Viajar de ônibus na Eslováquia: empresas e rotas para você economizar

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

ônibus na Eslováquia

Se você está pensando em viajar de ônibus na Eslováquia, eu tenho algumas dicas para você planejar isso de uma forma simples e econômica.

Aliás, os ônibus são a maneira mais barata para você se locomover de uma cidade para outra. Dentro e fora do país.

Isso só é possível porque a Eslováquia tem uma rede de rodovias bastante desenvolvida, como na maioria dos países europeus.

E esse meio de transporte é, muitas vezes, a única opção para chegar a cidades menores e vilas do interior do país.

O maior número de ônibus parte de Bratislava, a capital eslovaca. A maioria sai da estação Mlynské Nivy, onde há vários serviços, como guarda-volumes.

Mas não será difícil encontrar outras paradas de ônibus, especialmente porque a maioria delas conecta você a estações ferroviárias.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Economize na hora de comprar

Em algumas empresas, é possível comprar passagens diretamente com o motorista. Mas, o ideal é adquirir antecipadamente, nas estações de partida.

Entretanto, se quiser garantir tarifas melhores, compre pela internet. Praticamente todas as companhias oferecem descontos especiais para quem compra on-line.

ônibus na Eslováquia

Estudantes com até 26 anos têm desconto apresentando a carteira internacional (ISIC). Idosos acima de 60 anos também têm preço especial mostrando o passaporte.

Outra opção para quem quiser economizar na viagem é tentar combinar trechos de ônibus e trem. O site www.cp.sk é bem prático e nos ajuda bastante na hora de combinar múltiplos destinos.

Empresas de ônibus na Eslováquia

O transporte público intermunicipal e internacional na Eslováquia é operado por empresas privadas. O serviço é pontual, os veículos são novos, confortáveis e seguros. Veja as principais empresas de ônibus na Eslováquia:

EMPRESASITE
Slovak Linesslovaklines.sk
Eurobuseurobus.sk
Turancarturancar.sk
Interbus Košice Expresinterbus.sk
Regio Jetregiojet.cz

SLOVAK LINES

A mais importante empresa de transporte de passageiros do país oferece conexões a vários destinos dentro e fora da Eslováquia. Nesse esquema, dá para viajar de ônibus de Londres a Bratislava.

A Slovak Lines é uma operadora da Eurolines do país, empresa que conecta mais de 500 cidades em 32 países, e os preços dessa companhia são realmente arrasadores. Um exemplo disso é que dá para viajar de Bratislava até Viena pagando apenas EUR 1 – isso mesmo, um euro.

Além do baixo preço, a companhia oferece internet e serviço de entretenimento individual em todos os veículos, e a maioria deles tem tomadas de energia.

Turancar

Uma das mais novas empresas de ônibus da Eslováquia, seus veículos tem uma cor amarela vibrante, o que se tornou o grande marketing da empresa. É possível viajar com a Turancar para cidades dentro e fora do país.

Eurobus

A Eurobus tem rotas que ligam várias cidades europeias, como Paris, Londres e Berlim, por exemplo. Os preços são, geralmente, muito competitivos e os veículos são confortáveis e seguros.

ônibus na Eslováquia

Regio Jet

Essa empresa tcheca tem linhas espalhadas por, praticamente, toda a Europa. Com preços altamente competitivos, e um agradável atendimento, a Regio Jet – que também é conhecida como Student Agency – é uma das preferidas dos viajantes independentes.

ônibus na Eslováquia

Todas as rotas têm um serviço de bordo com sistema de entretenimento e máquina de café, cappuccino e chocolate quente para você se servir à vontade. Lanches rápidos podem ser comprados com a atendente que acompanha toda a viagem.

Além disso, todos os ônibus têm dois andares e são equipados com ar-condicionado, aquecedor, banheiro, tomadas de energia e telas individuais que funcionam com o toque do seu dedo.

INTERBUS KOŠICE EXPRES

A Interbus Košice Expres é bem menor que as demais e opera rotas que ligam a cidade de Košice, no leste da Eslováquia, a destinos nacionais e internacionais.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do país é o euro e a maioria dos lugares aceita cartões de crédito e débito internacional.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.  

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, a Eslováquia suspendeu todas as restrições de controle sanitária da covid-19.

Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação contra a doença nem exames negativos de teste RT-PCR ou antígeno. Também fica suspensa a necessidade de fazer quarentena na chegada ao país.

RETORNO AO BRASIL

De acordo com informações da Anvisa, viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

O seguro viagem  é obrigatório para todos os países europeus  que fazem parte do Tratado de Schengen: a Eslováquia é um deles.

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais dicas da Eslováquia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Eslováquia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Rosimeire Maria Polido

    Altier,
    Meu marido e eu estamos organizando uma viagem com familiares e amigos para alguns lugares do leste europeu e incluímos Bratislava no trajeto por conta das suas preciosas dicas!!!

    Obrigada!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Que maravilha, Rosimeire!
      Uma cidade bem diferente das tradicionais capitais europeias.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21