Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Cambará do Sul: melhores épocas para sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de partir rumo aos cânions do sul do Brasil, você precisa conhecer um pouco mais sobre o clima dessa região. Isso será fundamental para você decidir quando ir a Cambará do Sul, cidade que é a porta de entrada para os Parques Nacionais que abrigam os cânions.

Em Cambará, como também é conhecida a cidade, a estação quente dura longos seis meses:  de outubro a abril,  e a temperatura máxima fica em torno dos 29 graus, mas nunca ultrapassa os 35. Isso significa que faz calor e, com o céu quase sempre encoberto, o clima parece ainda mais abafado.

Parques Nacionais

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão dois Parques Nacionais: o de Aparados da Serra e o da Serra Geral. Eles protegem uma área de 30.360 hectares e têm uma paisagem cheia de cânions, vales e platôs.

Uma característica bem peculiar são os paredões de rocha que chegam a 980 metros de altura. É por causa desses paredões que o Parque ganhou o nome de Aparados da Serra, pois os paredões verticais parecem ter sido aparados com faca, quando comparado a outras formações rochosas da região.

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992, e tem 17.300 hectares. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Cânion Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.

O inverno é curto, agradável e com  céu quase sempre sem nuvens.  Ele dura pouco mais de dois meses, de 14 de maio a 27 de julho. Nesse período, a temperatura mínima pode cair para cerca de 14 graus.

Veja, agora, alguns fatores que podem ajudar na hora de escolher quando ir a Cambará do Sul:

  • O verão é longo, quente e abafado;
  • As chuvas são mais volumosas na estação quente;
  • Com céu cheio de nuvens, a visibilidade dos cânions é prejudicada;
  • Os meses do meio do ano têm céu quase sempre aberto;
  • A temperatura mínima no inverno fica em torno de 14 graus;
  • No verão, o termômetro pode chegar a 35 graus.

Quando ir a Cambará do Sul

Se você prefere aproveitar dias pouco encobertos, sem chuva e com temperaturas agradáveis – entre 18 e 27 graus -, a melhor época para visitar Cambará do Sul é do meio de abril ao fim de setembro, sendo que o melhor período é a segunda semana de maio.

→ Onde ficar em Cambará do Sul

Esse período é ideal para quem quer explorar a natureza dos Parques Nacionais Aparados da Serra e das Serras Gerais, que ficam na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para quem não se importa com calor ou até prefere dias mais quentes, outras duas boas épocas para viajar são do início de março ao início de maio e do início de novembro ao meio de dezembro.

Quando ir a Cambará do Sul: melhor época para viajar

Fique de olho nas nuvens

Uma coisa que você deve prestar bastante atenção é na quantidade de nuvens no céu. Apesar de nem sempre serem o anúncio de chuva, elas encobrem o céu de Cambará boa parte do ano e acabam deixando tudo um pouco cinza.

Observar a quantidade de nuvens no céu também é importante porque elas podem atrapalhar a visibilidade dos cânions,  principalmente nas primeiras horas do dia.

Quando ir a Cambará do Sul: melhor época para viajar

O período com menos chances de céu encoberto vai  de junho a agosto.  Sendo que agosto, normalmente, é o melhor mês nesse aspecto.

Por outro lado, a partir da segunda quinzena de outubro até o fim de março, os dias são cheio de nuvens o tempo todo.

Sol e chuva

Mesmo que seja impossível controlar as chuvas, saber quais os períodos são menos propensos a elas nos ajuda muito no planejamento da viagem. Isso fica ainda mais relevante em destinos de natureza, como Cambará do Sul, que nos convida o tempo todo para a vida ao ar livre.

Então, você precisa saber que as  chuvas acontecem durante o ano inteiro  em Cambará, mas há períodos que elas são mais intensas e volumosas.

A estação com maior chance de chover é, justamente, o período mais quente do ano, que vai de outubro a março.

Nos outros meses – do final de março ao começo de outubro -, as chuvas são mais raras e pouco volumosas.

Quando ir a Cambará do Sul: melhor época para viajar

É hora de decidir

Para concluir as minhas dicas, preciso dizer que o período mais abafado na cidade vai de 30 de setembro a 8 de maio. Nessa ápoca do ano, a umidade é alta e a sensação de calor é maior.

Os meses de julho a setembro são conhecidos pela quantidade de ventos. Eles ficam mais intensos nesse período, mas não representam risco.

Onde ficar em Cambará do Sul

Cambará do Sul –  também conhecida apenas por Cambará  – tem uma infraestrutura turística boa, com várias opções de hotéis, hostels e pousadinhas perfeitas para os dias quentes do verão e para o frio do inverno, que sempre chega com força por aqui, mudando completamente a paisagem.

Ficar perto do Centro pode ser interessante, já que, assim, restaurantes e outros serviços estarão a poucos minutos de caminhada. Mas, de forma geral, tudo é perto e fácil.

Na zona rural, mais afastado do Centro, você terá a companhia da natureza, ar puro e uma paisagem que nos faz suspirar de gratidão.

Dê uma olhada no mapa abaixo para entender as distâncias e como fazer os deslocamentos.

Eu selecionei as melhores opções de hospedagem em diferentes categorias, você vai notar que há opções para todos os gostos e bolsos. Todas muito bem avaliadas pelos hóspedes.

Parador Cambará do Sul

O Parador Cambará do Sul é a melhor opção de hospedagem para quem vai ficar na cidade por alguns dais. O hotel tem um conceito inovador, é cercado pela natureza e sua estrutura aproveita muito bem disso tudo: você pode ficar em uma suíte, em um bangalô ou em um casulo, todos são fantásticos.

Eles têm o aconchego que precisamos, com sistema de aquecimento e camas extremamente confortáveis. A decoração é impecável, com móveis de desing e obras de arte que encantam o olhar e nos fazem valorizar cada detalhe.

E tem, ainda, o atendimento super profissional, cuidadoso e atento de toda a equipe que se esforça ao máximo para deixar tudo perfeito. Mas experiência só se completa à mesa do restaurante, que tem orgulho de servir comida gaúcha com alma, como eles mesmos dizem. É um lugar inesquecível!

Aires de Patagônia

O Aires de Patagônia é um hotel daqueles que a gente nunca tem vontade de ir embora. O clima é tão gostoso e tudo é tão aconchegante que parece uma capsula do tempo.

A área verde ao redor do lago é linda, a construção rústica de bom gosto combina com o ambiente de fora, os detalhes da decoração encantam e os quartos são amplos e arejados. Tudo isso conta muito, né?

O hotel é muito bem cuidado, limpo com critérios rigorosos e tudo funciona muito bem. Deu para notar que o Aires de Patagônia é perfeito para casais? Então, aproveite.

Cabanas Brisa dos Canyons

No Cabanas Brisa dos Canyons, você fica hospedado em cabanas com lareira, televisão, micro-ondas e internet, como todo o conforto e com a tranquilidade que merece. Algumas cabanas têm, também, cozinha completa. O jardim da pousada é ótimo para relaxar depois de um dia de muita aventura.

O café da manhã é servido todos os dias na casa principal e é muito elogiado. Aliás, o bom atendimento é sempre muito mencionado pelos hóspedes e isso faz muita diferença, não é mesmo?

Pousada Recanto do Lago

A Pousada Recanto do Lago é um lugar mágico. Mesmo estando perto da rodovia, o que facilita muito o acesso, é possível sentir a tranquilidade da natureza ao redor. Os chalés, especialmente, têm privacidade e segurança para que você desfrute seus dias com absoluta leveza e paz.

Onde ficar em Cambará do Sul

Isso só acontece porque a equipe que trabalha na pousada cuida de todos os detalhes para deixar tudo impecável.

Das roupas de cama cheirosas ao café da manhã farto e delicioso, das dicas de passeios até o adeus, na hora de voltar para casa. É, sem dúvida alguma, uma ótima escolha para ficar em Cambará do Sul.

Onde ficar em Cambará do Sul

Pousada Cardoso

A Pousada Cardoso tem uma das melhores notas de avaliação dos hóspedes e não é muito difícil entender o motivo de tanto sucesso: trabalho sério e dedicação dos proprietários e funcionários, que fazem de tudo para nos agradar. Você vai notar isso!

É uma pousada rústica que combina perfeitamente com a paisagem do lado de fora. Tem conforto na medida, ambientes muito aconchegantes, camas grandes e muito acolhedoras – daquelas que abraçam a gente, sabe? – e o café da manhã é maravilhoso.

Cambará Eco Hotel

Com decoração rústica chique, o Cambará Eco Hotel está rodeado de montanhas, jardins e um lago. A paisagem é perfeita nos dias de inverno e, também, no verão, já que caminhar pela propriedade e curtir a tranquilidade da região é um ótimo programa para começar o dia.

Você pode ainda se divertir na piscina coberta e conhecer o cardápio do restaurante local – o Restaurante do Lago. Os quartos são amplos, confortáveis e o chuveiro é óítmo. è um bom lugar para quem gosta de curtir o hotel.

Pousada Encanto dos Cânions

Os quartos da Pousada Encanto dos Cânions são simples e aconchegantes. Todos têm ar-condicionado e televisão, além de secador de cabelo e produtos de banho no banheiro. Você pode se conectar à internet enquanto estiver na pousada e aproveitar a recepção 24 horas para informações e dicas do que fazer na região.

A pousada é pequena, e isso deixa o ambiente ainda mais aconchegante e com atendimento mais personalizado. Se estiver viajando de carro, fique tranquilo, porque tem estacionamento gratuito.

Casas de Temporada em Cambará do Sul

Viajar tem vários aspectos positivos, mas um que sempre faz muita diferença é ter uma boa experiência com o lugar que escolhermos para passar alguns dias.

Nesta pegada, vale arriscar um pouco mais e ver as opções de casas e apartamentos.

É incrível como a gente encontra lugares sensacionais, com uma arquitetura criativa e, principalmente, com conforto e segurança.

Veja algumas casas que eu indico em Cambará do Sul.

Brumas Casa de Campo

O Brumas Casa de Campo é disparado o melhor lugar para quem procura mais privacidade e a tranquilidade de ter um lugar para chamar de casa por alguns dias.

E, muito mais do que isso, ele proporciona uma experiência única: ficar em um contêiner mega confortável, rodeado de araucárias e pela natureza dos Campos de Cima da Serra. Os contêineres ficam em uma fazenda na estrada que é caminho para o Cânion Fortaleza.

Cada unidade tem 30 metros quadrados, varandinha quarto de casal, cozinha, banheiro e é ideal para duas pessoas. O sistema de isolamento acústico e térmico garante conforto e deixa tudo mais aconchegante, como a gente merece, não é mesmo?

Casa Cambará

Para quem prefere ficar no Centro, a Casa Cambará é uma boa opção. Ela tem ambientes super aconchegantes, sem luxo, mas com conforto e segurança – por isso, é tão bem avaliada pelos hóspedes. A casa tem dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro, sala, banheiro e cozinha completa.

A localização é bem central, perto de restaurantes, mercados e tudo mais. O acesso aos cânions também é fácil e, sem dúvida, é uma das melhores escolhas para quem quer ficar em Cambará do Sul sem gastar muito com hospedagem.

Hostel em Cambará do Sul

Para quem quer economizar uma grana e topa dividir um quarto de hostel com outros viajantes, a minha dica é o Hostel Cape Town.

Hostel Cape Town

Para os mochileiros de plantão, o Hostel Cape Town é uma ótima opção para ficar em Cambará do Sul. Você pode curtir a atmosfera do hostel e aproveitar a natureza do lugar. Mas, caso precise de mais privacidade, é possível escolher quartos individuais ou para família.

O Hostel Cape Town tem uma cozinha completa onde você pode preparar suas próprias refeições. Na vizinhança você encontra supermercados, bares, pubs e restaurantes. Animais de estimação também são bem-vindos sem custos adicionais.

Onde ficar em Cambará do Sul

Faixas de preço em Cambará do Sul

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade – especialmente as do Centro – com os preços. Para saber mais,  você só precisa clicar nos pins azuis. 



Booking.com

 

Veja mais dicas do Rio Grande do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio Grande do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Olá!! Estou pensando em ir com meus filhos em janeiro. Os canions ficam constantemente encobertos ou somente dias de chuva?

  2. Oi, Valeria.
    Sim, São José dos Ausentes fica a mais ou menos 1h30 de Cambará do Sul. É perto!
    Maio é um ótimo mês, antes da temporada de inverno dá para aproveitar bastante os dias.
    Um abraço.

  3. Bom dia! Pretendo ir para Rio Grande do Sul, conhecer os cânions! Vc pode me dizer se São José dos Ausentes está próximo a Cambará? E Será que maio é um bom mês para ir?

  4. Altier, agradeço por compartilhar o que te traz alegria. Como vc, desde menina, o sonho é fazer o mundo girar embaixo da minha pegada. .. e este mundão é tão lindo! Me chama! Salve Salve! Já estou de mochila pronta.. partiu Cambará!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *