Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Cayo Guillermo: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Cayo Guillermo

Essa pequena ilha é um dos destinos cubanos que vem sendo muito visitado nos últimos anos. Agora que você já sabe disso, deve estar se perguntando como chegar a Cayo Guillermo. Certo?

Eu já vou explicar isso com detalhes, mas eu aposto que você também quer saber por que Cayo Guillermo está tão famosa.

É que nela fica a praia que foi eleita a mais linda de Cuba e uma das reservas ambientais mais importantes da costa cubana, onde vivem os famosos e lindos flamingos.

Como chegar a Cayo Guillermo

De avião

Para chegar a Cayo Guillermo, saindo de Havana, você pode pegar um voo até Cayo Coco, ilhota vizinha. Ela é a principal porta de entrada para a região chamada de Jardines del Rey.

A companhia aérea nacional é a Cubana de Aviación, mas há muitos voos internos operados pela Aerogaviota. A AeroCaribbean voa para poucas cidades.

É praticamente impossível comprar as passagens pela internet. Então, você terá que usar os serviços de umas das agências nacionais.

Eu já até expliquei como funcionam as agências de viagem em Cuba.

De ônibus

Uma opção mais barata é contratar o traslado rodoviário com a empresa Transgaviota. A passagem custa cerca de CUP 1.000. A reserva deve ser feita com antecedência de, pelo menos, 48 horas na Cubatur, uma das agências estatais de turismo.

As partidas acontecem com, no mínimo, quatro pessoas, como me disse a atendente da agência. Só que isso parece mais um dos golpes que as operadoras oficiais praticam.

Estávamos em três pessoas e não tínhamos outra opção a não ser pagar pelo quarto passageiro e garantir a viagem.

Só que, para nossa surpresa, no dia seguinte, quando embarcamos, havia mais de 20 pessoas no ônibus. Perguntei se a agência devolveria a diferença que havíamos pagado, e, claro, a resposta foi negativa.

Como chegar a Cayo Guillermo

O ônibus pega os passageiros no local combinado a partir das 5h e faz uma parada para café da manhã por volta das 8h30. A viagem dura, teoricamente, oito horas. No meu caso, foram onze horas de viagem porque os motoristas erraram o caminho.

Também é importante saber que a excursão pode ser feita em ônibus maiores ou menores. Tudo depende do número de passageiros, e nem sempre haverá banheiro no veículo.

De táxi

Outra opção para chegar a Cayo Guillermo é seguir de táxi particular, mas isso pode sair caro: a viagem de ida não custa menos que CUP 7.200 e dura cerca de seis horas.

Há dois tipos de táxi em Cuba: os que são arrendados pelo governo, que geralmente são mais novos, e os particulares, que, quase sempre, são mais velhos.

De carro

Alugar um carro pode ser interessante para chegar a Cayo Guillermo, principalmente se você estiver em família ou com um grupo de amigos.

Isso vai lhe dar mais mobilidade, claro, e pode até sair mais barato. Há agências de aluguel de veículos em todo o país, mas é preciso fazer a reserva com antecedência. Eu também já expliquei como alugar um carro em Cuba.

Transporte em Cayo Guillermo

Ônibus

Para se locomover na ilha, a melhor opção é o ônibus panorâmico que circula entre Cayo Guillermo e Cayo Coco.

A passagem com validade de um dia no Jardines del Rey Bus Tour custa CUP 150 e é vendida dentro do ônibus. Com ela, você pode descer e subir no veículo quantas vezes quiser.

Como nada é perfeito, o grande problema é que os horários são muito espaçados, já que não há muitos ônibus circulando. Você pode consultar o itinerário e os horários na recepção de cada hotel.

Basicamente, as paradas são feitas nos resorts onde você pode descer para curtir uma bela praia, já que o acesso sempre é liberado, conforme prevê a lei cubana.

O ônibus panorâmico não atravessa o pedraplén, a rodovia construída sobre o mar para ligar os cayos à ilha principal de Cuba.

Táxi

Outra opção de se locomover na ilhota é usando o táxi particular, mas dificilmente você terá uma corrida mais barata do que CUP 250.

Os táxis ficam, geralmente, aglomerados na frente dos hotéis e nos centros comerciais de Cayo Coco.

Como há um número limitado de veículos, pode ser que você tenha que esperar um pouco para conseguir um motorista livre e disposto a fazer a corrida.

De Cayo Guillermo para Havana

De Cayo Gullermo para Havana será um pouco mais complicado conseguir um ônibus e, provavelmente, você terá que contratar um táxi, já que os atendentes nos hotéis demonstram muita pouco boa vontade em nos ajudar a contratar um transporte mais barato.

O que acontece, na prática, é que eles nos empurram o táxi particular porque ganham comissão, o que não acontece quando vendem o traslado pela agência.

Como chegar a Cayo Guillermo

Uma solução é procurar diretamente as agências do Grupo Gaviota, que funcionam nos hotéis Memories, por exemplo. Lá, se encontrar um funcionário, ele poderá lhe informar sobre horários, preços e sobre como fazer a reserva. Eu não dei esta sorte.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, os indicadores mostram a mesma tendência.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem

 O seguro viagem para Cuba é obrigatório.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Só que, apesar dela oferecer várias opções de seguro para a América Central, a única seguradora aprovada pelo governo cubano é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

AC 35 MUNDO (Exceto EUA) é a versão do seguro viagem pra Cuba sem cobertura para covid-19 – ele é mais barato.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

22 respostas

  1. Boa tarde Altier, muito obrigado pelos posts sobre Cuba, estão ajudando demais. Vou ficar em Varadero alguns dias, mas gostaria de ter a oportunidade de conhecer a Playa Pilar. Tem algum passeio ou transporte que saia de Varadero pra lá?

  2. Oi, Liliane.
    Eu fiquei no Iberostar Daiquiri e gostei – valeu pelo preço, a localização é boa, há boas opções de restaurante e a praia é espetacular.
    Um abraço.

  3. Altier, parabéns pelo post! Muito informativo.
    Tenho uma outra pergunta sobre Cayo Guillermo, pois o link sobre hospedagem está dando erro…
    Em qual hotel vc se hospedou?

  4. Existem sim, Glauco.
    Só fica mais caro, né?
    Além disso, tudo tem que ser decidido quando chegar em Cuba, porque eles dificilmente respondem e-mails.

    Um abraço.

  5. Olá Altier,

    Incrível seu blog e o parabenizo por compartilhar sua experiência.

    Sobre carro alugado, quero sair de Havana e chegar em Cayo Guilhermo. Sabe dizer se existe opção para o turista devolver o carro alugado em Cayo Guilhermo ou redondeza. No meu caso, não pretendo voltar para Havana, logo se tiver que devolver no mesmo lugar da retirada ficará inviável alugar carro…

    Obrigado antecipadamente!

    Glauco

  6. Olá, se eu for ao Cayo Guillermo/ Cayo Coco de carro para passar o dia há locais públicos para estacionar?

  7. Obrigada…é cayo largo mesmo, com a Cubatur. To achando caro conhecer a playa pilar. Só o voo até cayo coco sao 199 usd por pessoa. Depois não sei quanto sairia para chegar até cayo guillermo, não entendi muito bem. Seriam esses 5 dolares? Esse ônibus passa pelo aeroporto? ou teria que me deslocar até outro lugar pra pegar?

  8. Oi, Vanessa.

    Acho que você se confundiu. Você está falando de Cayo Largo ou de Cayo Guillermo?
    Só é possível ir a Cayo Largo com a Cubatur. Eles têm exclusividade nas passagens aéreas e só se chega lá de avião.
    O táxi eu usei para voltar de Cayo Guillermo. Custou cerca de CUC 300.

    Lembrando que as duas ilhas estão el lados opostos.

    Um abraço.

  9. Altier, td bem? Estou com uma dúvida gigante. Li em outro blog que a cubatur oferece tipo excursões para passar o dia em Cayo largo e voltar, com a possibilidade de reservar tb o hotel pelicano para pernoitar. O que é mais barato, comprar tudo por si, ou esses pacotes de viagem oferecido pela agência estatal? Obrigada. Vc se recorda quanto gastou para voltar de táxi para Havana?

  10. Oi, Paula.

    Cuba é mais que uma viagem, é uma experiência. Já começo dizendo isso. rs

    Achei Cayo Largo melhor. É o mar mais lindo que vi até hoje.
    O ônibus da Transgaviota passa em Cayo Coco e Cayo Guillermo. É a mesma linda. Preciso dizer que o motorista errou o caminho e só percebeu porque eu estava acompanhando a viagem pelo GPS do celular e vi que eles estava passando da entrada dos cayos e avisei. Isso é muito Cuba.
    Sim, a volta é tensa. Mas, se der sorte, os funcionários dos hotéis podem ajudar – todos são do governo e eles têm um desinteresse em nos ajudar fenomenal.
    Tente comprar ida e volta. Quando fui, eles não estavam fazendo isso, mas pode ter mudado.

    Um abraço e boa viagem.

  11. Olá Altier, tudo bom? Estou amadurecendo minha viagem para Cuba para 2020… Inicialmente estava pensando em alguns dias em Havana e outros em Varadero. Com uma ida de um dia para Cayo Largo enquanto estivesse em Havana. Mas quando comecei a ver fotos de Cayo Coco e Cayo Guilherme… Varadero deixou de ser minha rota… No entanto, vi que é bastante caro ir para Cayo Coco e Cayo Guilhermo e não poderia ir também para Cayo Largo se optasse por eles… Além disto, me parece mais burocrático ainda ir para Cayo Coco e Cayo Guilhermo e isto me deixou com medo… Enfim, minhas perguntas para ti são:

    – Qual é mais bonita na tua opinião? Cayo Coco-Guilhermo ou Cayo Largo? (Gosto de tranquilidade)

    – Mesmo que assim que eu chegasse em Havana já reservasse o ônibus da Transgaviota, com as 48 horas de antecedência, eu corro o risco de não conseguir um ônibus para Cayo Coco-Guilhermo depois deste período?

    – Este ônibus da Transgaviota leva até Cayo Guilhermo ou tem que pegar ainda outro transporte para ir a Cayo Guilhermo (eu queria me hospedar no Daiquiri ou no Meliá Cayo Guilhermo)?

    – A volta me assustou… Você não conseguiu falar com o atendente do Grupo Gaviota no Memories ou você não sabia desta opção?

    Desculpa tanta pergunta (sou jornalista também… rs) … Mas sempre quis conhecer Cuba, só que parece uma viagem bem mais complicada do que as outras que fiz para a Colômbia e Punta Cana…
    abraços

  12. Oi, Vanessa.

    De carro ou de ônibus, não dá para sair de Havana “só pra conhecer a praia”, porque ela fica longe.
    Então, não é uma questão apenas de custo, mas de tempo.
    De avião, de repente, dá para ir de manhã e voltar no fim do dia.
    É a partir deste ponto de vista que você precisa fazer os cálculos. 😉

    Um abraço.

  13. Altier qual o valor gasto para ir conhecer a playa pilar e voltar para Havana no total? No final das contas a diferença de valor do voo me pareceu pequena….

  14. Oi Altier, parabéns pelo seu site, muito bem escrito e com dicas preciosas. Vou ara Cuba em novembro e tenho apenas 11 dias, pretendo fazer Havana, Trinidad e um cayo, porém estou na dúvida de qual, já que pela internet é impossível saber o preço das passagens e de ônibus eu perderia muito tempo.
    Você tem ideia de quanto custa o voo para Cayo Coco? Considera a opção Cayo Coco + hospedagem mais cara que Cayo Largo + hospedagem?
    Obrigada!

  15. Onde se hospedar em Cayo Coco e região? Você ficou três dias nessa regiào segundo sua descrição. Indicaria alguma hospedagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *