A 25 quilômetros de Puerto Natales, no Chile, a Cueva del Milodón é uma imensa caverna onde foram encontradas evidências de que o homem já habitava essa região gelada há pelo menos 12 mil anos.
Com 30 metros de altura e mais de 200 de profundidade, esse monumento natural protegido pelo governo chileno é uma das boas atrações da região e vale a visita.
Além de entrar na caverna, a gente pode contemplar uma belíssima paisagem das montanhas nevadas e conhecer a figura que dá nome ao lugar: o milodón, que em português é milodonte.
Ele era uma espécie de preguiça gigante que viveu nessa região há cerca de dez mil anos. Com três metros de altura e pesando mais de 200 quilos, ele era herbívoro e habitou esta caverna.
Entretanto, estudiosos acreditam que a presença do homem e do milodón não aconteceram de forma simultânea.
Bem sinalizado e com trilhas delimitadas, o monumento tem uma infraestrutura excelente, a exemplo de outros parques e áreas preservadas do Chile.
Se quiser conhecer bem os atrativos desse lugar, você deve reservar pelo menos metade de um dia para ver todos seus atrativos.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
O que ver na Cueva del Milodón
Mirador
Localizado na cobertura da Cueva del Milodón, a partir desse mirante é possível ter uma vista espetacular do Fiorde Eberhard e das montanhas e geleiras que rodeiam a caverna.
Cueva del medio
Certamente essa foi uma das primeiras habitações do homem que viveu na região: arqueólogos encontraram evidências dessa ocupação e, a partir delas, descreveram como era a vida há cerca de onze mil anos.
Cueva Chica
Apesar de pequena, essa caverna surpreende por sua profundidade.
Localizada no monte Benitez, ela é cercada por uma área de floresta nativa, o que permite ao visitante imaginar com era a região bem antes da chegada dos invasores espanhóis: dá para ver os rastros deixados pelos glaciares.
Silla del Diablo
Os antigos moradores da Patagônia chilena diziam que o Belzebu costumava se sentar sobre esta formação rochosa para apreciar a beleza da região.
Como visitar a Cueva del Milodón
Quando ir
A Cueva del Milodón abre de segunda a domingo, das 8h às 18h.
Quanto custa
A entrada para estrangeiros custa CLP 8.400. Crianças de até 11 anos não pagam e adolescentes de até 17 anos pagam CLP 4.200. O pagamento é feito exclusivamente em pesos chilenos.
Como chegar
A Cueva del Molodón fica a 25 quilômetros de Puerto Natales.
Para chegar a ela, siga pela Ruta 9, no sentido para Puerto Bories por 17 quilômetros. Depois, entre na carretera Y-290 e dirija por mais oito quilômetros. As condições da estrada são boas.
Uma forma bem tranquila de visitar a Cueva del Milodón é contratar um passeio. Muitas empresas oferecem a visita dentro do pacote que vai ao Parque Nacional Torres del Paine.
Eu fiz uma visita rápida para conhecer apenas a caverna principal.
Audioguia
Você pode fazer download dos arquivos em português e usá-los durante sua visita ao Monumento. Basta acessar o site da Cueva del Milodón.
Estou indo agora em maio para este passeio e, como vou com duas crianças, gostaria de saber se tem local que vende alimentação dentro do parque. Você saberia informar?
Oi, Ketlin.
Dê uma lida neste post: https://www.penaestrada.blog.br/dicas-praticas-para-visitar-torres-del-paine/. Ele vai lhe ajudar bastante.
Um abraço.
Estive em Puerto Natales em 2012 e agora retornei para passar mais 5 dias.
Quando estive aqui pela primeira vez cheguei de navio pela Navimag, que faz o caminho pelos fiordes desde a cidade de Puerto Montt. Viagem inesquecivel e barata (300 dolarea, com todas as refeições incluidas). A viagem dura 5 dias e o navio mais parece a ONU, com gente do mundo inteiro.
Recomendo o restaurante Ultima Esperanza, frequentado pela população local e onde quase não se vê turistas. Comida boa e bem servida. Aposte no Congrio com papas fritas (peixe da região com batatas fritas).
Nessa época do ano, o sol nasce por volta das 6 da manhã e se põe depois das 10 da noite, o que deixa o dia “grande” para caminhadas pelas ruas desta cidade charmosa que, certamente, me verá mais vezes.
Obrigado pelas dicas e sugestões, Adriana.
o blog é realmente muito interessante, muitas dicas legais e inspiradoras
Obrigado, Alberto.