O Alpen Park é um complexo turístico onde você encontra diversão para toda a família, por mais clichê que isso possa parecer. Ele fica na Serra Gaúcha, destino turístico que tem inúmeras atividades para a gente aproveitar.
Mas, antes de avançar, eu quero explicar que a Serra Gaúcha engloba Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira. Depois, foram incluídos Ipê, Pinto Bandeira e Nova Roma do Sul e todos os municípios que correspondiam à Aglomeração Urbana do Nordeste – todos no Rio Grande do Sul.
Assim, Gramado e Canela entraram na lista e Caxias do Sul, segunda cidade mais populosa do Estado, passou a ser o maior e mais importante centro urbano da Região.
Essa introdução toda á para dizer que, quando estiver planejando uma viagem para a Serra Gaúcha, é bom procurar atividades diferentes para fazer nas cidades ao redor.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Trenó e montanha russa
Com 15 atrações, é possível escolher entre brinquedos típicos de parques de diversão, como montanha russa, torre e o super salto, ou aventuras que lhe conectam à natureza, como o trenó e o arvorismo, as duas que eu fiz.

O Alpen Park tem muitos brinquedos típicos de parque de diversões.Uma das atividades que mais vale a pena fazer por aqui é o trenó alpino, o primeiro do Brasil.
O melhor jeito que eu consigo definir o trenó do Alpen Park é: uma montanha russa no meio da natureza.
Eu gostei mais do trenó. O percurso é todo no meio da natureza, passando até por uma pequena cachoeira.
Se você quiser ir devagar é só deixar a alavanca que tem na lateral do carrinho na posição inicial. Ou seja, o natural do trenó é ir devagar, freando, para garantir a segurança.
Para os mais aventureiros, é possível empurrar a alavanca e aumentar a velocidade. O brinquedo é tão divertido que eu fui duas vezes.
Arvorismo
Outra atividade que fiz no Alpen Park foi o arvorismo, que no final ainda emenda uma tirolesa. Essa atividade eu já adianto que não é para qualquer um.
A segurança é garantida, mas depende de você atravessar o espaço entre as árvores se equilibrando pelos obstáculos.
São 110 metros de percurso, nove tipos de obstáculos diferentes e 18 metros de altura no ponto mais alto.
Eu não tenho problema com altura e curti muito a experiência. Cada vez que chegava a uma plataforma – são as bases construídas nas árvores -, era uma conquista. E para chegar à plataforma seguinte, os caminhos sempre são diferentes.
Você precisa fazer tudo calmamente. Mas, não se preocupe, os instrutores estão sempre por perto e te observando, prontos para o auxílio. Em algumas plataformas eu simplesmente parava e olhava adiante.
A vista é privilegiada e o cheiro das árvores deixa tudo mais gostoso. Na última plataforma um dos guias troca os equipamentos de segurança e lhe prepara para a tirolesa, com 300 metros de percurso no total, fechando o arvorismo com chave de ouro.
Dicas práticas
Para entrar no Alpen Park não é cobrada entrada, mas é preciso pagar R$ 10 para estacionar. Cada brinquedo tem um valor diferente e você só paga pelos que quiser. Você encontra todas as informações sobre o passeio e as outras atividades que eles oferecem no site do Alpen Park.
O Alpen Park funciona todos os dias das 9h às 17h45.
O parque está a sete minutos do centro de Canela e a cerca de 20 minutos do centro de Gramado. O BusTour, ônibus turístico da região que para em diversos pontos de Gramado e Canela, te deixa bem perto da entrada.
Eu me hospedei no Bangalôs da Serra, um encantador hotel que fica pertinho do centro de Gramado, a cidade mais famosa da Serra Gaúcha.
Claro, existem muitas outras boas opções por aqui, mas eu realmente indico este hotel. Para saber porque, leia: Como é se hospedar no hotel Bangalôs da Serra.
Você vai comer muito bem em todas as cidades dessa região. Em Três Coroas, eu conheci do Espaço Tibet, um restaurante incrível que dissemina a cultura e a culinária tibetana. Se quiser saber outras sugestões, veja: Onde comer na Serra Gaúcha.
0 comentários