Quando ir a Varsóvia

0

Atualizado em 15 de maio de 2018

Escolher bem quando ir a Varsóvia pode transformar sua viagem. Mas, não se preocupe, independentemente dá época em que você decidir explorar a capital da Polônia, em poucos momentos será possível perceber o quão especial é essa cidade.

O clima por aqui é temperado. Ou seja, você consegue sentir bem cada uma das quatro estações. Mas, já adianto que o verão é curto e o inverno é longo e muito frio, como em vários países da Europa Central.

Quando ir a Varsóvia

Ao contrário de países da América do Sul, Varsóvia não lhe trará consequências devido à altitude. Isso porque a cidade está a apenas 100 metros acima do nível do mar. Falando nisso, para mergulhar em águas salgadas por aqui, é preciso vencer uma distância de 260 quilômetros até o mar Báltico.

Para escolher quando ir a Varsóvia saiba que, o normal aqui, para nós brasileiros, é sentir um friozinho. Isso porque, a temperatura média anual da cidade é de pouco mais que sete graus. No verão faz calor e o termômetro varia entre 20 e 27 graus. Quanto à chuva, ela também está tão presente como o frio e chove consideravelmente o ano inteiro. No inverno, os dias são um pouco mais secos.

Verão: junho a setembro

Esta é a melhor época para conhecer Varsóvia, quando os dias são mais quentes e ensolarados. O mês que faz menos frio é julho, com temperatura média de 18 graus.

Na Europa, assim como no Brasil, o horário de verão deixa os dias mais longos. Este é um fator importante para quem gosta de curtir os dias ao ar livre e explorar mais a cidade a pé. Eu sugiro que você leia: O que ver e fazer em Varsóvia.

Em junho acontece o Orange Warsaw Festival, um festival de música que dura três dias e anima a cidade. É nessa época que é possível ver a transformação das estações, com a cidade ganhando mais cores e vivacidade.

Outro programa imperdível é Festival de Jazz na Starówce que acontece no centro histórico da cidade, de julho a agosto, todos os sábados.

Reserve já o seu hotel em Varsóvia e garanta os melhores preços.

Os imperdíveis museus de Varsóvia

Compare as duas fotos e escolha quando ir a Varsóvia.

Inverno: outubro a abril

O inverno polonês é bem frio, sendo janeiro o mês mais gelado. A temperatura durante essa estação varia de três a menos oito graus, dependendo da região, mas, há registros de até menos 20 graus em Varsóvia. A neve também aparece bastante por aqui durante o inverno.

O frio todo de Varsóvia se deve ao fluxo de ar frio do leste do continente, o que faz de algumas regiões da Polônia, as mais frias do país.

Muito locais aproveitam o inverno para irem para as montanhas esquiar, e por isso, a cidade fica um pouco vazia. Você pode aproveitar o embalo e se aventurar nas pistas de esqui, já que Varsóvia é uma boa cidade para caminhar.

QUANDO IR A VARSÓVIA
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro -4 0 27  12
Fevereiro -3 1 26  11
Março -0 6 31  12
Abril 3 13 342  13
Maio 8 19 56  14
Junho 11 21 69  15
Julho 13 24 73  14
Agosto 13 23 64  13
Setembro 9 18 46  15
Outubro 4 12 32  15
Novembro 0 5 37  15
Dezembro -3 1 34  14

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário