O passeio de um dia em Torres del Paine

64

Atualizado em 8 de março de 2018

Uma das principais atrações da Patagônia chilena é o Parque Nacional Torres del Paine. Ele fica a 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales e tem 240 mil hectares. O parque foi criado em 1950 e, atualmente, é reconhecido como um Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco. Para quem está com pouco tempo – ou se a grana for curta –, eu indico fazer o passeio de um dia em Torres del Paine.

Antes de tudo, para visitar Torres del Paine é necessário estar preparado em vários aspectos. Para começar, você precisa aceitar que aqui quem governa é o tempo. Então, pode ser que você não tenha a sorte de ver as torres, mesmo que passe uma semana inteira. Além disso, você deverá estar equipado adequadamente com as roupas certas e alguns acessórios que poderão lhe ajudar.

Muitos turistas que não vão fazer o trekking em Torres del Paine escolhem o passeio de um dia inteiro. Nessa opção você visita os principais pontos de visitação e contemplação do parque. Certamente, está é a maneira mais econômica de conhecer um pouco de toda a exuberante paisagem desse lugar, mas há dois fatores que você deve levar em conta: se o clima não estiver propício, pode ser que você não veja as montanhas geladas e muito menos as Torres; e tudo o que você for fazer nesse dia terá tempo cronometrado. Logo, esqueça aquelas caminhadas despretensiosas e aquele papo divertido com vista para as belezas do parque. Sabendo disso, embarque no passeio de um dia em Torres del Paine e seja feliz.

Geralmente, os passeios fazem uma parada inicial na Cueva del Milodón, um Monumento Natural chileno que vale muito a pena ser visitado. Nesse lugar, foram encontrados restos do milodonte, um animal pré-histórico que habitou essa área há alguns milênios. Além disso, há vestígios de que os primeiros homens encontrados nessa parte da América tenham usado a caverna como habitação. Eu conto os detalhes dessa parada no post como é visitar a Cueva del Milodón.

passeio de um dia em Torres del Paine

Turista tiram foto com a réplica do milodonte.

passeio de um dia em Torres del Paine

A grande caverna onde morou o milodonte os primeiros habitantes dessa região.

Em seguida, você deverá fazer uma parada no Cerro Castillo para comprar algo de comer e beber. Se precisar de alguma coisa, aproveite porque esta é a última parada antes do parque.

Alguns quilômetros depois, mesmo antes de entrar nos limites da área considerada ambientalmente protegida, já começo a perceber a vida que há por aqui. Guanacos, ñandus e condores já aparecem com mais frequência e dão um sinal de que esta terra pertence a eles.

Avançando na estrada, de longe vejo parte das formações rochosas que dão nome ao parque. O veículo se aproxima um pouco mais e para às margens da Laguna Amarga. Estou de frente para as Torres e, em um dia de céu aberto, contemplo sua plenitude. Tudo é lindo. Sinto paz.

passeio de um dia em Torres del Paine

A famosas Torres del Paine.

passeio de um dia em Torres del Paine

A sorte de ver as colunas de pedra no passeio de um dia em Torres del Paine.

De volta ao carro, sigo para a Portería Laguna Amarga, a principal entrada do parque. Aqui, compro o tíquete e recebo um mapa e as instruções básicas. A próxima parada é em Salto Paine, uma queda d’água que escorre do lago Nordenskjöld. Depois, caminho até chegar a um local de onde é possível ter uma visão melhor da montanha Los Cuernos, um dos cartões postais do parque. Aqui, fico cerca de 40 minutos, tempo suficiente para tirar fotos, contemplar a natureza e almoçar: na verdade comer atum com pão árabe, acompanhado de suco de caixinha.

Novamente na estrada, sigo até o Lago Pehoé, que tem uma pequena ilha onde está um dos hotéis mais caros do parque. A paisagem é sensacional. Não é exagero dizer que isso aqui é a perfeição.

A última parada do passeio de um dia em Torres del Paine é no Lago Grey, de onde avisto uma pequena porção do Glaciar Grey. Essa pequena montanha de gelo ocupou toda essa área há alguns séculos. Aqui, novamente paro e, sentado sobre o chão de pedrinhas, observo os blocos de gelo soltos no lago, o vaivém das pequenas ondas e a monumental montanha Paine Grande, a mais alta de todas em Torres del Paine.

passeio de um dia em Torres del Paine

A pequena cachoeira Salto Grande.

passeio de um dia em Torres del Paine

Depois de uma pequena caminhada, vejo Los Cuernos completamente descoberto.

passeio de um dia em Torres del Paine

O Lago Pehoé e uma das vistas mais fantásticas do Parque.

Dicas para o passeio de um dia em Torres del Paine

Quanto custa | O passeio de um dia em Torres del Paine custa CLP 25.000. A entrada para o Parque custa CLP 18.000, mas na baixa temporada o preço cai pra CLP 10.000. Guarde seu tíquete, já que eles podem solicitá-lo a qualquer momento. Ah, o tíquete é válido por três dias, mas para isso você deve avisar à administração sobre sua intenção de voltar, pois eles vão carimbá-lo e você deverá assiná-lo.

Quem leva | Há várias opções de empresas que fazem este passeio saindo de Purto Natales. Você pode dar uma olhada nesta lista para fazer sua cotação e sua reserva. Eu contratei um guia indicado pelo hostel Casa Cecília, em Puerto Natales, onde me hospedei.

Eu não indico o serviço oferecido pela empresa José Maria, que cobra CLP 20.000 pelo traslado, ida e volta, desde Puerto Natales. Além de não cumprirem o horário, eles demonstraram ser aquele tipo de prestador de serviço que gosta de se aproveitar do turista.

O que comer | Independentemente de quanto tempo você vai ficar por aqui, um conselho que lhe dou é trazer comida. Não há lojas, bares ou restaurantes aqui dentro, a não ser nos hotéis que são caríssimos. Fora do Parque, a última chance de comprar algo é na parada do Cerro Castillo, mas a melhor opção é mesmo fazer umas comprinhas no supermercado, em Puerto Natales. O Unimac tem preços bem interessantes e muitas opções. Eu trouxe atum enlatado, pão árabe, suco de caixinha individual e biscoitos.

O que vestir | Esteja preparado para o frio. O ideal é usar agasalhos no estilo de camadas, de modo que você possa tirá-los à medida que caminha e que seu corpo se aquece. Uma segunda pele, um casaco intermediário e um impermeável completam as três camadas. O mesmo vale para as pernas. Use sapatos de trekking – ou equivalentes – que sejam impermeáveis e confortáveis. Leve um par de luvas, gorros e o que achar conveniente para se proteger.

Alguns cuidados | Mesmo com o dia nublado, jamais se esqueça do protetor solar. Nessa área, a incidência dos raios ultravioleta é maior do que estamos acostumados, e qualquer descuido pode resultar em queimaduras sérias. Proteja também os olhos usando óculos de sol.

full-day-em-torres-del-paine-03

A principal entrada do Parque.

full-day-em-torres-del-paine-02

A trilha até o Lado Grey.

full-day-em-torres-del-paine-01

O Lago Grey salpicado por blocos de gelo e Paine Grande, ao fundo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

64 Comentários

  1. Fiz esse passeio, mas saindo de El Calafate (‘sobrou’ um dia no roteiro… e por que nao? rs). Achei cansativo demais, mas a paisagem compensa!

    O problema? Vivo com vontade de voltar lá pra fazer o W =)

  2. Bom dia, gostei bastante das suas dicas. Pretendo ir ao parque Torres Del Paine com carro alugado. Será que dá para fazer este passeio sozinha ?

  3. Olá!

    Não entendi um ponto sobre os preços. O passeio custa CLP 25.000 + CLP 18.000 da entrada do parque + CLP 20.000 de translado. Total de 63.000 CLP? É isso mesmo?

    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Yasmin,

      O tour custa 25.000. A entrada custa 18.000. Os 20.000 é referente a uma empresa que faz o tour e eu não indico contratar. Está tudo explicadinho lá. 🙂

      Um abraço.

      • Olá, Gostaria de entender quanto eu precisa trocar para pesos argentinos ou chilenos, pois me falaram que é necessário para ir no Torres del paine pesos chilenos. Gostaria de saber quanto vou gastar em dinheiro para poder trocar aqui no Brasil antes.
        Pretendo ir de El calafate para o Del Paine. O que você me indica?

        Obrigada!!

  4. Olá Altier,

    Ótimas dicas a respeito do fullday para Torres. Eu pretendo agora em dezembro. Sabe se eles aceita peso Argentino ou outra moeda. Na fronteira Argentina/Chile eles cobram passaporte? Ou outro documento?

  5. Rodrigo Martinez on

    Amigo, estou indo de moto e chegarei lá no início de outubro. Gostaria de saber se é possível fazer esse passeio do full day de moto. Estava pensando em ficar uns 3 dias acampados lá. Oq você recomenda?

    • Altier Moulin

      Rodrigo,

      Pra ser sincero eu não vi nenhuma moto dentro do Parque. Talvez seja porque em Puerto Natales as pessoas não usam muito esse meio de transporte por causa do frio, mas é sim possível fazer o passeio de moto.

      Aproveite!

  6. Olá! Estou indo para torres no final de março. Você sabe se é possível fazer o circuito W saindo de puerto Natales ou tem que ficar hospedado no parque? Além disso, vc sabe se é possível chegar lá e reservar os refúgios (e é mais barato) ou é melhor fazer isso do Brasil?

    • Altier Moulin

      Oi Claudia,

      Não sei se entendi sua pergunta.
      Puerto Natalws está um pouco longe do Parque, a 110 quilômetros.
      A cidade é a porta de entrada para o parque e, geralmente, quem faz o Circuito ‘W’ ou ‘O’ usa os abrigos do Parque para fazer o trekking.
      Reservar com antecedência é sempre melhor.

      Um abraço.

  7. Olá Altier!

    Pelo que li, você contratou um Guia, acha que dá pra fazer indo de carro e parando? Conseguimos fazer vendo o mapa do parque?

  8. Olá Altier, chegando em El Calafate eu consigo fácil agendar com alguma agência o Full Day para Torres Del Paine, ou é melhor sair do Brasil com tudo certo?! Irei em setembro pra El Calafate.
    Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi Fabiola,

      Sem dúvida é melhor sair com tudo certo, né? Lá você vai poder aproveitar melhor suas horas, sem se preocupar em encontrar uma agência.
      Veja aqui ótimas opções de passeios na região: https://goo.gl/6UHynP

      Um abraço.

  9. Olá, muito interessante visitar este parque, mas fico pensando: Podem rir de mim, mas e a vontade de ir ao banheiro? nestes lugares retirados,já que o passeio dura um dia inteiro?

  10. Ola amigo, estou planejando ir no começo de janeiro. É minha primeira viagem, vou com minha namorada. Nao queria ter que gastar com hotel la nas torres, pois é muito caro. em puerto natales existe alguma agencia q faça o passeio das torres em um dia, tipo bate e volta?

      • Acho que você não entendeu… eu queria ir ate as Torres, até à base delas; O seu passeio, pelo que você retratou aqui, você viu as Torres apenas de longe.

        • Altier Moulin

          Oi Guilherme,

          Então, com você deve imaginar, não há como chegar à base das Torres de carro. É preciso caminhar bastante, dependendo do ponto de onde você estiver. Eu realmente não sei lhe informar se é possível fazer o passeio todo em um dia só. Vi que há opções assim para quem já está dentro do Parque.

          Espero ter ajudado. Um abraço.

  11. Fiz o passeio Full Day em Set de 2014 a partir de El Calafate. Apesar de ser fim de inverno, neve derretendo e um pouco de clima nublado, o passeio é excelente! Gostei tanto daquele lugar que voltarei agora na segunda quinzena de novembro! Espero pegar outra cor na paisagem!!
    Show de bola o artigo! Abraço.

  12. Olá! tudo bem? estou indo para El calafate em janeiro, porém como o orçamento é contado, estou em duvida entre fazer o passeio full day em torres del paine ou em el chaten. Vc teria alguma dica para me decidir??
    Obrigadaa

  13. Olá, estou indo pra El Calafate no final do mês, e estou pensando em alugar um carro lá e ir até Torres Del Paine, eu não queria contratar agência… gostaria de saber se vale a pena e se você sabe me dizer se a tarifação é muito alta para atravessar a fronteira com carro alugado.
    obrigada.

    • Altier Moulin

      Oi, Liliam.

      Você vai pegar o outono, uma época bastante agradável, mas com ventos fortes e gelados. O céu deve estar claro e você vai aproveitar bastante.

      Um abraço.

  14. Amigo, boa noite.
    Primeiro parabéns pelo blog e fotos!!
    Estou pensando em fazer essa viagem em Dezembro, e montei um pequeno roteiro, será que é possível fazer tudo entre 20 e 25 dias?
    Fui montando o roteiro através de blogs e relatos do pessoal e calculando a km pelo google.
    No total deu um trajeto de 12 mil km ida/volta.

    SP – Ushuia
    Ushuia – Puerto Natales(Chile)
    Puerto Natales – Torres de Paine
    Torres de Paine – El Calafate
    El Calafate – El Chalten
    El Chalten – Bariloche
    Bariloche – San Martín de los Andes
    San Martín de los Andes – Buenos Aires
    Buenos Aires – Foz do Iguaçu
    Foz do Iguaçu – SP

    Grande abraço

    • Altier Moulin

      Oi, Felipe.

      Você não falou qual meio de transporte vai usar. Mas, de qualquer forma, será corrido demais. Talvez cortando alguns destinos você aproveite melhor as paisagens, as cidades e claro, a sua própria viagem como um todo.

      Um abraço.

  15. Oi, Altier! Muito obrigada pelos seus relatos, foram bastante úteis para me ajudar com o planejamento. 🙂
    Eu terei apenas dois dias em Puerto Natales, sendo um reservado para o Parque. Porém, ainda não decidi entre pegar o tour de um dia ou ir de ônibus e fazer por conta própria. Assim como o Guilherme, acima, eu gostaria bastante de ir até a base das torres. Vi alguns relatos de quem tenha ido, ocupando o dia todo. Você acha que seria mais vantajoso eu pegar o tour e conhecer melhor o parque, ou investir apenas na caminhada até as torres? A sua foto cuja legenda é “A famosas Torres del Paine.” foi tirada do Mirador de Las Torres? Muito obrigada!!

    • Altier Moulin

      Oi, Andrea.

      Difícil sua pergunta. Se o seu sonho é chegar aos pés das Torres, faça isso. Mas é importante saber que nem todos os dias elas estão visíveis. Isso depende muito do clima no dia.
      Imagina caminhar um dia inteiro e não ver o que deseja? Esteja preparada para não se frustrar.

      Sim, a foto foi tirada do mirante. 😉

      Um abraço.

  16. Sandra Santos Lima on

    Olá Altier, adorei seu relato e fiquei babando com as fotos. Eu adoraria conhecer esse lugar junto com minha família. Você acha que esse passeio de um dia pode ser feito por crianças de 9 e 11 anos. Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi, Sandra.

      Sim, é tranquilo para as crianças. Não há caminhadas longas ou agressivas.
      Só tome cuidado com o frio e, mesmo assim, use protetor solar.

      Um abraço.

  17. BRUNO MASSAKI SATO on

    Olá Altier,

    Adorei o relato, está de parabéns!
    Estou planejando um mochilão pela America do Sul, em novembro, e El Calafate está em minha lista mas estou pensando se incluo Pueto Natales, por isso gostaria de saber se há empresas que fazem o passeio a Torres del Paine por El Calafate ou se é melhor ir a Puerto Natales para poder fazer o passeio?

    Um grande abraço.

  18. Colega, Boa Noite!

    Estou indo para Torres Del Paine na próxima semana e estou com um pouco de dificuldade em agendar meus passeios em Puerto Natales. Vamos ficar em Puerto Natales 5 dias, sendo que uma noite dormirei em um hotel dentro do parque.

    Por outro lado ouvi dizer que não vale muito a pena agendar com muita antecedência por conta das condições climáticas. Procede?

    Obrigado desde já!

    Luiz

  19. Oi Altier, excelente relato, obrigada!
    Estou indo ao Chile no natal e estou pensando em dar uma esticada até Puerto Varas, será que 3 dias são suficientes? E este passeio de um dia em Torres del Paine dá certo com uma criança de 3 anos e 11 meses?
    Abraços!

    • Altier Moulin

      Oi, Renata.

      Primeiro, obrigado!
      Eu ainda não estive em Puerto Varas e, por isso, não consigo lhe ajudar.
      Sobre o passeio de um dia em Torres del Paine, dá sim. Só proteja a criança do frio e dos raios solares. Leve, também, comida e água.

      Um abraço.

  20. Oi, Altier! Parabéns pelo blog.
    A partir de fevereiro estarei embarcando numa volta ao mundo com a minha filha de 1 ano. Vamos começar pelo Chile. As caminhadas são intensas até os pontos? De carro e tranquilo? Ou paramos o carro e se faz uma trilha de 20/30/40 mim até cada lago?
    O ideal seria ficar quantos dias e fazer qtos Passeios por Puerto Natales? Como não tenho pressa, e estou com criança, estou num esquema mais slow travel.

    Mto obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi, Carol.

      Nesse passeio não há muita caminhada. Os trajetos são curtos, de dez a quinze minutos. Se quiser, claro, você poderá fazer caminhadas mais longas. Mas nessa proposta, não.
      Assim fica melhor para ela. 🙂

      Um abraço.

  21. Cícero Marcelo Luciano Tavares on

    Olá, Altier.

    Primeiramente agradeço por compartilhar suas experiências de forma tão dedicada e detalhada.

    Gostaria de saber se é arriscado deixar para fazer as reservas para o passeio de um dia no parque e, principalmente, para o passeio de um dia específico para a base das torres por trilha. Os valores que encontrei para o último (na lista disponibilizada no link da matéria) não são muito convidativos (150-160 USD).

    Iremos em março e já não há vagas (de preço acessível) nos refúgios tampouco vaga nos campings gratuitos, portanto pernoitaremos em Puerto Natales.

    Obrigado.

  22. É um sonho na minha lista de prioridades conhecer esse famoso parque mundialmente, as fotos tornam esse desejo ainda mais forte a cada dia.Se Deus quiser ainda vou presenciar esse belo visual, que lugar fantástico e fora do comum de tão bonito que é…!!!!

  23. Oi, Altier!
    Estou lendo todas as dicas e tô adorando! Vou pra Puerto Natales no dia 23 de outubro. Antes vou pro Atacama, paro em Santiago e aí Puerto N. Se tiver dicas pra estes lugares agradeço. Então posso pegar um ônibus no terminal e ir sozinha e sem guia pra Torres del Paine? Os preços estão de chorar! Alguma dica sobre os passeios de barco? Obrigada! 🙂

  24. Olá, tenho uma dúvida: o preço de 18.000 pesos chilenos para entrar no parque é por carro ou por pessoa? Vamos passar por lá no caminho entre Punta Arenas e El Calafate.
    Obrigada

  25. Olá Alter
    Parabéns pelo blog e descrição dos detalhes. Estarei chegando na manhã do dia 01/01/2019 em Punta Arenas. Minha intenção era alugar um carro e ir para Puerto Natalis, porém como é feriado as locadoras estão fechadas desta forma penso em pernoitar em P. Arenas. Acha que num feriado deste teria algo interessante pra fazer em Punta Arenas?
    Desde já agradeço,
    Rooney

Escreva um comentário