Onde comer em Carolina, a cidade base da Chapada das Mesas

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Onde comer em Carolina

Na região da Chapada das Mesas, Carolina é a cidade base para os passeios e, apesar dela ser pequena, há boas opções de restaurantes para comer em Carolina.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 para proteger cerca de 160 mil hectares do Cerrado Maranhense – uma área que equivale a quase 160 mil campos de futebol, administrada pelo ICMBio.

Com formações rochosas exuberantes, o Parque ganhou esse nome por causa das montanhas de cumes achatados, moldadas há milhões de anos pela chuva e pelo vento.

Neste pedaço de terra tão privilegiado, a gente encontra cavernas, rios caudalosos, cânions, cachoeiras e piscinas naturais, atrações perfeitas para quem gosta de destinos ainda pouco explorados e um contato direto com a natureza bruta.

Entre as muitas cachoeiras, a de São Romão e a do Prata, que ficam dentro da área do Parque Nacional, são as mais impressionantes pela grandeza, mas as belezas dessa região parecem incontáveis.

O Morro do Chapéu, o Portal da Chapada e as cachoeiras gêmeas do Itapecuru entram na lista de lugares para visitar em Carolina, a cidade que é base para conhecer a Chapada das Mesas.

Além de Carolina, o Parque Nacional da Chapada das Mesas se estende até as cidades de Riachão e Estreito.

Em Riachão, a aproximadamente 135 quilômetros de Carolina, fica a Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal, uma propriedade privada por onde passa o rio Cocal, que forma quatro cachoeiras, entre elas a de Santa Bárbara, a mais alta da região, com 70 metros de queda.

Na Reserva também fica o incrível Poço Azul, que pelo nome já dá para imaginar do que se trata: uma piscina natural com água cristalina e azulada.

Outra maravilha da natureza que encontramos em Riachão é o Encanto Azul, um lago formado por uma nascente que brota entre paredões de rocha maciça e que ganha tons azulados com os raios solares que atravessam a mata.

Eu jantei ou almocei em todos os lugares que mostro a seguir e, se você gosta de comida caseira e de experimentar os sabores locais, aproveite.

Onde comer em Carolina

Na entrada de Carolina, a Churrascaria Estrela do Sul oferece um bom cardápio com opções para todos os bolsos.

O Restaurante Rio Lajes, que fica em frente à Pousada do Lajes, tem refeições fartas e bem saborosas – com aquele gostinho caseiro, sabe?

No almoço e no jantar, eles servem peixe frito, galinha caipira e carne de sol acompanhados de arroz, feijão, salada e farofa. Hóspedes da Pousada têm desconto.

Onde comer em Carolina

O restaurante Chega Mais fica no Rio Tocantins e tem opções como pizza, mariscos, massa e carnes grelhadas.

É tudo muito simples, mas agradável. Eu comi uma deliciosa picanha na chapa acompanhada de arroz, farofa, feijão tropeiro, salada e batata frita.

Onde comer em Carolina

Outra opção para comer em Carolina – especialmente à noite – é a Pizzaria Tio Pepe, que funciona na Praça Jose Alcides de Carvalho, em Carolina. Então, você pode acompanhar o movimento da cidade enquanto come uma pizza, um lanche ou uma boa massa.

Se você for passar o dia nos complexos turísticos da Pedra Caída, em Carolina, ou do Poço Azul, em Riachão, fique tranquilo porque há restaurantes que funcionam o dia inteiro.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. José Carlos do Canto

    Boas dicas. Parabéns. Felicidades!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...