O que fazer em Bratislava em dois dias

4

Atualizado em 19 de março de 2018

Talvez você nunca tenha imaginado passar pela capital da Eslováquia, mas já que vai estar na região, por que não aproveitar para dar uma passada por aqui? O mesmo acontece com grande parte dos viajantes, já que o país não está na lista dos mais desejados quando pensamos em Leste Europeu. Então, para facilitar sua vida, eu listei o que você pode fazer em Bratislava.

Para conhecer o básico da cidade, dois dias são suficientes. Claro, se tiver mais tempo, dá para fazer tudo com mais calma. Pode ser legal visitar algumas cidades do interior do país e se encantar com seus muitos castelos, por exemplo.

Antes de avançar, eu sugiro que você leia Eslováquia: informações que você precisa saber e Dicas para viajar de ônibus na Eslováquia. Assim, você vai entender melhor como as coisas funcionam no país.

O que fazer em Bratislava

Centro Histórico | A cidade é cheia de heranças medievais. Em Bratislava o centro histórico é muito bem preservado e cheio de atrativos. Aqui, uma boa pedida é percorrer o caminho feito pelos reis e seus súditos durante o processo de consagração do novo líder da nação. Eu explico isso melhor em Bratislava: um passeio pela Rota da Coroação.

O que fazer em Bratislava em dois dias

As placas que identificam o caminho da Rota da Coroação.

O que fazer em Bratislava em dois dias

A torre do Portão Michalská, ao fundo.

Estátuas divertidas | Ainda nessa área, você pode se entreter observando as curiosas esculturas da cidade. Elas muito chamam a atenção de turistas do mundo inteiro. Eu explico isso melhor em As divertidas estátuas de Bratislava.

O que fazer em Bratislava em dois dias

Quem resiste a uma foto aqui?

O que fazer em Bratislava em dois dias

Eu também garanti uma foto com esse soldado.

Castelo de Bratislava | A principal atração da capital eslovaca fica sobre uma colina, bem pertinho do centro histórico. O castelo deve estar no topo de sua lista do que fazer em Bratislava. Seus portões, suas muralhas e seu estilo eclético são uma clara evidência do que o país e a cidade vivenciaram durante séculos.

Aqui, não deixe de subir em uma das torres para ver Bratislava e o castelo aos seus pés. Eu explico todos os detalhes desse passeio em Como é visitar o Castelo de Bratislava.

O que fazer em Bratislava em dois dias

O belíssimo Portão Sigismund.

O que fazer em Bratislava em dois dias

O Castelo de Bratislava hoje.

Memorial Slavin | A maior lembrança do período da Segunda Guerra Mundial na Eslováquia fica a poucos quilômetros do centro. Você pode visitá-la em uma manhã ou em parte da tarde. Nesse grande cemitério, repousam os restos mortais de soldados soviéticos que morreram durante o processo de libertação da cidade do regime nazista.

As esculturas, os jardins e o túmulo do soldado desconhecido, que fica bem no meio do memorial, são impecáveis. Você precisa conhecê-los de perto. Os detalhes desse passeio eu conto em Slavin: Bratislava na Segunda Guerra.

O que fazer em Bratislava em dois dias

O escultura do soldado que lembra os tempos de guerra.

O que fazer em Bratislava em dois dias

O Slavin é o maior memorial da Segunda Guerra construído na Eslováquia.

Castelo de Devin | Outra atração imperdível dos arredores de Bratislava é o Castelo de Devin. Na verdade, o que você vai ver aqui são apenas ruínas que resistiram ao tempo e às guerras. Considerada um importante sítio arqueológico europeu, a região do castelo ainda tem uma beleza natural aconchegante e inspiradora. Fica bem na divisa com a Áustria.

Você pode fazer esse passeio em uma manhã ou em uma tarde. Jamais deixe de incluir isso em sua lista do que fazer em Bratislava. Eu conto todos os detalhes dessa visita em A curiosa história do Castelo de Devin.

O que fazer em Bratislava em dois dias

Parte das ruínas do Castelo de Devin.

O que fazer em Bratislava em dois dias

O ponto de encontro dos rios Danúbio e Morava.

O que comer em Bratislava

No Centro Histórico, especialmente na região da rua Michalská, você vai encontrar vários restaurantes, cafés e bares que oferecem opções de comidas e bebidas tradicionalmente eslovacas. Como em qualquer lugar do mundo, os preços cobrados em lugares turísticos são altos e, nem sempre, a qualidade é proporcional.

Então, a minha dica é andar algumas quadras até a região da Hviezdoslavovo Námestie, a praça que fica em frente ao Teatro Nacional. Como essa região é mais frequentada por moradores, os preços tendem a ser mais camaradas.

Eu experimentei dois pratos locais no Cafe Restaurante Verne, que apesar de simples tem cerveja gelada e pratos com preços bem justos. O Bryndzove Halusky é um tipo de massa feita da batata, que parece um pouco o nhoque, com um creme de queijo de carneiro que vem com deliciosos pedacinhos de bacon e custa EUR 4,99. Já a Francúzske Zemiaky é um tipo de torta de batatas e custa EUR 4.

Onde ficar em Bratislava

O coração da capital eslovaca é a Cidade Velha e ficar aqui faz toda a diferença, especialmente se você tiver pouco tempo. Eu escolhi as melhores opções para ajudar você a decidir e, por isso, sugiro que você leia Onde se hospedar em Bratislava.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar

    Olá Altier! Muito boas as suas dicas sobre Bratislava. Fui almoçar hoje no Café Verne e adorei a comida, a decoração e o atendimento dos meninos. E os preços? Imperdíveis!
    Muito obrigada pelos roteiros! Seguindo à risca suas sugestões tá sensacional! Valeu!

    • Altier Moulin

      Fico muito feliz que tenha gostado, Iris.
      Bratislava é realmente uma graça e foi isso que tentei expressar nos meus textos.

      Um abraço.

  2. Avatar

    Estou super encantada com a cidade e minha dica de restaurante é o Urban Bistrô, lugar lindo, café da manhã muuuuito bom, ótimo atendimento e fica bem no centro velho..

Escreva um comentário