Onde ficar no Jalapão: pousadas e casas nas cidades base – com preços

13

Atualizado em 18 de agosto de 2021

Onde ficar no Jalapão

Escolher bem onde ficar no Jalapão é muito importante e pode garantir uma viagem tranquila e sem perrengues.

Eu já expliquei que a melhor forma de viajar pelo Jalapão, uma das regiões mais rústicas do país, é contratando uma agência local.

→ Onde ficar em Palmas

Isso é importante porque as estradas não são calçadas – um veículo 4×4 é essencial –, a sinalização, simplesmente, não existe em boa parte das vias e o GPS não funciona direito.

Eu viajei com a Cerrado Dourado, e em quatro dias, mergulhei em cachoeiras de águas translúcidas, subi uma montanha para assistir, lá do alto, ao nascer do sol e desfrutei dos famosos fervedouros.

Mas, se você decidir encarar esta aventura de forma independente, é preciso se planejar. Organizar os dias e os atrativos por região, tendo as cidades base como ponto de apoio para dormir, abastecer o carro e tudo mais.

Onde ficar no Jalapão

Onde ficar no Jalapão

Três cidades servem como base para os passeios do Jalapão:

O ideal é pernoitar em cada uma delas para aproveitar melhor os dias, evitando muitos deslocamentos.

→ Roteiro de viagem ao Jalapão

Só que, na verdade, o roteiro mais tradicional pelo Jalapão começa em Palmas, onde está o principal aeroporto da região.

Em Palmas, eu me hospedei no MAC Hotel. Ele fica no Centro, bem perto da Praça dos Girassóis, e tem quartos confortáveis e equipados com ar-condicionado – item essencial no Tocantins – televisão e internet.

No mapa abaixo, você pode visualizar melhor a localização de cada pousada que vou indicar a partir de agora.

Antes de passar para as dicas, eu preciso explicar que a maior parte das opções de hospedagem do Jalapão são bem simples.

Na terra onde a natureza bruta é o que mais nos encanta, o que importa mesmo é o que está do lado de fora das pousadas. Então, não espere encontrar luxo, ostentação e instalações modernas – até porque elas são exceções.

Mateiros

Mateiros é a cidade com melhor infraestrutura no Jalapão e fica a 310 quilômetros de Palmas. Na zona rural, está o Povoado Mumbuca, a comunidade quilombola onde a produção do artesanato em capim dourado começou.

Entre as principais atividades que você pode fazer nesta parte do Jalapão estão a trilha da Serra do Espírito Santo, das Dunas do Jalapão, os vários fervedouros e a imperdível Cachoeira do Formiga.

Em Mateiros também fica a majestosa Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo, onde é possível fazer rafting.

As principais opções de hospedagem de Mateiros são estas:

FORMIGA ECOLODGE

A Pousada de Charme Formiga Ecolodge é novinha e fica em Mateiros, fora da área urbana, em um lugar lindo com acesso exclusivo às águas cristalinas do Rio Formiga e dá para ir à pé ao Fervedouro do Buritizinho.

Onde ficar no Jalapão

Ela tem quartos muito aconchegantes, modernos e com ar-condicionado. Todos têm vista para o jardim e banheiro privativo com água quente. O Café da manhã é variado, sempre com muitas frutas e tudo é fresquinho, feito no dia. É, sem dúvida, a melhor opção para ficar no Jalapão.

POUSADA CRISTAL DOURADO 

A Pousada Cristal Dourado é uma típica pousada do Jalapão, sem luxo, mas com conforto, atendimento impecável e comida farta e boa. Isso é essencial, não é mesmo? Ela fica um pouquinho afastada da área urbana, mas o acesso é fácil.

Os quartos são básicos, mas garantem uma noite tranquila de sono. Os donos da pousada, que cuidam de tudo pessoalmente, são pessoas adoráveis e gostam de um bom papo. Eles podem ajudar muito com dicas úteis.

POUSADA RECANTO DO JALAPÃO

A Pousada Recanto do Jalapão é nova, tem ambientes modernos, arejados, claros e sempre bem limpos. Os quartos são bons, com camas macias, ar-condicionado e o café da manhã é bem servido, com muitas variedades.

Onde ficar no Jalapão

A localização é ótima, no centrinho de Mateiros – que é minúsculo. Tem internet boa, estacionamento e o custo-benefício é vantajoso. É uma boa opção para ficar no Jalapão.

Onde ficar no Jalapão

POUSADA ACONCHEGO

A Pousada Aconchego é outra básica, com estrutura mínima para nos acomodar por uma ou duas noites. Os quartos são simples, sem qualquer luxo, bem no estilo rústico do Jalapão.

É bastante espaçosa, tem um estacionamento grande e fica na área urbana de Mateiros. O café da manhã muito bom e atendimento acolhedor, sempre muito elogiado.

POUSADA BELA VISTA DE MATEIROS

A Pousada Bela Vista de Mateiros é super bem cuidada, sempre muito limpa e cheirosa. Os donos, Devair e Giovana, cuidam de tudo com muito prazer e é lindo ver o esforço deles em manter um pequeno negócio com o esforço do próprio trabalho. Isso tem muito valor!

Onde ficar no Jalapão

O café da manhã é bem variado, com tudo muito gostoso, os quartos são básicos e valem pelo que é cobrado. Afinal, não é porque é simples que é ruim, certo?

Onde ficar no Jalapão

POUSADA STATUS JALAPÃO

O grande diferencial da Pousada Status Jalapão é o atendimento. Robson, o dono, é guia credenciado e conhece tudo e todo mundo. Sua esposa, Ana Paula, cuida da arrumação da pousada e prepara um café da manhã dos deuses.

Onde ficar no Jalapão

Não tem luxo, mas tem um grande segredo: a dedicação diária em receber bem viajantes que chegam de todas as partes para conhecer o Jalapão com sua natureza bruta. Assim, somos recebidos como quem é de casa. Isso não tem preço!

POUSADA RIO NOVO JALAPÃO

A Pousada Rio Novo Jalapão é mais uma acomodação familiar – o que é muito comum no Jalapão. Mais uma vez, o atendimento dos donos faz muita diferença: estão sempre com um sorriso no rosto e com boa vontade para cuidar de nós, viajantes.

Onde ficar no Jalapão

Quartos básicos, café da manhã reforçado, sem extravagância, mas feito com muito zelo. Fica na parte urbana de Mateiros e tem internet boa para os padrões da região e estacionamento.

CASA PÔR DO SOL

A Casa Pôr do Sol segue a mesma linha e é excelente para quem gosta de viver experiências mais próximas da comunidade local. A pousada é simples, mas super bem cuidada e aconchegante.

É um lugar que nos deixa bem à vontade e nos acolhe bem para uma noite de sono. O custo-benefício é ótimo e você ainda ganha várias dicas para a viagem.

POUSADA E RESTAURANTE MÃE E FILHAS

Outra hospedagem familiar, a Pousada e Restaurante Mãe e Filhas tem o capricho da Diana, que cuida de tudo incansavelmente. Além de nos receber muito bem, ela também dá várias dicas do que fazer na região.

O café da manhã simples, mas muito gostoso e feito com muito carinho. Os quartos são bem arrumados, dentro do que esperamos para uma noite tranquila no Jalapão.

HOSPEDAGEM NASCENTES DO JALAPÃO

Se você vai ficar mais tempo, alugar uma casa de temporada pode ser uma boa ideia. A Hospedagem Nascentes do Jalapão é novinha, com instalações modernas, mobiliário básico, mas com tudo que precisamos

Onde ficar no Jalapão

A casa é grande, tem 120 metros quadrados e acomoda até oito pessoas. Isso deixa o custo-benefício muito interessante, bom para quem estiver viajando em grupo. Vale a pena dar uma olhada com calma.

Onde ficar no Jalapão

São Félix do Tocantins

São Félix do Tocantins fica a 263 quilômetros de Palmas, a capital do Tocantins. A cidade, que tem cerca de 1.500 moradores, começou com a chegada de migrantes nordestinos que vinham, especialmente, do estados do Piauí, Maranhão e da Bahia.

É a cidade mais estratégica do Jalapão, porque é mais central. Então, é uma excelente base. O problema é que não tem tantas opções de hospedagem como Mateiros.

Talvez você não saiba, mas é na cidade que fica o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono, a primeira unidade de conservação municipal de proteção integral do país. Além dessa maravilha, tem o Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

As principais opções de hospedagem de São Félix do Tocantins são estas:

JALAPÃO ECOLODGE

A Jalapão Ecolodge fica em São Félix do Tocantins, tem acomodações estilosas, rústicas e bastante confortáveis, e é uma das melhores opções para você ficar no Jalapão. Os lodges, muitos feitos de palha, têm área de estar, terraço ou varanda. Imersos na natureza, ficar hospedado em um deles lhe dará a melhor das impressões do Jalapão.

Onde ficar no Jalapão

O ambiente romântico é ideal para casais, mas a pousada recebe bem todos os hóspedes. O café da manhã é farto e preparado com alimentos regionais. Você pode alugar bicicletas, fazer esnórquel e canoagem.

POUSADA CACHOEIRAS DO JALAPÃO

A Pousada Cachoeiras do Jalapão tem quartos simples, básicos, alguns com varanda. A área da pousada é ampla, tem uma piscina agradável e você pode usar a churrasqueira para assar aquela carninha com os amigos.

Tem um café da manhã bom, o restaurante no estilo self-service é super elogiado e o estacionamento é gratuito para seus hóspedes. É uma boa opção para ficar no Jalapão.

POUSADA DO PAULIM

A Pousada do Paulim é bem organizada, com espaços amplos, arejados, bom atendimento e café da manhã dentro do esperado. É uma hospedagem familiar, então o contato com quem é da terra deixa tudo mais especial.

Os quartos são básicos, como a maioria das pousadas da região, que, como já comentei, não tem uma infraestrutura tão desenvolvida, mas que é a cada do Jalapão.

Ponte Alta do Tocantins

Ponte Alta do Tocantins é, geralmente, a porta de entrada do Jalapão, já que é por onde começa a maioria dos roteiros. Ela fica mais perto de Palmas, a 152 quilômetros.

Na região, dá para conhecer o Cânion Sussuapara e apreciar o imperdível pôr do sol na Pedra Furada, gigantesco bloco de arenítico esculpidos pelos ventos há milhões de anos.

As principais opções de hospedagem de Ponte Alta do Tocantins são estas:

POUSADA BEIRA RIO

A Pousada Beira Rio é uma opção para quem pensa em ficar em Ponte Alta do Tocantins, já no começo da rota. A pousada é bem cuidada, tem uma localização boa e está dentro do “padrão jalapão”.

Onde ficar no Jalapão

Quartos básicos, atendimento familiar, sem luxo e opções de entretenimento. É um lugar para dormir, repor as energias e aproveitar as maravilhas que estão do lado de fora, na natureza.

POUSADA BICUDO

A Pousada Bicudo é tranquila, os quartos são básicos, mas têm ar-condicionado bom, estão sempre limpos e organizados. O café da manhã é muito caprichado, feito pela dona Maria, quem cuida de tudo com muito zelo.

A localização é ótima, na principal avenida da cidade, com fácil acesso a todo o pequeno centrinho. O pagamento deve ser feito apenas em dinheiro.

POUSADA DIEGO TOUR

Na Pousada Diego Tour o diferencial é o atendimento. Tudo é feito para que o nós, viajantes que estamos longe de casa, tenhamos momentos de conforto e comodidade, porque os dias no Jalapão são cansativos – e isso é ótimo.

Então, eles cuidam dos pequenos detalhes para deixar tudo que é simples, mais atraente. Isso a gente vê na arrumação dos quartos e no café da manhã, que é sempre bem reforçado.

Faixas de preço no Jalapão

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar no Jalapão.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as de Mateiros.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Atrações imperdíveis do Jalapão

Agora, que você já viu as opções mais viáveis para escolher onde ficar no Jalapão, dê uma olhada nesta lista com 20 atrações imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  1. Cachoeiras de Taquaruçu;
  2. Cânion do Sussuapara;
  3. Cachoeiras do Rio Soninho;
  4. Morro da Cruz;
  5. Pedra Furada;
  6. Cachoeira do Lajeado;
  7. Cachoeira da Velha;
  8. Serra do Espírito Santo;
  9. Dunas do Jalapão;
  10.  Cachoeira do Formiga;
  11. Fervedouro do Rio Sono;
  12. Fervedouro dos Buriti;
  13. Fervedouro Encontro das Águas;
  14. Fervedouro do Buritizinho;
  15. Fervedouro Bela Vista;
  16. Cachoeira das Araras;
  17. Morro da Catedral;
  18. Lagoa do Japonês;
  19.  Comunidades tradicionais;
  20. Morro Vermelho (dica extra).

Se quiser saber mais, você pode ver os detalhes em: 20 atrações imperdíveis do Jalapão, roteiro completo de quatro dias.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

13 Comentários

    • Oi, Natália.
      Pelo que entendi, você terá seis dia inteiros, descontando o dia de ida e de volta – nunca podemos garantir, porque o voo pode atrasar, se cancelado, etc.
      Então, vale a pena focar em um lugar, no caso, o Jalapão. Vale a pena curtir Palmas.
      Você vais aproveitar mais.
      Um abraço.

  1. Gabriele Lima Dos Santos on

    Quando chega em Palmas compensa mais ir direto se hospedar nas pousadas no Jalapão ou ficar hospedado em Palmas e ir para Jalapão só para os passeios e voltar para Palmas? e os guias são muito caros para os passeios?

    • Oi, Genifer.

      A informação que tenho é apenas essa: da rodoviária de Palmas partem os ônibus da empresa Ponte Alta (que não vende passagens pela internet) e, também, vans que fazem o trajeto. As partidas são frequentes.

      Um abraço.

Escreva um comentário