Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Porto Alegre: melhores hotéis e apartamentos

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Porto Alegre

Porto Alegre é uma metrópole com tudo de bom e de ruim que uma cidade grande tem: diversidade cultural, boas opções para curtir a noite, restaurantes super bem avaliados, mas, claro, isso vem acompanhado de problemas de trânsito e insegurança. Por isso, é importante escolher bem onde ficar em Porto Alegre.

O Centro Histórico, apesar de todo encanto que tem durante  o dia, fica vazio e é até perigoso à noite. Então, é uma opção para avaliar com calma.

Já bairros mais novos, como o Moinhos de Vento, são perfeitos para quem quer tranquilidade para desfrutar a cidade com calma.

Onde ficar em Porto Alegre

Como falei, Porto Alegre é uma cidade grande e você precisa entender como ela funciona para fazer as melhores escolhas.

Para ter uma visão geral da cidade, veja este mapa com a localização dos hotéis dos apartamentos que sugiro.

De forma bem simples, posso dizer que há duas regiões que dividem a atenção de quem chega a Porto Alegre, principalmente, pela primeira vez: o Centro Histórico e o Moinhos de Vento.

Elas são, sim, regiões bem distintas, mas muito próximas geograficamente.

Então, independentemente do que você planeja fazer na cidade, qualquer uma delas vai lhe atender muito bem.

RIO OU LAGO? A POLÊMICA DO GUAÍBA
Esta confusão começou ainda na época da colonização, mas ganhou força quando, em 1982, o governo do Rio Grande do Sul decretou que o Guaíba deveria ser oficialmente chamado de lago nas escolas e nos documentos oficiais – mas não necessariamente nas ruas, onde para boa parte da população da capital gaúcha o Guaíba contina sendo o que sempre foi: um rio.

Há quem defenda que o Guaíba seja mesmo um lago, porque, entre outras características, não tem margens paralelas e mais de 80% de suas águas ficam retidas. Mas, por outro lado, há aqueles que afirmam ser um rio, porque tem desnível e curso d’água

Pelo jeito, esta história nunca será totalmente resolvida, já que, pelo que tudo indica, gremistas e colorados jamais entrarão em um acordo.

Eu vou falar sobre elas com mais detalhes a partir de agora. Vamos começar com o Centro Histórico?

Centro Histórico

Não adianta torcer o nariz e fazer cara feia para o Centro Histórico.

O bairro tem uma importância enorme para a vida cultural de Porto Alegre, já que tudo começou aqui. Sem falar que boa parte dos prédios mantêm as características originais do século 18.

As principais áreas do bairro são os arredores da Praça Matriz, onde está a Catedral Metropolitana; tem também o trecho conhecido como calçadão da Rua dos Andradas – ou Rua da Praia, como também é conhecida.

Onde ficar em Porto Alegre

E tem, ainda, o Mercado Público que parece ter o mundo inteiro dentro, devido a variedade de coisas que a gente consegue comprar nele.

Mas, o meu espaço preferido no Centro Histórico é a Casa de Cultura Mario Quintana: é tão bom andar pelos corredores, ver alguma exposição e tomar um café antes de ir embora, que, se eu fosse você, faria o mesmo.

algumas opções que eu gosto bastante nesta parte do Centro – inclui da Cidade Baixa – também  para você pode escolher ficar em Porto Alegre.

Intercity Porto Alegre Cidade Baixa

O Intercity Porto Alegre Cidade Baixa tem quartos super bem resolvidos, atendimento muito elogiado e tudo mais que a marca segue como padrão e, por isso, tem conquistado cada vez mais viajantes. É aquele tipo de hotel que você paga pelo que vale, sabe?

Onde ficar em Porto Alegre

Os quartos são ótimos, roupas de cama macias, perfumadas, camas grandes e excelentes, café da manhã bem variado, mas o ponto forte é a internet, não trava nunca. Pode conferir!

Ibis Budget Porto Alegre

Para quem gosta de seguir na linha sem surpresas desagradáveis, o Ibis Budget Porto Alegre é outra opção no Centro Histórico – e ele fica bem perto do Moinhos de Vento, então você vai conseguir aproveitar o melhor dos dois bairros.

Seguindo o padrão da rede, tem quartos básicos, compactos e práticos. As camas são boas e o atendimento é super profissional. O café da manhã é pago à parte e tem muita variedade: vale a pena.

Onde ficar em Porto Alegre

Hotel Praça da Matriz

No coração do Bairro, tem o Hotel Praça da Matriz, do ladinho da Catedral e do Theatro São Pedro. Ele preserva muitas características de sua arquitetura original e isso nos faz entrar no clima de ficar hospedado no Centro.

Não é um hotel grande, mas tem serviços muito elogiados, com quantos com, banheiros reformados e um bom custo-benefício para quem quer ficar em Porto Alegre sem gastar muito.

Lindo Studio 1203

O Lindo Studio 1203 é um apartamento no estilos estúdio, com 17 metros quadrados, perfeito para duas pessoas passarem um final de semana e até um pouco mais. Principalmente, se considerar o custo-benefício.

 

Ele é super bem avaliado, com um das melhores notas de avaliação da Cidade Baixa. Isso é o resultado da dedicação dos anfitriões, que cuidam muito bem de tudo, e pelo fato de ficar em um prédio com espaços de coworking, cozinha, copa e lavanderia compartilhados.

Meu Lugar na Cidade Baixa

O Meu lugar na Cidade Baixa também é um apartamento no estilo estúdio. Com 26 metros quadrados, ele acomoda bem até duas pessoas. Ele fica muito bem localizado, perto de bares, restaurantes, supermercados, farmácias e tudo mais.

Onde ficar em Porto Alegre

É um apartamento muito bem organizado, decorado com cuidado e, também, muito bem equipado, inclusive com secador de cabelo. É um dos melhores no quesito custo-benefício. Pode comparar!

Apartamento Impecável

O Apartamento Impecável é todo reformado, com móveis novos e fica bem no coração do Centro Histórico. É um bom lugar para que quer ter tudo perto e, também, pagar um preço justo pela diária.

Onde ficar em Porto Alegre

O apartamento acomoda até duas pessoas, a cozinha é compacto – para o básico mesmo. Ele tem 30 metros quadrados, é bem arejado e com uma decoração clara, bem tranquila. Acho que vale dar uma olha com calma.

Moinhos de vento

O Moinhos de Vento é um bairro planejado, arborizado e perfeito para quem quer aproveitar tudo o que ele tem: repleto de restaurantes e lojas e, por isso, está sempre em movimentado. Sem falar que ele fica perto do Centro.

O bairro é um dos mais cobiçados de Porto Alegre, por várias razões e uma delas é o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão.

Onde ficar em Porto Alegre

É o melhor ponto de encontro da cidade, com muitas opções de entretenimento para crianças, a adolescentes e adultos.

As ruas Padre Chagas e Fernando Gomes são as mais badaladas, com muitos charmosos bares, restaurantes e cafés com mesinhas na calçada – por isso, ganharam o nome de calçada da fama.

Sem medo de errar, esse é o melhor bairro para ficar em Porto Alegre.

Sheraton Porto Alegre

O Sheraton Porto Alegre tem quartos extremamente bem decorados e arejados, com tudo funcionando perfeitamente bem. Como agente pode esperar, tudo dentro padrão de qualidade da rede, não é?

Ele tem um terraço com piscina, um pequeno SPA e salas com equipamentos de ginástica. Mas o que conquista todo mundo é o atendimento da equipe e o café da manhã. Depois você me conta o que achou.

Onde ficar em Porto Alegre

Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento

Há mais uma versão da Rede Ibis no bairro. O Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento é bom para que gosta de praticidade e não quer gastar muito com hospedagem. É tudo muito prático e eles sempre fazem promoções para quem reserva com antecedência.

É uma escolha certa sem ter que pensar muito, porque surpresas desagradáveis estão fora de cogitação. Quartos básicos, atendimento profissional, café da manhã pago por fora, boa localização. è. sim, um bom lugar para ficar em Porto Alegre.

Laghetto Vertice Manhattan

O Laghetto Vertice Manhattan é o meu favorito. Ele é a junção de tudo que gosto – modernidade, praticidade e atendimento bom – e tem um estilo muito peculiar, que você vai perceber assim que chegar ao hotel.

Onde ficar em Porto Alegre

Os quartões são magníficos e o café da manhã é saborosíssimo, sempre muitas variedades. Tem piscina, sauna e um lounge que eu adore, muito agradável mesmo.

Colocando tudo na ponta do lápis, o custo-benefício fica super vantajoso, principalmente se você for usufrir de tudo o que o hotel tem. É um excelente lugar para ficar em Porto Alegre e vale cada centavo.

Onde ficar em Porto Alegre

Moinhos Park By Atlantica Residence

O Moinhos Park by Atlantica Residence é uma ótima opção para quem gosta de apart-hotel. Também respaldado por uma grande rede e com hotéis espalhados pelo mundo todo, ele tem tudo para nos oferecer dias de plenos: não há nada que tire o noss sossego.

Onde ficar em Porto Alegre

Quartos impecáveis, de frente para o Parcão – o Parque Moinhos de Vento – e pertinho de ótimos bares e restaurantes. Os apartamentos têm muitos pontos extras, com camas excelente, cozinha compacta e sala de estar. É sensacional!

Apartamento Lugar Perfeito Casemiro

O Apartamento Lugar Perfeito Casemiro é um daqueles lugares que a gente facilmente moraria. Ele não é grande, tem 30 metros quadrados e acomoda até duas pessoas em uma cama de casal.

Onde ficar em Porto Alegre

A localização é boa, entre o Centro e o Moinhos de Vento, com mobilidade fácil e prática para todas as partes da cidade. O apartamento é uma gracinha, bem equipado e super bem cuidado.

Apartamento Beverly Hills Studio

O Apartamento Beverly Hills Studio tem 38 metros quadrados, perfeito para até três pessoas, duas na cama de casal e uma no sofá-cama. Ele é todo mobiliado e tem uma cozinha bem equipada.

Onde ficar em Porto Alegre

O prédio tem piscina e academia, e fica entre o Centro e o Moinhos de Vento. O anfitrião foi muito atencioso e sempre entrega o apartamento muito limpo e cheiroso.

Apartamento Perfeito Casemiro

O Apartamento Perfeito Casemiro tem duas opções: estúdio, perfeito para um casal, e duplex, com mais espaço e capacidade para acomodar até três pessoas.

Todos são bem mobiliados, têm cozinhas compactas, mas bem equipadas. A localização é ótima, em um bairro nobre que tem de tudo, e o anfitrião é super gentil e atencioso.

Faixas de preço em Porto Alegre

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Porto Alegre.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da região central.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Dez lugares para conhecer em Porto Alegre

Só para você tem uma ideia do quanto Porto Alegre pode ser interessante, dê uma olhadinha nesta lista para, pelo menos, não chegar à cidade sem ter nenhuma referência.

  1. Mercado Público
  2. Usina do Gasômetro
  3. Parques Redenção – ou Farroupilha – e Moinhos de Vento
  4. Bares do Moinhos de Vento e do Cidade Baixa
  5. Arena do Grêmio
  6. Orla do Guaíba
  7. Boulevard Laçador
  8. Fundação Iberê
  9. Museu de Arte do Rio Grande do Sul
  10. Casa de Cultura Mário Quintana

Há várias atividades para todos os gostos e, ao caminhar pela cidade, eu tenho certeza de que você vai encontrar muitas outras.

Veja mais dicas do Rio Grande do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio Grande do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

24 respostas

  1. Meu amigo,
    Poderia me indicar um hotel BARATO, daqueles para viajante que viaja com orçamento apertado, e que fique próximo (no máximo 5km) do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre?
    Pode ser até hostel, só preciso de cama, travesseiro e uma noite para dormir.
    Obrigado!

  2. Oi, Roberto.
    A cidade baixa é um famoso Bairro Boêmio de Porto Alegre. Em dias úteis, é muito movimentado por estar no centro da cidade e muitas empresas estão instaladas nele.
    E à noite, bom, todos os dias é uma muvuca de tanta gente.
    Sobre a segurança, Porto Alegre está perigoso ao natural para todos nós com toda a crise que rola solta por aí.

    Dicas básicas de segurança devem ser seguidas como: não andar com pertences de valor, não andar com câmeras, celulares e outros objetos a mostra.
    Bolsas sempre para frente, nunca nas costas. Coisas assim.
    E minha única dica pessoal que acho importante, evitar ser “turista demais”, chama muita atenção.

    Sobre o transporte, dá para andar de ônibus pra cima e pra baixo. Uber está bem concorrido, então sempre avalie o preço.
    Por ser um bairro boêmio, a maioria dos estabelecimentos possui valores mais altos.
    Um muito conhecido por aqui é o Tudo pelo Social que é mais barato e serve muuuuita comida.

    Em dias de semana, aventure-se nos diversos restaurantes do Centro, todos muito bons e com preços que concorrem.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  3. Oi, Altier!
    Irei me hospedar no bairro Cidade Baixa e gostaria de saber se é um bairro seguro e dicas de bons restaurantes e bares baratos por lá.
    Ah, compensa mais se locomover de táxi, uber ou transporte público no que cerne à segurança, custo e tempo?

  4. Oi, Cida,
    Utilize o ônibus de turismo de Porto Alegre.
    Ele possui um andar aberto e é possível descer em diversos pontos de grande interesse de Porto Alegre.
    O ônibus é conhecido como Linha Turismo.
    Tem todos os roteiros e preços no site.
    Um abraço.

  5. Olá!
    Gostaria de fazer um Tour por Parto Alegre conhecendo seus principais pontos.
    Pode me indicar uma agência que faça isso?

  6. Oi, Fabiana.
    O passeio sai da Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba.
    Há um passeio pela manhã que sai lá pelas 11h e tem almoço (se você quiser), um à tarde e outro à noite.
    Veja link abaixo valores no site da Barco Cisne Branco.
    Você pode comprar pela internet ou diretamente no local.
    Um abraço!

  7. Oi, Altier.
    Onde compro o passeio pelo rio Guaíba? Quanto custa? De onde sai e horários?
    obrigada

  8. Oi, Michele.
    Quando estive em Porto Alegre fiquei na região central e não achei é muito segura para andar a noite, mas claro que não custa ter todos os cuidados.
    Foi uma viagem rápida e eu fique hospedado no ibis Styles Porto Alegre Centro e não achei o entorno tão perigoso assim.
    O hotel é muito bom, limpo e com excelente atendimento.
    Um abraço.

  9. Olá,
    Vou passar dois dias em Porto Alegre, mas não consigo encontrar um hotel no Centro que seja de certa forma seguro.
    Todos os hotéis que encontrei pelo booking na região central possuem reclamações de falta de segurança a noite e a pé.
    Tem alguma indicação de um hotel no Centro que não seja muito caro e que mesmo sendo na região central fique ao menos em uma região não tão insegura pra andar a pé?
    Obrigada!

  10. Oi, Fernando.
    Para almoçar o que não falta são restaurantes maravilhosos e bem baratos de buffet livre pela cidade.
    Não sei a localização da sua estadia.
    Um abraço!

  11. Opa!
    Hotel que aceite 2 pets por quarto.
    De preferência que fique próximo a Arena do Grêmio e melhor ainda se tiver café da manhã!
    Valeu!

  12. Oi, Fabio.
    A melhor praia é Torres, que fica a umas duas horas de Porto Alegre.
    Acho que Tramandaí está muito longe de ser “uma praia boa”: o mar é marrom e a água é gelada.
    Então se você quiser água mais clarinha e praia mais bonita vá a Praia da Guarita, em Torres. Esta sim é linda.
    Um abraço!

  13. Oi, Altier !
    Estarei em Porto Alegre no sábado e ficarei até domingo.
    No domingo, queria ir à uma praia mais próxima e que seja boa, qual me sugere?
    Tinha olhado Tramandaí, o que me dizem?

  14. Oi, Rodrigo.
    Eu te recomendaria ir a Gramado, apesar da distância de pouco mais de 100km, mas a estrutura, a beleza, as atrações e a culinária da cidade valem muito a pena
    Vai ser corrido conhecer tudo em um dia, porém vai valer a pena. A dica é fazer um roteiro antes de ir.
    Um abraço!

  15. Oi, Altier.
    Tenho um compromisso no domingo a noite em Porto Alegre.
    Eu resolvi chegar no sábado de manhã e a minha pergunta é: eu consigo conhecer gramado em um dia?
    Ou é melhor eu ficar por Porto Alegre mesmo? Onde eu posso curtir a noite melhor, Porto Alegre ou Gramado/Canela?
    Desde já muito obrigado!

  16. Oi Angélia!
    Gramado por si só já é uma cidade cara e ainda mais em temporada de férias.
    Eu uso o Booking.com para procurar hotéis.
    Comprando antecipado você também encontrará passagens com bons preços.
    O segredo é se programar.
    Um abraço.

  17. Bom dia!
    Sou nova por aqui d gostaria de fazer uma viagem para Gramado, no mês de janeiro, mas sem gastar muito.

  18. Oi, Marcela.
    Eu indico ficar entre o Centro e o Moinhos de Ventos, como explico no texto.
    O Cidade Baixa também é muito interessante.
    Um abraço.

  19. Altier,
    Gostaria de saber qual o bairro mais indicado para estadia em Porto Alegre, que fique em local de fácil acesso ao transporte público e que não seja tão perigoso a noite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *