Pesquisar
Close this search box.

Dunas do Jalapão: o pôr do sol e as coisas simples do paraíso

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Dunas do Jalapão

O carro para numa parte mais alta da estrada e, de longe, vejo um conjunto de beleza natural surpreendente: a lagoa reflete a imagem das montanhas de arenito já bastante erodidas, os buritis revelam a fartura de água e o caminho de areia nos leva às douradas Dunas do Jalapão.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE O JALAPÃO

O Jalapão é uma região de exuberante beleza natural no interior do Tocantins. Fica na divisa com os estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Oficialmente estabelecido como Parque Estadual em 2001, nos últimos anos, ele tem ganhado fama entre viajantes. É ideal para quem admira a natureza em seu estado mais bruto e sem muita interferência humana.

Nessa terra que ainda tem muito a nos mostrar, a maneira mais confortável e segura de viajar é a bordo de um veículo 4×4. Durante o período de seca a areia fica fofa demais e, na chuva, alguns trechos da estrada podem estar danificados.

O coração do deserto brasileiro, como também é conhecido, tem 34 mil quilômetros quadrados. Ele abrange terras nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O Parque Estadual do Jalapão faz parte de um mosaico de unidades de conservação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, soma mais de três milhões de hectares, o que faz dele a maior área de proteção do cerrado no país.

Entre as áreas ambientalmente protegidas estão, além do Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica Serras Gerais do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, o Monumento Natural dos Cânions e Corredeiras do Rio Sono e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Serra da Catedral.

O Jalapão tem esse nome por causa de uma raiz muito comum nessa região, a jalapa. Como muitas outras plantas do cerrado, ela é usada como um remédio natural.

Já é fim de tarde, horário ideal para subir os 40 metros dessas montanhas de areia.

→ 20 atrações imperdíveis do Jalapão

Com o sol baixo no horizonte, a temperatura nas dunas fica mais agradável e todo mundo se reúne, mais uma vez, para ver a noite chegar sobre o Cerrado brasileiro, e, depois do pôr do sol que vi na Pedra Furada, as minhas expectativas são muito altas.

Dunas do Jalapão

Subo em um fôlego só as Dunas do Jalapão, passando pelo leito do córrego Brejão da Areia, que, nesse período de seca, teve seu curso alterado pela movimentação das dunas, até chegar ao ponto mais alto;

De cima, tenho uma vaga ideia do tamanho do deserto de areia que se formou no coração do Brasil.

Cuidadoso, me sento próximo à borda das dunas para ver o sol que desponta entre as muitas nuvens do céu.

→ Onde se hospedar no Jalapão

Atualmente, não é permitido descer, pular ou escorregar pela montanha arenosa: essa medida foi adotada para evitar o deslizamento de areia, já que as dunas são visitadas o ano inteiro por um grande número de turistas.

Dunas do Jalapão

Parada obrigatória

Antes de chegar às dunas do Jalapão, você passará pelo povoado Rio Novo.

São apenas algumas casas na beira da estrada, mas seus moradores têm um estilo de vida muito mais tranquilo do que você pode imaginar: o sustento vem do dinheiro trazido pelos turistas e da colheita feita no quintal de casa.

Na parada, eu experimentei sorvete artesanal de mangaba, fruta muito conhecida no Centro-Oeste e Nordeste brasileiro, e conheci a Leidiane e o Pedro Henrique, crianças simples que crescem com o pé no chão e desfrutam da vida no paraíso.

A viagem segue e logo a estrada nos mostra a imponente Serra do Espírito Santo com o Morro do Saca-Trapo. Ele tem esse nome porque sempre foi uma área muito cobiçada por caçadores que aqui deixavam o saca-trapo, um pano usado para limpar suas espingardas.

É do alto dessas montanhas que desce a areia que forma as dunas do Jalapão.

Erodido pela chuva, o arenito é soprado pelo vento que deposita os sedimentos em uma área muito maior do que podemos imaginar.

Se quiser saber mais, leia Como fazer a trilha na Serra do Espírito Santo, no Jalapão.

Como visitar as Dunas do Jalapão

A entrada na área das dunas é gratuita, mas, como elas ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão, há controle de acesso.

Dunas do Jalapão

As Dunas do Jalapão ficam no Parque Estadual do Jalapão, a 37 quilômetros de Mateiros. Para chegar aqui você deve seguir pela TO-255, rodovia sem calçamento e bastante arenosa.

Informações Básicas
Quando ir | O melhor período para conhecer o Jalapão é de maio a outubro, sendo que os meses mais interessantes são de junho a setembro. Veja mais dicas de quando ir ao Jalapão.
Como chegar | O aeroporto de Palmas (PMW)  fica 300 quilômetros de Mateiros, a principal cidade do Jalapão. Aproveite para ver como é viajar pelo Jalapão de carro particular e sem guia.
Onde ficar | Eu fiz Ponte Alta do Tocantins e Mateiros como cidades base, dormindo nelas e percorrendo o Parque durante o dia. Veja onde se hospedar no Jalapão. 
Onde comer | As refeições são feitas nos pontos de parada e, à noite, nas pousadas. A Cerrado Dourado serve água, suco, lanches e frutas em todas as paradas.  

Veja mais sobre o Tocantins

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43