As divertidas estátuas de Bratislava

0

Atualizado em 15 de março de 2018

Entre as atrações mais fotografadas da Eslováquia, estão as estátuas de Bratislava. Elas ganharam fama mundial e sempre despertam a atenção de quem chega por aqui. Com um estilo peculiar, essas esculturas nos arrancam sorrisos e nos fazem ficar em posições nada convencionais, como deitados no chão, por exemplo. Mas o que muita gente não sabe é que todas elas contam um pouco da história do país.

A mais famosa das estátuas de Bratislava é a do observador – cumil, em eslovaco. Ela fica nas esquinas das ruas Laurinská e Panská, na Cidade Velha, em meio a prédios e construções centenárias. Talvez seja por trazer um ar de modernidade a uma área cheia de atrações históricas que ela se tornou tão querida pelos turistas.

As divertidas estátuas de Bratislava

O trabalhador mais famoso da Eslováquia.

Só que pouca gente imagina que a estátua é uma crítica ao regime comunista que vigorou no país, de 1948 a 1989. Nessa época, a Eslováqui ainda fazia parte da antiga Tchecoslováquia. Segundo o que contam alguns curiosos, o homem que está parado, observando o movimento da rua enquanto deveria estar trabalhando, representa a figura do tradicional trabalhador comunista. Este, muitas vezes, deixava de realizar suas atividades por saber que o governo lhe garantiria um emprego.

As divertidas estátuas de Bratislava

Quem resiste a uma foto aqui?

Outra história contada por quem vive aqui é que o trabalhador, na verdade, tinha dado uma pausa nas atividades para observar as belas pernas das eslovacas que passam à sua frente. Por isso a expressão de apaixonado no rosto.

Verdade ou apenas fruto da imaginação popular, as duas versões podem ser aceitas. Basta escolher em qual acreditar. Mas se você tem um espírito místico, ronda na cidade uma lenda de que quem toca a cabeça do pobre trabalhador tem um desejo realizado. Desde que mantenha o pedido em segredo para sempre.

As divertidas estátuas de Bratislava

Pelo jeito todo mundo tem um desejo secreto.

O soldado de Napoleão

Outra estátua curiosa homenageia o soldado que chegou à cidade, em 1805, com o exército de Napoleão. Como se estivesse apoiado em um dos bancos da principal praça da cidade, a Hlavné, e usando um tradicional uniforme, o soldado é muito fotografado. Durante todo o tempo que estive aqui, foram raros os turistas que passaram pela escultura sem garantir um clique divertido.

As divertidas estátuas de Bratislava

Eu também garanti uma foto com o soldado.

A história contada sobre ele diz que o combatente teria desertado depois de ter se apaixonado por uma bela eslovaca. Radicado na cidade, o soldado teria começado a produzir um tipo de vinho chamado Hubert. Curiosamente, essa é, ainda hoje, a marca de vinho mais famosa da Eslováquia.

Do lado oposto da Praça Hlavné, está outra estátua, a de uma sentinela. Essa ainda não é tão popular quanto a do combatente que trocou as armas pelo vinho.

As divertidas estátuas de Bratislava

E esse hábito vale para todas as idades.

As divertidas estátuas de Bratislava

E, também, para todas as nacionalidades.

Infelizmente, uma das mais curiosas estátuas de Bratislava não está mais disponível. A escultura de um fotógrafo ficava na esquina do restaurante Paparazzi, que fechou e levou consigo a peça produzida em bronze. Recentemente, a prefeitura anunciou que está negociando com o proprietário para instalar a obra de arte em outro lugar da cidade.

Programe sua visita às estátuas de Bratislava

Quando ir | Você pode ver todas essas estátuas enquanto visita os lugares que eu explico em Bratislava: um passeio pela Rota da Coroação.

A Eslováquia tem um inverno gelado, com muita neve, e um verão ameno, mas bastante chuvoso. O melhor período para visitar o país é na primavera, entre maio e junho. E também no outono, entre setembro e outubro.

Quem leva | Se você é daqueles viajantes que prefere estar acompanhado por um guia, há vários passeios que incluem uma visita aos locais citados neste texto. Veja os preços e faça sua reserva.

Como chegar | Para começar esse roteiro partindo do Castelo de Bratislava, você pode pegar os ônibus das linhas 203 e 207. É só descer nos arredores do Portão Viena.

Onde ficar | O coração da capital eslovaca é a Cidade Velha e ficar aqui faz toda a diferença. Especialmente se você tiver pouco tempo. Eu escolhi as melhores opções para ajudar você a decidir e, por isso, sugiro que você leia Onde se hospedar em Bratislava.

Visto e Documentos | Brasileiros não precisam de visto para entrar na Eslováquia, mas é preciso apresentar o passaporte com pelo menos seis meses de validade e um seguro viagem específico para países europeus.

Informações importantes | Para planejar sua viagem à Eslováquia com mais segurança, eu sugiro que você leia Eslováquia: informações que você precisa saber.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário