Pesquisar
Close this search box.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Eu listei 20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer para comer bem durante sua viagem, e fiz uma breve descrição de cada um deles destacando alguns motivos que os fazem imperdíveis – cada um no seu estilo.

→ 10 hotéis com vista de Copacabana

Assim, você vai descobrir que, além de todo o apelo turístico, o Rio de Janeiro também é conhecido por sua vibrante cena gastronômica, com uma enorme variedade de opções que atendem a todos os gostos e bolsos.

20 restaurantes no Rio de Janeiro

Da alta gastronomia à comida de boteco, o que quero sugerir é que você experimente o melhor do Rio como ele é de fato: com suas contradições e diversidade.

Por isso, a lista abaixo tem restaurantes, bares, cafeterias e confeitarias em diversas regiões da cidade – a ideia é não ficar restrito à Zona Sul – para que você possa conhecer a cidade e também ter ótimas experiências gastronômicas.

1. Aprazível

O Aprazível é um restaurante que fica no bairro Santa Teresa e tem vista panorâmica para a cidade. Ele é conhecido pela culinária brasileira contemporânea e pela seleção de drinques sofisticados – um melhor que o outro.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Alguns dos pratos mais populares são a Moquequinha do Rio, o Marreco para o amigo Tonico de Santa e o Porco das Gerais. Eu sugiro que você conheça o Aprazível por causa de sua culinária excepcional, do ambiente acolhedor e da vista incrível da cidade.

2. Oro

O Oro é um restaurante elegante e sofisticado que fica em Ipanema. É conhecido pela alta qualidade e por sua ótima seleção de drinques. O chefe Felipe Bronze é conhecido internacionalmente e define assim o que faz: comida brasileira, de vanguarda e feita no fogo.

O restaurante foi contemplado, em 2015, com uma estrela no Guia Michelin e em 2018 conquistou a segunda.  Alguns dos pratos mais populares são o Cavaquinha, alho poró e pistache, o peixe, pamonha e caldo de milho tostado e a costela de boi, castanha portuguesa e tutano.

3. Olympe

O Olympe é um ótimo restaurante que fica em Botafogo. Ele é conhecido por sua cozinha clássica francesa e sua atmosfera elegante. O chef Thomas Troisgros é renomado na cidade e traz sua habilidade culinária para os pratos típicos de diversas regiões da França.

Os mais populares são o confit de pato, o bouillabaisse e o coq au vin. Se você gosta de alta gastronomia francesa, não deixa de conhecer o Olympe – vale cada centavo!

4. Skylab

O Skylab é o restaurante do hotel Rio Othon Palace, que, assim como vários outros, é aberto ao público. Um dos grandes motivos para você conhecer o restaurante é a vista sensacional para a Praia de Copacabana, a mais tradicional da cidade.

Ele serve café da manhã, almoço e jantar. Aos sábados, tem a tradicional feijoada que é uma excelente oportunidade para comer bem e conhecer o restaurante. Você vai gostar!

5. Braseiro da Gávea

O Braseiro da Gávea é conhecido por seu churrasco e é considerado um dos melhores restaurantes de carne do Rio. Ele funciona na esquina mais movimentada do Baixo Gávea, em uma casa que mantem as características de um ambiente simples.

Orgulhoso por oferecer “comida honesta”, os destaques da casa são o costelão e o frango à passarinho. É um bom programa para fazer com amigos ou com a família.

6. Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo é um dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Rio de Janeiro: é possível desfrutar de um delicioso café da manhã e e também de um almoço especial, além de sobremesas e bebidas.

Os principais pratos são o bife com ovos, o pão de queijo, o bolo de rolo – especialidade pernambucana que eu adoro – e os tradicionais pasteis de nata portugueses. Além de comer bem, você pode fazer uma visita para conhecer as instalações clássicas da confeitaria.

7. Garota de Ipanema

O Garota de Ipanema é um bar clássico localizado na famosa Praia de Ipanema – há filiais em Copacabana, na Gávea e na Urca. Ele é conhecido pela música ao vivo e pelo ambiente super descontraído.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

É um lugar para comer comida de boteco, sem luxo e sempre com aquela cerveja gelada – tem caipirinha também. O menu inclui várias opções de petiscos, como bolinho de bacalhau, e pratos típicos da nossa culinária como moqueca, churrasco e peixe grelhado.

8. Miam Miam

O Miam Miam é um restaurante que funciona em um casarão super acolhedor no bairro do Botafogo. A chefe Roberta Ciasca, que abriu as portas do restaurante em 2005, segue a linha do comfort food e produz pratos que parecem abraçar a nossa alma.

É um excelente lugar para fazer aquela refeição sem pressa, com tempo para apreciar os diversos sabores do cardápio. Aos domingos, a protagonista é a paleta inteira de cordeiro, servida com batatinhas assadas, harissa e molho de manga e hortelã.

9. Lasai

O Lasai, premiado com uma estrela Michelin, é um restaurante cosmopolita localizado no Humaitá. O chefe Rafael Costa e Silva tem uma pegada muito própria, e sua gastronomia é ao mesmo tempo inédita, vibrante, leve, madura e sensual.

Os vegetais usados nas receitas vêm das duas hortas que o restaurante mantém e, por isso, o cardápio é constantemente renovado para aproveitar os produtos da estação, garantindo frescor e qualidade a cada preparo. É um dos 20 melhores restaurantes da América Latina e está entre os 100 mais recomendados do mundo.

10. Sushi Leblon

O Sushi Leblon foi o primeiro restaurante japonês da Zona Sul do Rio de Janeiro, abrindo suas portas em setembro de 1986. Hoje, tem novidade incríveis criadas pelo chefe Cássio Hara no cardápio.

Alguns dos pratos populares incluem o uramaki de salmão com cream cheese e o uramaki de camarão com abacate. O ambiente é moderno e elegante, tornando o Sushi Leblon uma excelente opção para jantares formais ou informais.

11. Bistrô Rio’s

O Bistrô Rio’s fica em Ipanema e tem um incrível cardápio de comida contemporânea com um toque de criatividade carioca. O restaurante, que nasceu como uma casa de risotos, abre para almoço e jantar, todos os dias.

Como é um lugar muito concorrido, é melhor fazer reserva com antecedência de um ou dois dias. Eu sugiro pedir uma mesa no jardim de inverno, o ambiente mais aconchegante do bistrô.

12. Cipriani

O Cipriani é um dos restaurantes mais renomados do Rio de Janeiro. Ele funciona no hotel Copacabana Palace e é especializado em comida italiana refinada e elegante: a fantástica sala de jantar se debruça na famosa piscina do hotel.

O chefe Nello Cassese comanda a cozinha – premiada com uma estrela Michelin em 2019 e renovada em 2020 – é conhecido por sua habilidade em combinar ingredientes clássicos italianos com técnicas culinárias modernas.

13. Térèze

O Térèze  funciona no Santa Teresa Hotel e oferece pratos da cozinha contemporânea com técnica francesa, explorando a diversidade da culinária mundial.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

O menu foi criado pelo chefe executivo Paulo Grobe e alguns dos principais pratos são o polvo com batatinhas ao murro, chorizo espanhol, edamame e tomate e o pescado do dia com um creme de alho-poró, mexilhão e feijão branco. Além da comida deliciosa, a vista é linda e enche a alma. Vale a pena!

14. Oui Oui

O Restaurante Oui Oui, comandado pela chefe Roberta Ciasca – que também está à frente do Miam Miam –, tem pratos da culinária mundial e uma boa pedida é aproveitar o menu do dia.

São pratos saborosos, feitos com ingredientes locais e sazonais. Entre alguns destaques do restaurante estão a salada de endívias com presunto de Parma, o confit de pato e o escargot à provençal.

15. Gero Rio

O Gero Rio é um restaurante super tradicional que funcionou por duas décadas em casarão de Ipanema, mas que migrou para o imponente Hotel Fasano Rio de Janeiro.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Com pratos extremamente bem elaborados da culinária contemporânea mundial, o restaurante tem uma varanda com vista para o mar – o ambiente é bem no estilo carioca. Entre os pratos favoritos estão o risotto con gamberi e zucca e o gamberoni dorati con pane alle erbe.

16. Pérgula

O Pérgula é o principal restaurante do Copacabana Palace. Ele é elegante e sofisticado e tem mesa com vista para a praia mais famosa do Brasil. Aos sábados, a tem buffet com a tradicional e deliciosa feijoada, com entradas e sobremesas também sensacionais.

Outro motivo para você conhecer o Pérgula é o famoso brunch, que é servido aos domingos a tarde. Tem de tudo um pouco, incluindo as principais delícias da nossa culinária e também pratos internacionais. É uma delícia!

17. Cervantes

O Cervantes é um bar e restaurante histórico do Rio de Janeiro – ele recebeu o título de Patrimônio Cultural Carioca – e foi inaugurado em 1955,  em Copacabana. Hoje, há também uma unidade na Barra.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

É um bom lugar para os jantares informais e confraternização de amigos, sempre com chope gelado, caipirinha boa e os famosos sanduíches, que fizeram o restaurante ser tão famoso. É um clássico que merece nosso respeito!

18. Bar do Elias

Acho que já deu para perceber que eu gosto de comida de boteco, certo? Então, eu não poderia deixar de fora o Bar do Elias, outro boteco super tradicional  com filiais no Centro, no Flamengo, em Botafogo e na Lapa.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

O ambiente é muito agradável, mas sua fama é porque oferece culinária típica do Rio de Janeiro com pratos diversificados e muito bons – muito mesmo. Além disso, alguns pratos árabes me chamaram a atenção, como o quibe de bandeja com a mais crocante cebola frita.

19. Emile

O Emile é o restaurante do luxuoso Hotel Emiliano Rio. Comandado pelos chefes Camilo Tonello Vanazzi e Luísa Jungblut, ele proporciona uma experiência gastronômica incrível – com menus de três a cinco tempos –, daquelas que a gente guarda para sempre.

20 restaurantes no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Considerado um dos melhores restaurantes de comida francesa da cidade – ele já recebeu o Prêmio Melhor Francês do Rio –, meu prato preferido é o polvo braseado, mini arroz Nero, com compota de pimentões e espuma de lagosta e guanciale.

20. Teva

O Teva é um bar e restaurante de vegetais. Isso significa que ele é 100% vegetal e orgânico, com pratos extremamente criativos e saborosos para quem quer comer bem, mantendo a saúde e a consciência limpa.

O chefe Daniel Biron abriu o restaurante em 2016, durante as Olimpíadas do Rio, e com sua equipe aplica todos seus conhecimentos na ideia de construir um mundo mais sustentável e desigual. É um lugar extremamente acolhedor, com atendimento fantástico e com comida boa – o mais importante.

Restaurantes do Rio de Janeiro

Estes são apenas alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.

Como você notou, há grande variedade de opções gastronômicas, desde cozinha internacional à típica comida brasileira – sem deixar de fora a nossa tradicional comida de boteco.

A maioria dos bares e restaurantes que listei oferecem opções saudáveis, vegetarianas e veganas. Isso é ótimo!

Lembre-se que em alguns casos é importante fazer reservas com antecedência para garantir sua vaga e desfrutar de sua experiência gastronômica na cidade.

Também é bom verificar os horários de funcionamento, já que alguns restaurantes funcionam o dia todo e outros somente à noite, para jantar.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1