Como chegar a Torres del Paine: os caminhos para o Parque Nacional

Atualizado em 7 de dezembro de 2022 – 2 min de leitura

Como chegar a Torres del Paine

Antes de chegar a Torres del Paine, no Chile, é preciso se preparar para enfrentar a natureza da região. Nesta terra, o clima muda o tempo todo e, mesmo na estação mais quente, as surpresas podem aparecer.

Eu estive no Parque Nacional Torres del Paine no mês de setembro, na primavera. Peguei dias que se alternavam entre céu completamente nublado e azul intenso.

Sabendo disso, é hora de se planejar como chegar a Torres del Paine.

→ Dicas práticas para visitar Torres del Paine

Para nós, brasileiros, chegar ao Parque é uma viagem cansativa. Mas, se viajantes do mundo todo se deslocam até ele, com longos dias de viagem, é por que vale muito a pena.

É essa localização excêntrica das Torres que limita nossas opções. Isso faz com que a gente tenha apenas um caminho a seguir saindo do Brasil para chegar a Torres del Paine.

Como chegar a Torres del Paine

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Como chegar a Torres del Paine

Puerto Natales é a cidade base para quem quer chegar a Torres del Paine. Para chegar a ela, você precisa voar até a capital do Chile, Santiago, pousando no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (SCL).

Depois, é possível voar direto para Puerto Natales com a Sky Airlines.

Outra opção é ir para Punta Arenas. A viagem, saindo da capital chilena, demora pouco mais de quatro horas em um avião. O Aeroporto Internacional Carlos Ibánez del Campo (PUQ), em Punta Arenas, é o mais próximo de Puerto Natales.

Como chegar a Torres del Paine

De Punta Arenas até Puerto Natales, você irá se deslocar 250 quilômetros, numa viagem que dura cerca de três horas, por terra. As principais empresas são Buses Fernandez, Buses Pacheco e Bus Sur.

Alguns hotéis da região têm o serviço de traslado nesse percurso, o que facilita a viagem. Caso seu hotel não seja um desses, no aeroporto, você encontra ônibus que fazem o percurso de uma em uma hora.

Como chegar ao Parque

Uma vez em Puerto Natales, você pode pegar um ônibus em uma das várias empresas que fazem o trajeto na própria rodoviária da cidade. Duas dessas empresas são a Pulmann Tur e Buses Gomez, que cobram cerca de CLP 30.000 pela passagem de ida e volta.

Eu não incido o serviço oferecido pela empresa José Maria para chegar a Torres del Paine. A empresa cobra o mesmo preço pelo traslado, mas, além de não cumprirem o horário, demonstra ser aquele tipo de prestador de serviço que gosta de aproveitar do turista.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

10 Comentários

  1. MARIA HELENA PORTELA

    Olá, tenho uma viagem programada para El Calafate, e de lá vou ver se compensa alugar um carro e ir e voltar no mesmo dia ate Torres del Paine eu queria saber até onde da para ir de carro, em Torres Del Paine, vou estar com meus filhos de 10 e 12 anos e não tenho como sair caminhando até as torres por conta deles, mas até onde consigo ir de carro para ver alguma coisa?

    Responder
  2. Luis Reis

    Altier, Boa Tarde ! Muito bom blog. Poderia me ajudar, seguinte; estamos programando ir agora em dezembro/2018 para o Parque Torres del Paine, partindo de Sao Paulo SP (temos 20 dias disponíveis). Pelo que observei devemos ir de Sao Paulo para Santiago -Chile, de Santiago a Ponta Arenas e de Ponta Arenas até Parque Torres del Paine? Isso mesmo?
    O retorno para o Brasil é mesmo ou temos outra opção?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Luis.

      Basicamente, este é o trajeto que quem vai visitar apenas a parte chilena da Patagônia faz.
      Se tiver tempo, você pode voltar pela Argentina, passando por El Calafate.
      Tem que fazer as contas e ver o tempo disponível.

      Um abraço.

      Responder
  3. Emanoel Braga

    Boa tarde Altier,

    Eu e uns amigos estamos planejando fazer uma caminhada pelo Parque das Torres, mas ficamos sabendo que é necessário fazer algumas reservas para ter o acesso. Eu já estive por lá em 1997, bastante tempo, então, procurando as informações mais atualizadas, cheguei ao teu blog e com notificações mais recentes. O que você pode nos orientar; estas reservas são mais relacionadas aos alojamentos ou é para o próprio acesso ao Parque. Gostaríamos de fazer o circuito w, para fazê-lo é necessário contratar alguma empresa de trekking. Grato

    Responder
  4. Robson Garcia

    Olá Altier, primeiramente parabens pela riqueza de informações sobre a viagem a Patagônia. Eu irei agora em maio para Torres del paine, porem eu nao terei tanto tempo assim, desta forma farei o passeio de um dia para conseguir ver o maximo que eu conseguir. Duvidas: eu fiz algumas cotações por agências e achei o valor meio exorbitante , me diz uma coisa eu consigo fazer de forma particular ? Pegar o bus a partir de puerto natales e comprar a entrada do parque diretamente la e fazer as principais atrações de um dia ? Obrigado pela
    Ajuda !

    Responder
  5. JANAINA FONTES VIEIRA

    Olá Altier,
    Excelente texto! Me levou às minhas férias com marido e crianças há alguns anos.
    Estive com minha família em Torres Del Paine em dezembro de 2015.
    Foi tudo maravilhoso!
    Para chegar até lá, fomos a Punta Arenas, onde ficamos 2 dias para aproveitar as lojas da zona franca para compra de agasalhos.
    Em Punta Arenas alugamos um carro e fomos até Puerto Natales, onde ficamos mais 2 ou 3 dias.
    De Natales, fomos de carro ao Parque Nacional Torres Del Paine e nos hospedamos fora do parque, no Lago Tyndal.
    Ficar hospedado próximo ao parque fez uma diferença enorme no nosso passeio, porque pagamos uma taxa para 3 dias, o que é bem mais em conta do que a taxa diária, além de nos deixar bem mais à vontade em relação ao tempo gasto para fazer as trilhas.
    De lá, partimos para a Patagônia Argentina (El Calafate e El Chaltén), mas isso é outra boa história…
    Cabe informar, que viajei com filhos pequenos. Meu marido e eu nos cercamos de informações para a empreitada e foi ótimo.
    Tenho que voltar para fazer o circuito W.
    Um grande abraço,
    Janaína

    Responder
    • Altier Moulin

      Que legal, Janaina.!

      Muito obrigado por seu depoimento. A viagem deve ter sido incrível.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7