Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Salta: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Salta

Salta é uma cidade muito procurada por viajantes que vêm para o norte da Argentina. Isso acontece porque a paisagem daqui é um misto de tudo o que vemos nesta parte da Cordilheira dos Andes. Tão famosa e importante, chegar a Salta é fácil e, até certo ponto, barato.

Montanhas coloridas

Então, se você gostou do deserto do Atacama, no Chile, e do Salar de Uyuni, na Bolívia, Salta tem tudo para entrar em sua lista de desejos. É que os grandes atrativos são as montanhas coloridas – que aparecem em vários países andinos – e o mítico Trem para as Nuvens, um dos percursos ferroviários mais altos do mundo.

Além disso, Salta é uma cidade festeira. Durante todo o ano, vários festivais e festas de diversos estilos movimentam suas ruas. Claro, no verão, elas são mais frequentes, mas esta também é a estação que mais chove. Isso, eu mostro em: Quando ir a Salta.

As cidades de Salta e San Salvador de Jujuy são os principais centros turísticos da região norte argentina, e ficam a cerca de 120 quilômetros de distância. Nessa região, são quase 700 quilômetros de paisagens exóticas e incrivelmente lindas, como eu mostro em: Salta e Jujuy: o exuberante norte da Argentina.

→ Trem para as Nuvens

Como chegar a Salta

De avião

Para chegar a Salta, você pode voar até o Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Güemes (SAL). Como você pode imaginar, não há voos diretos do Brasil para cá. Então, uma escala em Buenos Aires é inevitável.

As principais companhias aéreas domésticas que voam para esta região são a Aerolíneas Argentinas, a Austral e Andes.

Como chegar a Salta, no norte da Argentina

O aeroporto fica a sete quilômetros do Centro e a forma mais rápida de chegar ao seu hotel é, certamente, tomando um táxi. Como as tarifas não são tão caras, se estiver com mais de uma pessoa, vale a pena demais.

O Uber tem funcionado bem por aqui, apesar de o número de carros ainda ser pequeno. Então, uma dica é não programar a ida para o aeroporto muito em cima da hora.

De ônibus

Você pode se conectar de ônibus a outras cidades da região, como San Salvador de Jujuy, e até mesmo com a capital, Buenos Aires, mas a viagem é longa: são mais de 18 horas dentro do ônibus.

Quem vem do Atacama, tem várias opções de horários e empresas. Eu viajei com a Pullman Bus e o serviço é um dos mais indicados.

Como chegar a Salta

O Terminal rodoviário fica a sete quilômetros do centro e dá para chegar aqui tranquilamente usando o Uber ou um táxi convencional.

Um site muito utilizado pelos argentinos para consultar horários, preços e comprar passagens de ônibus é o Plataforma 10. Para saber mais, leia: Como chegar a Salta.

De carro

Brasileiros podem dirigir na Argentina usando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas será preciso apresentar, também, um documento de identificação – carteira de identidade ou o passaporte.

Como Salta é a principal cidade desta região, há rodovias para todo lado. Porém, a maioria delas não é duplicada. Isso vai exigir que você tenha mais atenção ao volante.

Quem quiser chegar a Salta vindo de Buenos Aires vai encarar 1.459 quilômetros de estrada, e quem estiver vindo de San Pedro de Atacama, no Chile, vai viajar por quase 600 quilômetros pela chilena Ruta 27 e pela RN-52, estrada argentina que liga boa parte do norte do país.

Um roteiro muito interessante é estender o percurso até o Salar de Uyuni, na Bolívia, num trajeto de 900 quilômetros. Neste caso, a melhor opção é seguir por San Salvador de Jujuy e atravessar a fronteira na cidade de La Quiaca. Antes de partir, eu sugiro que leia: Bolívia de carro: tudo o que você precisa saber.

Agora que você já sabe como chegar a Salta, aproveite para encontrar uma hospedagem barata. Se quiser uma dica para se hospedar bem aqui no norte da Argentina, leia: Como é se hospedar no hotel Luna Daniela.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

O peso argentino, identificado pela sigla ARG, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde de 1º de setembro de 2022, não há mais restrições ou requisitos de entrada na Argentina relacionados à pandemia de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar para a Argentina sem o seguro viagem não e uma boa ideia.  Sem ele, você poderá ter que pagar caro, caso precise de uma consulta médica ou de atendimento hospitalar.

Ter um seguro viagem é ainda mais importante se você for viajar para áreas mais remotas do país, como a Patagônia e o norte argentino – na região de Jujuy e Salta, muitas pessoas se sentem mal por causa da altitude.

Além disso, o custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Argentina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. GOSTEI MUITO DE DUAS DICAS.
    TENHO 10 DIAS PARA CONHECER SALTA E ARREDORES DE SALTA!
    QUANTOS DIAS EM SALTA, QUANTOS EM JUJUY. O QUE MAIS RECOMENDA? GRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *