Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Varadero: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Varadero

Antes de planejar como chegar a Varadero, você preciso saber que a cidade fica em uma península a aproximadamente 130 quilômetros de Havana. A capital de Cuba é a principal porta de entrada dos turistas. Isso quer dizer que, inevitavelmente, você passará por ela.

→ Quando ir a Varadero

Em Varadero, o melhor programa é curtir as belas praias, e, acredite, vale muito a pena – elas estão entre as melhores praias do mundo, segundo os leitores do Tripadvisor.

Eu até escrevi sobre isso em: Praias de Varadero: dicas para curtir o balneário mais famoso de Cuba. Então, esteja pronto para o encantamento.

Porque, durante boa parte do tempo, você vai se perguntar se a cor desse mar é mesmo real: o balneário que mais orgulha Cuba é feito de enseadas de areia branca e fina, e um mar com diversos tons de azul-esverdeado a uma temperatura mega agradável.

Como chegar a Varadero

De avião

Como já disse, é preciso passar por Havana para chegar a Varadero, porque não há voos diretos do Brasil para o balneário. As rotas mais comuns fazem escala na Colômbia ou no Panamá.

É importante lembrar que brasileiros precisam de visto e do Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela. Então, eu aconselho que você leia: Como comprar o visto para Cuba.

Como chegar a Varadero

O Aeroporto Juan Gualberto Gómez (VRA) é um dos mais importantes do país. Se já estiver em Cuba e quiser chegar a Varadero, você pode comprar uma passagem aérea, em uma agência de viagem local, já que garantir um bilhete pela internet é praticamente impossível por causa do embargo econômico a Cuba.

Eu explico isso melhor em: Como funcionam as agências de viagem em Cuba.

De ônibus

Saindo de Havana, você pode seguir viagem de ônibus com a Viazul, a principal empresa de transporte turístico do país.

A passagem custa CUP 240, mas é preciso comprar com antecedência, já que os bilhetes se esgotam com muita rapidez.

E é aí que está um grande problema, já que a venda só é feita nos guichês da empresa. Ela até tem um site, mas eu nunca consegui fazer uma simulação de compra nele – se você conseguir, por favor, me avise.

→ Veja onde comprar passagem da Viazul

Todas as agências cubanas vendem pacotes para Varadero que incluem o transporte. Geralmente, eles ficam bem caros, mas podem ser uma opção.

Como chegar a Varadero

Depois de chegar a Varadero, você pode circular com o TurBus, que cobra CUP 120 e dá direito a usar o transporte o dia inteiro, descendo e subindo a hora que quiser.

De carro

Outra opção é alugar um carro, mas você também precisará se programar para isso, como eu mostro em: Dicas para alugar um carro em Cuba.

A estrada de Havana a Varadero é duplicada e está em excelentes condições. Isso deixa a viagem segura e faz o percurso ser mais rápido.

Como chegar a Varadero

De Táxi

Se preferir, você pode viajar de táxi. Eles podem ser uma boa opção se estiver em grupo ou em família.

Táxis no terminal de ônibus da Viazul são mais baratos do que em outras partes da cidade. Só não se esqueça de escolher um carro com ar-condicionado.

→ Onde comer em Varadero

Eu paguei CUC 1.680 na corrida de ida – o que não ficou caro dividindo para três pessoas –, mas o preço normal gira em torno dos CUP 2.400.

Embora menos frequentes, vans também fazem a viagem partindo do aeroporto de Havana (HAV). A viagem até Varadero custa cerca de CUP 840 por pessoa.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Em março/2024, comprei várias passagens pelo site da Viazul, usando cartão de crédito, deu trabalho, o site é horrível, mas, no final, deu certo.
    https://viazul.wetransp.com/
    O passageiro é obrigado a chegar, no dia da viagem, 1h antes para check-in/confirmação.
    A passagem “La Habana – Aeropuerto” não deu certo, eles não têm este ônibus, mas vendem mesmo assim.

  2. Olá Td bem ? Eu amei os posts. Eu estou tentando comprar passagem mas não consigo como foi que você fez ?

  3. Estou em Cuba no momento, e estou conseguindo comprar passagem no site da Viazul sem problemas. Pra fazer compras online estando em Cuba é preciso baixar uma VPN. A Viazul exige que se chegue com no mínimo 1 hora de antecedência do embarque, mas agora, com a falta de combustível, é melhor chegar com 2 horas de antecedência, mesmo já tendo pago a passagem. Coisas de Cuba… É preferível Viazul do que os táxis compartilhados. Anteontem peguei um táxi de Havana a Cienfuegos que só por Deus. Fedia, não tinha ar condicionado, não abria a janela, motorista brigando com os outros pela estrada…um horror. E ainda por cima mais caro que Viazul.

  4. Oii, já tem um tempo que gostaria de visitar havana e varadero, mas não encontro passagem na net… Como faço ? Você fechou por onde ?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *