Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Torres del Paine: a melhor época para sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Se você está decidindo quando ir a Torres del Paine, estas informações serão muito importantes para você não ter uma viagem frustrante. É que, nessa região, o clima é muito instável e muda drasticamente durante o ano.

O Parque Nacional Torres del Paine é a principal atração da Patagônia chilena e nos reserva experiências que mostram o quão poderosa é a natureza. Isso inclui chuva, ventos, neve e muitas variações climáticas.

Mas, escolhendo com cuidado, dá para aproveitar dias lindos e ensolarados, quando a paisagem revela sua real beleza.

→ Dicas práticas para visitar Torres del Paine

Conhecer Torres del Paine é, de fato, uma experiência incrível, mas para quem está com a grana curta ou sem tempo, o passeio de um dia já nos permite conhecer a exuberância do lugar.

BÁSICO DO PARQUE

O Torres del Paine foi criado em 1959 com o nome de Parque Nacional de Turismo Lago Grey, mas logo depois o nome foi alterado para como é hoje.

Reconhecido como Reserva da Biofesra pela Unesco, ganhou mais importância e relevância mundial. Desde então, ações de preservação e da relação dos visitantes com o parque têm sido cada vez melhoradas, a fim de garantir o equilíbrio perfeito.

Eu  visitei Torres del Paine no mês de setembro  e passei quatro dias dentro do Parque. Nos três primeiros dias, o tempo ficou fechado e fazia bastante frio. No terceiro dia, para minha sorte, o clima mudou completamente e o sol apareceu.

Quando ir a Torres del Paine

Torres del Paine é uma cadeia de montanhas com quase 3.000 mil metros de altura que surge em meio as nuvens, no alto dos vales da Patagônia chilena.

Com essa localização tão peculiar e especial, o clima também segue essas características.

Para escolher quando ir a Torres del Paine, é preciso saber que, além da previsão do tempo, é importante considerar a intensidade do vento.

Mesmo no verão, o vento – ainda gelado – pode chegar a 120 quilômetros por hora, fazendo a sensação térmica cair bastante.

VERÃO

A estação mais quente do ano vai de dezembro a março.

Se escolher conhecer Torres del Paine no verão, irá aproveitar dias longos e temperaturas mais amenas: o termômetro varia entre 13 e 20 graus, mas é nesse período que os ventos assustam.

A maior vantagem dessa estação é ter o sol brilhando por mais tempo, dando mais chance de fazer passeios e, para quem quer se aventurar em caminhadas e trekkings mais longos, a luminosidade faz diferença.

INVERNO

O frio intenso chega entre junho e agosto, e a neve toma conta do Parque.

No início da estação, ainda é possível caminhar pelas montanhas. Porém, quando a neve aumenta, fica mais difícil enfrentar o frio.

Nessa época, os turistas acabam aproveitando mais a gastronomia local e os vinhos, já que, com a temperatura beirando a zero e flocos de neve caindo lá fora, fica difícil resistir a um bom vinho em frente à lareira.

A vantagem de ir a Torres del Paine no inverno é que o número de pessoas é muito menor. Ainda assim, é preciso considerar que, devido à grande quantidade de neve, nem todos os passeios podem ser feitos.

PRIMAVERA E OUTONO

As chamadas meias-estações – primavera e outono – vão de abril a maio e setembro a novembro.

Elas são  as melhores épocas para ir a Torres del Paine,  porque, nos dois períodos, as temperaturas estão mais amenas, facilitando o deslocamento e os passeios pela região.

No outono, os tons amarelados deixam a paisagem especial e o pôr do sol é considerado o mais bonito,  mesmo essa sendo a estação que mais chove .

Durante a primavera, a neve acaba de sumir e as flores colorem a região. Nesses períodos, as temperaturas variam de 11 a 15 graus.

Onde ficar em Torres del Paine

Cercado por montanhas nevadas, lagos de azulados e geleiras que parecem não ter vim, Torres del Paine desafia nossa sensibilidade em todos os sentidos.

Então, se seu objetivo é apenas conhecer as principais partes do Parque, você consegue fazer isso em dois ou três dias. Neste caso, eu considero pegar um hotel aconchegante, com vista para as maravilhas do Parque, por isso, certamente, vai deixar sua viagem muito melhor.

→ Onde ficar em Punta Arenas

Se você faz parte do grupo de pessoas que viaja com o objetivo é explorar o parque acampando em várias áreas, saiba que há espaços delimitados para isso no Parque Nacional Torres del Paine: nas áreas de camping, há uma infraestrutura básica com banheiros e água potável, e o melhor é que você não paga nada para usar essas áreas.

Mas, se você não abre mão do conforto e não faz questão de ficar dentro do Parque, há opções boas e baratas em Puerto Natales. Isso eu mostro no fim deste texto.

Hotel Las Torres Patagônia

O Hotel Las Torres Patagônia fica dentro do Parque, no início da trilha “Mirador Las Torres”. Mas, se fazer longas caminhadas não estiver nos seus planos, você pode observar a paisagem no quentinho do seu quarto, com toda comodidade que merece.

Onde ficar em Torres del Paine

Ele é super bem organizado, tem funcionários incrivelmente prestativos e simpáticos, que ajudam muito e organizam uma grande variedade de passeios liderados por guias bem treinados, o que é importantíssimo para esta região.

Onde ficar em Torres del Paine

Os quartos são maravilhosos, amplos, decorados com leveza e muito confortáveis, sempre muito limpos e as janelas panorâmicas nos deixam dentro das melhores paisagem do Parque. O café da manhã é delicioso, farto, com frutas frescas e variedade de queijos locais – perfeito dar aquele pique no começo do dia!

Ecocamp Patagônia

Ecocamp Patagônia tem acomodações mais rústicas e é uma ótima opção para você ficar em Torres del Paine. Nele, você pode dormir em cúpulas sustentáveis ​​e fazer suas refeições olhando as fascinantes montanhas do Parque. Já pensou como é isso?

O acampamento oferece diversas atividades guiadas, incluindo visitas à Cueva del Milodon e aos atrativos de Torres del Paine. Estas atividades estão disponíveis por uma taxa extra, mas estão incluídas nos pacotes all inclusive – mínimo de três dias. O EcoCamp fica a cinco quilômetros da entrada Lagoa Amarga, uma das três entradas do Parque.

Os quartos são aquecidos – não há chances de sentir frio aqui dentro – e têm banheiros privativos ou compartilhados, lareira e varandas. Só tem uma coisa: mesmo sendo caro, é muito difícil encontrar uma vaga, então é preciso fazer a reserva com meses de antecedência.

Hotel Lago Grey

Eu escolhi o Hotel Lago Grey na primeira vez que fui a Torres del Paine, porque ele tem diárias mais próximas da minha realidade. O hotel tem quartos muito aconchegantes, com vista para o belíssimo Lago Grey e para Paine Grande, a montanha vizinha às Torres del Paine.

Onde ficar em Torres del Paine

O hotel é bom, mas tenho algumas ressalvas quanto ao atendimento: acho que os funcionários não foram com a minha cara e me trataram bem secamente. Paciência! Eles oferecem passeios, que dependem das condições climáticas para acontecer e que, também, não são baratos. Aliás, nada em Torres del Paine é baratinho.

Onde ficar em Torres del Paine

Além dos seus objetos pessoais, a minha dica é levar lanches para comer entre as refeições. Dentro do parque não há lojas ou mercados, então, para evitar pagar caro no restaurante do hotel é bom ter o básico na mochila.

Estância Cerro Guido

O Estância Cerro Guido fica fora do Parque – a 35 minutos de carro da entrada – e proporciona uma experiência incrível para quem gosta de viagens criativas, fora do tradicional. Isso já começa porque você vai ficar hospedado na casa da Estância, que foi adaptada para receber viajantes do mundo todo. Assim, você vai ter mais contato com o estilo de vida local.

A pousada opera no esquema all inclusive, com direto a café da manhã, almoço e jantar e uma atividade diária, que pode ser cavalgada, trilha e outras coisas, que acontecem no Cerro Guido, dentro da propriedade da pousada. Mas eles também organizam passeio ao parque, que devem ser pagos à parte.

Onde ficar em Torres del Paine

O restaurante merece um destaque especial, porque tudo é feito com produtos locais, cultivados por eles mesmos. Sem falar que, no almoço e no jantar, estão inclusos a entrada, o prato principal, a sobremesa e uma taça de vinho ou o tradicional pisco sour. Isso é maravilhoso, não acha?

Onde ficar em Torres del Paine

Tierra Patagônia Hotel & Spa

O Tierra Patagônia Hotel & Spa é inigualável. A começar pela arquitetura que prioriza madeira e vidro, e nos integra a toda a paisagem natural que está do lado de fora com muito conforto e comodidade.

Onde ficar em Torres del Paine

Os quartos são excelentes, com um tamanho bom e todos têm vista para as montanhas geladas. Decorados com móveis de design moderno, as camas são grandes, macias e o banheiro tem um chuveiro maravilhoso.

Tem uma piscina magnífica, serviços de SPA e atendimento super profissional, sempre muito elogiado. O restaurante tem um cardápio bem variado, inclusive com pratos regionais. A relação custo-benefício é uma das melhores.

Explora Patagônia

Explora Patagônia fica às margens do Lago Pehoé e opera no sistema all inclusive a partir de três noites. As diárias incluem traslado, refeições, bebidas e uma entre as mais de 40 opções de passeios pelo Parque.

Onde ficar em Torres del Paine

Todos os quartos têm vista para as Torres del Paine e para a cachoeira Salto Chico, camas grandes, super aconchegantes, travesseiro e roupas de cama de primeira linha e os banheiros são excelentes.

Onde ficar em Torres del Paine

A internet funciona bem nas áreas comuns e você ainda pode usar a piscina aquecida ou a sauna para relaxar. Eu também sugiro que você saboreie os pratos regionais do restaurante que funciona no hotel. Você vai notar que as diárias não são baratinhas, mas o custo benefício é interessante.

Onde ficar em Torres del Paine

Rio Serrano Hotel + SPA

O Rio Serrano Hotel + SPA é perfeito para quem quer aproveitar ao máximo o parque Torre Del Paine. Ele fica pertinho da entrada Rio Serrano e tem uma estrutura magnífica.

Os quartos são super confortáveis, com camas grandes e macias, os funcionários são muito simpáticos e atencioso. O Café da manhã tem muita variedade, assim como outras refeições servidas no restaurante do hotel, que é sempre muito elogiado.

Tem uma piscina maravilhosa com uma vista espetacular e serviços de SPA, como massagem e tratamentos estéticos, que devem ser pagos por fora. É, sem dúvida uma ótima escolha para ficar em Torres del Paine.

Patagônia Camp

Outra excelente opção para ficar em Torres del Paine é o Patagônia Camp. Ele é um dos meus favoritos e esbanja conforto em tendas muito luxuosas e com vista para o Lago Toro e para a Cordilheira Paine. Tudo isso com uma preocupação ambiental incrível, como você vai poder conferir.

Onde ficar em Torres del Paine

Você pode escolher se hospedar no esquema all inclusive, que inclui comidas, bebidas, traslado e 12 opções de passeios com guia, ou com diárias normais – tem que avaliar sua necessidade e o quanto pode gastar.

Onde ficar em Torres del Paine

O hotel tem internet e banheiras de hidromassagem nos quartos. No almoço ou no jantar, você pode experimentar delícias regionais, como o cordeiro de Magalhães, além de vinhos chilenos da melhor qualidade – o dono do hotel também tem uma vinícola.

Onde ficar em Torres del Paine

Hotel del Paine

O Hotel del Paine é muito aconchegante e a localização em relação ao Parque é ótima: cravado num lugar mágico, é um lugar extremamente romântico, excelente para para casais em lua de mel, ou que apenas querem comemora uma data especial.

Os amantes da natureza e quem gosta de fotografar paisagem também vão adorar, porque é um lugar mais lindo que o outro. E como fica relativamente perto da entrada do Parque, dá para passar o dia lá e voltar para dormir no hotel.

Pampa Lodge, Quincho & Caballos

Torres del Paine é um lugar mágico e, apesar de ficar fora do Parque, vale muito a pena se hospedar no Pampa Lodge, Quincho & Caballos para poder aproveitar melhor os dias e viver uma experiência mais completa, sentindo como é a vida em um lugar como este.

Onde ficar em Torres del Paine

O café da manhã é maravilhoso, o atendimento é super atenciosos e os quartos são ótimos, com camas grandes e vista maravilhosa. A internet não funciona muito bem nos quartos, é verdade, mas, se quiser, é só ir até uma das áreas comuns. Aí, você aproveita para interagir com outros viajantes, o que acha?

Onde ficar em Torres del Paine

O restaurante que funciona ao lado do hotel é sensacional, com pratos muito bons. Eu recomendo o salmão patagônico, o verdadeiro salmão chileno, que é maravilhoso. É uma excelente opção para ficar em Torres del Paine.

Onde ficar em Torres del Paine

Pampa Hostel

Uma opção para quem quer ficar em Torres del Paine sem gastar muito é o Pampa Hostel. Ele é realmente incrível, mas só tem um problema: conseguir uma vaga é a coisa mais difícil do mundo. Então, você já sabe que é preciso se planejar com bastante antecedência. Certo?

Todos os quartos têm varanda com vista para a montanha, o banheiro compartilhado é limpo, a internet funciona de verdade e o café da manhã é farto e muito elogiado. Entendeu porque a concorrência é tensa, né? Se você gosta de animais, pode dar uma volta nos cavalos do hostel.

Outra informação importante é que preço da diária não é baratinho, como a gente encontra em hostels por aí, mas o que o este oferece de experiência o faz simplesmente ser especial. Infelizmente, não há cozinha que os hóspedes podem usar.

Acampamentos em Torres del Paine

Sim, é possível se hospedar em Torres del Paine sem pagar nada. Só que, para isso, você precisa se organizar. É que a administração do Parque tem três áreas públicas onde o camping é permitido, e para usá-las você deve fazer sua reserva com antecedência.

O primeiro passo é acessar o site de reservas e escolher onde deseja ficar. Os agendamentos são pessoais e não poderão ser usadas por outras pessoas, caso você desista. Além disso, o sistema só permite reservar uma noite em cada acampamento. Isso acontece porque a busca e o volume de visitantes é bem grande.

Os acampamentos públicos de Torres del Paine são o Paso, que fica na ponta ocidental do Circuito W, o Italiano, na região central, e o Torres, na parte oriental do mesmo circuito.

Há outros acampamentos que ficam espalhados pelas duas trilhas principais do parque: a W, que tem 76 quilômetros, e que pode ser percorrida em quatro dias, e a O, com quase 93 quilômetros, que pode ser feita em sete dias.

Acampamentos e refúgios pagos

Se, por acaso, você não conseguir um lugar para pernoitar, ainda há chance de encontrar um refúgio ou acampamento em Torres del Paine. As duas empresas que oferecem esse tipo de acomodação são a Fantástico Sur e a Vértice Patagonia, ambas indicadas pela administração do Parque.

Nos refúgios, que são bastante semelhantes a hostels, os quartos são compartilhados, equipados com beliches e têm capacidade para seis ou oito pessoas, variando de acordo com cada unidade. Todos os banheiros são compartilhados, e as refeições não estão incluídas nas reservas, devendo ser solicitadas à parte.

Nos acampamentos, você poderá alugar barraca, saco de dormir, isolante térmico para uso entre o piso e outros equipamentos. Entretanto, é muito importante fazer a reserva de tudo com bastante antecedência.

Não é permitido cozinhar dentro dos refúgios. Se quiser preparar sua própria comida, você poderá utilizar as cozinhas instaladas nos acampamentos.

Onde ficar em Puerto Natales

Quem não puder gastar uma pequena fortuna ficando dentro do Parque ou em um dos hotéis dos arredores, é possível ficar em Puerto Natales, cidade a 110 quilômetros, onde há várias opções de hospedagem com preços infinitamente melhores.

Só que, escolher um lugar para ficar na cidade só é interessante se você estiver de carro, o que facilita muito a viagem. Mesmo assim, não há como comparar a experiência de ficar dentro do Parque com a de dormir em Puerto Natales. Eu fiz as duas coisas e posso dizer que vale muito a pena ficar na região das Torres del Paine.

Se você não puder de forma alguma ficar dentro do Parque e ainda estiver sem carro, tudo bem! Em Puerto Natales você vai contratar os passeios que vão lhe conduzir às Torres e também dá para ir de ônibus.

Além disso, a cidade tem boas opções de restaurantes, mercados e lojinhas que nos suprem nas necessidades diárias e ajudam a economizar umas pratas.

Em Puerto Natales, eu indico o Patagonia Swiss House.

Patagonia Swiss House

Eu me hospedei na Patagonia Swiss House. Ela é um pousadinha muito acolhedora que fica muito bem localizada, perto do Centrinho de Puerto Natales, onde estão vários comércios e agências de passeios, que com certeza você vai precisar.

Onde ficar em Torres del Paine

O atendimento do dono é super agradável. Eu me lembro que acordava todos os dias sentindo o cheiro dos pães que ele mesmo fazia e assava para servir no café da manhã. Não sei você, mas eu valorizo muito coisas simples assim, porque, no final de tudo, são essas memórias que ficam, né?

Os quartos são muito confortáveis, limpos e sempre muito cheirosos. Espaçosos, acomodam muito bem até três pessoas. É uma das melhores opções da cidade no quesito custo-benefício. Pode conferir!

Onde ficar em Torres del Paine

Faixas de preço em Torres del Paine

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Torres del Paine.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem do Parqure.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de maio de 2023, as autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia.

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Olá!
    Parabéns pelo blog. Adorei!
    Uma pergunta … estou querendo levar meus filhos 5 e 10 anos. Acha que é possivel eles fazerem as trilhas ?
    Estou querendo ir no final de Outubro.
    Obrigada

  2. 0i, Maria.

    Voando até Punta Arenas e, depois de carro até Puerto Natales, de onde você segue viagem de carro.

    Um abraço.

  3. Oi, Rose.

    Eu fui em setembro e peguei muitos dias completamente nublados, com visibilidade muito ruim.
    Mas, claro, dei a sorte de ter dias claros e de sol.
    O tempo fora do verão é bem imprevisível meso, mas se você só tem essa data, tem que ir.
    O problema é que quando o tempo fecha e venta muito, as trilhas são suspensas.

    Um abraço.

  4. Olá Altier!, Parabéns pelo conteúdo do seu blog, legal as fotos. Uma dúvida, pesquisei sobre a patagônia, e vários lugares recomendam ir para patagônia até março, gostaria de saber sua opinião, estou querendo aproveitar as férias de abril desse ano(2020) para visitar o lugar, você recomendaria essa época, apesar de ter maior possibilidade de chuva? Você foi na época da primavera, conseguiu fazer alguma trilha no período que estava chuvoso? Tem muitas restrições na época de meias-estações?

    Obrigada!

  5. Oi, Priscilla.

    Você deve estar falando do trekking, da caminhada de vários dias pelo Parque.
    Eu não fiz essa atividade.
    O tempo estava nublado, mas com pouca chuva e sem neve.

    Um abraço.

  6. Boa tarde Altier.
    Pretendo ir agora no final de setembro (Na verdade estou planejando e não tem nada decidido) e tenho alguma dúvidas. Primeiro se está mto tarde pra organizar uma viagem dessas e segundo que li em algumas páginas que em setembro é necessário ter um guia, realmente é necessário?
    Vc pegou tempestade de neve nesse período?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *