Pesquisar
Close this search box.

Aprenda a usar a internet na China: segredos para se conectar

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Aprenda a usar a internet na China

Você sabe como fazer para usar internet na China? Se pesou que era só se conectar e pronto, errou.

Como todo mundo sabe, a China é comandada por um governo comunista que, infelizmente, insiste em controlar o que as pessoas acessam pela internet.

Seja por medidas de segurança nacional ou simplesmente porque esta é uma grande forma de evitar a mobilização popular, o fato é que quem viaja para o país acaba sofrendo os efeitos desse embargo virtual.

Internet na China

Antes de você ler os próximos passos, preciso dizer que não há nada de ilegal em usar a internet na China da mesma forma que usamos em qualquer outra parte do mundo.

Acessar as suas redes sociais, seu e-mail, verificar o saldo bancário e falar com os amigos e familiares não vai fazer mal ao governo chinês e muito menos a você.

Aprenda a usar a internet na China

Além disso, você precisa estar informado de que todos os produtos do Google são bloqueados no país: Gmail, Google Maps, Youtube e Google Tradutor, por exemplo. Nada disso funciona em uma conexão convencional.

Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

Segredo da conexão

Embora esta seja uma alternativa extraoficial, praticamente todo chinês usa algum mecanismo para burlar o bloqueio da internet na China. A forma mais prática de fazer isso é instalando um aplicativo de VPN em seu celular.

De forma simples, o aplicativo estabelece uma conexão particular com um servidor fora da China, eliminando os bloqueios impostos pelo governo. Há vários aplicativos que fazem isso. A maioria é gratuita ou tem um período de teste gratuito e pode ser baixada em celulares Android e IOS.

Eu testei o Express VPN e o VPN Unlimited. Essa segunda opção, foi indicação de um amigo chinês, que vive na China, e me pareceu ser muito popular por aqui. As duas opções funcionaram bem, mas não posso negar que a velocidade da conexão cai bastante.

Eu recomendo que você instale o aplicativo antes de chegar à China. Para se conectar, basta abrir o aplicativo e ativar o VPN. Em alguns casos, isso pode demorar um pouco, mas nada que não valha a pena esperar.

Aprenda a usar a internet na China

Burlando os bloqueios

Como o ser humano sempre dá um jeito para tudo, os chineses desenvolveram aplicativos que substituem aqueles bloqueados pelo governo. Um grande exemplo disso é o WeChat, que é muito semelhante ao Whatsapp.

Só que, além de mandar mensagens de áudio, vídeo e fazer ligações, o WeChat é usado também para fazer comprar na China. Eu não usei, mas vi isso acontecendo em vários momentos: nos restaurantes, nos supermercados, nas lojas.

O WeChat não é bloqueado pelo governo. Então, eu sugiro que você instale o aplicativo e oriente as pessoas mais próximas a fazerem o mesmo aqui no Brasil.

Assim, caso você tenha dificuldade para usar o VPN em algum momento, você não ficará incomunicável.

Da mesma forma, há alternativas para o Facebook e para o Youtube, mas o conteúdo é praticamente todo em chinês.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar o visto para China.

Documentos

Você precisa apresentar o passaporte com, no mínimo, seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda nacional é o yuan renminbi, identificada pelas siglas CNY e RMB, e pelos símbolos ¥, 元  e 角, em chinês.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Saiba como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde de 30 de agosto de 2023, todos os passageiros que partem do Brasil para a China estão isentos de realizar o teste TR-PCR ou de antígeno antes do embarque. Também não é necessário comprovar vacinação contra covid-19.

Seguro viagem

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem. No caso da Bolívia, o  seguro viagem passou a ser obrigatório  depois da pandemia de covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da China

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da China.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Oi, Helena.
    É proibido, mas como expliquei no texto, há formas de burlar a proibição.
    Um abraço.

  2. com no 5 de fevereiro de 2023 a partir do

    Eu conheci uma pessoa que mora em xangai pelo Instagram e depois de um tempo ele disse que sairia do Instagram e me passou seu número e o encontrei no WhatsApp e continuamos a nos falar notmalmente. O WhatsApp não é proibido na China? É possível ele não estar na China?

  3. Eu conheci uma pessoa que mora em Beijing pelo Instagram e depois de um tempo ele disse que sairia do Instagram e me passou seu número e o encontrei no WhatsApp e continuamos a nos falar notmalmente. O WhatsApp não é proibido na China? É possível ele não estar na China?

  4. Olá Altier!
    Boa noite!

    Estou com uma dúvida: para conversar por câmera (pelo WhatsApp) com alguém que está no Brasil é necessário eu baixar o app VPN, correto?
    Mas é necessário a pessoa que estiver no Brasil baixar o VPN também?

    Obrigada!
    Adorei suas dicas!

  5. Oi, Marcio.

    Pode usar o do seu chip brasileiros, desde que ele tenha um plano de dados internacional.

    Um abraço.

  6. Oi, Anita.

    Eu usei o wi-fi nos lugares que estava, mas você pode comprar um chip internacional, como o EasySim4You.
    Para funcionar, o VPN deve estar conectato a uma rede de internet.

    Um abraço.

  7. Bom dia! Vou viajar pra Beijing este mês. Como foi sua viagem quanto ao acesso à internet na china? Você foi caçando wi-fi pelos lugares ou teve que comprar um chip com internet? O VPN em si só funciona se estivermos conectados à internet certo?
    Parabéns pela iniciativa em compartilhar suas experiências!

  8. bom dia ! me chamo RENATO
    bacana vc dar dicas pra quem e marinheiro de primeira viagem , parabens pela atitude ,
    estou pensando em ir pra china , vi em algum sait que agora com permanencia de ate 5
    dias na china , nao precisa mais de visto , sabe me dizer se e verdade ?

  9. Olá, boa noite. Sobre usar internet na China, devo baixar o aplicativo VPN, mas me surgiu uma dúvida, meu celular um IPhone 7 tem dentro dos ajustes, uma opção VPN. Mesmo com essa opção eu preciso baixar o aplicativo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *