Quando ir a Torres del Paine

6

Atualizado em 2 de maio de 2020

Se você está planejando ir a Torres del Paine, estas informações serão muito importantes para você não ter uma viagem frustrante. É que, por aqui, o clima é muito instável e muda drasticamente durante o ano.

A gente sabe que este lugar é a principal atração da Patagônia chilena e nos reserva experiências que mostram o quão poderosa é a natureza. Então, para se preparar melhor, eu sugiro que você leia: Dicas práticas para visitar Torres del Paine, mas a questão do clima, eu já vou esclarecer por aqui.

Ir a Torres del Paine é, de fato, uma experiência incrível, mas para quem está com a grana curta ou sem tempo, o passeio de um dia já lhe deixa conhecer a exuberância do lugar.

Entenda um pouco do Parque

O Torres del Paine foi criado em 1959 com o nome de Parque Nacional de Turismo Lago Grey, mas logo depois o nome foi alterado para como é hoje.

Reconhecido como Reserva da Biofesra pela Unesco, ganhou mais importância e relevância mundial. Desde então, ações de preservação e da relação dos visitantes com o parque têm sido cada vez melhoradas, a fim de garantir o equilíbrio perfeito. Atualmente, o Parque recebe cerca de 160.000 visitantes por ano.

Eu  visitei Torres del Paine no mês de setembro  e passei quatro dias dentro do Parque. Nos três primeiros dias, o tempo ficou fechado e fazia bastante frio. No terceiro dia, para minha sorte, o clima mudou completamente e o sol apareceu.

Quando ir a Torres del Paine

Quando ir a Torres del Paine

Torres del Paine é uma cadeira de montanhas a quase três mil metros de altura que surge em meio as nuvens, no alto dos vales da Patagônia chilena. Com essa localização peculiar e especial, o clima por aqui também segue estas características.

Para escolher quando ir a Torres del Paine, é preciso saber que, além da previsão do tempo, é importante considerar a movimentação do ar por aqui. Mesmo no verão, o vento – ainda gelado – pode chegar a 120 quilômetros por hora, fazendo a sensação térmica cair bastante.

Para consultar a movimentação climática do meu destino, eu uso o Windguru, que mostra também a velocidade dos ventos.

Verão

A estação mais quente por aqui vai de dezembro a março. Se você escolher ir a Torres del Paine no verão, irá aproveitar dias longos e temperaturas mais amenas. O termômetro varia entre 13 e 20 graus, mas é nesse período que os ventos assustam.

A maior vantagem dessa estação é ter o sol brilhando por mais tempo, dando mais chance de fazer passeios e, para quem quer se aventurar em caminhadas e trekkings mais longos, a luminosidade faz diferença.

Inverno

O frio intenso chega entre junho e agosto, e a neve toma conta do Parque. No início da estação, ainda é possível caminhar pelas montanhas. Porém, quando a neve aumenta, fica mais difícil enfrentar o frio.

Nessa época, os turistas acabam aproveitando mais a gastronomia local e os vinhos, já que, com a temperatura beirando o zero grau e flocos de neve caindo lá fora, fica difícil resistir a um bom vinho em frente à lareira.

A vantagem de ir a Torres del Paine no inverno é que o número de pessoas é muito menor. Ainda assim, é preciso considerar que, devido à grande quantidade de neve, nem todos os passeios podem ser feitos.

Quando ir a Torres del Paine

Outono e Primavera

As chamadas meias-estações vão de abril a maio e setembro a novembro. Elas são as melhores épocas para ir a Torres del Paine, porque, nos dois períodos, as temperaturas estão mais amenas, facilitando o deslocamento e os passeios pela região.

No outono, os tons amarelados deixam a paisagem especial e o pôr do sol é considerado o mais bonito. Mesmo essa sendo a estação que mais chove. Durante a primavera, a neve acaba de sumir e as flores colorem a região. Nesses períodos, as temperaturas variam de 11 a 15 graus.

Veja todos os posts sobre as Torres del Paine

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

6 Comentários

  1. Avatar

    Olá Altier!, Parabéns pelo conteúdo do seu blog, legal as fotos. Uma dúvida, pesquisei sobre a patagônia, e vários lugares recomendam ir para patagônia até março, gostaria de saber sua opinião, estou querendo aproveitar as férias de abril desse ano(2020) para visitar o lugar, você recomendaria essa época, apesar de ter maior possibilidade de chuva? Você foi na época da primavera, conseguiu fazer alguma trilha no período que estava chuvoso? Tem muitas restrições na época de meias-estações?

    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi, Rose.

      Eu fui em setembro e peguei muitos dias completamente nublados, com visibilidade muito ruim.
      Mas, claro, dei a sorte de ter dias claros e de sol.
      O tempo fora do verão é bem imprevisível meso, mas se você só tem essa data, tem que ir.
      O problema é que quando o tempo fecha e venta muito, as trilhas são suspensas.

      Um abraço.

  2. Avatar
    Priscilla Villela on

    Boa tarde Altier.
    Pretendo ir agora no final de setembro (Na verdade estou planejando e não tem nada decidido) e tenho alguma dúvidas. Primeiro se está mto tarde pra organizar uma viagem dessas e segundo que li em algumas páginas que em setembro é necessário ter um guia, realmente é necessário?
    Vc pegou tempestade de neve nesse período?
    Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi, Priscilla.

      Você deve estar falando do trekking, da caminhada de vários dias pelo Parque.
      Eu não fiz essa atividade.
      O tempo estava nublado, mas com pouca chuva e sem neve.

      Um abraço.

Escreva um comentário