Descubra o que fazer em Punta Arenas

29

Atualizado em 8 de março de 2018

Esta cidade tem pouco mais de 125 mil habitantes e é a capital da Província de Magallanes, no extremo sul do Chile. É uma das regiões mais inóspitas e encantadoras do planeta. Aqui, as temperaturas são sempre muito baixas, mesmo no verão, a média é de 14 graus. Tudo gira em torno da natureza, da paisagem gelada e do mítico Estreito de Magalhães. O Estreito foi descoberto em 1520, pelo navegador português Fernão de Magalhães. Assim, fica mais fácil escolher o que fazer em Punta Arenas.

A cidade carrega, ainda, o título de ser a que mais tem monumentos. São mais de 50 esculturas, marcos e tantas outras formas que homenageiam pessoas e lembram datas ou fatos importantes da história desse lugar. Um dos monumentos fica no centro da Plaza de Armas Muñoz Gamero. Dizem que, para garantir que um dia você volte a Punta Arenas, é preciso beijar ou tocar o pé do índio aónikenk, numa espécie de ritual folclórico.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Uma das principais avenidas de Punta Arenas.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Em Punta Arenas, as cores estão nos telhados das casas. Os moradores fazem questão de pintar para alegrar o cortante e cinzento inverno. Além disso, há cor nos parques e praças bem cuidados, nos sorrisos tímidos de quem cruza as avenidas e na culinária local, que carrega um pouco de sua história.

Depois de ter sido colônia penal no século 19 e, mais tarde, o principal ponto comercial para navios que cruzavam o Estreito de Magalhães, hoje, Punta Arenas recebe turistas do mundo inteiro. A maioria vêm visitar o Parque Nacional Torres del Paine, a 340 quilômetros. Ou querem navegar pelas águas geladas desse mar e chegar ao ponto mais austral do planeta, o Cabo de Hornos. Eu sou mais um desses viajantes e, para te ajudar, fiz uma lista com o que fazer em Punta Arenas.

O que fazer em Punta Arenas

Museu Regional de Magalhães | No começo do século passado, o empresário Mauricio Braun mandou construir esse casarão com o que havia de melhor na arquitetura e na arte mundial. O resultado a gente vê nesse museu que é um verdadeiro palácio em art nouveau. Nele há exposições artísticas e uma impressionante coleção de objetos e móveis da época. Avenida Magallanes, 949; de segunda a sábado, das 10h30 às 17h, domingo, das 10h30 às 14h. museodemagallanes.cl

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Fachada do Museu.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Parte da coleção de móveis da época.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

A cozinha ainda guarda os mantimentos originais.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

O monumento a Magallanes e o índio mais desejado da cidade.

Plaza de Armas | A Plaza de Armas é o ponto de partida para tudo o que você vai fazer em Punta Arenas. Essa praça é uma homenagem a um antigo governador que morreu fuzilado quando a cidade ainda era uma colônia prisional, por volta dos anos 1850. Ela ostenta uma bela escultura que homenageia Fernão de Magalhães. Está rodeada por prédios históricos como o Palacete Sara Braun, o Clube Militar, a sede da Prefeitura e do Governo Regional. Avenida Magallanes; durante todo o ano.

El Ovejero | Uma das figuras mais tradicionais da região patagônica é o pastor de ovelhas. Ele é retratado nesta escultura que ornamenta uma das principais avenidas de Punta Arenas. Obra do escultor chileno Germán Montero, ela dá vida ao poema “o pastor de ovelhas da minha terra”, de José Grimaldi. Avenida Bulnes, durante todo o ano.

Cemitério Municipal | Assim como em Buenos Aires, o cemitério de Punta Arenas é uma das atrações turísticas oficiais da cidade. Embora pareça estranho, é um programa que você não pode deixar de fazer em Punta Arenas. Inaugurado em 1894, ele tem um belo jardim e mausoléus impecavelmente construídos de forma a recriar o estilo de vida de seus donos. Avenida Bulnes, 374; de terça a domingo, das 7h45 às 19h.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Os jardins do cemitério são lindos.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Os túmulos são verdadeiras obras da arquitetura.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Monumento ao pastor de ovelhas.

Mirante | Para ter uma vista panorâmica da cidade, suba alguns degraus até o Cerro da Cruz. Daqui, aprecie o Estreito de Magalhães e os telhados coloridos de Punta Arenas. Rua Fagnano, a sete quadras da Plaza de Armas; durante todo o ano.

Isla Magdalena | Pertinho da cidade está a mais importante colônia de pinguins-de-magalhães do Chile. Essas aves, que aqui chegam à soma de mais de 200 mil, vivem no extremo sul do continente americano. Elas chegam a 70 centímetros de altura, pesando até sete quilos. São eles, os pinguins, que fazem do passeio na Isla Magdalena uma atividade que não pode faltar em sua lista do que fazer em Punta Arenas. Veja mais detalhes em Punta Arenas: o passeio na Isla Magdalena

Punta Arenas: o passeio na Isla Magdalena

Há pinguins por todos os lados.

Punta Arenas: o passeio na Isla Magdalena

Os machos se empenham na tarefa de fazer o melhor ninho. Como recompensa, o acasalamento.

Zona Franca | Punta Arenas é uma das áreas chilenas livres de impostos. Comprar aqui pode ser bem interessante. Dê uma lida em Compras na Zona Franca de Punta Arenas para saber todos os detalhes de como é comprar na Zona Franca.

Orla Marítima | Toda a costa de Punta Arenas é muito bem cuidada. Por isso, uma caminhada despretensiosa por aqui é um programa que deve estar no topo de sua lista do que fazer em Punta Arenas. Eu recomento que você alugue uma bicicleta e faça – assim como eu – um passeio de bike pelas belezas de Punta Arenas. No belíssimo Monumento Tripulantes Goleta Ancud, aproveite para tomar um café e apreciar o movimento.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Aqui, aproveite para relaxar à beira-mar.

o-que-fazer-em-punta-arenas-08

O antigo píer guarda muitas histórias.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

Praia, em Punta Arenas, é mesmo só para apreciar.

Planeje sua viagem a Punta Arenas

Quando ir | A melhor época para visitar a cidade é no verão, de dezembro a março. Nesse período as temperaturas chegam a 15 graus. No inverno, os termômetros sempre estão próximos a zero grau, podendo chegar a temperaturas negativas. Em Punta Arenas, os ventos são fortes o ano todo.

Como chegar | O voo de Santiago a Punta Arenas é longo. São aproximadamente quatro horas de viagem até que a aeronave pouse no Aeroporto Carlos Ibanez Del Campo (PUQ). Ele fica a 20 quilômetros da cidade e atende toda a região. O aeroporto tem uma boa infraestrutura e é melhor do que alguns aeroportos de capitais brasileiras. Aqui, você tem duas opções: tomar um táxi – que vai te cobrar cerca de CLP 10.000 – ou pegar um micro-ônibus e pagar CLP 3.000. O transfer é seguro, confortável e a viagem demora cerca de 40 minutos, tempo suficiente para um cochilo.

Onde ficar | Eu me hospedei no Hostel Keoken que fica a apenas dez minutos de caminhada do centro e a cinco da estação de ônibus da Buses Fernandez. Esta é a principal empresa que faz a rota até Puerto Natales, porta de entrada para Torres del Paine. O hostel é muitíssimo aconchegante. Os ambientes comuns têm uma decoração rústica de bom gosto, os quartos valem o preço cobrado. Eu paguei CLP 30.000 por um quarto de casal com banheiro privativo e café da manhã. As atendentes são simpáticas, a não ser que você insista em tocar a campainha de madrugada. Veja outras opções na cidade.

Descubra o que fazer em Punta Arenas

O charmoso Keoken.

Onde comer | Não deixe de saborear a carne de cordeiro, a centolla – aquele caranguejo enorme –, e um bien completo, um tipo de cachorro quente que é bem coisa de quem mora aqui. Eu almocei no La Marmita e experimentei o bourguignon de guanaco (CLP 12.000). Esta é uma carne de caça, que vem acompanhada de batatas, um molho que lembra feijoada e verduras. Plaza Francisco Sampaio, 678; de segunda a sábado, das 12h30 às 15h e das 18h30 às 23h30. Não aceita cartão de crédito.

Visto e documentos | Não é necessário visto para entrar no país, e o tempo de permanência é de até 90 dias. Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação. Não há exigência de vacinação para nenhuma doença, independentemente do motivo da viagem.

Minha viagem à Patagônia teve o patrocínio de Cruzeiros Australis.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

29 Comentários

  1. Olá! Para ir à Torres del Paine você acha que é melhor por pacote turístico ou por conta? Obrigada!!!

  2. Boa noite Altier, estou programando para ir ao Chile e passar por Punta Arenas, gostaria de algumas dicas, quanto tempo se faz necessário para conhecer a região com a ida ao parque nacional de torres del paine? No hostel no qual você ficou oferece o bate e volta para o parque? Agradeço desde já. Att, Bianca

    • Altier Moulin

      Oi Bianca,

      Você pode ficar dois ou três dias em Punta Arenas para conhecer a cidade e ir à Isla Magdalena, por exemplo. Depois, vá para Puerto Natales e, de lá, siga para Torres del Paine. Acho que assim você aproveita melhor sua viagem.

      Um abraço.

  3. Boa tarde. Estarei lá no próximo carnaval para ir ao Paine. Terei um tempo livre em Punta Arenas, mas apenas um dia. O que dá para fazer? Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Petrônio,

      Em apenas um dia, faça um passeio pelo Centro, visite os museus e a Orla Marítima. Se você for bom de perna dá pra fazer tudo o que está no post.

      Um abraço e boa viagem.

  4. Olá
    Ficarei muito grato se puder me informar quantos dias poderemos ficar em Punta Arenas para ver as principais atrações e curtir a região, sem atropelos. Um abraço e parabéns pelo belo trabalho.

  5. Oi Altier! Muito interessante seus comentários, obrigada. Vc pode nos auxiliar? Chegamos Puenta Arenas de navio, ficamos por umas 10h, bem no dia de natal. Uma agência de turismo nos ofereceu um tour para Fort Bulnes que fica a uns 60 km do porto. Vc acha que vale a pena? Tens alguma sugestão para nos apresentar? somos casal mais 2 filhos de 20 e 16 anos. Obrigada. Abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Gica,

      Não conheço esse lugar, mas achei muito longe pelo que você me disse.

      Dê uma olhada nas outras dicas que publiquei aqui no blog.

      Um abraço.

  6. Oi Altier,

    Estou.indo para Santiago em julho. Vou para Val Paraíso, Vale Nevado. Vou ficar 10 dia. Gostaria de ir na Torre del Paine e visitar outra cidades. Faz um roteiro para mim. Obrigado

  7. Gostei muito do artigo e agradeço. Tenho uma grande amiga chilena que mudou-se para Punta Arenas e, por isso, busquei informações sobre a cidade que, se possível, deverei visitar.

  8. Caro Altier,
    Quantos dias são necessários para ficar em Punta Arenas? Para ir até as Torres o transporte é fácil?
    Grato pela sua atenção.

    Um abraço.

  9. Olá! Gostaria de saber se neva muito em Punta Arenas no mês de agosto pois estou planejando um viagem pra lá.
    Obrigado

    • Altier Moulin

      Oi Alex,

      Agosto já é o finzinho do inverno, mas ainda tem neve, frio e muito vento. Vá preparado!

      Um abraço.

  10. Oi Altier,

    Por favor uma dica: vamos ficar três dias no Parque Torres del Paine e três dias num barco nos fiordes, desembarcando em Puerto Natales. Teremos duas noites até pegar o vôo de volta para Santiago. A dúvida e: passamos uma noite em Puerto Natales e outra em Punta Arenas ou duas em Punta Arenas.
    O que você recomenda?

    • Altier Moulin

      Oi Malu,

      As duas opções são possíveis, mas isso depende do que vocês querem fazer. Puerto Natales é mais pacata, com menos opções de coisas para fazer e ver.
      Eu mostro isso neste post: https://www.penaestrada.blog.br/o-que-fazer-em-puerto-natales/

      Punta Arenas é maior, tem mais opções, mais infraestrutura, como você viu neste post.
      A verdade é que ambas são uma graça. Eu dividiria uma noite em cada, para não ter briga. 🙂

      Um abraço e aproveite por mim.

  11. Olá, Altier.

    Bem legal seu post. Você diz que a melhor época é no verão, mas tô louca pra ver neve. Você sabe dizer se no mês de Maio eu consigo encontrar???

  12. Olá Altier,

    Uma dúvida, é possível ir desde a ponta sul do continente até Santiago de Chile por barco? Sabes onde consigo mais informação?

    Obrigado