Aprenda a usar a internet na China: os segredos para se conectar

8

Atualizado em 17 de julho de 2020

Aprenda a usar a internet na China

Você sabe como fazer para usar internet na China? Se pesou que era só se conectar e pronto, errou.

Como todo mundo sabe, a China é comandada por um governo comunista que, infelizmente, insiste em controlar o que as pessoas acessam pela internet.

Seja por medidas de segurança nacional ou simplesmente porque esta é uma grande forma de evitar a mobilização popular, o fato é que quem viaja para o país acaba sofrendo os efeitos desse embargo virtual.

Antes de você ler os próximos passos, preciso dizer que não há nada de ilegal em usar a internet na China da mesma forma que usamos em qualquer outra parte do mundo.

Acessar as suas redes sociais, seu e-mail, verificar o saldo bancário e falar com os amigos e familiares não vai fazer mal ao governo chinês e muito menos a você.

Aprenda a usar a internet na China

Além disso, você precisa estar informado de que todos os produtos do Google são bloqueados no país: Gmail, Google Maps, Youtube e Google Tradutor, por exemplo. Nada disso funciona em uma conexão convencional.

Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

Segredo da conexão

Embora esta seja uma alternativa extraoficial, praticamente todo chinês usa algum mecanismo para burlar o bloqueio da internet na China. A forma mais prática de fazer isso é instalando um aplicativo de VPN em seu celular.

De forma simples, o aplicativo estabelece uma conexão particular com um servidor fora da China, eliminando os bloqueios impostos pelo governo. Há vários aplicativos que fazem isso. A maioria é gratuita ou tem um período de teste gratuito e pode ser baixada em celulares Android e IOS.

Eu testei o Express VPN e o VPN Unlimited. Essa segunda opção, foi indicação de um amigo chinês, que vive na China, e me pareceu ser muito popular por aqui. As duas opções funcionaram bem, mas não posso negar que a velocidade da conexão cai bastante.

Eu recomendo que você instale o aplicativo antes de chegar à China. Para se conectar, basta abrir o aplicativo e ativar o VPN. Em alguns casos, isso pode demorar um pouco, mas nada que não valha a pena esperar.

Aprenda a usar a internet na China

Internet na China

Como o ser humano sempre dá um jeito para tudo, os chineses desenvolveram aplicativos que substituem aqueles bloqueados pelo governo. Um grande exemplo disso é o WeChat, que é muito semelhante ao Whatsapp.

Só que, além de mandar mensagens de áudio, vídeo e fazer ligações, o WeChat é usado também para fazer comprar na China. Eu não usei, mas vi isso acontecendo em vários momentos: nos restaurantes, nos supermercados, nas lojas.

O WeChat não é bloqueado pelo governo. Então, eu sugiro que você instale o aplicativo e oriente as pessoas mais próximas a fazerem o mesmo aqui no Brasil.

Assim, caso você tenha dificuldade para usar o VPN em algum momento, você não ficará incomunicável.

Da mesma forma, há alternativas para o Facebook e para o Youtube, mas o conteúdo é praticamente todo em chinês.

Veja mais sobre a China

Gostou dessas dicas? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

8 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia! Vou viajar pra Beijing este mês. Como foi sua viagem quanto ao acesso à internet na china? Você foi caçando wi-fi pelos lugares ou teve que comprar um chip com internet? O VPN em si só funciona se estivermos conectados à internet certo?
    Parabéns pela iniciativa em compartilhar suas experiências!

    • Altier Moulin

      Oi, Anita.

      Eu usei o wi-fi nos lugares que estava, mas você pode comprar um chip internacional, como o EasySim4You.
      Para funcionar, o VPN deve estar conectato a uma rede de internet.

      Um abraço.

  2. Avatar

    bom dia ! me chamo RENATO
    bacana vc dar dicas pra quem e marinheiro de primeira viagem , parabens pela atitude ,
    estou pensando em ir pra china , vi em algum sait que agora com permanencia de ate 5
    dias na china , nao precisa mais de visto , sabe me dizer se e verdade ?

  3. Avatar

    Olá, boa noite. Sobre usar internet na China, devo baixar o aplicativo VPN, mas me surgiu uma dúvida, meu celular um IPhone 7 tem dentro dos ajustes, uma opção VPN. Mesmo com essa opção eu preciso baixar o aplicativo ?

Escreva um comentário