Quando ir ao Jalapão: a melhor época para curtir os fervedouros

12

Atualizado em 28 de agosto de 2020

Esse lugar entrou na lista de desejos de muitos viajantes nos últimos anos. Mas, saber quando ir ao Jalapão é essencial para aproveitar melhor tudo o que ele tem.

Você vai entender isso depois que eu explicar algumas coisas.

O Jalapão é uma região de exuberante beleza natural que fica no interior do Tocantins, onde foi criado o Parque Estadual, em 2001. Ele é perfeito para quem admira a natureza em seu estado mais bruto.

E tem mais um detalhe importante, que eu preciso dizer antes de lhe contar qual a melhor época para fazer essa viagem:

Conhecer toda a área do Jalapão de uma vez só impossível.

É que são 34 mil quilômetros quadrados de cachoeiras, trilhas, fervedouros e nascentes. Então, não precisa querer fazer mil coisas ao mesmo tempo, pois, o pouco que fizer, já vai ser suficiente para lhe deixar apaixonado pelo Jalapão.

Eu fiz essa viagem com a Cerrado Dourado e sugiro ficar, no mínimo, quatro dias aqui para aproveitar o essencial, como mostro em: O melhor roteiro de viagem ao Jalapão.

Quando ir ao Jalapão

A verdade é que dá para ir ao Jalapão durante o ano todo, mas há uma época que é melhor.

Então, se você quer viajar com segurança e desfrutar de dias perfeitos, sem ter que ficar dividindo espaço com muita gente, é só seguir as minhas dicas.

Estação chuvosa

O clima por aqui é tropical e isso significa que chove mais no verão do que no inverno. As chuvas são mais frequentes nos meses de novembro a abril, mas são raros os dias de chuva constante. O mês mais chuvoso é janeiro.

Estação seca

A melhor época para ir ao Jalapão é de maio a setembro.

É que este é o período da seca, quando quase não chove e o céu está sempre azul. Nesta estação, o calor chega ao extremo. Os meses mais quentes são setembro e outubro, quando o termômetro alcança os 35 graus.

Temperatura média

Na prática, a diferença entre as estações do ano é basicamente a quantidade de chuvas, já que o calor não dá trégua: a temperatura média anual é de 27 graus.

Mas, há áreas em que sensação térmica chega a 50 graus durante os meses mais quentes.

Em junho e julho, você pode até sentir um friozinho à noite, quando os termômetros chegam a 17 graus, mas não precisa se preocupar em levar casacos.

Evite férias e feriados

É importante lembrar que, em julho, por causa das férias escolares, e nos feriados nacionais, tudo costuma ficar mais lotado. Então, se puder, evite esses períodos.

No período mais chuvoso que coincide com as festas de final de ano e com as férias de janeiro, algumas agências entram em recesso e alguns atrativos fecham temporariamente.

Então, é sempre bom consultar uma empresa local para se programar sem chance de erros.

Temperatura da água

Quanto à temperatura da água, não se preocupe, porque os fervedouros e as cachoeiras têm sempre uma temperatura agradável, independentemente da estação do ano.

Dá para nadar sem sustos com o frio e isso é um ponto muito positivo.

Para quem vai dirigir

Se você é um motorista experiente e vai encarar uma aventura pelas estradas do Jalapão, sem dúvida, a estação seca é mais indicada.

Evitar terrenos alagados e a pouca visibilidade, que são comuns na estação chuvosa vai deixar sua viagem mais leve e segura.

Mesmo assim, a viagem requer muito planejamento e um veículo 4×4, como eu mostro em: Como é viajar pelo Jalapão de carro particular e sem guia.

Cuidado com as queimadas

De agosto a outubro, é muito comum ver áreas do Jalapão incendiadas. Isso é normal e podemos dizer que, até certo ponto, essas queimadas são controladas.

É que a vegetação do cerrado precisa passar por isso para concluir seu processo anual de renovação. E é espantoso ver como ele se recupera rápido.

De qualquer forma, as queimadas deixam uma névoa de fumaça no ambiente, alterando o clima natural e causando desconforto em algumas pessoas.

Eu estive no Jalapão durante as queimadas e não passei por nenhuma situação desagradável. Mas, vale o aviso, não é mesmo?

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil decidir quando ir ao Jalapão? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

12 Comentários

    • Altier Moulin

      Consegue sim, Maria.
      Mas fique esperta com a localização de cada lugar, pois a gente acha que no mapa parece perto do que são de fato.

      Um abraço.

  1. Avatar
    Marcio Helvecio on

    Bom dia! Altier, estou querendo fazer uma viagem, agora em Setembro, até Mateiros de moto! Poderia me dar alguma dica sobre as estradas?

    • Altier Moulin

      Oi, Talita.

      Pode ser que chova, mas deve ser chuva rápida de verão. Nada que atrapalhe muito.
      Lembre-se que, no Carnaval, os atrativos ficam bem lotados.

      Um abraço.

Escreva um comentário