Pesquisar
Close this search box.

Onde comer em Bratislava: restaurantes e pratos típicos

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde comer em Bratislava

Por não ocupar uma posição de destaque no turismo europeu, comer em Bratislava é uma experiência diferente para todos que passam pela cidade.

Para mim, mergulhar na gastronomia local é uma das melhores partes de uma viagem. Em Bratislava, não seria diferente.

Principais pratos típicos

É um pouco difícil pronunciar os nomes dos pratos típicos da Eslováquia, mas isso só faz da experiência algo mais divertido.

O bryndzové halušky, por exemplo, é como se fosse um nhoque – só que bem menor –, servido com molho de queijo de cabra e bacon. É um prato forte da culinária local e eu gostei bastante.

Outro prato muito consumido é o cesnaková polievka, que nada mais é do que sopa.

Ela é feita com creme de queijo e alho, e, quase sempre, é servida no pão – é no pão mesmo, tipo dentro dele.

Onde comer em Bratislava

Vale destacar que, ao comer em Bratislava, você logo perceberá que os principais ingredientes usados são leite, batata e o repolho.

Diversos bolinhos são feitos com batata e repolho como base e as carnes de porco e frango também aparecem bastante nos cardápios.

Tam, ainda, as cervejas eslovacas – como a Zlatý Bažant –, que se fazem presente em quase todas as refeições e, para quem curte, vale experimentar.

Alguns estabelecimentos até servem a bebida produzida por eles mesmos, artesanalmente.

Onde comer em Bratislava

Se você não é muito chegado a experimentar comidas diferentes, fique tranquilo porque a Bratislava tem de tudo um pouco.

Basta caminhar em suas ruas – como a rua Michalská, que fica na Cidade Velha, Starý Mest, em eslovaco – que você vai encontrar restaurantes de comida internacional, vegetarianos e lanchonetes no estilo fast food.

As ruas Laurinská e Panská, onde fica uma das divertidas estátuas de Bratislava, também são bem movimentadas e têm ótimas opções para você comer em Brastislava.

Onde comer em Bratislava

Se o seu negócio a aproveitar os sabores locais, eu tenho duas dicas bem legais para você comer em Bratislava:

O Slovak Pub é uma boa opção para experimentar todos os pratos típicos. Além disso, a decoração é cheia de elementos que contam um pouco da cultura e história eslovaca.

O Flag Ship também se orgulha por servir apenas o que melhor representa a Bratislava e, aqui, você consegue experimentar várias cervejas diferentes.

No Centro Histórico, especialmente na região da rua Michalská, você vai encontrar vários restaurantes, cafés e bares que oferecem opções de comidas e bebidas tradicionalmente eslovacas.

Como em qualquer lugar do mundo, os preços cobrados em lugares turísticos são altos e, nem sempre, a qualidade é proporcional.

Então, a minha dica é andar algumas quadras até a região da Hviezdoslavovo Námestie, a praça que fica em frente ao Teatro Nacional.

Como essa região é mais frequentada por moradores, os preços tendem a ser mais camaradas.

Onde comer em Bratislava

Eu experimentei dois pratos locais no Cafe Restaurante Verne, que apesar de simples tem cerveja gelada e pratos com preços bem justos. É um ótimo lugar para comer em Bratislava.

Onde ficar em Bratislava

Como expliquei, o melhor lugar para ficar em Bratislava é o Centro Histórico, onde estão os principais atrativos turísticos.

Com base nisso, eu selecionei os melhores hotéis, hostels e apartamentos para você ter uma ideia do que vai encontrar.

Ibis Bratislava Centrum

O Ibis Bratislava Centrum é uma boa opção para quem não quer ter surpresas desagradáveis durante a viagem, porque a gente já conhece bem o padrão desta rede internacional, não é verdade?

Onde ficar em Bratislava

Boa limpeza, funcionários sempre muito receptivos e prestativos. A localização e ótima, perto de vários pontos turísticos e bons restaurantes. Isso significa que você vai fazer muita coisa a pé, em poucos minutos de caminhada.

Onde ficar em Bratislava

Radisson Blu Carlton Hotel

O Radisson Blu Carlton Hotel é uma das melhores opções para você ficar em Bratislava. Ele fica no Centro Histórico e, durante o verão, oferece um terraço ao ar livre onde são servidas as refeições do restaurante que funciona no hotel.

Onde ficar em Bratislava

Tem uma vista linda para o surpreendente do Teatro Nacional e da Praça Hviezdoslav. Funcionando em um prédio do século 13, o hotel tem um bar que é um famoso ponto de encontro e oferece coquetéis, lanches e música ao vivo.

Hotel Devín

O Hotel Devín tem uma excelente localização, em frente ao píer dos barcos que vem de Viena e ao lado do Centro Histórico. Os quartos foram reformados e a decoração é moderna, muito acolhedora e a vista dos quartos voltados para o Rio Danúbio é deslumbrante.

Onde ficar em Bratislava

O café da manhã é excelente, com grande variedade de pães, frutas, doces, queijos, iogurte e muito mais. Tem um mercado pertinho e um shopping a cerca de dez minutos de caminhada. Há muitos restaurantes nesta região do Centro Histórico, bem perto do hotel. É uma ótima opção para ficar em Bratislava.

Bluebell Hotel

O BlueBell Hotel tem uma localização perfeita, perto do Rio Danúbio e do Castelo de Bratislava, em uma área tranquila. Os quartos foram recentemente reformados e tudo está muito limpo e funcionando perfeitamente bem.

 

Onde ficar em Bratislava

Roupas de cama, de banho e travesseiros de ótima qualidade, atendimento muito elogiado e café da manhã muito saboroso, com boa variedade de pães, bolos e outras coisinhas gostosas. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Aplend City Hotel Perugia

O Aplend City Hotel Perugia também tem uma localização perfeita, bem central, mas sem barulho excessivo. O café da manhã é básico, mas cumpre seu papel de nos dar energia pelas manhãs. Os quartos têm um espaço bom, com camas ótimas e tudo é muito limpo e bem cuidado.

Onde ficar em Bratislava

O estilo acolhedor do hotel, as músicas típicas tocadas durante o café, a proximidade com os pontos turísticos e o restaurante maravilhoso que funciona no térreo são outros pontos fortes do hotel, que é uma excelente ideia para ficar em Bratislava.

Patio Hostel

O Patio Hostel fica perto da praça principal de Bratislava e tem estacionamento, cozinhas de uso compartilhado em todos os andares e a internet funciona bem.

Onde ficar em Bratislava

As roupas de cama e toalhas estão incluídas nas diárias. Ao redor do hostel, há vários pubs, clubes e restaurantes, e um supermercado funciona no prédio em frente ao Patio Hostel.

Hostel Folks

O Hostel Folks é um dos melhores da cidade. Ele fica no centro de Bratislava e tem quartos com banheiro compartilhado e a internet funciona de verdade. A cozinha é liberada para quem quiser preparar as próprias refeições, e lençóis e toalhas são oferecidos a todos os hóspedes.

Onde ficar em Bratislava

Alguns quartos têm ar-condicionado e sofá. Pertinho do hostel, você encontra bons restaurantes, muitos bares e lojas super legais e ainda dá para ir andando até o Castelo de Bratislava.

Vip Apartments

Praticamente ao lado do Portão Michalská e pertinho do Castelo de Bratislava, o VIP Apartments tem várias unidades muito confortáveis e equipadas com ar-condicionado, máquina de lavar, televisão, internet e cozinha completa.

A um passo, estão restaurantes, lojas, mercados e as principais atrações da cidade. A Catedral de San Martin e o Teatro Nacional ficam a uma curta caminhada. É uma excelente opção para ficar em Bratislava.

City Center Best Place Apartments

Os apartamentos do City Center Best Place Apartments passaram por uma reforma recentemente e tudo ganhou cara nova, com decoração de muito bom gosto. Nesta mudança, os ambientes ficaram ainda mais aconchegantes, com móveis maravilhosos e espaços perfeitos.

Onde ficar em Bratislava

Todos os apartamentos são muito bem equipados e o prédio tem uma localização excelente, do ladinho do Centro Histórico, em uma área mais tranquila. Há apartamentos que acomodam até oito pessoas, então o custo-benefício fica muito interessante.

 Best View Apartment

Os apartamentos do Best View Apartment são espaçosos, sempre muito limpos e bem cuidados. O prédio fica na Cidade Velha, o Centro Histórico e a vista das janelas é magnífica: é realmente um privilégio.

Onde ficar em Bratislava

Os anfitriões são super simpáticos e ajudam em tudo – o check-in é automático e isso facilita muito. Se você tem pouco tempo e quer aproveitar o melhor da cidade, este é o lugar para você ficar em Bratislava.

Faixas de preço em Bratislava

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Bratislava.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da Cidade Velha.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do país é o euro e a maioria dos lugares aceita cartões de crédito e débito internacional.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.  

Informações sobre covid-19

Todas restrições de viagem à covid-19 foram levantadas na Eslováquia. Portanto, viajantes não são mais obrigados a apresentar prova de vacinação, recuperação da doença ou resultado negativo do teste.

Seguro viagem

O seguro viagem  é obrigatório para todos os países europeus  que fazem parte do Tratado de Schengen: a Eslováquia é um deles.

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Eslováquia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Eslováquia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Cara, eu amei a Bratislava também. E comi no Flag ship!
    Não sei porque as pessoas não incluem a Eslováquia em seus destinos de viagem.
    Eu voltaria sempre para lá.
    Obrigada pelos posts tão necessários como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2