Pesquisar
Close this search box.

Pôr do sol na Pedra Furada: o mais fantástico de todo o Jalapão

Atualizado em 22 de novembro de 2016 – POR ALTIER MOULIN

Cada dia no Jalapão é uma surpresa diferente. Depois de nadar em cachoeiras refrescantes, de dirigir por estradas de terra e ver tanta beleza, sua jornada sempre vai terminar de uma forma surpreendente. Assistir ao pôr do sol na Pedra Furada é um desses momentos especiais que quem visita esse pedaço do Tocantins pode experimentar.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE O JALAPÃO

O Jalapão é uma região de exuberante beleza natural no interior do Tocantins. Fica na divisa com os estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Oficialmente estabelecido como Parque Estadual em 2001, nos últimos anos, ele tem ganhado fama entre viajantes. É ideal para quem admira a natureza em seu estado mais bruto e sem muita interferência humana.

Nessa terra que ainda tem muito a nos mostrar, a maneira mais confortável e segura de viajar é a bordo de um veículo 4×4. Durante o período de seca a areia fica fofa demais e, na chuva, alguns trechos da estrada podem estar danificados.

O coração do deserto brasileiro, como também é conhecido, tem 34 mil quilômetros quadrados. Ele abrange terras nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O Parque Estadual do Jalapão faz parte de um mosaico de unidades de conservação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, soma mais de três milhões de hectares, o que faz dele a maior área de proteção do cerrado no país.

Entre as áreas ambientalmente protegidas estão, além do Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica Serras Gerais do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, o Monumento Natural dos Cânions e Corredeiras do Rio Sono e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Serra da Catedral.

O Jalapão tem esse nome por causa de uma raiz muito comum nessa região, a jalapa. Como muitas outras plantas do cerrado, ela é usada como um remédio natural.

O rochedo de arenito, que ficou conhecido por seus buracos escavados naturalmente pelo vento e pela chuva, é um ponto de encontro de quem está viajando pelo deserto brasileiro. Aqui, sentados sobre a rocha apreciamos o astro-rei se recolher enquanto a lua, ainda tímida, desponta no céu.

A sinfonia das araras e dos periquitos que moram nas fendas da rocha rompe o silêncio e traz ainda mais vida à paisagem. Enquanto ainda há luz, pássaros de várias espécies cortam o céu sobre o cerrado brasileiro em um sobe e desce frenético, que até parece sem sentido.

No horizonte, aparece o Morro da Cruz. Sua forma perfeita ganha contornos mais expressivos com os raios solares. Por um instante, observo a imensidão do Jalapão com sua natureza bruta e é difícil imaginar que tudo isso já foi o fundo do oceano.

Como curtir o pôr do sol na Pedra Furada

Eu viajei com a Cerrado Dourado e percebi que o serviço deles é um dos melhores do Jalapão. O Morro da Pedra Furada fica a cerca de 30 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, cidade a 150 quilômetros de Palmas.

Informações Básicas
Quando ir | O melhor período para conhecer o Jalapão é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro. Veja mais dicas de quando ir ao Jalapão.
Como chegar | O aeroporto de Palmas (PMW)  fica 300 quilômetros de Mateiros, a principal cidade do Jalapão. Aproveite para ver como é viajar pelo Jalapão de carro particular e sem guia.
Onde ficar | Eu fiz Ponte Alta do Tocantins e Mateiros como cidades base, dormindo nelas e percorrendo o Parque durante o dia. Veja onde se hospedar no Jalapão. 
Onde comer | As refeições são feitas nos pontos de parada e, à noite, nas pousadas. A Cerrado Dourado serve água, suco, lanches e frutas em todas as paradas.  

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

360