Atualizado em 22 de outubro de 2020
Varsóvia e Cracóvia são as cidades mais turísticas da Polônia. Na verdade, elas são as principais portas de entrada do país, mas a capital ainda sai na frente e, por isso, você precisa entender como chegar a Varsóvia.
Para começar, não há voos direto do Brasil para a Polônia. Então, para chegar a Varsóvia, será preciso fazer uma conexão em outro país europeu.
Estando na Europa, vai ser mais fácil traçar rotas alternativas para chegar a Varsóvia, mas, claro, isso vai depender do tempo e de quanto você quer gastar.
Como chegar a Varsóvia
Avião
A primeira opção que vem à nossa mente é viajar de avião e um ponto positivo é que quase todas as companhias europeias, como a Lufthansa, Air France, KLM, TAP e Alitalia, voam para Varsóvia.
Além disso, tem as empresas regionais e de baixo custo, perfeitas para quem está viajando com pouca – ou nenhuma – bagagem.
Porém, há duas coisas que você precisa avaliar na hora de decidir como chegar a Varsóvia saindo de outro país europeu:
- O preço da passagem está realmente atrativo?
- Quanto tempo vai demorar minha viagem?
Essas duas perguntas vão clarear a sua mente para escolher com mais tranquilidade, porque viajar de avião nem sempre é mais rápido.

Foto: Adrian Grycuk
Aeroporto de Varsóvia
O Aeroporto Frédéric Chopin (WAW) fica na cidadezinha de Okęcie, um distrito de Varsóvia, pertinho do Centro da capital: cerca de 10 minutos de carro – sem trânsito.
Também dá para chegar e sair do aeroporto usando o transporte público, que na Polônia é muito eficiente: existem diversas linhas que ônibus que fazem o trajeto.
Agora, se você vai fazer um roteiro que passa por várias cidades polonesas, viajar de avião pode ser interessante. É que o país tem tarifas justas, quando compradas com antecedência, nas companhias locais.
Eu explico isso melhor em: Voos para a Polônia: companhias aéreas e aeroportos.
Ônibus
Para quem já está na Europa, chegar a Varsóvia por terra é algo bem simples.
As rodovias dentro da Polônia e, também, as que nos conectam a nações vizinhas, como a Alemanha e a Eslováquia, por exemplo, são excelentes e fazem a viagem render.
Eu fiz isso: estava em Berlim e queria ir para Varsóvia. Depois de fazer os cálculos, levando em consideração o tempo de viagem e o preços da passagem, preferi viajar de ônibus.

Foto: Ziggi
Aliás, eu fiz toda a minha viagem pela Polônia de ônibus. Foi prático, seguro, rápido e ainda economizei bastante.
Então, considere fazer trajetos de ônibus já que o preço é bem mais em conta do que viagens de trem e de avião.
Trem
Viajar de trem na Europa é algo que muitos turistas querem experimentar. De fato, o passeio pode ser mais confortável do que de ônibus, e existe uma nostalgia por trás disso.
Em Varsóvia existem várias estações ferroviárias, sendo a mais perto do centro a Warszawa Centralna.
Nesta estação chegam e partem trens para grandes cidades turísticas como Berlim e Moscou.

Foto: PetrS.
Para não ter problemas, é importante comprar as passagens com antecedência, garantindo assentos mais confortáveis e trechos mais rápidos.
Você pode comprar passagens pela internet nos sites da RegioJet e PKP.
Veja mais sobre a Polônia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.