Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Cayo Largo: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Cayo Largo

Cayo Largo del Sur é uma ilhota a cerca de 70 quilômetro da ilha principal de Cuba. Destino espetacular, ela ganhou a atenção de muitos viajantes e é fácil entender porque: as praias são espetaculares e o mar tem um tom azulado impressionante. Mas, você sabe como chegar a Cayo Largo?

Como chegar a Cayo Largo

A única forma de chegar a Cayo Largo é de avião. O Aeroporto Internacional Vilo Acuña (CYO) é bem pequeno, mas tem serviços básicos, como lanchonetes e lojinhas de conveniência.

A Aerogaviota é principal companhia que opera a rota saindo de Havana e de outras cidades. Para comprar a passagem, você precisa procurar a Cubatur, agência de turismo governamental que freta os voos da empresa.

Mas, antes, eu sugiro que você veja como funcionam as agências de viagem em Cuba.

As aeronaves partem do Aeroporto de Havana (UPB), que fica na Praia de Baracoa, a 30 quilômetros do Centro e a viagem dura cerca de 30 minutos.

→ Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

O serviço oferecido pela companhia é básico: a aeronave é pequena e tem o conforto necessário para voos curtos, como o que sai de Havana para chegar a Cayo Largo.

Como chegar a Cayo Largo

O que espanta mesmo é o atendimento em terra, na hora do check-in. No balcão do aeroporto, o atendimento dos funcionários quase sempre é precário: parece que eles não têm interesse algum em nos ajudar. Para completar, todo o processo é manual e muito amador.

Pacotes de viagem valem a pena?

Se quiser passar apenas um dia em Cayo Largo, o pacote que inclui as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio, os traslados e o almoço, custa cerca de CUP 5.500. O ônibus da empresa pega os passageiros no hotel por volta das 4h e o retorno é depois das 20h.

Se quiser ir de forma independente, será preciso pagar cerca de CUP 3.840 pelos voos de ida e volta, e uma diária no Hotel Pelicano, por exemplo, custa CUP 6.240, por pessoa.

Geralmente, o pacote vendido pela Cubatur já inclui o traslado do hotel até o aeroporto, mas é sempre bom confirmar tudo com a atendente, pois atrasos e cancelamentos são constantes e sem explicação compreensível.

Como chegar a Cayo Largo

Quando comprei meu pacote, a vendedora me explicou que eu deveria estar pronto para embarcar às 7h, mas que a confirmação do voo só seria dada no aeroporto.

Na prática, você pode ter que esperar horas sem informações. Além disso, se você estiver indo para o passeio de um dia – como eu fiz – e se o voo sair depois das 10h, a Cubatur cancela sua partida, pois, segundo eles, não haverá mais tempo suficiente para fazer o passeio.

Quanto custa viajar para Cayo Largo

O mesmo acontece com quem está querendo pernoitar na ilha. A própria agência não indica ficar menos que uma noite, já que os voos podem atrasar, fazendo você perder a diária.

Eu conheci um viajante que comprou um pacote de dois dias para Cayo Largo. Seu voo estava marcado para às 7h, só que a aeronave saiu de Havana às 16h. Ou seja, ele perdeu um dia inteiro de passeio na ilha e, praticamente, meia diária no hotel.

Eu estou contado isso não é para desencorajar ninguém. Pelo contrário! Eu acho que Cayo Largo é imperdível, mas é bom viajar sabendo como as coisas acontecem na vida real, porque muitos relatos que vemos por aí apenas contam o lado bom das coisas, e nós sabemos que nem sempre é assim.

Como se locomover em Cayo Largo

Se você vai ficar apenas um dia na ilha e contratou o pacote da Cubatur, essa não será sua preocupação, porque todo o traslado é feito pela empresa.

Para quem vai ficar hospedado em Cayo Largo, há algumas opções na ilha. Uma delas é o táxi. Uma viagem do Pueblo – o pequeno centro – até Playa Sirena, uma das mais famosas daqui, custa cerca de CUP 250.

Outra opção é usar o bondinho que circula a ilha parando em cada hotel. Eu não usei este serviço e, infelizmente, não tenho mais informações. Mas acredito que seja fácil se informar na recepção dos hotéis.

Como chegar a Cayo Largo

O passeio de catamarã

Uma coisa que você deve fazer logo que chegar a Cayo Largo é contratar um passeio de catamarã. A bordo da embarcação, você visitará ilhotas, praias e mergulhará no mais lindo mar de Cuba. Isso eu explico em: Um dia em Cayo Largo.

O passeio no catamarã custa CUP 1,150. Nesse valor, estão inclusos o guia, o almoço, todas as bebidas e os equipamentos para esnórquel.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

25 respostas

  1. Oi, Claudenir.
    Não, porque Cayo Largo é uma ilha e não tem ligação por terra com Havana.
    Um abraço.

  2. Oi, Gerônimo.
    Os voos de Cayo Largo para Varadero geralmente fazem escala em outras cidades, como Havana e Cayo Coco. Tem que verificar com a agência em Cuba a regularidade.
    Um abraço.

  3. você sabe se ainda estão acontecendo esses voos para Cayo Largo ou tour de um dia bate e volta? Há poucas informações e mesmo perguntando para o host do nosso airbnb nem eles sabem muito bem se há ou não o voo.

  4. Oi, Raquel.

    Você pode fazer a reserva lá, desde que tenha uns dois dias de antecedência para (chegou hoje, faça a reserva para daqui a dois dias, sabe?
    Dificilmente você conseguirá algo de última hora, mas é contar com a sorte mesmo.
    Não precisa reservar aqui do Brasil. Fica mais caro e eles podem cancelar do mesmo jeito.

    Um abraço.

  5. Olá! Você acha que posso chegar em havana e reservar o passeio já para o dia seguinte sem problemas? Tem “vagas” sobrando? ou tenho que fazer a reserva daqui do brasil? somos em 4 adultos e uma criança…

  6. Olá altier,

    Muito bom o seu post!
    Eu pretendo ir a Cuba e passar 4 noites em Havana e gostaria de ficar 4 noites em Cayo Largo. Porém não sei como fazer para comprar o bilhete de avião Havana-Cayo L-Havana.
    Pensei em já reservar o hotel para as 4 noites e assim que eu chegar em Havana compraria os voos para Cayo Largo. Você acha que é possível ?

  7. Ótimo post! Vou para Cuba em março e gostaria de passar três noites em Cayo Largo. Mas estou tendo dificuldades no contato com as agências. Foi tranquilo comprar o passeio lá em Cuba? Estou com receio de esgotar.

  8. Qual agência vc reservou? Porque mandei email pra várias e os preços estão muito destoantes. Tem agencia cobrando 242 EUROS pela passagem de ida e volta. Achei o valor da sua passagem bem barato.

  9. Boa tarde, Altier.

    Os hostéis oferecem transfer? Ou temos que nos virar?
    Estou indo sozinha, então esses pequenos detalhes fazem toda a diferença rs.
    E desculpe minha ignorância, mas pra mim não ficou claro: São CUC 160,00 ida e volta? Ou CUC 160,00 só ida?

  10. Show! Estou vendo aqui que da pra bookar os hoteis no booking e deixar para fechar a passagem somente por la. Daqui nao conseguimos comprar somente a passagem, mas imagino que lá seja mais tranquilo. No pior dos casos os hoteis tem cancelamento grátis.

  11. Oi, Fernanda.

    Realmente é muito caro, mas vale a pena, viu?!
    Eles raramente – raramente mesmo – usam email. Lá é tudo presencial ou por telefone.
    Eu reservei em Havana, direto na agência.

    Um abraço.

  12. Estamos tentando fechar mas está absurdamente caro! a cubatur nao nos responde. você fechou por aqui ou direto em cuba?

  13. Oi, Carolina.

    Isso vai depender do hotel que você escolher, porque não há uma tarifa única.
    Tem mesmo que fazer os cálculos para ver se compensa ir com pacote fechado ou de forma independente.
    Mas fique esperta, porque as agências de Cuba vendem o pacote como se o voo fosse de manhã, mas, daí, trocam sem aparentes razões para o final da tarde, e você perde, praticamente, um dia de passeio e meia diária no hotel
    Isso aconteceu com um grupo de amigos. Infelizmente, essa é a forma que eles trabalham.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *