A capital polonesa está longe de ser a mais famosa da Europa, mas as impressões que ela deixa na gente são tão boas que não dá para negar sua beleza. Para descobrir o que a cidade tem de melhor eu montei um roteiro com o que fazer em Varsóvia, listando as atações principais da cidade.
Eu passei três dias em Varsóvia, tempo mínimo para você visitar os pontos turísticos mais emblemáticos – sem correria – aproveitando bem cada minuto.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
O que ver e fazer em Varsóvia
Gueto de Varsóvia
O Gueto de Varsóvia era um lugar nada agradável, onde judeus de toda a Polônia foram confinados durante o Holocausto. Cercado por muros de tijolos vermelhos, o espaço chegou a ter a maior concentração de judeus marginalizados de todo o período da Segunda Guerra Mundial.
Em seu auge, quase 400 mil pessoas em condições precárias viviam amontoadas dentro de seus muros, em meio a doenças e uma sujeira sem fim.
Hoje, você pode visitar o que restou do Gueto e conhecer muitos outros pontos de memória que lembram esse trágico período histórico. Para saber mais, leia: A triste memória do Gueto de Varsóvia.
Museus de Varsóvia
É provável que você não tenha tempo de visitar todos os museus da cidade. Então, vá por mim e inclua em sua lista uma visita a esses três: Museu Nacional de Varsóvia, Museu dos Judeus Poloneses e o Museu do Levante de Varsóvia.
Com coleções incrivelmente bem cuidadas, eles mostram um pouco da história e da arte polonesa ao longo dos séculos. Eu explico mais detalhes de cada um deles em: Os imperdíveis museus de Varsóvia.
Cidade Velha
O centro histórico de Varsóvia se concentra na Cidade Velha – Stare Miasto, em polonês. É aonde está o famoso Castelo de Varsóvia, construção que resiste há séculos.
Aqui, também estão a Coluna Sigismundo, a Igreja de Santa Ana e muitos outros pontos interessantes, como eu explico em: Um passeio pela Cidade Velha de Varsóvia.
Uma coisa que você não pode deixar de fazer em Varsóvia é o passeio guiado por essa área, como eu mostro em: Cidade Velha de Varsóvia: o passeio gratuito pelo Centro Histórico.
Palácio da Ciência
Esse belo prédio, que contrasta com a arquitetura da moderna Varsóvia, é o centro de muitas polêmicas.
Construído durante o período comunista, como imposição do governo soviético, ele foi estabelecido muito mais como um marco do governo stalinista do que qualquer outra coisa.
Na incrível fachada do prédio está uma prova das controversas que essa faraônica obra causou: a escultura de um operário carregando um livro com os nomes de Marx, Engels e Lenin tinha ainda gravado o nome de Stalin. Porém, ele foi coberto com argamassa depois de inúmeros protestos.
Aqui, você pode visitar museus, assistir a concertos, peças de teatro e ainda subir até o ponto mais alto do prédio para ver a cidade de cima.
Margem do Rio Vístula
Caminhar pela bonita margem do maior rio da Polônia é um dos programas que você deve fazer em Varsóvia.
Esqueça a correria, aquela coisa de querer conhecer tudo em um curto período de tempo e aprecie o sol se esconder com calma e tranquilidade.
Especialmente na primavera e no verão, quando os dias são longos e mais quentes, você também pode aproveitar para jantar nos restaurantes flutuantes que ficam ancorados na margem do rio ou nas barracas que funcionam por aqui.
Culinária local
Um dos grandes baratos de viajar é experimentar a comida de cada lugar. Sabores e aromas fazem, também, parte de nossas memórias, e você jamais pode deixar a Polônia sem conhecer um pouco da culinária local.
O bigos, por exemplo, é muito tradicional e considerado o principal prato do país, e tem ainda o pierogi que também é muito presente na mesa polonesa. Para saber mais, leia: Comidas da Polônia: o que comer e beber no país.
Parque Łazienki
Essa é a maior área verde de Varsóvia e fica no centro da cidade. Uma das mais fantásticas atrações deste lugar é o Pałac Łazienkowski, um palacete construído no meio de um grande e charmoso lago.
Claro, aqui você vai encontrar muitas outras atrações, como um anfiteatro e belas praças ornadas com esculturas de artistas internacionais. Então, coloque um calçado confortável e venha sem pressa.
Memorial do Levante de Varsóvia
Em toda a cidade, vários pontos de memória lembram os mortos do movimento de resistência judeu, o Levante de Varsóvia.
Uma visita ao Memorial do Levante de Varsóvia também vai lhe ajudar a entender melhor essa história.
Você pode saber mais sobre esse e outros lugares relacionados à história dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial em: Um passeio pela herança dos judeus de Varsóvia.
Amigo. Estou planejando minha viagem para a Polônia ano que vem e já visitei vários blogs. O teu está muito, muito bom. Parabéns.
Muito obrigado, Erasmo.
Se precisar de alguma informação complementar, me avise.
Um abraço.
Mi viaje a Varsovia era bastante recientemente. Lo que más me gustó fue el casco antiguo, así como el Royal Baths Park. Esos son lugares muy climáticos, perfecto para una excursión de fin de semana. Encontré todo eso en el club de New Orleans, que nunca más podría abandonar ese lugar. Y no olvidemos que Polonia es un país que tiene las mujeres más bellas, buena comida y muchas buenas bebidas. Es difícil olvidar una noche en una gran compañía.
Gracias por su historia, Benito.
Abrazos.
No soy un gran fanático de las visitas turísticas, simplemente no es lo mío. Viajo con fines de entretenimiento, y eso es lo que obtengo visitando clubes nocturnos, es una forma perfecta de entretenimiento para mí. Recientemente tuve la oportunidad de visitar el club de New Orleans en Varsovia. He estado en muchos lugares de Europa e incluso muy lejos, pero debo admitir que este club se destacó entre otros y definitivamente está en mi lista principal en esto aspecto
Gracias por su recomendación, Victor.
Un abrazo.