Para quem está com pouco tempo – ou se a grana estiver curta –, eu indico fazer um bate-volta em Torres del Paine saindo de Puerto Natales, no Chile.
Uma das principais atrações da Patagônia chilena é o Parque Nacional Torres del Paine. Ele fica a 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales e tem 240 mil hectares.
O Parque foi criado em 1950 e, atualmente, é reconhecido como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Antes de começar a viagem
Antes de explicar qualquer outra coisa, eu preciso dizer que, para visitar Torres del Paine, é necessário estar preparado em vários aspectos.
Para começar, você precisa aceitar que quem governa é o clima. Então, pode ser que você não tenha a sorte de ver as torres, mesmo que passe uma semana inteira dentro do Parque.
Além disso, você deverá estar equipado adequadamente com as roupas certas e alguns acessórios que poderão ajudar a ter uma experiência melhor.
Muitos viajantes que não vão fazer o trekking em Torres del Paine, percorrendo os circuitos “W” ou “O” escolhem o passeio de um dia inteiro. Nessa opção, você visita os principais pontos de contemplação do Parque.
Certamente, é a maneira mais econômica de conhecer um pouco de toda a exuberante paisagem desse lugar, mas há dois fatores que você deve levar em conta: se o clima não estiver propício, pode ser que você não veja as montanhas geladas e muito menos as Torres, e tudo o que você for fazer nesse dia terá tempo cronometrado.
Logo, esqueça aquelas caminhadas despretensiosas e aquele papo divertido com vista para as belezas do Parque. Sabendo disso, embarque para o bate-volta em Torres del Paine e seja feliz.
Torres del Paine é muito procurado por amantes do trekking. No Parque, existem várias trilhas de curta distância que qualquer pessoa pode fazer, mas há dois circuitos clássicos que exigem preparação e organização específicas.
O Circuito W tem 76 quilômetros e pode ser feito entre quatro e seis dias. Ele passa por três atrações muito populares do Parque: o Glaciar Grey, o Vale Britânico e o Mirante Torres. Ele ganhou esse nome porque o trajeto se assemelha com a letra “W”.
O Circuito O tem quase quase 93 quilômetros, é circular e contorna o Macizo de Paine Grande. Para concluir o percurso são necessários, no mínimo, oito dias. Além de passar pelos mesmos lugares do Circuito W, ele chega a outros pontos mais distantes, como a Lagoa Dickson, o Glaciar Los Perros e o passo John Garner.
Roteiro do bate-volta em Torres del Paine
Geralmente, os passeios fazem uma parada inicial na Cueva del Milodón, um Monumento Natural que vale muito a pena ser visitado.
Nesse lugar, foram encontrados restos do milodonte, um animal pré-histórico que habitou essa área há alguns milênios.
Além disso, há vestígios de que os primeiros homens encontrados nessa parte da América tenham usado a caverna como habitação.
→ Como é visitar a Cueva del Milodón
Depois da visita, que dura uns 30 minutos, é feita uma parada no Cerro Castillo para comprar algo de comer e beber. Se precisar de alguma coisa, aproveite porque essa é a última parada antes do Parque.
Alguns quilômetros depois, mesmo antes de entrar nos limites da área considerada ambientalmente protegida, já é possível ver guanacos, ñandus e condores com mais frequência. Eles dão um sinal de que essa terra pertence a eles.
Avançando na estrada, de longe dá para ver parte das formações rochosas que dão nome ao Parque. O veículo se aproxima um pouco mais e para às margens da Laguna Amarga, que fica de frente para as Torres del Paine e, em um dia de céu aberto, é possível contemplar sua plenitude.
A entrada na área do Parque é feita pela Portería Laguna Amarga, a principal. É nela onde compramos o tíquete e recebemos um mapa e as instruções básicas.
Não muito longe dela fica Salto Paine, uma queda d’água que escorre do Lago Nordenskjöld. Numa caminha curta, dá para chegar até um local de onde é possível ter uma visão melhor da montanha Los Cuernos, um dos cartões-postais do Parque.
São cerca de 40 minutos nesse lugar, tempo suficiente para tirar fotos, contemplar a natureza e almoçar: na verdade comer atum com pão árabe, acompanhado de suco de caixinha – a refeição que eu tinha preparado no dia anterior, já que não há mercados ou lanchonetes dentro do Parque e, restaurantes, somente os de dentro dos hotéis.
O Lago Pehoé, que tem uma pequena ilha onde está um dos hotéis mais caros do Parque, fica a poucos minutos de carro. A paisagem é sensacional e não é exagero dizer que é um conjunto que traduz perfeição.
A última parada do bate-volta em Torres del Paine é no Lago Grey, de onde é possível ver uma pequena porção do Glaciar Grey, que já ocupou toda essa área há alguns milênios.
É incrível observar os blocos de gelo soltos no lago, o vaivém das pequenas ondas e a monumental montanha Paine Grande, a mais alta de todas em Torres del Paine.
Dicas para o bate-volta em Torres del Paine
QUANTO CUSTA
A entrada para o Parque Nacional Torres del Paine custa CLP 26.000 e é válida por três dias, mas, para isso, você deve avisar à administração sobre sua intenção de voltar, pois eles vão carimbar seu tíquete e você deverá assiná-lo.
Guarde seu tíquete, já que eles podem solicitá-lo a qualquer momento.
Para permanecer mais de três dias no Parque, o valor da entrada sobe para CLP 36.400. Crianças de até 11 anos não pagam, adolescente de 12 a 17 anos pagam CLP 13.000.
O passeio de um dia em Torres del Paine custa CLP 35.000.
Há várias opções de empresas que fazem este passeio saindo de Purto Natales. Eu contratei um guia indicado pelo dona da Patagonia Swiss House, a pousada que fiquei em Puerto Natales.
QUANDO IR
Evite ir no inverno quando o frio é insuportável e a chuva e a neve são constantes.
A temporada de visitas começa em setembro, mas os melhores meses são entre novembro e janeiro quando o Parque fica bem movimentado.
A estação mais quente vai de dezembro a março. Se você escolher conhecer Torres del Paine no verão, irá aproveitar dias longos e temperaturas mais amenas. O termômetro varia entre 13 e 20 graus, mas é nesse período que os ventos assustam.
A maior vantagem dessa estação é ter o sol brilhando por mais tempo, dando mais chance de fazer passeios e, para quem quer se aventurar em caminhadas e trekkings mais longos, a luminosidade faz diferença.
→ Quando ir a Torres del Paine
O frio intenso chega entre junho e agosto, e a neve toma conta do Parque. No início da estação, ainda é possível caminhar pelas montanhas. Porém, quando a neve aumenta, fica mais difícil enfrentar temperaturas próximas a zero grau.
A vantagem de ir a Torres del Paine no inverno é que o número de pessoas é muito menor. Ainda assim, é preciso considerar que, devido à grande quantidade de neve, nem todos os passeios podem ser feitos.
As chamadas meias-estações – primavera e abril – vão de abril a maio e de setembro a novembro. Elas são as melhores épocas para ir a Torres del Paine , porque, nos dois períodos, as temperaturas estão mais amenas, facilitando o deslocamento e os passeios pela região.
No outono, os tons amarelados deixam a paisagem especial e o pôr do sol é considerado o mais bonito do ano, mesmo sendo a estação que mais chove. Durante a primavera, a neve acaba de sumir e as flores colorem a região. Nesses períodos, as temperaturas variam de 11 a 15 graus.
COMO CHEGAR
A principal porta de entrada e base para o Parque Nacional Torres del Paine é a cidade de Puerto Natales. Para chegar a ela, você precisará voar até a capital do país, Santiago, pousando no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL).
Depois, é preciso chegar a Punta Arenas. A viagem, saindo da capital chilena, demora pouco mais de quatro horas em um avião. O Aeroporto Internacional Carlos Ibánez del Campo (PUQ), em Punta Arenas, é o mais próximo de Puerto Natales.
→ Como chegar a Torres del Paine
De Punta Arenas até Puerto Natales, você irá se deslocar 250 quilômetros, numa viagem que dura cerca de três horas, por terra. As principais empresas de ônibus são Buses Fernandez, Buses Pacheco e Bus Sur.
Em Puerto Natales, você pode pegar um ônibus com uma das várias empresas na rodoviária com destino ao Parque. Duas delas são a Pullman Tours e a Buses Gomez.
COMIDA
Independentemente de quanto tempo você vai ficar no Parque, um conselho que dou é levar comida. Não há lojas, bares ou restaurantes dentro do Parque, a não ser nos hotéis que são caríssimos.
Fora de Torres del Paine, a última chance de comprar algo é na parada do Cerro Castilho, mas a melhor opção é mesmo fazer umas comprinhas no supermercado, em Puerto Natales.
O Unimac tem preços bem interessantes e muitas opções. Eu levei atum enlatado, pão árabe, suco de caixinha individual e biscoitos.
ROUPA DE FRIO
Esteja preparado para o frio quando for visitar Torres del Paine. O ideal é usar agasalhos no estilo de camadas, de modo que você possa tirá-los à medida que caminha e que seu corpo se aquece. Uma segunda pele, um casaco intermediário e um impermeável completam as três camadas.
O mesmo vale para as pernas. Use sapatos de trekking – ou equivalentes – que sejam impermeáveis e confortáveis. Leve um par de luvas, gorros e o que achar conveniente para se proteger.
PELE E OLHOS
Mesmo com o dia nublado jamais se esqueça do protetor solar. Nessa área, a incidência dos raios ultravioleta é maior do que estamos acostumados, e qualquer descuido pode resultar em queimaduras sérias. Proteja também os olhos usando óculos de sol.
Olá, Altier!
Muito obrigada por todas as dicas!
Fiquei apenas com umas dúvida.. O carro você alugou ou era do seu guia e esse transporte fez parte da contratação do guia mesmo?
O roteiro foi você que escolheu ou seu guia pré determinou os pontos que iriam visitar/parar?
Acha que pode desfrutar mais das belezas do parque fazendo assim com um guia do que naqueles passeios full day oferecido por agências, né?!
Muito obrigada!
Oi, Juliana.
O carro era do guia.
O roteiro é definido por ele com os pontos mais emblemáticos do Parque.
Eu já tinha ficado outros dias dento do Parque e, mesmo assim, achei que valeu muito a pena.
Recomendo.
Um abraço.
Olá Alter
Parabéns pelo blog e descrição dos detalhes. Estarei chegando na manhã do dia 01/01/2019 em Punta Arenas. Minha intenção era alugar um carro e ir para Puerto Natalis, porém como é feriado as locadoras estão fechadas desta forma penso em pernoitar em P. Arenas. Acha que num feriado deste teria algo interessante pra fazer em Punta Arenas?
Desde já agradeço,
Rooney
Você pode ver as minhas dicas aqui, Rooney: https://www.penaestrada.blog.br/o-que-fazer-em-punta-arenas/
Um abraço e ótima viagem.
Olá, tenho uma dúvida: o preço de 18.000 pesos chilenos para entrar no parque é por carro ou por pessoa? Vamos passar por lá no caminho entre Punta Arenas e El Calafate.
Obrigada
Sim, é por pessoa, Camila.
Um abraço.
Oi, Altier!
Estou lendo todas as dicas e tô adorando! Vou pra Puerto Natales no dia 23 de outubro. Antes vou pro Atacama, paro em Santiago e aí Puerto N. Se tiver dicas pra estes lugares agradeço. Então posso pegar um ônibus no terminal e ir sozinha e sem guia pra Torres del Paine? Os preços estão de chorar! Alguma dica sobre os passeios de barco? Obrigada! 🙂
Oi, Rosely.
Sim, você pode ir, mas o problema é andar la dentro. É tudo muito longe.
Não sei exatamente o que você está planejando.
Um abraço.
É um sonho na minha lista de prioridades conhecer esse famoso parque mundialmente, as fotos tornam esse desejo ainda mais forte a cada dia.Se Deus quiser ainda vou presenciar esse belo visual, que lugar fantástico e fora do comum de tão bonito que é…!!!!
Isso mesmo, Andy.
Continue sonhando com este lugar, porque vale a pena.
Um abraço.
Olá, Altier.
Primeiramente agradeço por compartilhar suas experiências de forma tão dedicada e detalhada.
Gostaria de saber se é arriscado deixar para fazer as reservas para o passeio de um dia no parque e, principalmente, para o passeio de um dia específico para a base das torres por trilha. Os valores que encontrei para o último (na lista disponibilizada no link da matéria) não são muito convidativos (150-160 USD).
Iremos em março e já não há vagas (de preço acessível) nos refúgios tampouco vaga nos campings gratuitos, portanto pernoitaremos em Puerto Natales.
Obrigado.
Oi, Cícero.
Eu fiz a reserva no dia anterior, em Puerto Natales. Acho que você consegue fazer isso também.
Realmente, os preços para reservas online ficam um pouco mais caros.
Um abraço.
Ola Altier.
Todos os passeios dentro do parque necessitam de guia?
Oi, Glaucy.
Não necessariamente todos, mas como o Parque é muito grande, você acaba economizando tempo estando acompanhado de alguém que conhece bem o local.
Um abraço.
Oi, Altier! Parabéns pelo blog.
A partir de fevereiro estarei embarcando numa volta ao mundo com a minha filha de 1 ano. Vamos começar pelo Chile. As caminhadas são intensas até os pontos? De carro e tranquilo? Ou paramos o carro e se faz uma trilha de 20/30/40 mim até cada lago?
O ideal seria ficar quantos dias e fazer qtos Passeios por Puerto Natales? Como não tenho pressa, e estou com criança, estou num esquema mais slow travel.
Mto obrigada!
Oi, Carol.
Nesse passeio não há muita caminhada. Os trajetos são curtos, de dez a quinze minutos. Se quiser, claro, você poderá fazer caminhadas mais longas. Mas nessa proposta, não.
Assim fica melhor para ela. 🙂
Um abraço.
Oi Altier, excelente relato, obrigada!
Estou indo ao Chile no natal e estou pensando em dar uma esticada até Puerto Varas, será que 3 dias são suficientes? E este passeio de um dia em Torres del Paine dá certo com uma criança de 3 anos e 11 meses?
Abraços!
Oi, Renata.
Primeiro, obrigado!
Eu ainda não estive em Puerto Varas e, por isso, não consigo lhe ajudar.
Sobre o passeio de um dia em Torres del Paine, dá sim. Só proteja a criança do frio e dos raios solares. Leve, também, comida e água.
Um abraço.
Colega, Boa Noite!
Estou indo para Torres Del Paine na próxima semana e estou com um pouco de dificuldade em agendar meus passeios em Puerto Natales. Vamos ficar em Puerto Natales 5 dias, sendo que uma noite dormirei em um hotel dentro do parque.
Por outro lado ouvi dizer que não vale muito a pena agendar com muita antecedência por conta das condições climáticas. Procede?
Obrigado desde já!
Luiz
Sim, procede, Luiz.
Tudo depende de como estará o clima quando você chegar lá.
Fazer as reservas dos hotéis ou acampamentos é o mais importante.
Veja:
1. https://www.penaestrada.blog.br/acampamentos-em-torres-del-paine/
2. https://www.penaestrada.blog.br/onde-se-hospedar-em-torres-del-paine/
Um abraço.
Olá Altier,
Adorei o relato, está de parabéns!
Estou planejando um mochilão pela America do Sul, em novembro, e El Calafate está em minha lista mas estou pensando se incluo Pueto Natales, por isso gostaria de saber se há empresas que fazem o passeio a Torres del Paine por El Calafate ou se é melhor ir a Puerto Natales para poder fazer o passeio?
Um grande abraço.
Oi, Bruno.
Como não fui a El Calafate, não saberia lhe informar. ;/
Um abraço.
Olá Altier, adorei seu relato e fiquei babando com as fotos. Eu adoraria conhecer esse lugar junto com minha família. Você acha que esse passeio de um dia pode ser feito por crianças de 9 e 11 anos. Um abraço.
Oi, Sandra.
Sim, é tranquilo para as crianças. Não há caminhadas longas ou agressivas.
Só tome cuidado com o frio e, mesmo assim, use protetor solar.
Um abraço.
Oi, Altier! Muito obrigada pelos seus relatos, foram bastante úteis para me ajudar com o planejamento. 🙂
Eu terei apenas dois dias em Puerto Natales, sendo um reservado para o Parque. Porém, ainda não decidi entre pegar o tour de um dia ou ir de ônibus e fazer por conta própria. Assim como o Guilherme, acima, eu gostaria bastante de ir até a base das torres. Vi alguns relatos de quem tenha ido, ocupando o dia todo. Você acha que seria mais vantajoso eu pegar o tour e conhecer melhor o parque, ou investir apenas na caminhada até as torres? A sua foto cuja legenda é “A famosas Torres del Paine.” foi tirada do Mirador de Las Torres? Muito obrigada!!
Oi, Andrea.
Difícil sua pergunta. Se o seu sonho é chegar aos pés das Torres, faça isso. Mas é importante saber que nem todos os dias elas estão visíveis. Isso depende muito do clima no dia.
Imagina caminhar um dia inteiro e não ver o que deseja? Esteja preparada para não se frustrar.
Sim, a foto foi tirada do mirante. 😉
Um abraço.
Amigo, boa noite.
Primeiro parabéns pelo blog e fotos!!
Estou pensando em fazer essa viagem em Dezembro, e montei um pequeno roteiro, será que é possível fazer tudo entre 20 e 25 dias?
Fui montando o roteiro através de blogs e relatos do pessoal e calculando a km pelo google.
No total deu um trajeto de 12 mil km ida/volta.
SP – Ushuia
Ushuia – Puerto Natales(Chile)
Puerto Natales – Torres de Paine
Torres de Paine – El Calafate
El Calafate – El Chalten
El Chalten – Bariloche
Bariloche – San Martín de los Andes
San Martín de los Andes – Buenos Aires
Buenos Aires – Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu – SP
Grande abraço
Oi, Felipe.
Você não falou qual meio de transporte vai usar. Mas, de qualquer forma, será corrido demais. Talvez cortando alguns destinos você aproveite melhor as paisagens, as cidades e claro, a sua própria viagem como um todo.
Um abraço.
Oi, tudo bem? Adorei as dicas!!!
Qual época é melhor pra visitar Torres del Paine.
Estou pensando em ir em Maio, é um bom mês?
Obrigada! =)
Oi, Liliam.
Você vai pegar o outono, uma época bastante agradável, mas com ventos fortes e gelados. O céu deve estar claro e você vai aproveitar bastante.
Um abraço.
Olá, estou indo pra El Calafate no final do mês, e estou pensando em alugar um carro lá e ir até Torres Del Paine, eu não queria contratar agência… gostaria de saber se vale a pena e se você sabe me dizer se a tarifação é muito alta para atravessar a fronteira com carro alugado.
obrigada.
Oi, Keyla.
Sempre vale a pena ir a Torres del Paine.
Se quiser saber a cotação do aluguel de carro, use este site: http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=penaestrada%20%20
Um abraço.
Olá! tudo bem? estou indo para El calafate em janeiro, porém como o orçamento é contado, estou em duvida entre fazer o passeio full day em torres del paine ou em el chaten. Vc teria alguma dica para me decidir??
Obrigadaa
Claudia,
Já que você estará na Argentina, sugiro fazer o El Chatén e deixar o Torres del Paine para outra viagem.
Um abraço. 😉
Olá, bom dia! Poderia passar o contato do guia do passeio Torres del Paine indicado pelo hostel Casa Cecília.
Abs
Oi Renato,
Infelizmente eu não tenho o contato direto. Só por meio do hostel.
Um abraço.
Fiz o passeio Full Day em Set de 2014 a partir de El Calafate. Apesar de ser fim de inverno, neve derretendo e um pouco de clima nublado, o passeio é excelente! Gostei tanto daquele lugar que voltarei agora na segunda quinzena de novembro! Espero pegar outra cor na paisagem!!
Show de bola o artigo! Abraço.
Oi Rogério,
Eu fiquei três dias dentro do Parque e somente no último o sol apareceu. Valeu a pena!
Um abraço.
Ola amigo, estou planejando ir no começo de janeiro. É minha primeira viagem, vou com minha namorada. Nao queria ter que gastar com hotel la nas torres, pois é muito caro. em puerto natales existe alguma agencia q faça o passeio das torres em um dia, tipo bate e volta?
Oi Guilherme,
Eu não sei se você leu o texto, porque é exatamente isso que eu explico.
Um abraço.
Acho que você não entendeu… eu queria ir ate as Torres, até à base delas; O seu passeio, pelo que você retratou aqui, você viu as Torres apenas de longe.
Oi Guilherme,
Então, com você deve imaginar, não há como chegar à base das Torres de carro. É preciso caminhar bastante, dependendo do ponto de onde você estiver. Eu realmente não sei lhe informar se é possível fazer o passeio todo em um dia só. Vi que há opções assim para quem já está dentro do Parque.
Espero ter ajudado. Um abraço.
Entendi!! obrigado amigo
Oi, Guilherme! Você chegou a fazer o passeio até as bases? Como foi? Foi por conta própria ou agência?
Abraco!
Olá, muito interessante visitar este parque, mas fico pensando: Podem rir de mim, mas e a vontade de ir ao banheiro? nestes lugares retirados,já que o passeio dura um dia inteiro?
Eu ri, Lilian. Confesso. 🙂
No Parque há alguns pontos de apoio com banheiros. Fique tranquila!
Um abraço.
Olá Altier, chegando em El Calafate eu consigo fácil agendar com alguma agência o Full Day para Torres Del Paine, ou é melhor sair do Brasil com tudo certo?! Irei em setembro pra El Calafate.
Obrigada
Oi Fabiola,
Sem dúvida é melhor sair com tudo certo, né? Lá você vai poder aproveitar melhor suas horas, sem se preocupar em encontrar uma agência.
Veja aqui ótimas opções de passeios na região: https://goo.gl/6UHynP
Um abraço.
Olá Altier!
Pelo que li, você contratou um Guia, acha que dá pra fazer indo de carro e parando? Conseguimos fazer vendo o mapa do parque?
Dá sim, Maria. Se estiver de carro é tranquilo.
Um abraço.
Olá! Estou indo para torres no final de março. Você sabe se é possível fazer o circuito W saindo de puerto Natales ou tem que ficar hospedado no parque? Além disso, vc sabe se é possível chegar lá e reservar os refúgios (e é mais barato) ou é melhor fazer isso do Brasil?
Oi Claudia,
Não sei se entendi sua pergunta.
Puerto Natalws está um pouco longe do Parque, a 110 quilômetros.
A cidade é a porta de entrada para o parque e, geralmente, quem faz o Circuito ‘W’ ou ‘O’ usa os abrigos do Parque para fazer o trekking.
Reservar com antecedência é sempre melhor.
Um abraço.
Amigo, estou indo de moto e chegarei lá no início de outubro. Gostaria de saber se é possível fazer esse passeio do full day de moto. Estava pensando em ficar uns 3 dias acampados lá. Oq você recomenda?
Rodrigo,
Pra ser sincero eu não vi nenhuma moto dentro do Parque. Talvez seja porque em Puerto Natales as pessoas não usam muito esse meio de transporte por causa do frio, mas é sim possível fazer o passeio de moto.
Aproveite!
Olá Altier,
Ótimas dicas a respeito do fullday para Torres. Eu pretendo agora em dezembro. Sabe se eles aceita peso Argentino ou outra moeda. Na fronteira Argentina/Chile eles cobram passaporte? Ou outro documento?
Oi Cristian,
Eles só aceitam Pesos Chilenos. Sim, você precisará apresentar o passaporte ou a carteira de identidade.
Um abraço.
Olá!
Não entendi um ponto sobre os preços. O passeio custa CLP 25.000 + CLP 18.000 da entrada do parque + CLP 20.000 de translado. Total de 63.000 CLP? É isso mesmo?
Obrigada!
Oi Yasmin,
O tour custa 25.000. A entrada custa 18.000. Os 20.000 é referente a uma empresa que faz o tour e eu não indico contratar. Está tudo explicadinho lá. 🙂
Um abraço.
Olá, Gostaria de entender quanto eu precisa trocar para pesos argentinos ou chilenos, pois me falaram que é necessário para ir no Torres del paine pesos chilenos. Gostaria de saber quanto vou gastar em dinheiro para poder trocar aqui no Brasil antes.
Pretendo ir de El calafate para o Del Paine. O que você me indica?
Obrigada!!
Difícil dizer quanto você vai gastar, hein, Marília.
Às vezes, eu não sei nem quanto eu mesmo vou gastar… rs
Um abraço.
Bom dia, gostei bastante das suas dicas. Pretendo ir ao parque Torres Del Paine com carro alugado. Será que dá para fazer este passeio sozinha ?
Oi Natalia,
Sim, dá pra fazer. As estrada são ótimas e você só vai precisar de um mapa. 🙂
Boa viagem!
Adorei as suas dicas e fotos, Altier. Estou indo para El Calafate semana que vem e quero muito visitar Torres del Paine. Abraços.
Oi Lucila,
Não perca essa oportunidade. Nem que seja por um dia, apenas, a visita vale muito a pena.
Um abraço!
Fiz esse passeio, mas saindo de El Calafate (‘sobrou’ um dia no roteiro… e por que nao? rs). Achei cansativo demais, mas a paisagem compensa!
O problema? Vivo com vontade de voltar lá pra fazer o W =)
Esse problema é simples de resolver, Camila. É só voltar. 🙂