Onde se hospedar no Jalapão: as melhores pousadas nas cidades base

8

Atualizado em 28 de agosto de 2020

Escolher bem onde se hospedar no Jalapão é muito importante e pode garantir uma viagem tranquila e sem perrengues.

Eu já expliquei que a melhor forma de viajar pelo Jalapão, uma das regiões mais rústicas do país, é contratando uma agência local.

Isso é importante porque as estradas não são calçadas – um veículo 4×4 é essencial -, a sinalização, simplesmente, não existe em boa parte das vias e o GPS nem funciona.

Eu viajei com a Cerrado Dourado, e em quatro dias, mergulhei em cachoeiras de águas translúcidas, subi uma montanha para assistir, lá do alto, ao nascer do sol e desfrutei dos famosos fervedouros.

Assim, eu conheci o Jalapão sem preocupação e sem estresse.

A indescritível Cachoeira do Formiga

Cidades base para as visitas

Três cidades servem como base para os passeios: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Felix do Tocantins.

O ideal é pernoitar em cada uma delas para aproveitar melhor os dias, evitando muitos deslocamentos. Você entende isso ao ler: O melhor roteiro de viagem ao Jalapão.

Em Palmas, eu me hospedei no MAC Hotel. Inaugurado recentemente, ele fica no centro, bem perto da Praça dos Girassóis, e tem quartos confortáveis e equipados com ar-condicionado – item essencial no Tocantins – televisão e internet.

O café da manhã é básico, mas saboroso. Outro fator importante é que o preço das diárias cabe no nosso bolso.

Se preferir, consulte outras opções de hospedagem na cidade.

Onde se hospedar no Jalapão

Durante minha viagem ao Jalapão, eu me hospedei na Pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta do Tocantins, e na Pousada Santa Helena, em Mateiros, mas é importante lembrar que a escolha dos locais de hospedagem vai depender da disponibilidade.

Então, reserve com antecedência porque não há muitas opções.

FORMIGA ECOLODGE

Essa pousada é novinha e fica em Mateiros, um lugar lindo com acesso exclusivo às águas cristalinas do Rio Formiga e dá para ir à pé ao Fervedouro do Buritizinho. O Café da manhã é variado, sempre com mutas frutas e tudo é fresquinho, feito no dia.

Onde se hospedar no Jalapão: as melhores dicas

A Pousada de Charme Formiga Ecolodge tem quartos muito bem decorados, modernos e com ar-condicionado. Todos tê vista para o jardim e banheiro provativo com água quente. É, em dúvida, uma grande escolhar ficar caqui.

JALAPÃO ECOLODGE

O Jalapão Ecolodge também fica em São Félix do Tocantins, tem acomodações estilosas, rústicas e bastante confortáveis, e é uma das melhores opções para você se hospedar no Jalapão. Os lodges, muitos feitos de palha, têm área de estar, terraço ou varanda. Imersos na natureza, ficar hospedado aqui lhe dará a melhor das impressões do Jalapão.

Onde se hospedar no Jalapão: as melhores dicas

O ambiente romântico é ideal para casais, mas o Jalapão Ecolodge recebe bem todos os hóspedes. O café da manhã é farto e preparado com alimentos regionais. Aqui, você pode alugar bicicletas, fazer esnórquel e canoagem.

ÁGUAS DO JALAPÃO

A Pousada Águas do Jalapão fica em Ponte Alta do Tocantins e tem a intenção de parecer uma casa de campo. Os ambientes são simples, mas amplos e arejados. Imerso num cenário rural, você poderá saborear refeições preparadas com produtos regionais.

A pousada também oferece, entre outras comodidades, piscina, transporte 4X4, passeios a cavalo, banho ecológico e guias.

SANTA HELENA

A Pousada Santa Helena fica em Mateiros e oferece apartamentos com ar-condicionado, frigobar, telefone, internet sem fio, roupas de cama e banho, chuveiro com água quente e televisão. No calor que faz aqui, você pode desfrutar da piscina, e, se precisar, alugar um veículo 4×4 para visitar os pontos turísticos. A pousada ainda oferece serviços de guias e um farto café da manhã.

Onde se hospedar no Jalapão: as melhores dicas

CACHOEIRAS DO JALAPÃO

A Pousada Cachoeiras do Jalapão fica em São Félix do Tocantins e tem quartos simples, bem básicos, alguns com varanda. Aqui, você pode usar a churrasqueira que fica no terraço, se servir no restaurante e mergulhar na piscina. A pousada ainda oferece estacionamento gratuito para seus hóspedes.

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil decidir onde se hospedar no Jalapão? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

8 Comentários

  1. Avatar
    Gabriele Lima Dos Santos on

    Quando chega em Palmas compensa mais ir direto se hospedar nas pousadas no Jalapão ou ficar hospedado em Palmas e ir para Jalapão só para os passeios e voltar para Palmas? e os guias são muito caros para os passeios?

    • Altier Moulin

      Oi, Genifer.

      A informação que tenho é apenas essa: da rodoviária de Palmas partem os ônibus da empresa Ponte Alta (que não vende passagens pela internet) e, também, vans que fazem o trajeto. As partidas são frequentes.

      Um abraço.

Escreva um comentário