O passeio de um dia em Torres del Paine

66

Atualizado em 20 de abril de 2020

Uma das principais atrações da Patagônia chilena é o Parque Nacional Torres del Paine. Ele fica a 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales e tem 240 mil hectares. O parque foi criado em 1950 e, atualmente, é reconhecido como um Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. Para quem está com pouco tempo – ou se a grana for curta –, eu indico fazer o passeio de um dia em Torres del Paine.

Antes de tudo, para visitar Torres del Paine é necessário estar preparado em vários aspectos. Para começar, você precisa aceitar que aqui quem governa é o tempo. Então, pode ser que você não tenha a sorte de ver as torres, mesmo que passe uma semana inteira. Além disso, você deverá estar equipado adequadamente com as roupas certas e alguns acessórios que poderão lhe ajudar.

Muitos turistas que não vão fazer o trekking em Torres del Paine escolhem o passeio de um dia inteiro. Nessa opção você visita os principais pontos de visitação e contemplação do parque. Certamente, está é a maneira mais econômica de conhecer um pouco de toda a exuberante paisagem desse lugar, mas há dois fatores que você deve levar em conta: se o clima não estiver propício, pode ser que você não veja as montanhas geladas e muito menos as Torres; e tudo o que você for fazer nesse dia terá tempo cronometrado. Logo, esqueça aquelas caminhadas despretensiosas e aquele papo divertido com vista para as belezas do parque. Sabendo disso, embarque no passeio de um dia em Torres del Paine e seja feliz.

Geralmente, os passeios fazem uma parada inicial na Cueva del Milodón, um Monumento Natural chileno que vale muito a pena ser visitado. Nesse lugar, foram encontrados restos do milodonte, um animal pré-histórico que habitou essa área há alguns milênios. Além disso, há vestígios de que os primeiros homens encontrados nessa parte da América tenham usado a caverna como habitação. Eu conto os detalhes dessa parada no post como é visitar a Cueva del Milodón.

passeio de um dia em Torres del Paine

Turista tiram foto com a réplica do milodonte.

passeio de um dia em Torres del Paine

A grande caverna onde morou o milodonte os primeiros habitantes dessa região.

Em seguida, você deverá fazer uma parada no Cerro Castillo para comprar algo de comer e beber. Se precisar de alguma coisa, aproveite porque esta é a última parada antes do parque.

Alguns quilômetros depois, mesmo antes de entrar nos limites da área considerada ambientalmente protegida, já começo a perceber a vida que há por aqui. Guanacos, ñandus e condores já aparecem com mais frequência e dão um sinal de que esta terra pertence a eles.

Avançando na estrada, de longe vejo parte das formações rochosas que dão nome ao parque. O veículo se aproxima um pouco mais e para às margens da Laguna Amarga. Estou de frente para as Torres e, em um dia de céu aberto, contemplo sua plenitude. Tudo é lindo. Sinto paz.

passeio de um dia em Torres del Paine

A famosas Torres del Paine.

passeio de um dia em Torres del Paine

A sorte de ver as colunas de pedra no passeio de um dia em Torres del Paine.

De volta ao carro, sigo para a Portería Laguna Amarga, a principal entrada do parque. Aqui, compro o tíquete e recebo um mapa e as instruções básicas. A próxima parada é em Salto Paine, uma queda d’água que escorre do lago Nordenskjöld. Depois, caminho até chegar a um local de onde é possível ter uma visão melhor da montanha Los Cuernos, um dos cartões postais do parque. Aqui, fico cerca de 40 minutos, tempo suficiente para tirar fotos, contemplar a natureza e almoçar: na verdade comer atum com pão árabe, acompanhado de suco de caixinha.

Novamente na estrada, sigo até o Lago Pehoé, que tem uma pequena ilha onde está um dos hotéis mais caros do parque. A paisagem é sensacional. Não é exagero dizer que isso aqui é a perfeição.

A última parada do passeio de um dia em Torres del Paine é no Lago Grey, de onde avisto uma pequena porção do Glaciar Grey. Essa pequena montanha de gelo ocupou toda essa área há alguns séculos. Aqui, novamente paro e, sentado sobre o chão de pedrinhas, observo os blocos de gelo soltos no lago, o vaivém das pequenas ondas e a monumental montanha Paine Grande, a mais alta de todas em Torres del Paine.

passeio de um dia em Torres del Paine

A pequena cachoeira Salto Grande.

passeio de um dia em Torres del Paine

Depois de uma pequena caminhada, vejo Los Cuernos completamente descoberto.

passeio de um dia em Torres del Paine

O Lago Pehoé e uma das vistas mais fantásticas do Parque.

Dicas para o passeio de um dia em Torres del Paine

Quanto custa | O passeio de um dia em Torres del Paine custa CLP 25.000. A entrada para o Parque custa CLP 18.000, mas na baixa temporada o preço cai pra CLP 10.000. Guarde seu tíquete, já que eles podem solicitá-lo a qualquer momento. Ah, o tíquete é válido por três dias, mas para isso você deve avisar à administração sobre sua intenção de voltar, pois eles vão carimbá-lo e você deverá assiná-lo.

Quem leva | Há várias opções de empresas que fazem este passeio saindo de Purto Natales. Você pode dar uma olhada nesta lista para fazer sua cotação e sua reserva. Eu contratei um guia indicado pelo hostel Casa Cecília, em Puerto Natales, onde me hospedei.

Eu não indico o serviço oferecido pela empresa José Maria, que cobra CLP 20.000 pelo traslado, ida e volta, desde Puerto Natales. Além de não cumprirem o horário, eles demonstraram ser aquele tipo de prestador de serviço que gosta de se aproveitar do turista.

O que comer | Independentemente de quanto tempo você vai ficar por aqui, um conselho que lhe dou é trazer comida. Não há lojas, bares ou restaurantes aqui dentro, a não ser nos hotéis que são caríssimos. Fora do Parque, a última chance de comprar algo é na parada do Cerro Castillo, mas a melhor opção é mesmo fazer umas comprinhas no supermercado, em Puerto Natales. O Unimac tem preços bem interessantes e muitas opções. Eu trouxe atum enlatado, pão árabe, suco de caixinha individual e biscoitos.

O que vestir | Esteja preparado para o frio. O ideal é usar agasalhos no estilo de camadas, de modo que você possa tirá-los à medida que caminha e que seu corpo se aquece. Uma segunda pele, um casaco intermediário e um impermeável completam as três camadas. O mesmo vale para as pernas. Use sapatos de trekking – ou equivalentes – que sejam impermeáveis e confortáveis. Leve um par de luvas, gorros e o que achar conveniente para se proteger.

Alguns cuidados | Mesmo com o dia nublado, jamais se esqueça do protetor solar. Nessa área, a incidência dos raios ultravioleta é maior do que estamos acostumados, e qualquer descuido pode resultar em queimaduras sérias. Proteja também os olhos usando óculos de sol.

full-day-em-torres-del-paine-03

A principal entrada do Parque.

full-day-em-torres-del-paine-02

A trilha até o Lado Grey.

full-day-em-torres-del-paine-01

O Lago Grey salpicado por blocos de gelo e Paine Grande, ao fundo.