Onde ficar em Cambará do Sul: hotéis, pousadas e casas – com preços

7

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Onde ficar em Cambará do Sul

Antes de decidir onde ficar em Cambará do Sul, é bom dar uma olhada nessas dicas, porque elas vão fazer muita diferença na sua viagem.

Cambará do Sul fica no Rio Grande do Sul e é a base para quem quer visitar os parques Aparados da Serra e da Serra Geral, na divisa de Santa Catarina com o estado gaúcho, onde estão os famosos cânions Fortaleza e Itaimbezinho.

→ Melhores pousadas de Cambará do Sul

 Ficar em Cambará do Sul é a melhor opção  para quem quer aproveitar mais o tempo de folga. Foi isso que eu fiz e, com certeza, foi muito mais fácil planejar os deslocamentos.

Onde ficar em Cambará do Sul

Assim, aproveitei melhor o tempo que tinha para visitar os cânions e fazer as trilhas, como eu mostro em: Trilhas no incrível Cânion Fortaleza e Cânion Itaimbezinho e a trilha do Rio do Boi.

Conheça os Parque Nacionais

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão dois Parques Nacionais: o de Aparados da Serra e o da Serra Geral. Eles protegem uma área de 30.360 hectares e têm uma paisagem cheia de cânions, vales e platôs.

Uma característica bem peculiar são os paredões de rocha que chegam a 980 metros de altura. É por causa desses paredões que o Parque ganhou o nome de Aparados da Serra, pois os paredões verticais parecem ter sido aparados com faca, quando comparado a outras formações rochosas da região.

Onde ficar em Cambará do Sul

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992, e tem 17.300 hectares. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Cânion Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.

Os cânions são, de fato, as principais atrações dessa região e a beleza deles impressiona de verdade. O Itaimbezinho, por exemplo, é formado por enormes paredões de 720 metros de altura e se estende por seis quilômetros.

O Fortaleza, considerado um dos mais bonitos do Brasil, tem mais de sete quilômetros de extensão e chega a 1.240 metros acima do nível do mar.

Onde ficar em Cambará do Sul

Além dessas maravilhosas formações rochosas, você também pode conhecer as cachoeiras da região, como a dos Venâncios e a do Caracol.

Onde ficar em Cambará do Sul

Cambará do Sul –  também conhecida apenas por Cambará  – tem uma infraestrutura turística boa, com várias opções de hotéis, hostels e pousadinhas perfeitas para os dias quentes do verão e para o frio do inverno, que sempre chega com força por aqui, mudando completamente a paisagem.

Ficar perto do Centro pode ser interessante, já que, assim, restaurantes e outros serviços estarão a poucos minutos de caminhada. Mas, de forma geral, tudo é perto e fácil.

Na zona rural, mais afastado do Centro, você terá a companhia da natureza, ar puro e uma paisagem que nos faz suspirar de gratidão.

Dê uma olhada no mapa abaixo para entender as distâncias e como fazer os deslocamentos.

Eu selecionei as melhores opções de hospedagem em diferentes categorias, você vai notar que há opções para todos os gostos e bolsos. Todas muito bem avaliadas pelos hóspedes.

PARADOR CASA DA MONTANHA

O Parador Casa da Montanha é uma das melhores opções para quem quer ficar em Cambará do Sul. O hotel é cercado por natureza e, para conhecer os cânions, não é preciso se preocupar, já que a recepção organiza passeios diariamente. Os chalés são de madeira, têm aquecedor e alguns incluem banheira de hidromassagem e vista para a mata de araucárias.

Onde ficar em Cambará do Sul

Durante sua estadia, não deixe de apreciar a vista do terraço coberto e aproveite para recuperar as energias na sauna. Além disso, no Parador Casa da Montanha Você pode realizar diversas atividades – algumas por um custo adicional – como andar a cavalo, fazer trilhas a pé, pescar e andar de bicicleta.

Onde ficar em Cambará do Sul

BOLICHO GUABIROBA

O Bolicho Guabiroba é uma opção bem diferente. Aqui, você fica em chalés espalhados pela propriedade, rodeado pela natureza. Eles são feitos de madeira e todos têm varanda térrea, frigobar, chaleira elétrica e área de estar.

Onde ficar em Cambará do Sul

O Bolicho Guabiroba fica a seis quilômetros do Centro, e é perfeito para quem quer curtir a tranquilidade sem estar tão longe do movimento. Na sala de refeições, você aproveita o café da manhã todos os dias e também pode conhecer o cardápio do restaurante local.  Dá para explorar as redondezas usando as bicicletas do Bolicho e fazer trilhas em grupo.

CABANAS BRISA DOS CANYONS

No Cabanas Brisa dos Canyons, você fica hospedado em cabanas com lareira, televisão, micro-ondas e internet, como todo o conforto e com a tranquilidade que merece. Algumas cabanas têm, também, cozinha completa. O jardim da pousada é ótimo para relaxar depois de um dia de muita aventura.

Onde ficar em Cambará do Sul

O café da manhã é servido todos os dias na casa principal e é muito elogiado. Aliás, o bom atendimento do Cabanas Brisa dos Canyons é sempre muito mencionado pelos hóspedes e isso faz muita diferença, não é mesmo?

POUSADA ENCANTO DOS CÂNIONS

Os quartos da Pousada Encanto dos Cânions são simples e aconchegantes. Todos têm ar-condicionado e televisão, além de secador de cabelo e produtos de banho no banheiro. Você pode se conectar à internet enquanto estiver na pousada e aproveitar a recepção 24 horas para informações e dicas do que fazer na região.

Onde ficar em Cambará do Sul

A pousada é pequena, e isso deixa o ambiente ainda mais aconchegante e com atendimento mais personalizado. Se estiver viajando de carro, fique tranquilo, porque a Pousada Encanto dos Cânion tem estacionamento gratuito.

POUSADA DAS GRALHAS

A Pousada das Gralhas é outra ótima opção para ficar em Cambará do Sul. A decoração é aconchegante, a limpeza e o cuidado com os quartos são, sem dúvida, um ponto muito positivo da pousada: isso fará você se sentir em casa.

Onde ficar em Cambará do Sul

Além disso, você pode usar a internet e desfrutar do café da manhã caprichado todos os dias. A recepção da Pousada das Gralhas funciona 24 horas e você pode deixar o carro no estacionamento privativo. Se quiser, também pode usar as bicicletas da pousada para explorar as redondezas.

AIRES DE PATAGONIA

A Aires de Patagonia é um hotel daqueles que a gente nunca tem vontade de ir embora: o clima é tão gostoso e o hotel é muito aconchegantes que parecemos ter entrada em uma capsula do tempo.

A área verde ao redor do lao, a construção rústica, mas com bom gosto. Tudo isso conta muito, né?

O hotel é novo, então tá tudo muito bem conservado, limpinho e funcionando bem. Deu para notar que o Aires de Patagonia é perfeito para casais, então aproveite.

POUSADA MORADA DA SERRA

A Pousada Morada da Serra fica bem no centro de Cambará do Sul, e isso significa que você está perto de tudo: bares, restaurantes, mercados – só não pode esquecer que a cidade é pequena.

A pousada é um conjunto de chalés super aconchegantes – especialmente no inverno – mas nos dias mais quentes, quando é melhor para aproveitar a natureza ao redor eles também funcionam muito bem.

Todo em madeira. a organização é outro ponto forte da Pousada Morada da Serra, assim como o atendimento e o café da manhã.

CAMBARÁ ECO HOTEL

Com decoração rústica chique, o Cambará Eco Hotel está rodeado de montanhas, jardins e um lago. A paisagem é perfeita nos dias de inverno e, também, no verão, já que caminhar pela propriedade e curtir a tranquilidade da região é um ótimo programa para começar o dia.

Onde ficar em Cambará do Sul

Você pode ainda se divertir na piscina coberta e conhecer o cardápio do restaurante local. Os quartos do Cambará Eco Hotel têm ventilador, televisão, frigobar e internet, e não se preocupe com amenidades de banho: no Eco Hotel você tem chuveiro quente e secador de cabelo.

Casas de Temporada em Cambará do Sul

Viajar tem vários aspectos positivos, mas um que sempre faz muita diferença é ter uma boa experiência com o lugar que escolhermos para passar alguns dias.

Nesta pegada, vale arriscar um pouco mais e ver as opções de casas e apartamentos disponíveis no Airbnb.

É incrível como a gente encontra lugares sensacionais, com uma arquitetura criativa e, principalmente, com conforto e segurança.

Veja algumas casas que eu indico em Cambará do Sul.

CAMBARÁ CONTAINER BLUE

O Cambará Container BLUE é uma excelente opção para quem quer privacidade e sair do padrão de pousadas e hotéis. Então, se você pensa assim, por que não se hospedar em um container?

Onde ficar em Cambará do Sul

Mas não é qualquer container é um super aconchegante container, especialmente preparado para proporcionar todo o conforto de uma casa de verdade. E, olha, parece que todo mundo gostou dessa ideia, porque ele é um dos mais procurados em Cambará.

Onde ficar em Cambará do Sul

O Cambará Container BLUE fica pertinho do Centro – só 800 metros – e é totalmente equipado: cozinha completa, banheiro com porcelanato, secador de cabelo e outras coisinhas, e tem ainda um visual super lindo das janelas e do terraço.

Onde ficar em Cambará do Sul

CASA DE CAMBARÁ

A Casa de Cambará fica no Centro, pertinho de tudo e é um daqueles lugares que nos acolhe como um abraço. É que os donos da casa fizeram tudo com tanto carinho e zelo, que é impossível não sentir isso.

Onde ficar em Cambará do Sul

A varanda é grande e dela a gente consegue apreciar as montanhas ao redor e sentir o vento que balança as araucárias, mas o grande espetáculo é assistir ao pôr do sol de casa mesmo. Então, você já percebeu que esta casa é perfeita para quem quer desacelerar um pouco e relaxar. Certo?

A Casa de Cambará tem, além da varanda, uma sala de estar espaçosa, cozinha completa e dois quartos, um com cama de casal e outro com duas camas de solteiro. Portanto, ele acomoda bem até quatro pessoas.

CAMBARÁ CHALÉ PEDRAS

O Cambará Chalé Pedras é um refúgio em meio à natureza, onde a gente pode respirar ar puro e sentir a brisa que corre os paredões dos Parques com tranquilidade e segurança.

É um lugar para aproveitar os momentos simples e mais preciosos da vida: sentar-se perto da lareira para tomar um bom vinho, contemplar a vista da janela enquanto o dia vai embora, e até mesmo ter um dia preguiçoso com uma boa companhia no dormitório, que fica no andar de cima do chalé.

E eu ainda preciso acrescentar que o Cambará Chalé Pedras está pertinho do Centro, onde estão bares, restaurantes e tudo que a gente pode precisar em uma viagem.

Onde ficar em Cambará do Sul

ÉDEN BED & NATURE

Essa é mais uma opção criativa que deu muito certo. O Éden Bed & Nature foi construído com contêiner e seguindo práticas sustentáveis para nos garantir conforto, segurança e uma vista maravilhosa do conjuntos de cânions.

A cama é excelente, muito confortável mesmo – as roupas de cama são de 600 fios e os cobertores são novos e cheirosos. A cozinha é completa, tem uma varandinha muito agradável e a decoração, de forma geral, é detalhista.

Como o Éden Bed & Nature fica um pouco afastado do Centro, no distrito de Vila Rosa, dá para aproveitar bastante natureza fazendo trilhas, cavalgadas e outras atividades que a gente sempre descobre, não é mesmo?

Como falei, há muitas opções interessantes. Por isso, eu quero deixar só mais algumas indicações para você avaliar.

O Loft do Jota fica no Centro e é muito bem decorado, sempre limpo e cuidado com zelo. Realmente é um lugar que vale a pena olhar com calma.

Onde ficar em Cambará do Sul

A Cabana da Gaia e o Tiny House Garden são outras excelentes opções, especialmente para quem quer ficar mais em contato com a natureza.

Hostel em Cambará do Sul

Para quem quer economizar uma grana e topa dividir um quarto de hostel com outros viajantes, a minha dica é o Hostel Cape Town.

HOSTEL CAPE TOWN

Para os mochileiros de plantão, o Hostel Cape Town é uma ótima opção para ficar em Cambará do Sul. Você pode curtir a atmosfera do hostel e aproveitar a natureza do lugar. Mas, caso precise de mais privacidade, é possível escolher quartos individuais ou para família.

O Hostel Cape Town tem uma cozinha completa onde você pode preparar suas próprias refeições. Na vizinhança você encontra supermercados, bares, pubs e restaurantes. Animais de estimação também são bem-vindos sem custos adicionais.

Onde ficar em Cambará do Sul

Faixas de Preços em Cambará do Sul

Para facilitar sua vida, eu organizei os preços da seguinte forma:

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade – especialmente as do Centro – com os preços.



Booking.com

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Rio Grande do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @penaestrada. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio Grande do Sul.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

7 Comentários

  1. Avatar

    Tambem recomendo Estalagem Santa Fé, perto do centro, otimas acomodações, cabanas com quarto e cozinha conjugados ou casa com dois quartos dois banheiros, sala e cozinha com fogao a lenha

Escreva um comentário