Pesquisar
Close this search box.

Histórias do Morro da Cruz: antigo cemitério do Jalapão

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

As histórias do Morro da Cruz

Quem se aventura pelo Jalapão, região de grande beleza natural no interior do Tocantins, tem um companheiro: o Morro da Cruz, mas o que muita gente não sabe é que na base do Morro fica o antigo cemitério do Jalapão.

Com 170 metros, a montanha mais alta da região pode ser vista de longe. Por isso, sempre foi e ainda é usada como ponto de orientação pelos exploradores do Parque.

Entenda o Jalapão

O Jalapão é uma região de exuberante beleza natural no interior do Tocantins. Ele fica na divisa com os estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão.

Oficialmente estabelecido como Parque Estadual em 2001, nos últimos anos, tem ganhado fama entre viajantes, por que é ideal para quem admira a natureza em seu estado mais bruto e sem muita interferência humana.

Nessa terra que ainda tem muito a nos mostrar, a maneira mais confortável e segura de viajar é a bordo de um veículo 4×4. Isso porque, no período de seca, a areia fica fofa demais e, na chuva, alguns trechos da estrada podem estar danificados.

As histórias do Morro da Cruz

O Deserto Brasileiro, como também é conhecido, tem 34 mil quilômetros quadrados e abrange terras nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O Parque Estadual do Jalapão faz parte de um mosaico de unidades de conservação que, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, soma mais de três milhões de hectares, o que faz dele a maior área de proteção do Cerrado no país.

Entre as áreas ambientalmente protegidas estão, além do Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica Serras Gerais do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, o Monumento Natural dos Cânions e Corredeiras do Rio Sono e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Serra da Catedral.

O Jalapão tem esse nome por causa de uma raiz muito comum nessa região, a jalapa. Como muitas outras plantas do Cerrado, ela é usada como um remédio natural.

O nome do Morro da Cruz

Embora sua forma se assemelhe à parte superior de uma cruz, o monte tem esse nome por causa de um antigo cemitério que foi estabelecido aos seus pés. Inicialmente chamado de Morro das Cruzes, para ele eram trazidos todos os mortos dos povoados vizinhos.

As histórias do Morro da Cruz

Os moradores mais velhos contam que, como não existia caixão, eles faziam uma espécie de rede com o couro do boi, Depois disso, cavaleiros de cidadezinhas distintas se revezavam na tarefa de conduzir o morto até o lugar do seu repouso final.

Atualmente, muitas cruzes já foram consumidas pelos incêndios que são frequentes nesta região. Mas, ainda assim há quem venha aqui prestar suas homenagens e fazer orações pelas almas daqueles que descansam nos túmulos feitos de pedras amontoadas.

As histórias do Morro da Cruz

O Morro da Cruz é marcado como um lugar de despedidas. Quem chega aos pés dele, hoje, tem a oportunidade de contemplar a precisão de suas formas e de ver de perto a real grandeza desse monte.

As histórias do Morro da Cruz

Em suas fendas, periquitos e araras se escondem e procriam, e é deles, somente deles, o privilégio de alcançar o topo do monte. Escalar o Morro da Cruz é proibido por causa da inclinação negativa dos paredões e, principalmente, porque há possibilidades de desprendimento de rochas.

Como visitar o Morro da Cruz

A visita ao Morro da Cruz e ao antigo cemitério é gratuita. Eles ficam a 25 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, cidade a 150 quilômetros de Palmas.

Informações Básicas
Quando ir | O melhor período para conhecer o Jalapão é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro. Veja mais dicas de quando ir ao Jalapão.
Como chegar | O aeroporto de Palmas (PMW)  fica 300 quilômetros de Mateiros, a principal cidade do Jalapão. Aproveite para ver como é viajar pelo Jalapão de carro particular e sem guia.
Onde ficar | Eu fiz Ponte Alta do Tocantins e Mateiros como cidades base, dormindo nelas e percorrendo o Parque durante o dia. Veja onde se hospedar no Jalapão. 
Onde comer | As refeições são feitas nos pontos de parada e, à noite, nas pousadas. A Cerrado Dourado serve água, suco, lanches e frutas em todas as paradas.  

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24