizinhas, como Três Coroas e Canela, é bem limitado. Além do Uber, você pode usar o BusTour, um ônibus que, ao comprar o passe, lhe deixa em diversos pontos turísticos de Gramado e de Canela.

Você também pode contratar uma agência para fazer os traslados e visitar os pontos turísticos da cidade e da região, que são sensacionais. Você pode ver a lista com todas as agências de Gramado.

Gamado ou Canela?

É muito comum relacionar Gamado a Canela e vice-versa. Isso acontece porque, apesar de serem duas cidades independentes, elas são como irmãs siamesas que crescerem juntas.

Como tem mais atrações e mais estrutura turística,  Gramado é a preferida dos viajantes.  Isso também tem a ver com seu charme, como já falei, e pelo famoso título de Europa Brasileira.

Se por um lado esta beleza cênica ajuda a atrair gente do Brasil e do mundo inteiro, por outro, deixa as coisas um pouco artificiais: principalmente na área do Centro: eu acho que Gramado perdeu bastante sua naturalidade.

O clima de cidadezinha do interior ainda persiste mais em Canela, mas as coisas estão mudando rapidamente e logo deve ser ainda menos percebido.

Foto: Anilton K
Foto: Anilton Kirckof

A boa notícia é que alguns bairros ficam exatamente no caminho entre Gramado e Canela: o legal é que você estará perto do Centro das duas cidades.

De qualquer forma,  você vai dar um pulo em Canela.  Nem que seja apenas para andar de teleférico e ver a Cascata do Caracol.

→ Melhores hotéis de Canela

Um detalhe muito importante – que você já deve saber – é que as agências que fazem os passeios em Gramado e em Canela buscam e levam você no hotel. A mesma coisa acontece com vários restaurantes que também têm serviço de traslado gratuito.

Isso pode lhe deixar mais à vontade para escolher um hotel em um bairro mais afastado.

Onde ficar em Gramado

Gramado não é grande e, como você pode imaginar, as principais atividades estão no Centro. Então, se você vem curtir o Natal Luz ou quer apenas aproveitar seu clima de cidadezinha europeia, o Centro é excelente bairro para ficar em Gramado.

Mas, claro, existem outros bairros interessantes para se hospedar na cidade. Eles podem ser boas  opções para quem quer economizar  ou para quem chegou tarde e não encontrou um hotel no Centro.

Estes são os bairros que eu mais indico em Gramado:

O Centro concentra a maior estrutura de hospedagem, restaurantes, lojas e comércio em geral. Ele é ideal para quem procura praticidade e para quem quer  ficar no meio do agito.

O bairro Planalto é uma área mais tranquila, arborizada e bem próxima do Centro. Então, é uma boa opção para ficar em Gramado.

O Ipê Amarelo é bastante residencial e fica do lado de uma das principais atrações da cidade, o Lago Negro.

Agora, antes de decidir onde ficar em Gramado, dê uma olhada no mapa acima para se localizar melhor.

Centro

O Centro tem tudo que um turista precisa: acesso rápido a todas as áreas da cidade, serviços que sempre precisamos, como bancos e farmácias, e muitas opções de bares, restaurantes e mercados.

Sem falar, claro, nas atividades que são a cara da cidade: as deliciosas lojas de chocolate e a famosa Rua Coberta, por exemplo. Nesta região, também ficam a Igreja São Pedro e o Palácio dos Festivais – onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado.

 Ficar no Centro é garantia de estar perto da melhor parte da cidade,  seja durante seus diversos eventos, seja quando você estiver querendo apenas curtir as férias, sem perder comodidade.

Com isso em mente, escolher onde ficar em Gramado já fica mais fácil, não acha?

Eu realmente acho o Centro a melhor escolha, porque, além disso tudo, você vai fazer muita coisa a pé. Inclusive, dá para chegar caminhando aos locais onde acontecem os espetáculos do Natal Luz, que movimenta a cidade a partir de outubro.

A Avenida Borges de Medeiros é a principal de Gramado e é exatamente em seus arredores que tudo acontece.

Então, você já pode imaginar que há muitas opções nesta área e que, quanto mais perto da avenida, mais altos os preços.

Wish Serrano

O Wish Serrano é um dos hotéis mais acolhedores de Gramado. Isso a gente sente desde o primeiro minuto, porque parece que tudo abraça a gente, sabe como é? Todos os ambiente são extremamente aconchegantes, bem decorados e lindos.

Os quartos são magníficos, com várias categorias e tamanhos, que acomodam até quatro pessoas. Então, você vai encontrar um que se encaixa perfeitamente dentro do que precisa e, claro, que se adeque ao seu orçamento.

É um excelente hotel para quem está viajando com a família, porque há entretenimento para crianças e adolescentes, com monitores super bem treinados, serviço de SPA, piscinas cobertas e aquecidas, sala de ginástica, restaurante maravilhoso e com uma adega que merece nosso respeito. É um hotel perfeito ou quase isso!

Hotel Laghetto Stilo Centro

O Hotel Laghetto Stilo Centro é muito bem localizado, perto de todas as atrações do Centro, mas a gente nem percebe a movimentação do lado de fora, porque os quartos são extremamente aconchegantes, silenciosos e muito espaçosos.

Onde ficar em Gramado

Com tudo novinho, sempre muito super organizado e limpo, o hotel tem áreas comuns muito agradáveis, incluindo um terraço com jacuzzi, sala de ginástica e restaurante. O café da manhã é maravilhoso, com muitas variedades e é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Gramado

O atendimento é sempre muito cordial, com profissionais bem treinados, sempre prontos a nos dar aquela ajuda, sabe? Outro ponto positivo é que há estacionamento no hotel. Antes de decidir onde ficar em Gramado, dê uma olhada com calma neste hotel. Você vai gostar.

Onde ficar em Gramado

Pousada Belluno

A Pousada Belluno fica no Centro, pertinho da Rua Coberta, a mais famosa de Gramado. Os quartos são charmosos e aconchegantes, as camas são maravilhosas e a limpeza é impecável. Todos os quartos têm aquecedor para os dias mais frios – isso faz muita diferença. O café da manhã é muito bom e um ótimo jeito de começar o dia.

Onde ficar em Gramado

Perto de diversos bares, restaurantes e lojas, dá para fazer muita coisa caminhando, sem gastar com condução. O Lago Negro, que fica um pouco mais longe, está a dois quilômetros. Se você procura uma pousada com bom custo-benefício, esta é uma excelente opção.

Onde ficar em Gramado

Laghetto Pedras Altas

O Hotel Laghetto Pedras Altas é uma boa opção para ficar no Centro de Gramado, porque ele fica em uma área mais afastada, perto de tudo, mas longe da agitação – o que é ótimo para quem gosta de silêncio à noite. Ele fica pertinho do Mini Mundo e tem quartos modernos, compactos e  muito confortáveis.

Onde ficar em Gramado

A piscina é perfeita para os dias mais quentes – sim, faz calor no verão – e o atendimento de toda a equipe é ótimo: da recepção ao pessoal da cozinha, que organiza o café da manhã, que, aliás, é delicioso. O restaurante também serve almoço e jantar. Um diferencial do hotel é que ele tem bicicletas gratuitas disponíveis para quem quiser explorar a cidade pedalando.

Onde ficar em Gramado

Sky Centro Hotel & SPA

O Sky Centro Hotel & SPA fica no Centro e pode ser interessante para quem busca uma opção meio-termo, com custo-benefício interessante, comodidades de SPA – piscina, sauna, massagem relaxante  e outras coisas – e quartos amplos que acomodam bem até uma família de quatro pessoas.

O café da manhã é sempre muito elogiado, tem um atendimento primoroso e isso faz muita diferença, né? É um hotel que costuma lotar na alta temporada, então é preciso reservar com bastante antecedência.

Serrazul Hotel 

O tradicional Serrazul Hotel, que passou a ser comandado pela fantástica Rede Intercity, tem a junção de muitos pontos positivos. Primeiro, a localização. No coração do Centro, perto dos melhores bares, restaurantes, onde a vida de Gramado é mais pulsante.

Depois, o conforto dos quartos. Espaçosos e muito bem decorados, eles têm cama grande, macia, travesseiro e roupa de cama de qualidade e sempre cheirosos. Aliás, a limpeza criteriosa e a organização das áreas comuns são características bem sólidas da rede.

E por falar nelas, os jardins são incríveis, as piscinas são maravilhosas – aquecida e coberta –, a área da lareira é super aconchegante e, para quem viaja com criança, há espaços destinos exclusivamente para os pequenos brincarem em segurança. Não é tudo de bom? Eu avisei.

Studios 195

Quem está procurando um apartamento de temporada vai gostar do STUDIOS 195. Ele fica também no coração do Centro, na rua paralela à Rua Coberta. Isso significa que você vai estar a apenas alguns passos das principais lojas e chocolaterias, dos restaurantes mais badalados e de toda a agitação encantadora da cidade.

São várias opções, incluindo lofts e estúdios, que acomodam até quatro pessoas. Todos são muito bem mobiliados, têm cozinha compacta e sempre estão super limpos. O estacionamento é cortesia e o atendimento dos anfitriões é super ágil e prático.

Residencial St. Petrus!

Os apartamentos do Residencial St. Petrus! são magníficos. Não é por acaso que eles são um dos mais bem avaliados de Gramado, né? Há vários tipos de apartamento que acomodam até cinco pessoas. Então, para quem está viajando com família, o custo-benefício fica excelente.

Todos são muito bem decorados, com móveis novos, bem cuidados e decoração aconchegante e super acolhedora. A cozinha é completa e tem até máquina de lavar e secar roupa. Isso significa comodidade de poder fazer tudo em casa – papais e mamães de crianças entendem bem essas necessidades.

A localização é sensacional, também na área mais interessante do Centro, perto de tudo. Os apartamentos têm garagem, então fica mais fácil sair e chegar a qualquer hora. Se você está procurando um apartamento, não decida onde ficar em Gramado antes de olhar estas opções.

Solar da Encosta

O Solar da Encosta fica no Centro, a apenas algumas ruas de onde o burburinho é maior. Isso é ótimo para quem gosta de tranquilidade e noites de sono silenciosas. Isso não significa que você estará isolado, porque são apenas cinco minutos de caminhada até a principal avenida.

Todos os apartamentos são ótimos, práticos, com estilos diferentes e decoração na medida: sem luxo, mas com conforto. Isso deixa o custo-benefício bem mais interessante e, considerando que alguns apartamentos acomodam até seis pessoas, a conta fica mais leve ainda.

Apto Novo e Decorado no Centro

Quando eu bati o olho no Apto Novo Decorado No Centro, foi amor à primeira vista. Sabe como é? Acho que você vai ter a mesma sensação vendo as fotos, mas, antes, eu vou falar o que achei dele. Aí, depois, você tira suas conclusões.

Primeiro, a localização é ótima, fica do ladinho do Centro, em uma área mais residencial, a uns sete minutos de caminhada até a Rua Coberta. Na mesma quadra do apartamento há vários comércios super úteis, como supermercado, por exemplo. Então, mobilidade não será um problema, mesmo se você estiver sem carro.

Por dentro, o apartamento é lindo, perfeito –traduzindo: sem defeitos mesmo. Eu moraria eternamente nele, mas… Decoração impecável, praticidade, móveis novos e de qualidade, camas boas e roupas de cama ótimas. o apartamento tem 59 metros quadrados e acomoda até seis pessoas. É um sonho de lugar para ficar em Gramado!

Residencial Via Florida Gramado

Os apartamentos do Residencial Via Florida Gramado são famosos na cidade, porque têm uma estrutura muito boa, localização excelente e qualidade extraordinária. Eles ficam no Centro, a poucos metros das principais atrações, mas a um distância que nos proporciona muito sossego.

Todos são muito bem decorados, cuidados com carinho, limpos com absoluto cuidado e são mega completos: quartos ótimos, salas de estar aconchegantes, mesas de jantar com utensílios de qualidade, cozinhas completas, eletrodomésticos novos. Enfim, tudo que uma boa casa precisa ter.

Como acomodam até seis pessoas, o custo-benefício é muito interessante. Se estiver em grupo ou em família, fica muito mais vantajoso alugar um apartamento do que ficar em hotel, especialmente se você é daqueles viajantes que, como eu, não para no hotel. É uma excelente ideia para ficar em Gramado!

Planalto

O Planalto é uma área nobre e considerado um dos bairros mais bonitos de Gramado.

Nele, ficam algumas das mais emblemáticas atrações da cidade, como o Mini Mundo e a famosa estátua do Kikito, o prêmio oferecido aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.

Por ser um bairro muito arborizado e extremamente seguro, ele é bom para fazer caminhadas, praticar atividades físicas, tomar um chimarrão ao ar livre – hábito muito comum entre os gaúchos – e relaxar.

O Planalto ainda é uma região bem residencial, perfeita para quem não quer ficar tão perto da agitação do Centro. Eu diria que é a segunda melhor escolha, depois do Centro, porque está perto de tudo e é mais tranquilo.

Eu separei algumas opções muito boas nesta área para você escolher onde ficar em Gramado.

Varanda das Bromélias Med SPA

O Varanda das Bromélias Med SPA fica em uma área cercada de muito verde, a poucos minutos do Centro. Ele é a materialização do que muitas pessoas têm no imaginário, quando pensam em uma viagem para Gramado. Eu vou explicar isso melhor.

É que ele tem quartos muito aconchegantes, com lareira, sistema de aquecimento, comida boa, atendimento valioso e aquele clima gostoso da Serra Gaúcha. E quando a gente abre a janela, sente o vento que toca os pinheiros, num cenário que passa a ser real, concretizando uma experiência que tem de tudo para ser inesquecível.

É um hotel de alto padrão, com serviços de SPA e com profissionais extremamente qualificados em todas as áreas de atendimento. Dizem até que eles têm a capacidade de ler a nossa mente, pois é impressionando como conseguem nos agradar tanto. É um sonho!

Gramado Interlaken

O Hotel Gramado Interlaken fica do ladinho do Centro e dá até para ir caminhando. Aliás, este é um dos motivos do hotel ter uma nota de avaliação tão alta, porque realmente é muito perto. Além disso, claro, ele tem muitas qualidades: café da manhã farto, limpeza criteriosa e organização são outros pontos muito elogiados pelos hóspedes.

Onde ficar em Gramado

Todos os ambiente têm uma decoração que é a cara de Gramado, com conforto, aconchego e estilo – a sala com a lareira é perfeita. Os quartos têm camas grandes, com roupa de cama e travesseiros de qualidade. Por último, mas não menos importante, eu destaco o preço das diárias, que torna o custo-benefício interessante.

Onde ficar em Gramado

Refúgio da Montanha

O Hotel Refúgio da Montanha fica em uma área linda, cercada por muito verde onde respirar ar puro é rotina – é, de fato, um refúgio. Mesmo próximo da natureza, não é preciso abrir mão do conforto e da comodidade de um dos melhores serviços de Gramado.

Onde ficar em Gramado

Os quartos são modernos, maravilhosos e super aconchegantes e todos têm uma vista incrível da cidade de das montanhas ao redor. O café da manhã é extremamente elogiado, com aquela tradicional comida farta servida nas terras gaúchas. Sabe?

Onde ficar em Gramado

É um dos hotéis que eu mais gosto para ficar em Gramado, porque tem uma localização incrível e uma pegada muito acolhedora, daquelas que nos fazem ter vontade de voltar sempre. Por isso tudo, é uma excelente opção para você avaliar com calma.

Onde ficar em Gramado

Hotel Alpestre

O Hotel Alpestre tem uma estrutura excelente e gigantesca. Ele é uma opção de luxo para ficar em Gramado. Tem uma enorme área verde, que serve de refúgio para quando a intenção é relaxar e curtir um pouco a natureza, piscinas maravilhosas – coberta e ao ar livre – e também a quadra de tênis para queimar as calorias.

Onde ficar em Gramado

Os quartos são fabulosos, especialmente os que têm banheira de hidromassagem. Todos têm sistema de aquecimento – muito importante no inverno – e todo conforto que você merece: da roupa de cama ao sabonete do banheiro. É perfeito para casais em uma data especial.

Onde ficar em Gramado

Pousada Jardim Secreto

A Pousada Jardim Secreto não tem este nome por acaso: ela tem jardins encantadores, flores na decoração e ambientes muito charmosos e acolhedores – pequenos traços  deixam o lugar ainda mais mágico. A pousada fica pertinho do Centro e dá para ir caminhando.

Onde ficar em Gramado

Os quartos têm camas grandes, macias, roupas de cama e banho de primeira qualidade – e são bem espaçosos. Alguns têm lareira e hidromassagem. Uma boa dica é aproveitar o café da manhã com frutas silvestres, geleias e bolos de fabricação caseira. É sensacional!

Onde ficar em Gramado

Pousada Betânia

A Pousada Betânia tem um bom custo-benefício. O atendimento é ótimo, o café da manhã é perfeito, os quartos são bons, com camas excelentes. Sem luxo, mas com tudo que a gente para para relaxar e ter noites ótimas de sono.

Onde ficar em Gramado

Um diferencial da pousada é que o pessoal da recepção organiza caminhadas pela cidade, um city tour para conhecer Gramado, sabe como é? Para as crianças, há salão de jogos, parquinho e muito espaço no jardim. Vale dar uma conferida antes de decidir onde ficar em Gramado.

Onde ficar em Gramado

Pousada Águia Branca

Quem busca uma opção mais econômica pode gostar da Pousada Águia Branca. Ela cumpre muito bem a função de nos acolher para noites tranquilas, com camas grandes e macias, em quartos silenciosos e confortáveis.

É uma pousada bem tradicional, com uma estrutura bem organizada, cozinha excelente – o café da manhã é simplesmente incrível – e o atendimento não deixa a desejar em nada. A localização é ótima, dá para ir às principais atrações caminhando, sem pressa e curtindo a cidade.

Ipê Amarelo

Do ladinho do Lago Negro, esse bairro é bem calmo e, basicamente, residencial, com bem menos opções de hospedagem que o Centro.

Rodeado por uma vegetação exuberante, essa área nobre tem lindos jardins e trânsito tranquilo, com pouca movimentação de carros.

Isso é perfeito para quem precisa  tirar uns dias de folga  longe da agitação das grandes cidades, mas, mesmo assim, ficar perto das boas opções de entretenimento, por exemplo.

Eu realmente gosto muito deste bairro, porque sinto que ele transmite a leveza que a Serra Gaúcha tem.

Como falei, esta é uma área residencial com bem menos opções de hospedagem que o Centro. Mas, é justamente por isso que ficar no Ipê Amarelo é tão bom.

Eu separei duas opções: o magnífico Hotel Estalagem St. Hubertus  e o Apartamento Lago Negro, o famoso prédio que aparece nas fotos do Lago Negro e que é uma opção para para quem viaja com grupos de amigos ou em família.

Estalagem St. Hubertus

O Hotel Estalagem St. Hubertus é simplesmente magnífico. Sabe aquele hotel soberbo – no melhor sentido da palavra – com tudo impecavelmente planejado e executado para tratar os hóspedes como reis e rainhas? É disso que eu estou falando.

Onde ficar em Gramado

Ele é lindo em todos os aspectos. Tem uma arquitetura perfeita, que dialoga com o verde ao redor, e ainda fica de frente para o encantador Lago Negro. Nem preciso dizer que é um dos mais românticos de Gramando, porque isso é muito óbvio, né?

Ambientes super bem decorados, quartos amplos, comida saborosíssima e atendimento acima da perfeição. Não, isso não é exagero! Se quiser impressionar alguém, escolha este hotel para ficar em Gramado. Aí, só vai depender de você. Então, capriche!

Onde ficar em Gramado

Apartamento Lago Negro

Se você quiser ficar no prédio que aparece na maioria das fotos tiradas no Lago Negro, eu dou a dica. O Apartamento Lago Negro é justamente aquele que vai te dar uma vista estratégica do lago 24 horas, sete dias por semana.

Não é um apartamento novo, mas talvez seja o que você procura. Talvez você precise de um lugar inspirador para colocar a leitura em dia, para matar a saudade de alguém especial ou, simplesmente, para curtir o seu tempo – o mais precioso que existe. Então, vale a pena dar uma olhada com calma!

Bairros mais afastados

Os bairros mais afastados e até mesmo as áreas rurais também podem ser excelentes escolhas para você que ainda não decidiu onde ficar em Gramado.

Longe do burburinho, essas opções são ideais para quem está de carro – ou terá transporte à disposição – e busca um momento de paz para ficar offline, embora o sinal de internet e de celular funcionem por aqui.

Veja essas opções mais afastadas do Centro e me diga o que acha.

Hotel Saint Andrews

O Hotel Saint Andrews é um dos mais “classudos” de Gramado. A localização é simplesmente fantástica, com vista linda para o vale, do alto da Serra Gaúcha. A decoração de todas as áreas é extremamente detalhista e requintada, o que traz um ar de palácio para o hotel, sabe?

Os quartos são excelentes, espaçosos e com camas gigantes, colchões dos deuses – é tanto conforto que fica até difícil de levantar. Todos são climatizados, com sistema de aquecimento e os banheiros são incríveis, alguns têm banheira com aquela vista incrível que eu comentei.

A cozinha dá um show de sabor nos pratos do restaurante e no café da manhã, que tem muitas variedades, mas não é qualquer coisa. São opções selecionadas, feitas com produtos de qualidade. Ainda tem uma boa carta de vinhos e uma piscina aquecida. Precisa de algo mais, senhor?

Wyndham Gramado Termas Resort & SPA

O Wyndham Gramado Termas Resort & SPA é outro hotel de alto padrão, daqueles de sonho. Perfeito para todas as estações, ele fica em uma área afastada, numa propriedade cercada pela natureza, a apenas dez minutos de carro do Centro.

É um resort mais que completo. É soberbo, esbanja conforto e estilo, perfeito para quem quer tirar uns dias de férias no mais alto nível e desfrutar do que há de melhor em Gramado. Isso é fácil notar pelas fotos, mas a grandiosidade do hotel é tanta que ele parece nos abraçar. É, de verdade, muito bom!

Quartos enormes, super acolhedores, áreas comuns impecáveis, piscinas aquecidas, cobertas e ao ar livre, sauna, brinquedoteca, restaurante impecável, atendimento extremamente profissional e tudo mais que um resort deste nível pode oferecer.

Hotel Gramado Palace

O casarão das janelas, portas e varandinhas azuis é uma marca da Serra Gaúcha. Eu estou falando mesmo do Hotel Gramado Palace, que tem um estilo muito próprio, com um toque de exclusividade, cercado pela exuberante beleza natural do Rio Grande do Sul.

Os quartos são ótimos, espaçosos, arejados e com uma decoração leve. As áreas comuns são magníficas, tanto as piscinas, perfeitas para o verão, quanto os lounges ao redor das lareiras, que nos aquecem quando a temperatura cai no inverno.

O atendimento é impecável, como se pode esperar, o restaurante tem um cardápio sensacional e o café da manhã é daqueles que a gente nunca para de comer, sabe? É um lugar para relaxar e aproveitar a vida, depois a gente volta a pagar boletos. Não tem jeito!

Hotel Valle Dincanto

O Hotel Valle Dincanto é um hotel boutique: somos recebidos com espumante e, nos quartos, sempre têm uma surpresinha que a equipe super atenciosa e dedicada do hotel prepara para nos agradar. São os adoráveis mimos, que aquecem o nosso coração.

Onde ficar em Gramado

É perfeito para quem não abre mão de muito estilo e conforto, mas prefere propriedades menores e com menos gente. E, ainda assim, quer aproveitar a estrutura do hotel, que tem banheiras de hidromassagem nos quartos, serviços de SPA, sala de ginástica e piscina.

Onde ficar em Gramado

Os quartos são muito confortáveis e têm uma varada agradável. Se vier no inverno, não deixe de curtir momentos perto da lareira ao ar livre e de relaxar no jardim. O hotel fica um pouquinho afastado do Centro, mas você não vai gastar nem dez minutos de carro.

Onde ficar em Gramado

Hotel Bangalôs da Serra

O Hotel Bangalôs da Serra fica a três quilômetros do Centro, distância perfeita para curtir a natureza do hotel – e que natureza –, mas também aproveitar a cidade quando quiser. Ele é ótimo para qualquer estação do ano, porque tem uma estrutura excelente para o inverno, com lareira, quartos aquecidos e tudo mais.

Onde ficar em Gramado

No verão, quando o calor aperta de verdade, tem áreas arborizadas incrivelmente lindas, uma piscina maravilhosa e muito conforto. A comida merece um destaque especial, já que praticamente tudo é produzido na propriedade, então é ótimo para quem curte alimentação saudável.

Onde ficar em Gramado

O hotel tem estacionamento mas, se não estiver de carro, não precisa se preocupar: todos os dias, um transporte leva os hóspedes ao centro, às 8h, 14h e 18h. Caso queira ir a outro horário, é só combinar na recepção. Viu com vale a pena?

Onde ficar em Gramado

Hostel em Gramado

Eleganz Hostel & Suites

O Eleganz Hostel & Suites é o que eu considero a melhor opção de hostel em Gramado. O atendimento é muito elogiado, a limpeza está sempre em dia – tanto a dos quartos quanto a dos banheiros – e o café da manhã é maravilho.

Onde ficar em Gramado

O hostel tem uma estrutura totalmente moderna, super bem decorada que nada lembram os velhos e tradicionais hostels – é preciso falar a verdade, né? Ele tem quartos compartilhados, com camas beliches, e suítes privativas. Todos muito confortáveis e seguros.

A localização é excelente, pertinho da área mais movimenta do Centro, da rodoviária e com fácil acesso a todas as áreas da cidade: você consegue economizar com isso. Então, vale a pena conferir tudo com calma antes de escolher onde ficar em Gramado.

Faixas de preço em Gramado

No mapa abaixo, você encontra todas as opções de hospedagem de Gramado – especialmente as da área mais central. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Eu sempre faço minhas reservas com o Booking.com, o site que mais confio. O processo é sempre muito fácil, as regras de cancelamento gratuito são flexíveis e quanto mais uso o site para fazer reservas, mais descontos ganho.

Onde comer em Gramado

Como falei anteriormente, Gramado é uma construção coletiva de várias etnias e nacionalidades.  E uma excelente forma de conhecer um pouco mais disso tudo é provando pratos das diferentes cozinhas da cidade. Tem comida italiana, alemã, francesa, suíça e por aí vai.

Eu vou deixar alguns restaurantes que realmente gosto na cidade para você ter uma ideia do que pode encontrar.

Para começar com um clássico, tem o Vue de la Vallée. O restaurante é fantástico, muito diferenciado e com um espaço que é a cara de Gramado. O fondue na pedra é tradicionalíssimo e não dá para ir embora sem prová-lo.

Eu sou apaixonado pelo DUO Cozinha Contemporânea, que, como o nome diz, tem pratos super criativos e deliciosos, atendimento impecável e carta de vinhos diferenciada. É, sem dúvida, um restaurante obrigatório para quem valoriza gastronomia de qualidade.

O La Table D’Or Mediterranée é para quem gosta de cozinha mediterrânea e quer um jantar inesquecível, com todos os pratos muito bem elaborados – entrada, principal e sobremesa –, harmonização com vinhos ótimos e preço muitíssimo justo.

Por último, eu deixei o Restaurante Höppner, especializado em culinária alemã e o campeão, na minha opinião, no quesito sabor. Vale a pena demais!

Para ajudar você a avançar na descoberta das maravilhas gastronômicas de Gramado, eu vou deixar a lista com os principais restaurantes de comida internacional para você fazer sua seleção personalizada.

Onde ficar em Gramado

Eu espero que, depois de ler tudo isso, você já tenha decidido onde ficar em Gramado.

A verdade é que não há grandes segredos, mas é bom saber como aproveitar melhor os seus dias e, com dicas simples, isso fica muito mais fácil.

Se esta é a sua primeira vez na cidade,  escolha ficar no Centro sem medo de ser feliz. 

Ficando em uma área de circulação maior, você vai ter mais opções de entretenimento e, especialmente se estiver sozinho, mais contato com outros viajantes.

Os bairros mais residenciais e mais afastados podem ser ótimas escolhas para quem já está familiarizado com a cidade e para quem está de carro.

Veja mais dicas do Rio Grande do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio Grande do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Oi, Gabriel.
    Eu só uso o Booking.com. è o maior site de reservas de hospedagem do mundo… isso me dá mais segurança.
    Um abraço.

  2. Oi, Fabio.
    Tudo funcionando com as medidas de prevenção – uso de máscaras, distanciamento e sem aglomeração.
    É preciso levar isso a sério, né?
    Um abraço.

  3. Oiii,
    Vou sempre a Gramado e não conheço a metade das pousadas e hotéis que mostrou.
    Já quero todos!

  4. Que coisa maravilhosa receber um feedback assim, Daniela.
    Que bom que gostou. 🙂
    Um abraço.

  5. Altier,
    Vim agradecer sua ajuda e dicas. Segui suas orientações e tive dias maravilhosos em Gramado.
    O hotel que fiquei era maravilhoso, do jeito que você descreveu.
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *