Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Varsóvia: melhores épocas para sua viagem

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Varsóvia, na Polônia

Escolher bem quando ir a Varsóvia pode transformar sua viagem. É que o clima interfere bastante na programação da cidade e, por isso, as experiências são bem diferentes em cada época do ano.

O clima nessa região da Europa é temperado e a gente consegue sentir bem cada uma das quatro estações. Mas, já adianto que o verão é curto e que o inverno é longo e muito frio, como em vários outros países da Europa Central.

→ Onde ficar em Varsóvia

O verão coincide com os meses do meio do ano e é quando chove mais. Sabe como são as chuvas de verão, né? Chegam forte e logo passam. Em Varsóvia, também é assim.

A neve é mais comum nos meses de dezembro a fevereiro, quando o frio chega de vez e fica por um bom tempo.

Quando ir a Varsóvia

A melhor época para ir a Varsóvia é de maio a setembro.

Neste período, os dias tendem a ser mais ensolarados, com temperaturas variando entre 20 e 27 graus.

Esta época coincide com as férias escolares europeias – em agosto -, quando todo munda viaja para aproveitar os raios de sol que logo irão embora.

Varsóvia fica cheia de turistas e isso deixa tudo mais vibrante.

Quando ir a Varsóvia, na Polônia

Verão

O clima começa a esquentar em Varsóvia a partir do começo  de junho.

Nesta época, é possível ver a transformação das estações, com a cidade ganhando mais cores e vivacidade.

Esta é a melhor época para conhecer Varsóvia, quando os dias são mais quentes e ensolarados. O mês que faz menos frio é julho, com temperatura média de 18 graus.

Com mais luz solar, os dias ficam mais longos e a gente consegue explorar mais a cidade a pé.

Foto: Rakoon

Em junho acontece o Orange Warsaw Festival, um festival de música que dura três dias e anima a cidade.

Outro programa imperdível é Festival de Jazz na Starówce que acontece no Centro Histórico da cidade, de julho a agosto, todos os sábados.

Inverno

O inverno polonês é bem frio, sendo janeiro o mês mais gelado.

A temperatura durante a estação varia de 3 a -8 graus, dependendo da região, mas, há registros de até -20 graus em Varsóvia.

Esse frio todo se deve ao fluxo de ar gelado que vem do leste do continente europeu.

Muitos poloneses aproveitam o inverno para esquiar nas montanhas e, por isso, a cidade fica um pouco vazia.

QUANDO IR A VARSÓVIA
Mês Mínima Máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro -4 0 27  12
Fevereiro -3 1 26  11
Março -0 6 31  12
Abril 3 13 342  13
Maio 8 19 56  14
Junho 11 21 69  15
Julho 13 24 73  14
Agosto 13 23 64  13
Setembro 9 18 46  15
Outubro 4 12 32  15
Novembro 0 5 37  15
Dezembro -3 1 34  14

 

Onde ficar em Varsóvia

Há, basicamente, duas áreas interessante para ficar em Varsóvia. Na Cidade Velha e em seus arredores, e no Centro, especialmente na área do Palácio da Cultura e Ciência.

Na Cidade Velha, há poucas opções de hospedagem com custo-benefício vantajoso, mas a apenas algumas quadras dela as coisas ficam mais interessantes.

Quem quiser aproveitar um pouco mais da vida contemporânea da cidade, o Centro é perfeito. Avenidas largas, prédios modernos, transporte público universalizado e eficiente.

Falando assim, nem dá para acreditar que a cidade teve 90% de seu território destruídos pelos ataques nazistas, mas isso deixou marcas profundas que jamais se apagarão.

Para você escolher onde vai ficar na cidade, eu listei os melhores hotéis, os hostels mais legais e os apartamentos de temporada mais incríveis das áreas que eu acabei de explicar.

Stare Miasto

O Centro Histórico de Varsóvia foi completamente reconstruído depois dos horrores da Segunda Guerra. A verdade é que poucos prédios permaneceram de pé, e é justamente por isso que é difícil acreditar que tudo isso já foi um monte de entulhos.

Ela está assim, atualmente, por causa do gigantesco esforço de restauração feito no pós-guerra. E, o mais interessante é que, em vez de preencher as lacunas com prédios novos, a Stare Miasto foi cuidadosamente restaurada, recuperando seu antigo esplendor.

Em reconhecimento aos esforços, a cidade velha foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco.

Agora, veja as opções que acho as melhores da Stare Miasto e veja o ranking com os melhores hotéis do bairro.

Mondrian Luxury Suites & Apartments

O Mondrian Luxury Suites & Apartments é um prédio com vários apartamentos de temporada. Ele fica no coração da Cidade Velha, a alguns passos do Castelo Real de Varsóvia, a área mais turística da cidade. Isso contribuiu para que ele alcançasse uma das maiores notas de avaliação de viajantes do mundo todo.

O apartamento é absolutamente deslumbrante, muito limpo, organizado e lindamente decorado. As camas confortáveis e o tratamento acústico garantem noites tranquilíssimas de sono. O anfitrião é sempre muito atencioso e ajuda em tudo. Vale a pena dar uma olhada com calma.

Old Town Hostel & Apartments

O Old Town Kanonia Hostel & Apartments fica em uma área bastante tranquila do Centro Histórico, perto dos principais atrativos da capital polonesa, como o Castelo de Varsóvia. Ele é um hostel e também tem apartamentos. Muito legal isso, né?

Onde ficar em Varsóvia

Os quartos do hostel são aconchegantes e têm uma decoração bem colorida. Há opção de banheiro privativo ou compartilhado. Já as suítes e os apartamentos, que ficam em áreas próximas, são espaçosos, arejados e seguros.

Onde ficar em Varsóvia

Centro

Ao redor da Stare Miasto ficam vários bairros que formam o Novo Centro da cidade, o que alguns chamam de Centro Expandido.

É uma área moderna, super segura, com vida agita dia e noite. Nesta parte da cidade ficam os hotéis mais novos e chance de encontrar diárias mais baratas é maior.

Uma boa localização é nos arredores do Palácio da Cultura e Ciência, que é uma beleza de construção.

Nesta área, como falei, há muitos hotéis interessantes, e é isso que eu mostro a partir de agora.

Ibis Warsawa Stare Miasto

Para quem não gosta de surpresas – principalmente daquelas desagradáveis –, as redes internacionais são sempre boas opções. O Ibis Warszawa Stare Miasto fica perto das principais atrações da cidade e, por isso, está na lista.

Onde ficar em Varsóvia

Os quartos são básicos, o atendimento é padrão e o café da manhã é cobrado à parte. É um hotel básico que garante conforto, atendimento profissional e preço justo. Vale conferi!

Radisson Collection Hotel

O Radisson Collection Hotel é internacionalmente conhecido pela qualidade. Isso a gente já percebe no café da manhã, que é incrível. No restaurante, tudo é fresquinho e com uma grande variedade de carnes e queijos, frutas e legumes e doces. A localização do hotel é perfeita! Perto de tudo.

Onde ficar em Varsóvia

Os quartos são mantidos limpos todos os dias. A academia é incrível com estúdio e máquinas funcionais. A piscina é boa e limpa, mas fica muito cheia à noite, então não é possível nadar, pois as crianças estão em todos os lugares. Também tem uma jacuzzi pequena e  uma sauna seca. O bar é muito bom então e vale dar uma chagada para ver “qual é a do barman”.

Hotel Bristol

O Hotel Bristol é impecável em todas as frentes. Atenção aos detalhes, desde a decoração deslumbrante à qualidade dos lençóis e camas, à escolha de produtos de banho delicados e descartáveis úteis de alta qualidade.

Onde ficar em Varsóvia

Uma equipe incrivelmente atenciosa, mantém o alto padrão do hotel: para você ter uma ideia, no café da manhã os funcionários usam luvas para servir as comidas, que são deliciosas. A piscina é adorável. Tem de tudo para ser uma estadia fantástica.

Sofitel Warsaw Victoria

O Sofitel Warsaw Victoria tem quartos amplos, muito bem decorados e amenidades de primeira qualidade no banheiro. A limpeza é impecável, assim como a atenção dos funcionários. A localização é ótima, muito perto do Centro Histórico, a poucos minutos de caminhada.

Onde ficar em Varsóvia

O café da manhã é excepcional, com grande variedade de pães, frios, sucos, pratos quentes e tudo mais. A piscina interna é ótima, da mesma forma que toda a área de estar e o bar do hotel, que conta também com restaurantes. É uma excelente escolha para você ficar em Varsóvia.

Hilton Warsaw City Hotel 

O Hilton Warsaw City Hotel é um clássico de Varsóvia. Imponente, todo espelhado ele é um dos melhores do Centro. Embora fique mais afastado da Cidade Velha, isso não é um problema, porque qualidades não faltam.

Onde ficar em Varsóvia

Quartos magníficos, sempre muito organizados e limpos, com camas confortáveis, bom ar-condicionado e cortinas blackout. Se der a sorte de ficar em um andar mais alto, no 15º andar para cima, por exemplo, você terá uma vista soberba da cidade. A piscina e a academia também são ótimas e tem até um Cassino.

Ibis Warszawa Centrum

Sem surpresas negativas, o Ibis Warszawa Centrum tem quartos compactos, práticos, limpos e confortáveis. A cama é muito acolhedora, garantindo boas noites de sono. Todo climatizado, tem sistema de aquecimento para o inverno e ar-condicionado potente para o verão.

Onde ficar em Varsóvia

O processo de check-in e check-out são extremamente rápidos e práticos. O café da manhã é ótimo e a localização é privilegiada, com fácil acesso ao transporte público – dá para chegar ao Centro  Histórico da cidade em 10 minutos.

Mamaison Hotel Le Regina Warsaw

O Mamaison Hotel Le Regina Warsaw é ótimo, confirmando sua classificação de cinco estrelas. Tudo começa com o atendimento excelente da equipe. Depois, tem os quarto excelentes, com limpeza em vários horários do dia. Isso se chama cuidado!

Onde ficar em Varsóvia

O café dá manhã tem muitas variedades, que eu acho até um pouco demais. Ele fica bem perto da Cidade Velha, então dá para fazer tudo a pé. O SPA é pequeno, mas muito aconchegante, limpo e tem uma massagem relaxante fantástica.

Hotel Bellotto

O Hotel Bellotto é um daqueles que nos impressiona em todos os aspectos. Os quartos são deslumbrantes e lindamente decorados. Sempre muito limpos e espaçosos, o que aumenta a sensação de conforto.

Onde ficar em Varsóvia

A localização do hotel é fantástica, a uma curta caminhada do Castelo Real de Varsóvia e a poucos minutos da praça da Cidade Velha. Você não vai achar outro hotel com as mesmas características para ficar em Varsóvia.

Hotel Polônia Palace

A localização do Hotel Polônia Palace é excelente, coladinho com o Palácio da Cultura e Ciência, no Centro. O prédio de arquitetura tradicional, tem toques de modernidade que deixam os ambientes muito aconchegantes.

Onde ficar em Varsóvia

Os quartos são muito confortáveis, com limpeza excelente, ótimo chuveiro e banheira maravilhosa. O café da manhã é maravilhoso, a gente come sem parar. O atendimento é ótimo e até sinal de de internet excelente. Será a perfeição?

Intercontinental Warszawa

O InterContinental Warszawa tem a melhor vista do Centro de Varsóvia: de cara para o prédio mais lindo da cidade, o Palácio da Cultura e Ciência. Além disso, tem quartos ótimos, com roupas de cama de qualidade e camas super macias.

Todo o trabalho da equipe é absolutamente perfeito – as recepcionistas, as camareiras, a bartender e todos os outros estão de parabéns. O café da manhã é perfeito, servido ao som de uma harpa, tocada ao vivo, e a piscina é maravilhosa. Tem dúvidas de que este é um lugar especial?

Onde ficar em Varsóvia

Palm Aparts Warsaw

O Palm Aparts Warsaw é um apartamento excelente e muito bem localizado – praticamente de frente para o Museu Nacional de Varsóvia – e com acesso fácil ao transporte público. Os ambientes são muito bem decorados, limpos e perfeitos para nos fazer sentir o gostinho de estar em casa.

Onde ficar em Varsóvia

Quem vai ficar mais tempo em Varsóvia pode se hospedar no Centro – que eles chamam de Centro Expandido. Esta área mais moderna acaba sendo mais prática no dia a dia: restaurantes, bares, lanchonetes e lojas sem aquele monte de turistas o tempo todo, sabe como é?

Aparthotel Pawia Deluxe

O Aparthotel Pawia Deluxe é outro prédio de apartamentos e, como o nome diz, todos são de alto padrão. Isso os coloca alguns degraus acima dos demais, apesar de que, na minha opinião, Varsóvia tem uma infraestrutura hoteleira excelente e com custo muito justo.

Onde ficar em Varsóvia

Os apartamentos são muito lindos, bem equipado, iluminado, arejados e super bem decorado. A cozinha é completa, então dá para fazer as próprias refeições: tem um supermercado pertinho e bons restaurantes nas proximidades. Mesmo um pouco distante do Centro, é um ótimo lugar para ficar em Varsóvia, especialmente pelo custo-benefício.

Hostel em Varsóvia

Chillout Hostel

O Chillout Hostel fica no Centro, funciona em um antigo prédio construído antes da Segunda Guerra e tem a melhor relação custo-benefício de Varsóvia. No hostel, você terá conforto, silêncio e segurança, fatores muito importantes na hora de escolher um lugar para ficar.

Outro ponto muito positivo deste lugar é o atendimento, sempre muito elogiado por viajantes do mundo todo. Além disso, você pode usar a cozinha para preparar suas refeições e se locomover facilmente pela cidade, já que a estação de metrô Centrum fica a uns  cinco minutos de caminhada.

Moon Hostel

O Moon Hostel tem 26 quartos bem coloridos e fica no Centro. Decorados com móveis de madeira, você pode escolher entre suítes privativas ou quartos compartilhados, com ou sem banheiro. A recepção funciona o dia inteiro, e você também pode usar a cozinha para preparas suas refeições – isso é ideal para quem quer economizar e para quem tem restrições alimentares.

Quer mais? O hostel fica a duas quadras da Rua Nowy Swiat, onde estão muitas opções de lojas, bares e cafés, perfeitos para  aproveitar o melhor da noite de Varsóvia. É uma ótima opção para ficar em Varsóvia.

Tatamka Hostel

O Tatamka Hostel fica também no Centro de Varsóvia, a apenas alguns minutos a pé das ruas Nowy Swiat e Krakowskie Przedmieście, a área mais movimentada da cidade. Todos os 22 quartos do Tatamka são bem decorados e têm banheiro privativo ou compartilhado.

A Stare Miasto fica a 15 minutos de caminhada, o shopping Złote Tarasy a dois quilômetros e há estações de trem e metro a poucos metros. Se precisar, você pode usar o depósito para bagagens ou guardar objetos de valor no cofre do hostel.

Onde ficar em Varsóvia

Planet Hostel

O Planet Hostel fica bem próximo do Centro, na Rua Marszałkowska, que tem muitas lojas, bares e restaurantes. Todos os ambientes têm internet sem fio e os quartos são decorados em estilo moderno e bem colorido. Eles têm armários individuais, banheiros e até secador de cabelo.

O café da manhã é servido na cozinha, onde você também pode preparar suas refeições. Na recepção, que funciona 24 horas e o pessoal dá muitas dicas interessantes para descobrir aqueles lugarezinhos especiais, sabe? A estação de metrô mais próxima fica a uns 10 minutos de caminhada.

Onde ficar em Varsóvia

Estas são as minhas dicas para você escolher onde ficar em Varsóvia, a encantadora capital polonesa. Se quiser, você também pode ver a lista completa com todas as opções de hospedagem da cidade.

Faixas de preço em Varsóvia

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Varsóvia.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da Cidade Velha e do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto e o período de permanência é de até 90 dias, podendo ser prorrogado para mais 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar um passaporte com validade mínima de seis meses, após a data da saída do país, e com uma página em branco.

Dinheiro

A moeda da Polônia é o złoty, identificado pelas siglas PLN e zł. Para sua viagem, leve euros e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante. O seguro viagem é obrigatório.  

Seguro viagem

O seguro viagem  é obrigatório para todos os países europeus  que fazem parte do Tratado de Schengen: a Polônia é um deles.

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Polônia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Polônia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3