Pesquisar
Close this search box.

Certificado de Vacinação contra Covid: como emitir o nacional e internacional

Atualizado em 18 de outubro de 2022 – POR ALTIER MOULIN

Certificado de vacinação contra covid

Depois que alguns países reabriram as fronteiras para nós, brasileiros, todo mundo já quer ter em mãos o certificado de vacinação contra covid-19. Ele é o documento oficial que comprova que completamos o esquema vacinal e servirá não apenas para viagens internacionais, mas dentro do Brasil também.

Isso porque algumas cidades já anunciaram que o comprovante será exigido para frequentar parques, cinemas, teatros, museus e outras atividades que a gente adora.

→ Certificado de vacinação contra febre amarela

Então, não pense que o certificado de vacinação contra covid-19 só será útil para quem vai viajar para outro país. Definitivamente, não. Como comentei, ela deve ser muito usada no Brasil, em viagens domésticas.

Como emitir o Certificado Nacional

Para quem só precisa da Carteira de Vacinação Digital para usar no Brasil, o processo é bem rápido, mas exige atenção em alguns detalhes. Você só precisa seguir o passo a passo que vou explicar a partir de agora.

PASSO 1

Todo o processo de emissão do certificado deve ser feito pela internet, usando o aplicativo ConecteSUS (IOS e Android) ou no site conectesus.saude.gov.br. Nas duas plataformas o processo é o mesmo.

Depois de baixar o aplicativo ou de acessar o site, você verá a tela abaixo com as seguintes opções: Cidadão, Profissional de Saúde e Gestão. Você deverá clicar na opção Cidadão.

Certificado de vacinação contra covid

PASSO 2

Em seguida, você será direcionado para a segunda tela. Nela, você já consegue ver as opções de serviços oferecidos pelo ConecteSUS, mas, antes de acessá-las, você precisa fazer loguin no sistema.

Para fazer isso, basta clicar no botão azul que aparece centralizado no final da tela com o texto Entrar com Gov.br.

 

PASSO 3

Depois de clicar no botão, você pode criar uma conta nova, se ainda não tiver cadastro no ConecteSUS – ao digitar o seu CPF, o sistema emitirá um aviso se você já tiver um cadastro.

Se este for o seu caso, você pode acessar usando sua senha. Se não conseguir lembrar a senha, pode recuperá-la clicando em Esqueceu a Senha? em uma das telas seguintes.

PASSO 4

Depois de fazer o loguin, o sistema voltará para a tela com todas as opções oferecidas pelo ConecteSUS. Nela, você deve clicar na primeira opção: Vacinas. Imediatamente, o sistema vai mostrar a sua situação em relação à vacinação contra covid-19.

É importante lembrar que o sistema pode demorar até dez dias para ser atualizado com os dados da vacinação. Isso significa que, se você foi vacinado hoje, pode ser que só apareça no sistema nos próximos dez dias. Se tudo estiver certinho, você vai ver uma tela semelhante a esta.

Certificado de vacinação contra covid

PASSO 5

Você só precisa clicar no botão azul que aparece centralizado no final da página com o texto Carteira de Vacinação Digital e seu certificado em português estará pronto.

A Carteira de Vacinação Digital é o documento que mostro abaixo. Note que, no rodapé, aparece o aviso de que  este documento é válido apenas em território nacional. 

Se você pretende usar a Carteira de Vacinação Digital apenas no Brasil, é só imprimir ou salvar o arquivo para usar quando precisar.

Como emitir o Certificado Internacional

Quem precisa do certificado em inglês ou espanhol terá que fazer apenas um processo diferente.

Então, você pode seguir os passos que já expliquei anteriormente – até o PASSO 4.

Dele em diante é que está o segredo para emitir o Certificado de Vacinação contra Covid em idiomas diferentes: inglês e espanhol, que facilita a vida de quem vai viajar para o exterior.

PASSO 5

Na tela que mostra a situação do seu esquema vacinal,  você não vai clicar no botão azul  que aparece centralizado no final da página.

Para emitir o certificado internacional, é preciso clicar em uma das opções do esquema vacinal – 1ª Dose ou 2ª Dose.

PASSO 6

Feito isso, você verá a tela com o detalhamento da dose escolhida e, agora sim, você pode clicar no botão azul que aparece centralizado no final da página com o texto Certificado de Vacinação.

PASSO 7

Imediatamente, abrirá uma tela com as opções de idioma no topo. É só selecionar o que você deseja e pronto!

Certificado de vacinação contra covid

Você pode abrir o arquivo em formato pdf, imprimir, mandar para seu e-mail ou até mesmo usar no aplicativo do celular.

Note que a informação de que o documento tem validade apenas em território nacional permanece no rodapé, mas, segundo o Ministério da Saúde ele pode ser usado em viagens internacionais, uma vez que não há uma definição sobre um certificado universal, como é o caso da febre amarela.

Se tiver qualquer dúvida, sugiro se informar na companhia aérea e perguntar se o país para onde você deseja viajar reconhece o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

Certificado de Vacinação contra Covid-19

Antes de finalizar, quero deixar apenas mais algumas informações que podem ser úteis para você:

  • O Certificado tem validade de 12 meses;
  • Ele pode ser exibido diretamente no celular;
  • O QR CODE serve para comprovar sua validade;
  • Está disponível para quem completou o esquema vacinal;
  • Deve ser apresentado com um documento de identidade.

Veja mais dicas de viagem

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin.

Agora, aproveite para ver outras dicas de viagem que vão deixar seus planos muito melhores.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi, Maria.
    É preciso comprovar estar vacinado contra covid-19 – se não quiser se submeter aos trâmites de não vacinados – e a única forma de fazer isso é mostrando o certificado de vacinação.
    Observe que a mensagem fala sobre “determinação” da OMS e do Brasil, mas cada país pode fazer suas exigências.
    Leve seu comprovante emitido no site coo CR Code. O CIVP tradicional é para febre amarela. 😉
    Um abraço!

  2. Boa noite Altier.
    Entrei no site como você orientou, mas veio a seguinte mensagem: “Atenção no momento não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de COVID-19”
    Vou para o Egito e Dubai agora em novembro, você sabe me informar se posso ter problemas para entrar nesses países?
    Obrigada.

  3. Muito obrigado pelas informações sobre o certificado em inglês que até agora eu não sabia como fazer e também sobre o Egito, melhor época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *