Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

2

Atualizado em 19 de março de 2018

Se você está pensando em viajar de ônibus na Eslováquia, eu tenho algumas dicas para você planejar isso de uma forma simples e econômica. Aliás, os ônibus são a maneira mais barata para você se locomover de uma cidade para outra. Dentro e fora do país.

Isso só é possível porque a Eslováquia tem uma rede de rodovias bastante desenvolvida, como na maioria dos países europeus. E esse meio de transporte é, muitas vezes, a única opção para chegar a cidades menores e vilas do interior do país.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

Rodovia que liga a Eslováquia à Polônia.

O maior número de ônibus parte de Bratislava, a capital eslovaca. A maioria sai da estação Mlynské Nivy, onde há vários serviços, como guarda-volumes. Mas não será difícil encontrar outras paradas de ônibus, especialmente porque a maioria delas conecta você a estações ferroviárias.

Economize na hora de comprar

Em algumas empresas, é possível comprar passagens diretamente com o motorista. Mas, o ideal é adquirir antecipadamente, nas estações de partida. Entretanto, se quiser garantir tarifas melhores, compre pela internet. Praticamente todas as companhias oferecem descontos especiais para quem compra on-line.

Estudantes com até 26 anos têm desconto apresentando a carteira internacional (ISIC). Idosos acima de 60 anos também têm preço especial mostrando o passaporte.

Outra opção para quem quiser economizar na viagem é tentar combinar trechos de ônibus e trem. O site www.cp.sk é bem prático e nos ajuda bastante na hora de combinar múltiplos destinos.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

Compre pela internet e pague menos.

Empresas de ônibus na Eslováquia

O transporte público intermunicipal e internacional na Eslováquia é operado por empresas privadas. O serviço é pontual, os veículos são novos, confortáveis e seguros. Veja as principais empresas de ônibus na Eslováquia:

EMPRESA SITE
Slovak Lines slovaklines.sk
Eurobus eurobus.sk
Turancar turancar.sk
Interbus Košice Expres interbus.sk
Regio Jet regiojet.cz

Slovak Lines | A mais importante empresa de transporte de passageiros do país oferece conexões a vários destinos dentro e fora da Eslováquia. Nesse esquema, dá para viajar de ônibus de Londres a Bratislava.

A Slovak Lines é uma operadora da Eurolines do país, empresa que conecta mais de 500 cidades em 32 países, e os preços dessa companhia são realmente arrasadores. Um exemplo disso é que dá para viajar de Bratislava até Viena pagando apenas EUR 1 – isso mesmo, um euro.

Além do baixo preço, a companhia oferece internet e serviço de entretenimento individual em todos os veículos, e a maioria deles tem tomadas de energia.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

A Slovak Lines é a empresa preferida do país.

Turancar | Uma das mais novas empresas de ônibus da Eslováquia, seus veículos tem uma cor amarela vibrante, o que se tornou o grande marketing da empresa. É possível viajar com a Turancar para cidades dentro e fora do país.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

O amarelão da Turancar.

Eurobus | Essa empresa tem rotas que ligam várias cidades europeias, como Paris, Londres e Berlim, por exemplo. Os preços são, geralmente, muito competitivos e os veículos são confortáveis e seguros.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

Interior de um dos ônibus da Eurobus.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

Os carros são confortáveis e seguros.

Regio Jet | Essa empresa tcheca tem linhas espalhadas por, praticamente, toda a Europa. Com preços altamente competitivos, e um agradável atendimento, a Regio Jet – que também é conhecida como Student Agency – é uma das preferidas dos viajantes independentes.

Todas as rotas têm um serviço de bordo com sistema de entretenimento e máquina de café, cappuccino e chocolate quente para você se servir à vontade. Lanches rápidos podem ser comprados com a atendente que acompanha toda a viagem.

Além disso, todos os ônibus têm dois andares e são equipados com ar-condicionado, aquecedor, banheiro, tomadas de energia e telas individuais que funcionam com o toque do seu dedo.

Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia

Um dos ônibus da Regio Jet.

Interbus Košice Expres | Essa empresa é bem menor que as demais e opera rotas que ligam a cidade de Košice, no leste da Eslováquia, a destinos nacionais e internacionais.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Avatar
    Rosimeire Maria Polido on

    Altier,
    Meu marido e eu estamos organizando uma viagem com familiares e amigos para alguns lugares do leste europeu e incluímos Bratislava no trajeto por conta das suas preciosas dicas!!!

    Obrigada!!!

Escreva um comentário