Quando ir a Bratislava

0

Atualizado em 21 de agosto de 2018

Para muita gente, ir a Bratislava não está nos planos de viagem. Porém, quando a gente vem para esse lado da Europa, vale a pena incluir uma parada – ainda que rápida – na cidade. Foi isso que eu fiz.

A cidade é cheia de história, marcos importantes e paisagens belíssimas. Aqui, você caminha pelas ruas e se encanta com os diversos castelos, construções que, para nós, são tão diferentes.

A Eslováquia fica no coração do continente europeu e é cheio de heranças medievais. Por isso, se decidir ir a Bratislava pode se preparar para ver e ouvir histórias de reis e seus súditos, como nos filmes.

Quando ir a Bratislava

Independentemente de quando for, não deixe de visitar o Castelo de Devin.

Quando ir a Bratislava

O clima por aqui é continental e, como na maioria dos países da Europa, tem as quatro estações bem definidas. Talvez as chuvas de verão atrapalhem um pouco as caminhadas, mas nada que estrague o passeio.

As estações intermediárias – outono e primavera – são mais curtas do que o comum. Por isso, planeje bem quando ir a Bratislava.

Verão | O verão vai de julho até o início de setembro. Nesse período, as chuvas se fazem mais presentes e a temperatura máxima chega aos 27 graus. Ah, já lhe adianto que o vento na capital eslovaca nunca dá trégua. Ou seja, mesmo que seja a estação mais quente do ano, é bom ter um casaco.

Inverno | O inverno vai de dezembro até abril. Aqui, ele dura mais tempo e é bastante frio e seco. O termômetro facilmente marca temperaturas negativas em janeiro e, a máxima não passa dos 4 graus. Nessa época, a neve aparece com frequência, ou seja, ideal para quem quer ver a cidade coberta de branco.

Quando ir a Bratislava

O inverno é rigoroso e a neve sempre chega.

Primavera e Outono | A primavera é em maio e junho, enquanto o outono, pega os meses de setembro e outubro. Estes são os melhores meses para ir a Bratislava, quando você consegue se esquivar um pouco da chuva e também do tenebroso inverno.

Esses períodos são ideais para explorar a cidade a pé, especialmente o Centro Histórico. Também são ótimos para ver o rio Danúbio sem a nevoa gelada que o cobre no inverno.

Quando ir a Bratislava

Nas chamadas meias-estações, tudo fica mais tranquilo.

A principal atração da capital eslovaca também fica mais bonita nos dias ensolarados. O Castelo de Bratislava com seus portões, suas muralhas e seu estilo eclético é uma clara evidência do que o país e a cidade vivenciaram durante séculos.

Quando ir a Bratislava

No verão, os dias ensolarados são um convite a mais para explorar a cidade.

Essa época também é ideal para conhecer os arredores de Bratislava, como o as ruínas de um castelo medieval. Eu mostro isso em: A curiosa história do Castelo de Devin.

Veja todos os posts de Bratislava

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário