Dicas práticas para visitar Torres del Paine

74

Atualizado em 5 de setembro de 2021

Na Patagônia chilena, o principal destino é o Parque Nacional Torres del Paine. São mais de 240 mil hectares, casa de uma vida silvestre abundante. Entretanto, para visitar Torres del Paine, você vai precisar se organizar. Assim, poderá aproveitar o melhor dele sem perder tempo e sem desperdiçar dinheiro.

Para visitar Torres del Paine, é necessário estar preparado em vários aspectos. Para começar, você precisa aceitar que aqui quem governa é o tempo. Então, pode ser que você não tenha a sorte de ver as torres, mesmo que passe uma semana inteira. Além disso, você deverá estar equipado adequadamente com as roupas certas e alguns acessórios que poderão lhe ajudar.

Se for ficar hospedado dentro do Parque, prefira alugar um carro. Se tiver pouco tempo ou se não quiser pagar o preço de uma diária num dos hotéis daqui  – leia: Como é se hospedar no Hotel Lago Grey -, faça o passeio de um dia. Ele dura cerca de dez horas e vai levar você a alguns dos mais belos pontos de Torres del Paine. Eu conto os detalhes desse passeio em: O passeio de um dia em Torres del Paine.

Há ainda uma terceira opção, que é fazer um trekking pelos circuitos W e O. Com eles você chega bem perto da montanha, mas sobre esse assunto eu falo em: Trekking em Torres del Paine.

Dicas práticas para visitar Torres del Paine

As Torres del Paine em um dia espetacularmente lindo.

Programe-se para visitar Torres del Paine

Quando ir | Evite ir no inverno quando o frio é insuportável e a chuva e a neve são constantes. A temporada de visitas começa em setembro, mas os melhores meses são entre novembro e janeiro quando o Parque fica bem movimentado.

Quanto custa| A entrada para o Parque Nacional Torres del Paine custa CLP 21.000, mas na baixa temporada o preço cai pra CPL 11.000. Guarde seu tíquete, já que eles podem solicitá-lo a qualquer momento. Ah, o tíquete é válido por três dias, mas para isso você deve avisar à administração sobre sua intenção de voltar, pois eles vão carimbá-lo e você deverá assiná-lo.

Dicas práticas para visitar Torres del Paine

Entrada do Parque: aqui compramos os tíquetes.

Como chegar | Você pode pegar um ônibus em uma das várias empresas que fazem o trajeto e que você encontra na rodoviária de Puerto Natales. Duas delas são a Pullman Tours e a Buses Gomez.

Dicas práticas para visitar Torres del Paine

As estradas do parque: se for alugar um carro, não é necessário um 4×4.

Onde ficar | Se você procura uma hospedagem aconchegante, segura, limpa e extremamente agradável, em Puerto Natales, eu te indico o Patagonia Swiss House, um hostel que fica a cinco minutos do Centro, a uma quadra da prefeitura e que tem diárias bem interessantes: eu paguei CLP 24.000 para duas pessoas em quarto privado, incluindo o café da manhã.

Dicas práticas para visitar Torres del Paine

Um dos quartos do Patagonia Swiss House.

Onde comer | Independentemente de quanto tempo você vai ficar por aqui, um conselho que dou é trazer comida. Não há lojas, bares ou restaurantes aqui dentro, a não ser nos hotéis que são caríssimos.

Fora de Torres del Paine, a última chance de comprar algo é na parada do Cerro Castilho, mas a melhor opção é mesmo fazer umas comprinhas no supermercado, em Puerto Natales. O Unimac tem preços bem interessantes e muitas opções. Eu trouxe atum enlatado, pão árabe, suco de caixinha individual e biscoitos.

Dicas práticas para visitar Torres del Paine

Roupa | Esteja preparado para o frio quando for visitar Torres del Paine. O ideal é usar agasalhos no estilo de camadas, de modo que você possa tirá-los à medida que caminha e que seu corpo se aquece. Uma segunda pele, um casaco intermediário e um impermeável completam as três camadas.

O mesmo vale para as pernas. Use sapatos de trekking – ou equivalentes – que sejam impermeáveis e confortáveis. Leve um par de luvas, gorros e o que achar conveniente para se proteger.

Pele e olhos | Mesmo com o dia nublado jamais se esqueça do protetor solar. Nessa área, a incidência dos raios ultravioleta é maior do que estamos acostumados, e qualquer descuido pode resultar em queimaduras sérias. Proteja também os olhos usando óculos de sol.

Veja todos os posts de Torres del Paine