Quando ir ao Rio de Janeiro

0

Atualizado em 3 de julho de 2018

Para quem quer ir ao Rio de Janeiro, não existe tempo ruim. É que, independentemente da época do ano, você vai encontrar a cidade com seus mesmos encantos. Então, é só escolher a época que melhor combina com seu gosto, orçamento e disponibilidade.

Eu, por exemplo, gosto do Rio na meia estação – primavera ou outono – e fora do período de festas: principalmente Carnaval e Ano Novo. Assim, não pego aquele calorão do verão e nem o tumultuo causado pelo bando de turistas que chega à cidade.

É verdade que, talvez, a sua ideia da capital carioca seja aquela do calçadão de Ipanema lotado e com muita gente feliz. Por outro lado, você também pode pensar no Rio violento e inseguro, como acompanhamos pelo noticiário.

Os dois cenários são reais, mas, assim como dá para curtir o Rio em dias nublados e sem praia,  a questão da criminalidade ainda não roubou a magia deste lugar: eu já fui várias vezes ao Rio e nunca vi uma cena real de violência.

Mesmo usando o transporte público, caminhando pelo Centro e até visitando a favela da Rocinha, eu só tive experiências boas. Claro que não andei com objetos de valor e não fiquei dando bobeira para bandido, né?!

Quando ir ao Rio de Janeiro

O Cristo, que nos recebe de braços abertos.

Quando ir ao Rio de Janeiro

Com clima tropical marítimo, ir ao Rio de Janeiro quase sempre significa passar calor, ainda mais para quem não está acostumado. A cidade tem, praticamente, duas estações: chuvosa e seca. É na estação chuvosa que o calor fica insuportável, por causa da umidade e do mormaço.

Durante o ano, a temperatura média na cidade é de 24 graus. Ainda assim, a frase Rio, 40 graus, imortalizada nos versos da cantora Fernanda Abreu não existe à toa e você pode acabar passando por dias assim.

Para quem quer se jogar na praia – como eu tanto gosto de fazer –, a temperatura do mar varia de 21 a 26 graus, de acordo com a estação. Ou seja, mergulhar em águas cariocas é sempre uma experiência agradável.

Quando ir ao Rio de Janeiro

Um banho de mar ou uma caminhada pelo calçadão?

Estação chuvosa | A época das chuvas mais frequentes vai de dezembro a abril, e apesar disso, é no verão que a cidade brilha e atrai mais turistas. O que acontece, de fato, são aquelas pancadas fortes de chuva no fim do dia e que não duram muito tempo. Ainda assim, o calor se faz bastante presente, podendo beirar o insuportável e resultando em praias sempre lotadas.

Além da beleza e do charme natural da Cidade Maravilhosa, esse é o período ideal para quem quer ir ao Rio de Janeiro e vivenciar experiências além do normal. O réveillon carioca, por exemplo, é uma festa gigante ao ar livre. Ela atrai mais de dois milhões de pessoas para Copacabana com o único desejo de comemorar a chegada de um novo ano.

Eu já passei uma virada de ano aqui e sempre falo que todo brasileiro deve fazer isso pelo menos uma vez na vida, porque é muito emocionante.

Reserve já o seu hotel no Rio de Janeiro e garanta os melhores preços.

O Carnaval mais famoso do mundo também acontece nessa estação, com o desfile das escolas de samba na Sapucaí. Isso, somado aos diversos bloquinhos de rua, deixa a capital carioca ainda mais viva.

Um ponto negativo de ir ao Rio de Janeiro nesse período é que tudo fica mais caro e os hotéis sempre lotam. Por isso, é muito indicado fazer suas reservas com antecedência. Para saber em qual região ficar, leia: Onde se hospedar no Rio de Janeiro.

Quando ir ao Rio de Janeiro

O Rio é lindo em qualquer época do ano, mas, no verão, ele brilha mais.

Estação seca | O período que menos chove vai de maio a novembro. E, antes de se lamentar, não se preocupe se você só puder ir ao Rio de Janeiro nesta época. Mesmo no período de seca – que não está nos meses do verão – ainda dá para curtir muita praia e dias lindos de sol.

Em julho e agosto é comum que a temperatura caia um pouco, chegando aos 18 graus em dias de muito frio – o carioca acha muito frio. Mas, isso não se mantém por muito tempo, e a cidade continua maravilhosa mesmo com o céu nublado.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.