Pesquisar
Close this search box.

Quando ir ao Rio de Janeiro: melhor época com dicas mês a mês

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir ao Rio de Janeiro
Foto: Cerqueira

Escolher quando ir ao Rio de Janeiro é uma dúvida comum para muitos viajantes: quando a gente começa a pensar nas variáveis da viagem, tudo parece ficar ainda mais difícil.

É melhor ir no verão? Os preços ficam muito absurdos na alta temporada? Quando é a estação de chuva? Essas são apenas algumas perguntas que eu vou responder detalhadamente para ajudar você a escolher quando ir ao Rio de Janeiro.

Quando ir ao Rio de Janeiro

Primeiro de tudo, você precisa ter uma visão geral das condições climáticas do Rio ao longo do ano. O clima é predominantemente quente e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 25 graus.

No entanto, é importante entender as variações nas estações do ano para escolher a época ideal para a sua viagem.

Verão

O verão, de dezembro a março, é a estação mais quente e úmida, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus e chuvas fortes e rápidas.

A alta temporada é nessa época, quando as praias e os pontos turísticos ficam lotados, e os preços sobem.

Se você gosta de festas, o Carnaval, que acontece em fevereiro ou março, é uma época incrível para visitar a cidade, mas prepare-se para enfrentar multidões e preços ainda mais altos.

TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS

Outono

O outono, de março a junho, é uma época mais amena, com menos chuva e temperaturas mais agradáveis para quem não gosta de calor intenso.

A baixa temporada começa nessa época, o que significa menos turistas e preços mais baixos.

Inverno

O inverno, de junho a setembro, é a época mais seca, com temperaturas mais baixas – em média 20 graus –, principalmente à noite, mas ainda é agradável durante o dia.

Essa é uma boa época para visitar a cidade, pois os preços são mais baixos e as praias e pontos turísticos estão mais vazios.

PROBABILIDADE DE CHOVER

Primavera

A primavera, de setembro a dezembro, é uma época de transição, com temperaturas em elevação, mas ainda com pouca chuva.

Essa é uma boa época para visitar a cidade, pois é menos lotada do que no verão, e os preços ainda estão mais baixos.

Dicas mês a mês

Janeiro

Janeiro é um mês quente, quente, quente! A temperatura média é de 27 graus, mas com a sensação térmica pode parecer que estamos no meio de um vulcão.

Além disso, os ventos costumam soprar forte – então, esteja preparada para um cabelo selvagem – e a probabilidade de chuva é alta: são as famosas tempestades de verão.

Janeiro é a alta temporada, com muitos turistas e preços mais salgados. A festa de Réveillon na praia de Copacabana é um dos destaques do mês, com muitos fogos de artifício e festas privadas.

Quando ir ao Rio de Janeiro
Foto: Leonardo Marinho

Fevereiro

Fevereiro é um mês que todo mundo sabe que é para cair na folia, já que é a época do Carnaval!

A temperatura média é a mesma de janeiro, mas o clima é muito mais animado. Os ventos continuam fortes e a probabilidade de chuva continua alta, mas isso não estraga a festa.

Fevereiro também é a alta temporada, com muitos turistas e preços nas alturas, mas o Carnaval é uma festa única, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua e festas privadas em toda a cidade.

Março

Março é quando a calmaria começa a chegar. A temperatura média cai um pouco, para 25 graus, mas ainda é quente o suficiente para curtir a praia.

Os ventos continuam moderados a fortes, e a probabilidade de chuva ainda é alta, mas começa a diminuir.

Março começa como alta temporada, com muitos viajantes e preços elevados, mas depois do Carnaval, começa a baixa temporada, com preços mais justos.

Abril

Abril é um mês agradável, com temperatura média de 25 graus. Os ventos continuam moderados, a probabilidade de chuva é moderada, mas algumas tempestades podem surpreender.

Abril é um mês de baixa temporada, então os preços estão mais acessíveis. A Semana Santa é um feriado importante e muitas pessoas viajam para o Rio de Janeiro, então os preços podem subir um pouco neste período.

Maio

Maio é um mês de transição, com temperaturas médias em torno de 24 graus. Os ventos continuam moderados e a probabilidade de chuva é moderada.

Mês de baixa temporada, então os preços estão mais acessíveis. O Dia das Mães – segundo domingo de maio – é um feriado importante, então os preços podem subir um pouco – tem que se planejar com antecedência.

Quando ir ao Rio de Janeiro
Foto: Marcos Paulo Prado

Junho

Junho é mês do inverno no Rio de Janeiro, com temperatura média de 22 graus. Os ventos são moderados e a probabilidade de chuva é de moderada a baixa.

Junho é um mês de baixa temporada, então os preços estão mais baixos. No Dia dos Namorados – 12 de junho – é um feriado importante, então os preços podem subir um pouco.

Julho

Julho é um mês de inverno, com temperatura média de 21 graus. Os ventos continuam moderados e as chances de chover são poucas.

Julho é um mês de alta temporada, com muitos viajantes, especialmente durante as férias escolares. Os preços são mais altos, mas há muitas atrações para aproveitar nos arredores da capital, como o festival de inverno de Petrópolis.

Agosto

Último mês do inverno, com temperatura média de 21 graus. Os ventos são moderados e a probabilidade de chuva é baixa.

Agosto é um mês de baixa temporada, então os preços estão bem camaradas, comparando com o verão.

Setembro

Setembro é um mês de transição, com temperaturas médias em torno de 23 graus. Os ventos são moderados e a probabilidade de chuva é baixa, mas já é possível ter algumas tempestades.

Mês de baixa temporada, então os preços estão mais acessíveis. O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, geralmente acontece em setembro, o que pode aumentar os preços de hospedagem.

Outubro

Outubro é um mês agradável, com temperatura média de 24 graus. Os ventos são moderados e a probabilidade de chuva é baixa.

Mês de baixa temporada, então os preços estão mais camaradas. O Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro – é um feriado importante, então os preços podem subir um pouco.

Quando ir ao Rio de Janeiro
Foto: Raphael Nogueira

Novembro

Novembro é um mês quente, com temperatura média de 26 graus.

As chuvas podem ser mais frequentes, mas não duram o dia todo – em tempo de mudanças climáticas, fica difícil garantir qualquer coisa.

É um mês de baixa temporada, então os preços estão mais acessíveis. O feriado da Proclamação da República é em novembro, então pode haver um aumento nos preços.

Dezembro

Dezembro é um mês quente, com temperatura média de 27 graus. A probabilidade de chuva é moderada, com chances de ter algumas tempestades de verão, daquelas pesadas, mas que duram pouco tempo.

Mês de altíssima temporada, com muitos viajantes do mundo todo e preços nas alturas. O Natal e o Ano Novo são os feriados mais importantes do Brasil, e o Rio fica decorado e iluminado para as festas de fim de ano.

Há muitas opções de festas de Réveillon, com queima de fogos em várias praias da cidade, como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca.

Quando ir ao Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade incrível para se visitar em qualquer época do ano, mas cada mês tem suas peculiaridades e atrações específicas.

Se você quer evitar multidões e preços absurdos, é melhor visitar a cidade durante a baixa temporada, entre março e junho, e entre agosto e novembro.

Se você gosta de calor e agitação, a alta temporada, entre dezembro e fevereiro, pode ser a melhor escolha, mas esteja preparado para pagar mais caro e enfrentar mais filas.

De qualquer forma, o Rio de Janeiro é agradável o ano todo, com muitas opções de passeios, praias, parques, museus, restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos.

Seja qual for a época que você escolher para ir ao Rio de Janeiro, com certeza será uma experiência única e inesquecível.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *